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Confeccionando Placas de Circuito Impresso


cabteixeira

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Longe de mim definir isto como tutorial. A ideia não é esta. Mas gostaria de poder dar sugestões para aqueles que ainda estão iniciando na eletrônica e que, muitas vezes, não sabem como confeccionar uma placa de circuito impresso. Notem que este é o método que uso e existem diversos outros métodos diferentes deste. Qual o melhor deles? Cada um, com certeza, tem o seu preferido (os motivos variam de pessoa para pessoa).

Primeiro passo: O Lay-Out

De posse do diagrama esquemático do que se pretende montar, desenhe numa folha de papel (eu costumo usar o papel milimetrado) a distribuição dos componentes sobre a placa. Ou seja: você estará desenhando a placa vista pelo lado dos componentes, e não das trilhas. Desta forma, você consegue uma distribuição mais harmoniosa, tentando, por exemplo, alinhar os resistores e ao mesmo tempo economiza espaço, tornando a placa menor.

Aliás, em relação a resistores, prefiro utilizá-los “deitados” sobre a placa, pois assim, se necessário, posso passar com uma ou mais trilhas por entre seus terminais (ou seja: “por baixo” dos resistores)

Também em relação ao Lay-Out, fique atento para o tipo de circuito que você pretende montar. Se for circuito que trabalhe com correntes elevadas (como amplificadores ou fontes), tenha em mente que alguns componentes tendem a aquecer (como os transistores ou o CI de potência) e necessitarão de dissipadores de calor, além de trilhas mais grossas!

Segundo passo: desenhar as trilhas

Ainda na folha de milimetrado, comece a desenhar as trilhas, seguindo as ligações do esquema. Lembre-se de “espelhar” (inverter) o desenho do Lay-Out (afinal, agora, você estará olhando a placa por baixo!). MUITA ATENÇÃO com os circuitos integrados, para não errar a pinagem! Aqui vai outro macete: quando for desenhar a placa, tenha em mãos todos os componentes. Pegue o circuito integrado e force-o de encontro a folha de papel (como se fosse furá-la), pois as pontas de seus terminais ficarão marcadas e você terá o distanciamento correto entre cada perninha.

Nesta etapa é normal você ser obrigado a mudar a posição de algum componente (vide etapa anterior) para facilitar a passagem das trilhas.

Terceiro passo: confira tudo!

Não tem nada pior que ver seu circuito sem funcionar por ter esquecido de alimentar ou aterrar algum ponto. Confira o desenho com atenção: vá marcando com uma caneta ou lápis no esquema cada linha de ligação, a medida que você a conferiu na placa, para garantir que não faltou nada!

Quarto passo: desenhando na placa

Fixe o desenho que você fez sobre a plaquinha (eu utilizo fita adesiva). Com um prego ou punção e um martelo, marque todos os furos (bata devagar para não danificar a placa!). Confira se todos foram marcados. Retire o desenho da placa.

Utilizando palha de aço (Bom Bril ou algo parecido), LIMPE A SUPERFÍCIE DE COBRE até que ela fique brilhando! Cuidado para não tocar nela, pois a gordura da pele pode atrapalhar.

Para desenhar as trilhas, eu utilizo caneta para retroprojetor (compra-se em qualquer papelaria). Cuidado para não desenhar trilhas muito finas, pois a chance delas ficarem falhadas aumenta muito!

Quinto passo: corroendo

Antes de utilizar o percloreto de ferro, alguns alertas:

1)JAMAIS coloque o percloreto em vasilhas metálicas (alumínio principalmente). Utilize plástico ou vidro;

2)Se o percloreto sujar a roupa, não sai nunca mais! Pense nisso, ou pode arrumar um inquérito com sua mãe ou esposa.

Coloque a placa no ácido, com a face cobreada para baixo (o cobre corroído decanta no fundo da vasilha. Se a face cobreada ficar para cima, o material pode decantar sobre ela e atrapalhar a corrosão).

