Ir ao conteúdo

Reconstruindo trilhas


Memphis Snake

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tenho aqui uma placa com uma trilha crucial que tá quebrada.

Já tentei algumas tintas condutivas mais não funcionaram(tavam com defeito na fabricação, não conduziam nada) e não dá pra fazer um jumper com fio.

Quero tentar passar um traço fino de pasta de prata condutiva em cima dela, será que dá certo?

O problema é que só acho a pasta que conduz calor, não a que conduz eletricidade.

Alguém sabe quem vende um epoxy condutivo ou pasta de prata condutora de corrente?

Por favor, me ajudem!!!

Postado

Tinta condutiva tem varias por aí, umas meio ruinzinhas mesmo, mas "vencida" a ponto de não conduzir ainda não ví.

(A base de carbono/grafite elas são bem menos condutoras que a base de prata. Em ultimo caso na cinectec.com.br sei que tem a base de prata, no MercadoLivre também tem varios vendedores).

Se é pra placa de fibra/fenolite, sempre dá pra reconstruir a trilha com solda e um pedaço de fio, não está faltando habilidade com o soldador? ;-)

Em varios casos dá pra emendar um fio desde um ponto onde a solda está mais fácil até outro ponto assim, usar fio fino encapacado, e depois colar na placa (Seguindo a trilha, por conta de possivel emissão eletromagnética/RF).

Outra opção é tinta condutiva caseira. Pode misturar gratife em pó em esmalte de unha, mas está preso a condutividade do grafite que não é das melhores, aí dá pra pegar pó de ferro, numa oficina que tenha esmiril ou policorte você acha fácil ferro em pó tão fino quanto grafite, fica perfeita a condutividade, mas pela ferrugem pode usar cobre assim, pega uma lima (Dessas de afiar faca (Não pedra de amolar faca, lima mesmo (Não a fruta :P)) e lime um fio de cobre, daqueles grossos de instalação eletrica de alta tensão, se a lima for fina o pó será bem fino, aí é só misturar no esmalte. Pra reparo de trilha em superficie de plastico/similar (Como teclado de notebook, painel de carro) o esmalte derreteria o plastico, mas aí pode usar cola tenaz, até mesmo Araldite pro caso de haver contato com agua, ou se for muito pó metalico e ser necessaria rigidez, até super-bonder serve!

Essa semana estava sem tempo pra gambiarra e fui comprar tinta condutiva de prata... putz, que decepção, tive que abrir e retocar o teclado do notebook 3 vezes já e ainda não resolveu, se tivesse tirado um tempo e feito o contato (No meu caso é contato, não emenda) com araldite e grafite em pó já tinha resolvido!

Tem tintas condutivas de prata que ficam meio emborrachadas, se esfregar com o dedo elas saem, não gosto delas, nesse caso prefiro misturar um pouco de esmalte, porque mantem a condutividade mas a acetona do esmalte faz ele grudar melhor no plastico.

Postado

No meu caso é mais complicado, acho que jumper não serve mesmo, porque era onde tava um resistor smd e quebrou os dois terminais da placa onde ele é soldado:(

Por isso eu tinha que refazer os terminais pra depois soldar ele em cima.

Postado

Nossa, soldar por cima de tinta condutiva ainda não ví! Precisaria um sistema de deposição de cobre em pó ou coisa assim, imagino. Sei não, mas acho que por método caseiro isso é impossivel.

Bom, aonda essa trilha vai dar? Só é um problema se ela entrar debaixa de um CI e não sair mais, senão é resolvivel, soldando o fio em outro componente, ou numa ilha proxima... se for placa-mãe lembre que normalmente são multicamada, pode colocar o multimetro na escala de menor resistencia com sinal sonoro e procurar uma ilha proxima cuja resistencia seja 0 ohms, é bem provavel que uma camada interna não-visivel ligue esse componente a outros.

Só pra exemplificar:

http://i5.tinypic.com/6ypmxdj.jpg

Usei o diodo como exemplo, grandão, mas poderia ser qualquer SMD nesse lugar, é mais fácil soldar um pedaço de fio encapado numa ilha do que soldar o componente mesmo que a trilha esteja boa, que dirá onde a trilha não está ok!

