Ir ao conteúdo

Trabalhando com horas no EXCEL

Murdoc

Posts recomendados

Postado

Galera, montei uma planilhinha pra acompanhar as minhas horas trabalhadas aqui na empresa, do qual pretendo repassar pro cara do RH pra mostrar que eu to de olho no que é meu mas, estou com um probleminha....

Quero dizer, eram dois, mas graças a esse tópico http://forum.clubedohardware.com.br/excel-somar-tempos/430340?t=430340&highlight=horas+excel foi resolvido. Um deles era como fazer com que as horas acima de 23:59 não fossem zeradas, como se ele estivesse contando horas diárias. Foi só usar a formatação [h]:mm que ficou tudo resolvido.

O meu outro problema agora é com HORAS NEGATIVAS.

Por exemplo, a minha planilha é assim:

Existem as colunas: ENTRADA, INICIO ALMOÇO, FIM ALMOÇO, SAIDA, DURAÇAO ALMOÇO, DURAÇAO EXPEDIENTE, HORAS TRABALHADAS e HORAS EXTRAS.

*Na DURAÇAO ALMOÇO tenho a coluna "FIM DO ALMOÇO" menos a "INICIO ALMOÇO"

*Na DURAÇAO EXPEDIENTE temos a coluna "SAIDA" menos a "ENTRADA"

*Na HORAS TRABALHADAS temos as colunas acima subtraidas entre si

*Na HORAS EXTRAS temos a coluna "HORAS TRABALHADAS" menos 0,3333333 que é a representação de "oito horas" (que é o meu expediente normal), ou seja, tudo o que for além de 8 horas trabalhadas é hora extra. Porém, aí vem o problema!

Quando eu trabalho MENOS de OITO HORAS seria necessário descontar as horas, certo? O excel até faz isso mas, ele não apresenta as horas negativas na planilha!! Fica aquele monte de ######## mas, no final fica a soma correta.

Tem como eu fazer com que ao invés dos ######## apareça algo como -02:00 por exemplo?

Valeu!

Postado

Mas, e como eu formato como horas negativa?

Quando eu passo o mouse por cima da célula ele diz "Horas negativas são representadas por #######." :confused::confused::confused:

Postado

Dá para fazer desta forma:

=SE('fórmula'<0;"-"&TEXTO(('fórmula')*-1;"[hh]:mm");'fórmula')

onde 'fórmula' é o cálculo quando trabalhou menos de 8:00h

Postado
Dá para fazer desta forma:

=SE('fórmula'<0;"-"&TEXTO(('fórmula')*-1;"[hh]:mm");'fórmula')

onde 'fórmula' é o cálculo quando trabalhou menos de 8:00h

Tentei trocar o 'fórmula' pela célula que estava apresentando os ####### mas, ele acabou apresentando o resultado em decimal, eu acho.

Olha só:

imagemym0.jpg

Postado

como não há hora negativa, uma das soluções seria incluir duas colunas

hora extra e horas à descontar e utilizar a fórmula abaixo:

hora1 hora2 hora extra descontar

13:00 14:00 =SE((B2-A2)<0;"0:00";B2-A2)*1 =SE((B2-A2)<0;A2-B2;"0:00")*1

14:00 13:00 =SE((B3-A3)<0;"0:00";B3-A3)*1 =SE((B3-A3)<0;A3-B3;"0:00")*1

cada linha tem a fórmula na sequência para as colunas hora extra e descontar

Postado

Olha, fizemos um controle de compensação de horas onde trabalho e enfrentamos o mesmo problema, como solução, além das colunas que você criou, criamos uma coluna onde foram somadas apenas as horas "positivas" e outra onde foram somadas apenas as "negativas". Feito isso subtraímos uma coluna pela outra e obtivemos o saldo das horas a serem compensadas ou pagas por cada funcionário.

• 6 meses depois...
Postado
Galera, montei uma planilhinha pra acompanhar as minhas horas trabalhadas aqui na empresa, do qual pretendo repassar pro cara do RH pra mostrar que eu to de olho no que é meu mas, estou com um probleminha....

Quero dizer, eram dois, mas graças a esse tópico http://forum.clubedohardware.com.br/excel-somar-tempos/430340?t=430340&highlight=horas+excel foi resolvido. Um deles era como fazer com que as horas acima de 23:59 não fossem zeradas, como se ele estivesse contando horas diárias. Foi só usar a formatação [h]:mm que ficou tudo resolvido.

Existem as colunas: ENTRADA, INICIO ALMOÇO, FIM ALMOÇO, SAIDA, DURAÇAO ALMOÇO, DURAÇAO EXPEDIENTE, HORAS TRABALHADAS e HORAS EXTRAS.

*Na HORAS EXTRAS temos a coluna "HORAS TRABALHADAS" menos 0,3333333 que é a representação de "oito horas" (que é o meu expediente normal), ou seja, tudo o que for além de 8 horas trabalhadas é hora extra. Porém, aí vem o problema!