Após uns minutos, retire a placa e a lave em água corrente para verificar se o cobre saiu todo das áreas a serem corroídas. Se não, recoloque a placa no percloreto. O tempo de corrosão varia conforme as condições do percloreto (se está novo ou se já foi utilizado antes, em que proporção foi diluído, etc.).

Quando estiver pronta, basta lavar a placa com acetona (para retirar a tinta da caneta) e furar nos locais puncionados.

Após soldar os componentes e testar o circuito, pode-se aplicar verniz incolor em spray (tipo color jet) sobre a placa para ela permanecer sem oxidação nas trilhas.

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Mais uma coisa: quanto menor a área de cobre a ser corroída, mais rápido será o processo e menor a chance de um trilha ficar falhada. Assim, antes de corroer a placa, tente pintar a maior área possível da placa, engrossandos as trilhas. Dê especial atenção as trilhas que compoem o negativo do circuito, extendendo-as e engrossando-as o máximo possível. Isto facilita inclusive a manutenção (pois na hora de medir as tensões do circuito fica mais fácil "achar" um negativo para colocar a ponteira do multímetro)

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Segundo passo: desenhar as trilhas

Ainda na folha de milimetrado, comece a desenhar as trilhas, seguindo as ligações do esquema. Lembre-se de “espelhar” (inverter) o desenho do Lay-Out (afinal, agora, você estará olhando a placa por baixo!). MUITA ATENÇÃO com os circuitos integrados, para não errar a pinagem! Aqui vai outro macete: quando for desenhar a placa, tenha em mãos todos os componentes. Pegue o circuito integrado e force-o de encontro a folha de papel (como se fosse furá-la), pois as pontas de seus terminais ficarão marcadas e você terá o distanciamento correto entre cada perninha.

Nesta etapa é normal você ser obrigado a mudar a posição de algum componente (vide etapa anterior) para facilitar a passagem das trilhas.

Quarto passo: desenhando na placa

Fixe o desenho que você fez sobre a plaquinha (eu utilizo fita adesiva). Com um prego ou punção e um martelo, marque todos os furos (bata devagar para não danificar a placa!). Confira se todos foram marcados. Retire o desenho da placa.

Utilizando palha de aço (Bom Bril ou algo parecido), LIMPE A SUPERFÍCIE DE COBRE até que ela fique brilhando! Cuidado para não tocar nela, pois a gordura da pele pode atrapalhar.

Para desenhar as trilhas, eu utilizo caneta para retroprojetor (compra-se em qualquer papelaria). Cuidado para não desenhar trilhas muito finas, pois a chance delas ficarem falhadas aumenta muito!

Quinto passo: corroendo

Antes de utilizar o percloreto de ferro, alguns alertas:

1)JAMAIS coloque o percloreto em vasilhas metálicas (alumínio principalmente). Utilize plástico ou vidro;

2)Se o percloreto sujar a roupa, não sai nunca mais! Pense nisso, ou pode arrumar um inquérito com sua mãe ou esposa.

Coloque a placa no ácido, com a face cobreada para baixo (o cobre corroído decanta no fundo da vasilha. Se a face cobreada ficar para cima, o material pode decantar sobre ela e atrapalhar a corrosão).

Após uns minutos, retire a placa e a lave em água corrente para verificar se o cobre saiu todo das áreas a serem corroídas. Se não, recoloque a placa no percloreto. O tempo de corrosão varia conforme as condições do percloreto (se está novo ou se já foi utilizado antes, em que proporção foi diluído, etc.).

Quando estiver pronta, basta lavar a placa com acetona (para retirar a tinta da caneta) e furar nos locais puncionados.

Após soldar os componentes e testar o circuito, pode-se aplicar verniz incolor em spray (tipo color jet) sobre a placa para ela permanecer sem oxidação nas trilhas.

Bom amigo vi você reclamando lá em comentários e sugestões e como eu tenho duvida sobre esse assunto vamos lá.

vamos as perguntas,

você fala em espelhar a imagem certo? como eu posso fazer isso me de uma ideia melhor.