(Nalguns casos ter um dimmer no soldador é uma ajuda e tanto, senão ainda dessolda outro componente por perto de tanto calor... se for soldador de 40W pode colocar um diodo, que com meia onda eles já aquecem que chega, se for os de 30W de ponta ceramica tem que desligar ar-condicionado e ventilador pra aquecer com meia onda, mas dá também)

Postado

É possível soldar em cima de uma tinta sim, esse é um manual de uma caneta condutiva:

http://www.techspray.com/newinfo/2505.pdf

Dão uma olhada no arquivo no tópico TYPICAL CURED PROPERTIES(PROPRIEDADES QUANDO SECO).

Diz Solderable----Yes (Soldável----Sim)

A pasta quando seca também dá

É complicado, porque alem de funcionar, o serviço tem que ficar com um acabamento bonito.

Aqui tem uns desenhos que explica melhor a situação:

Antes:

http://img141.imageshack.us/my.php?image=antesgc2.png

Dessoldado:

http://img141.imageshack.us/my.php?image=dessoldadoao6.png

Agora:

http://img403.imageshack.us/my.php?image=agorasx3.png

O que dá pra fazer nesse caso?

Postado

Tenta algo assim (Foi o que primeiro sugeri, emendar na trilha numa parte com mais espaço, mesmo que haja trilhas lado a lado é só raspar apenas uma que nas demais, protegidas pelo verniz, não pega solda)

http://i19.tinypic.com/6o5bxhu.png

Agora, a tinta... se não tem a venda no planeta terra (Ou aqui no brasil), nem adianta ela existir porque não faz diferença... ;)

Fio daqueles finos de telefone ( http://i17.tinypic.com/6og7xu8.jpg ), por serem rígidos, podem substituir a trilha, se desencapar e moldar ele conforme a trilha dá pra colocar o SMD no lugar onde estava (Pinga 1/5 de gota de superbonder pra fixar ele, aí solda o fio, molda o fio, e solda na trilha no lugar raspado). Mas pra ter acabamento perfeito e ninguem perceber, só a tinta milagrosa aí da caneta... em épocas de destravar L2 de AMD tinha delas a venda em varios lugares, mas não era soldavel.

Também dá pra colar o SMD no lugar (SuperBonder rulez!), e misturar mais chumbo na solda pro ponto de fusão aumentar e a solda ficar mais grossa, podendo ser mais molada pra ser "puxada" sobre a trilha proxima (Raspada, e já com um pouco de solda (Laranjada ou azul)).

Vou procurar uma placa destruível por aqui pra soldar e tirar uma foto... :)

---------------------------------------------------------------------------------

Edit

...achei que ia demorar mais... só pra exemplo:

http://i14.tinypic.com/87034wl.jpg

http://i16.tinypic.com/7xd1xj6.jpg

Raspei 1mm com a ponta de uma faca, "molhei" com solda, "molhei" o fio, juntei os dois e apertei o soldador em cima, segurei o fio por 5s, soltei e está firme, dá pra puxar um bocado que não solta... aí é só limpar, tem umas soldas em CI com terminal com 0,2mm de distancia, vou ver onde está e fotografo depois. Não trabalho na area, não uso o soldador mais que 1 vez por semana, não sou habilidoso, minhas soldas são feinhas, mas isso aí acho que é treino mesmo, cata um modem ou qualquer placa pifada e tenta umas vezes.

(Ah, a solda da foto acabou de quebrar... quebrou a trilha de tanto que puxei, ou seja, a solda 'soldou' mesmo, a trilha que foi arrancada junto, então se eu não puxasse tanto isso continuaria soldado o resto da vida...)

Postado

Outra opção seria colocar um resistor comum, direto nas trilhas, mais fácil de manusear, a aparência acredito que não seja muito importante neste caso.