Quando eu trabalho MENOS de OITO HORAS seria necessário descontar as horas, certo? O excel até faz isso mas, ele não apresenta as horas negativas na planilha!! Fica aquele monte de ######## mas, no final fica a soma correta.

Tem como eu fazer com que ao invés dos ######## apareça algo como -02:00 por exemplo?

Valeu!

E aí Caro Colega!!

Estou tentando montar esta planilha de apuração de horas extras, a varios meses e ainda não consegui. Estou precisando com urgência de uma planilha igual a essa que você criou. Se você puder me enviar este modelo eu agradeço.

Abraços

• 10 meses depois...
Postado

Achei sua planilha bem bacana...e queria saber se você tem um jeito de fazer essa mesma planilha mas porém não apurando a hora extra por dia, mas sim por mês.

Exemplo:

Trabalho no escritorio de contabilidade e nem todas as empresas q eu faço apuração do cartão de ponto trabalha 08:00 por dia.As vezes o funcionário trabalha 09:00 de segunda a quinta e sexta 08:00 , no caso de empresas q compensa o sabádo.

Penso q o unico jeito seria o valor das horas apuradas no Mês todo (-) menos as 220 hs Mês.Assim essa planilha serviria para todo os tipos de horário.

Pois todo horários existente seguem a CLT,Jornada de trabalho de 44 semanais e 220 horas Mês.

Sei na teoria mais ou menos, agora na prática não tenho nem ideia como se faz.

Se alguém poder me ajudar...agradeço,pois todo final de mês fico maluca de tanto cartão para apurar.Essa planilha ajudaria 100%.

Abraços...

Sara

• 1 ano depois...
Postado

Dia Dia da Semana Entrada Inicio Intervalo Fim Intervalo Saida Total dia Calculo Tipo

Dia - é o dia

Dia da semana - formatação so para dia da semana (dddd)

Entrada - hora

Inicio intervalo - Hora

Fim Intervalo - Hora

Saida - Hora

Total dia - =IF(OR(C4="";D4="";E4="";F4="");"";(D4-C4)+(F4-E4))

Calculo - =IF(OR(C4="";D4="";E4="";F4="");"";IF(B4="Feriado";G4;IF(WEEKDAY(B4)=1;G4;IF(WEEKDAY(B4)=7;IF(G4>=sábado;G4-sábado;sábado-G4);IF(WEEKDAY(B4)=6;IF(G4>=sexta;G4-sexta;sexta-G4);IF(G4>=semana;G4-semana;semana-G4))))))

Tipo - =IF(OR(C4="";D4="";E4="";F4="");"";IF(B4="Feriado";"extra";IF(WEEKDAY(B4)=1;"extra";IF(WEEKDAY(B4)=7;IF(G4>sábado;"extra";" atraso");IF(WEEKDAY(B4)=6;IF(G4>sexta;"extra";" atraso");IF(G4>semana;"extra";"atraso"))))))

Criei 3 celulas com a quantidade de horas trabalhadas na sexta, no sábado e nos dias de semana.

• Membro VIP
Postado

Boa noite rapaganotti

Seja bem-vindo ao fórum

É bom você não deixar teu e-mail aí porque estará sujeito a receber Spam.

Sugiro você fazer o seguinte, poste a tua planilha num site gratuíto como o:

http://www.4shared.com/?signout=1

Depois cole o endereço aqui no fórum que ficará a disposição de todos que quiserem baixar a planilha e você terá teu e-mail preservado.

Agradeço pelo seu interesse e disposição em ajudar.

Abraços

• 1 ano depois...
Postado

Pôsólha, tche...

desculpa estar revivendo um tópico antigo... é que também tenho o mesmo problema, mas tenho uma sugestão para corrigir por completo o problema que talvez não seja possível dependendo da política da empresa...

Este bug não ocorre no OpenOffice.

Eu sempre utilizei o OO aqui no serviço e criei uma planilha para controle do meu ponto que calcula minhas horas extras e minhas horas devidas automaticamente.

As horas devidas aparecem com sinal de negativo normalmente sem necessidade de configuração especial (-01:00, por exemplo)

O meu problema é que a empresa comprou uma licença do Office 2010 para eu utilizar (FUUUUUUUUUU) e não estou conseguindo formatar a porcaria da hora para mostrar negativo. Fica tudo #####. E pior! Acho que nem tem como porque o Excel mostra um tooltip na célula dizendo "Datas e horas negativas ou muito grandes são exibidas como #####."

Então, duas opções:

- Contentar-se com o bug

- Migrar para o OpenOffice

edit:

O que a Microsoft fala sobre isso: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/corrigir-um-erro-HP010066244.aspx

A sugestão deles é trocar o formato para outro, mas isso não nos ajuda.

Postado

Boa tarde.

Existe um jeito simples de resolver o problema. Para que o excel exiba horas negativas de algum calculo(por exemplo 10:00h - 12:00h = -02:00h) no Office até o 2003 basta ir em FERRAMENTAS\OPÇÕES e na guia CALCULO marcar a opção SISTEMA DE DATA 1904. Dessa forma o excel vai retornar tambem as horas quando negativas. A partir do Office 2007 essa opção esta em Botão Microsoft Office\Opções do Excel\Avançadas e depois clique para selecionar a caixa de seleção usar 1904.