Porque não colocar o percloreto de ferro em vasilias de metal e aluminio? o que pode acontecer? já li várias vezes isso mais ninguém explica porque.

uma vez eu tava fazendo uma placa com uma caneta dessa que você falou ai e a minha placa o cobre saiu todo cheio de falhas, parece que a tinta da caneta secou e eu passei tinta nova em cima da outra tinta que estava embaixo bagunçou tudo o ruim é que a tinta seca muito rápido como fazer para que isso não ocorra?

Outro problema também é que quando eu passo a tinta não fica uma linha reta fica cheio de falhas tipo um chapiscado porque isso ocorreu você tem alguma ideia?

Valeu ai pela ajuda e esse topico vai aparecer rsrsrsrsrsrs. :):)

Postado

O percloreto corroe o cobre da placa, mas também corroe/reage com trocentos outros metais.

Não sei o que ele faz no aluminio ao certo (nome), mas inutiliza o vasilhame de tão detonado que fica... sem falar que o "efeito" é gasto corroendo o vasilhame e a placa não é corroída! :) (Teoria do metal de sacrifício... pode fazer o teste...)

Espelhar é porque ao transferir você estará colocando "virado" em relação ao modo como você vê, entende... você faz o desenho como você o veria se a placa fosse tranparente, senão sai virado.

Quanto a irregularidade no traço parece que tem relação com o tempo de corrosão e irreguladade dela. Se uma parte já estiver corroída no nível certo mas ficar em banho no percloreto ela vai corroendo "por baixo" da tinta, (Pelas beiradas), opto por uma solução bem forte e se preciso faço em 2 passos a corrosão, corroendo um pouco, tirando e secando pra retocar com a caneta, e terminando de corroer. Até uns desenhos tipo em relevo dá pra fazer nesse modo, muito legal!

Pelo método de transfer a "grudada" que o tonner dá na placa que determina as falhas... tonner falhando sai tudo falhado, mas a impressão no papel pode parecer boa pros nossos olhos.

Postado

MRCJFER, Eu acho q essas falhas q você falou q ficam quando você desenha a caneta, pode ser porque a placa (lado cobreado) ainda esta engordurado. ai a tinha nao pega direito.

limpe bem com uma bucha de bombril ate q fique super brilhante e CUIDADO PRA NAO DEIXAR SUA DIGITAL NELA... isso atrapalha o traçado da tinta ;) use também pra limpar a ponta da caneta porque a tinta resseca mesmo ate a ponta dela. e se, a trilha nao ficar legal no primeiro risco...espere a tinta secar..nao corrija de imediato. espere secar pra poder passar outra demao . tendeu? e mantenha a caneta sempre tampada quando nao tiver usando.

e outra cousa, existe um TRANSFER adesivo com traçados e ilhas prontas é so você transferir pra placa e pronto.

Outra coisa também. pra você nao perder o ponto de corrosao, ou seja, nao passar muito tempo a placa na solução e acabar corroendo demais, você ou pode depois de um tempo...uns 10min..(dependendo do tamanho da placa) tire a placa leve debaixo da torneira pra lavar (nao passe nada sobre ela...apenas deixe a agua passar sozinha) e olhe contra a luz quando ela estiver transparente entre as trilhas ja esta perto do ponto final. ou use uma mesa de luz (mesa com tampo de vidro com uma lampada por baixo) ai você nao precisa tirar a placa sa solução.

E LEMBRE-SE...SE você ESQUENTAR A solução DE PERCLORETO ELA CORROI MAIS rápido. isso agente usa pra quando ja esta bem velha a solução e demora demais pra corroer por causa da saturação q ja se encontra.

Abraços

Postado

Geralmente, as falhas mais comuns no impresso costumam ser:

1) nas bordas - neste caso, acontece um efeito de "serrilhado" nas bordas das trilhas. Costuma acontecer quando a placa fica tempo demais na solução de corrosão (aí o ácido corroe por baixo da tinta da caneta). Para evitar isso é que eu recomendo que a área a ser corroída seja a menor possível (assim o tempo de corrosão será menor).