(no post anterior, onde escrevi transistor, leia-se resistor)

Postado
Tenta algo assim (Foi o que primeiro sugeri, emendar na trilha numa parte com mais espaço, mesmo que haja trilhas lado a lado é só raspar apenas uma que nas demais, protegidas pelo verniz, não pega solda)

http://i19.tinypic.com/6o5bxhu.png

Agora, a tinta... se não tem a venda no planeta terra (Ou aqui no brasil), nem adianta ela existir porque não faz diferença... ;)

Fio daqueles finos de telefone ( http://i17.tinypic.com/6og7xu8.jpg ), por serem rígidos, podem substituir a trilha, se desencapar e moldar ele conforme a trilha dá pra colocar o SMD no lugar onde estava (Pinga 1/5 de gota de superbonder pra fixar ele, aí solda o fio, molda o fio, e solda na trilha no lugar raspado). Mas pra ter acabamento perfeito e ninguem perceber, só a tinta milagrosa aí da caneta... em épocas de destravar L2 de AMD tinha delas a venda em varios lugares, mas não era soldavel.

Também dá pra colar o SMD no lugar (SuperBonder rulez!), e misturar mais chumbo na solda pro ponto de fusão aumentar e a solda ficar mais grossa, podendo ser mais molada pra ser "puxada" sobre a trilha proxima (Raspada, e já com um pouco de solda (Laranjada ou azul)).

Vou procurar uma placa destruível por aqui pra soldar e tirar uma foto... :)

---------------------------------------------------------------------------------

Edit

...achei que ia demorar mais... só pra exemplo:

http://i14.tinypic.com/87034wl.jpg

http://i16.tinypic.com/7xd1xj6.jpg

Raspei 1mm com a ponta de uma faca, "molhei" com solda, "molhei" o fio, juntei os dois e apertei o soldador em cima, segurei o fio por 5s, soltei e está firme, dá pra puxar um bocado que não solta... aí é só limpar, tem umas soldas em CI com terminal com 0,2mm de distancia, vou ver onde está e fotografo depois. Não trabalho na area, não uso o soldador mais que 1 vez por semana, não sou habilidoso, minhas soldas são feinhas, mas isso aí acho que é treino mesmo, cata um modem ou qualquer placa pifada e tenta umas vezes.

(Ah, a solda da foto acabou de quebrar... quebrou a trilha de tanto que puxei, ou seja, a solda 'soldou' mesmo, a trilha que foi arrancada junto, então se eu não puxasse tanto isso continuaria soldado o resto da vida...)

Parece ser uma boa ideia

Só que aquela "bolinha" que conecta com o terminal quebrado, parece ser a única que possui o contato necessário.(Ela atravessa a placa, e a ponta que fica do outro lado fica bem embaixo de um CI SMD de trocentas pernas bem fininhas) já procurei com um multímetro e não achei outro que tenha o mesmo contato que eu possa soldar.

Daí se ela resolver sair também, a placa vai inteirinha pro saco:eek:

Eu encomendei uma caneta condutiva,tô esperando entregar,daí eu posto o resultado.

Valeu.

Postado

pegue um estilete, ou até agulha, raspe o verniz da trilha e solde um fio esmaltado fino destes usados dentro do fio daqueles fones de ouvido do paraguai... raspe a ponta do fio esmaltado para tirar o verniz... coloque estanho na trilha, estanhe a ponta do fio, coloque o fio em cima da trilha e pressione com o ferro de solda depois de soldado, passe esmalte em cima para proteger a area sem verniz e proteger da oxidação.

fazendo nessa ordem não tem erro é 100%, já fiz varias vezes, pode até usar componentes comum em vez de smd.

Postado

Caras,finalmente solucionei o caso.

A única alternativa segura foi com a caneta condutiva.

Refiz os dois terminais da placa, daí peguei um resistor novo, e pressionando-o contra os terminais da placa, colei ele com super bonder.

Peguei uma agulha bem fina e molhei a cabeça dela no super bonder e daí fui passando ela como um pincel nos pontos onde o resistor faz contato com a placa para fixa-lo.

Funcionou 100%.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...