Postado

ba! valeu!!

demorei um pouco para achar no 2010, mas tá lá! é um checkbox... achei que fosse uma lista aí fiquei andando em círculos hahaha

mas bem que eles poderiam explicar isso naquele link que mandei ali ne...

e outra... poderiam fazer o texto daquele checkbox mais intuitivo... o que raios quer dizer 1904???

vlew mesmo!!!

Postado

XL: O sistema de data 1900 versus o sistema de datas 1904

Microsoft Excel oferece suporte a dois sistemas de data diferentes: o sistema de data 1900 e o sistema de datas 1904. Este artigo descreve os dois data sistemas e os problemas que você pode encontrar ao usar pastas de trabalho que usam sistemas de data diferentes.

O sistema de data 1900

No sistema de data 1900, o primeiro dia que é suportado é 1 º de janeiro de 1900. Quando você insere uma data, a data é convertida em um número de série que representa o número de dias decorridos desde 1 º de janeiro de 1900. Por exemplo, se você inserir 5 de julho de 1998, o Microsoft Excel converte a data para o número serial 35981.

Por padrão, o Microsoft Excel para Windows e o Microsoft Excel para Windows NT usam o sistema de data 1900. O sistema de data 1900 permite que a maior compatibilidade entre o Microsoft Excel e outros programas de planilha, como Lotus 1-2-3, projetados para executar sob MS-DOS ou o Microsoft Windows.

O sistema de datas 1904

No sistema de data 1904, o primeiro dia que é suportado é 1 º de janeiro de 1904. Quando você insere uma data, a data é convertida em um número de série que representa o número de dias decorridos desde 1 º de janeiro de 1904. Por exemplo, se você inserir 5 de julho de 1998, o Microsoft Excel converte a data para o número serial 34519.

Por padrão, o Microsoft Excel para Macintosh usa o sistema de datas 1904. Devido ao projeto de computadores Macintosh anteriores, não foram há suporte para datas anteriores a 1 º de janeiro de 1904; esse design foi desenvolvido para evitar problemas relacionados ao fato de 1900 não foi um ano bissexto. Observe que, se você alternar para o sistema de data 1900, Microsoft Excel para Macintosh suportam datas de início como 1 º de janeiro de 1900.

Fonte:

http://support.microsoft.com/kb/180162/pt-br

Configuração no Excel 2010 para hora negativa: Arquivo, Opções, Avançado.

Veja na imagem em anexo.

post-64783-13884960756695_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Bom dia Darth GTB

Mas eu aviso o seguinte, o Excel mesmo no sistema de horas 1904 só aceita horas negativas em fórmulas. você não vai conseguir fazer cálculos digitando a hora negatica nas células.

Um abraço.

• 2 semanas depois...
Postado

Valeu!

Amigos me ajudem eu to fazendo folha de ponto mas não consigo calcular as horas trabalhadas dos funcionarios aqui da empresa como faço alguem pode me mandar uma planilha com formula pronta mega abraço !!!;)

• 4 meses depois...
Postado

Boa noite pessoal;

Sou novo em Excel; e estou muito interessado nessa ferramenta; estive dando uma olhada nos tópicos e respostas que vocês passam, e resolvi buscar um pouco de conhecimento com vocês e ao mesmo tempo tentar resolver um problema no qual estou com ele.

E o seguinte, estou com uma planilha que esta no endereço http://www.4shared.com/account/home.jsp?sId=BhqEiXWu1LoD7GVG&&fau=1&ausk=r7E6ssgESbEnpcmW&hlfid=1164934166#dir=154006750. Preciso de uma formula que vai na coluna atrasos. Ela precisa calcular os atrasos dos funcionários, mas com algumas condições, a CLT diz que o funcionário se atrasar 5 minutos, esse não devem ser computados como atraso, mas se passar dos 5 minutos, a partir do 6º minuto esse será calculado como todo. Consegui fazer isso com um horário. Acontece que na minha empresa existe dois horários de inicio de expediente, um as 08:00hs e outro as 08:12hs.

Será que vocês conseguem me ajudar.

• Membro VIP
Postado

Boa noite Leonidas

Seja bem vindo ao fórum!

Clique no teu link para ver como não tem nenhuma planilha. você postou o link inicial do 4shared em vez de postar o link da planilha.

Aguardo a postagem da planilha.

Abraço.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
Postado
Boa noite Leonidas

Selecione outro horário na célula C4 para testar e ver se é isto que você deseja:

http://www.4shared.com/file/Wxw9kc9p/Carto_de_Ponto_1__com_horarios.html

Dê retorno.

Um abraço.

E isso mesmo obrigado. O motivo de não ter respondido anteriormente, foi porque tive a minha casa assaltada onde levarão todos os meus pertences, e só agora estou me recuperando. Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...