2) no meio das trilhas - neste caso, pode ser por falha no traço da caneta, ocasionado por gordura na placa ou pelo própria tinta.

se, a trilha nao ficar legal no primeiro risco...espere a tinta secar..nao corrija de imediato. espere secar pra poder passar outra demao
Porque não colocar o percloreto de ferro em vasilias de metal e aluminio? o que pode acontecer? já li várias vezes isso mais ninguém explica porque.

O percloreto de ferro reage VIOLENTAMENTE ao contato com o alumínio. A solução começa a espumar e FERVER... Pode, inclusive, provocar queimaduras sérias caso entre em contato com a pele.

Postado
A tua dúvida é onde armazenar o percloreto?bote numa vasilha de "ALUMINIO" entendeu?A.L.U.M.I.N.I.O!!!!!!!!!!

Õ loco meu :eek:

Se o percloreto estiver ainda em pó, deixe guardado no saco original (q você comprou)

Se ja tiver misturado a agua, guarde num litro de vidro ou plastico, de preferência escuro. NUNCA EM VASILHA DE METAL. :huh:

Postado
A tua dúvida é onde armazenar o percloreto?bote numa vasilha de "ALUMINIO" entendeu?A.L.U.M.I.N.I.O!!!!!!!!!!

eu acho que você se enganou, a minha duvida não é onde colocar e sim o que acontece se o percloreto entrar em contato com o aluminio agora já sei,

  • 2 meses depois...
Postado

Eu sou um iniciante na área de eletrônica mas eu precisei confeccionar uma plaquinha de CI e por ser "caseira" eu tive vários problemas desde quais produtos comprar até como transferir o projeto para as placas, tentei vários métodos alguns funcionaram outros não. Postarei abaixo alguns sites e métodos que me ajudaram e espero que ajudem.

Site que dá pra você entender bastante coisa e conhecer conceitos básicos, com 38 perguntas e respostas sobre a confecção das CI.

http://www.eletrohoo.com.br/site/tutorial/pci/perguntas_circu_impressos/index.asp?action=dois

Fórum com vários métodos para a transferência dos desenhos para as placas.

Alguns métodos do site: silk screen, easy peel, transfer...

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=89

Aqui é um tópico do Clube do Hardware sobre o método do protoboard

http://www.guiadohardware.net/comunidade/circuito-impresso/192643/

....

Nenhum desses serviu bem para mim, embora sejam funcionais vou postar um método que eu desconhecia e acabei "inventando" (se já existir, me desculpem é q eu nunca vi um método assim)

Esse método que eu "adaptei ou desenvolvi" consiste em montar a plaquinha baseado em adesivo!!! Isso mesmo, adesivo. Parece loucura, mas comigo funcionou muito bem, vamos lá deixa eu explicar melhor.

Eu precisava de uma placa, tentei de várias maneiras, Silk Screm, Easy Pel, Transfer e a famosa "canetinha"...

No Silk Screm meu problema foi o seguinte, o custo da tinta e da tela é relativamente alto pra mim e o trabalho que tive acabou deixando esse método "complicado" para fazer a minha placa já q a minha placa é simples, nao preciso de tanta coisa.

No Easy Pell aconteceu mesma coisa, nao tive um bom custo/beneficio (deu muito trabalho até)

O transfer, sempre que eu tentava aquecer a placa ela trincava ou o papel 'queimava' fora o trabalho que dava para aquecer a placa na temperatura correta e aquecer o papel no tempo exato todas as vezes que eu precisava fazer uma plaquinha.

A caneta era demorado, cada vez que eu ia fazer uma placa demorava cerca de duas a três horas para fazer uma boa placa, sem defeitos e como era manual nunca saia com um padrão legal.

então eu - já com o desenho pronto - resolvi mandar fazer um adesivo epecífico para a placa (adesivo em recorte). Funcionou muito bem, abaixo vou postar as etapas que eu passei até chegar a bons resultados.

Postado

Se a imagem estiver na internet:

1) clique com o botão direito do mouse sobre ela, vá em propriedades, copie o endereço da imagem;

2) aqui no forum, digite:

"cole aqui o endereço da imagem" (sem as aspas)

Se a imagem estiver no teu computador:

1) faça o upload para um site de hospedagem de imagens, tipo imagehack, photobucket, etc.

2) depois do upload, o próprio site de hospedagem já disponibiliza os arquivos com as informações necessárias (códigos para fórums, inclusive)

Postado

Depois que eu desenhei no computador procurei uma firma especializada em adesivos, comunicação visual, encontrei na minha cidade uma empresa do ramo (http://www.epontofinal.com.br/index.htm) e pedi para eles fazerem um adesivo (ultima imagem postada)

com o adesivo em mãos, foi muito simples colar na placa e corroer.

Uma vez que o adesivo é feito de plástico (nao tem nenhum tipo d material ferroso) o percloreto não corrói o adesivo, eu deixei virar uma noite a placa eo adesivo no percloreto, a cola não soltou e ficou perfeita as trilhas... postei 2 placas feitas,

as duas estavam "erradas" a primeira eu errei a proporção de um compenente e tive que redesenhar, fora que as trilhas ficaram muito pequenas...

a segunda as trilhas ficaram de bom tamanho, mas novamente errei a proporção do componente, agora estou fazendo uma outra placa corrigida!

Podem perceber que as trilhas ficam bem desenhadas e para uma placa pequena é uma boa solução o adesivo sai em torno de R$1,00 e a colagem, manuseio é muito prática e fácil...

Espero ter ajudado, uma vez que eu apanhei bastante com isso espero que vocês tenham bons resultados!

:):)

Michael Faraday, a parte "boa" disso é que não sou eu que corto, a empresa que está fazendo esse adesivo pra mim corta e é muito barato o preço do adesivo, eu questionei sobre fazer adesivos mais complexos para placas mais complexas, me disseram que é possível e o custo de uma placa de 20cmx20cm sairia em torno de R$5,00... (relativamente barato)

Postado

Sorte sua morar numa cidade boa e cheia de recursos para quem quer trabalhar com eletronica, aqui só tem uns 2 caras que fazem isso mais eles não fazem coisas pequenas tipo 10x10, e eles trabalham no estilete mesmo, mais falou pela dica. Será que eles mandam o adesivo pelos correios?

Postado

Michael, minha cidade é um ovo tb, 35 mil habitantes no interior de SP, mas sorte que tem essa empresa aqui... hehehe. Entra em contato com a empresa e pede pra falar com a Barbara, ela que cuida desses adesivos aí, acredito que você fazendo o depósito em conta corrente pra eles, eles te enviam pelo correio... entra em contato, nao custa!

=)

Postado

Eu uso transfer, de uma maneira muito simples. quebrei a cabeça mas, hoje está fácil.

Desenho o circuito no programa TCI imprimo na laser, em papel de adesivo (uso o papel que protege o adesivo, "aquele que é jogado fora" a impressão é na parte lisa), na trasnferência para a placa uso ferro de passar roupa "o mais barato" protegido com uma borracha, não aqueço a placa, coloco a desenho sobre a placa passo o ferro até perceber que o toner grudou, retiro a papel com cuidado, as vezes sai com alguma falha então corrijo com a caneta.

O resultado é bom, faço muitas placa em série, posso dizer 95% dá certo de primeira.

Esse papel eu consegui de uma empresa que colava nos seus produtos uma etiqueta impressa.

Tentei com vários papeis só esse da bons resultados.

Até mais.

Postado

Tem o método serigráfico, tu usa a própria placa como tela, passa a emulsão no cobreado, imprime o desenho em transparência, expõe a luminosidade adequada, "lava " a placa, vai pro percloreto. e pronto.

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