Ir ao conteúdo

Videogame estraga tv?

Leonardo S. Kawahara

Posts recomendados

Postado

Amigão, desde criança eu ouvia a falar nisso e mesmo quando criança sepre achava q era historia de leigo, depois que me formei em eletrônica em 1978 eu não tinha mais dúvida! minha Mãe até falava assim: minino, desliga a televisão sinão você vai queimar essa bicha! e eu ja tava mais de 8:00h na bicha! valeu?

Na minha época de criança era atari!

Postado

A unica coisa que pode danificar a TV é uma imagem que fique "parada" durante muuuuiiiito tempo na tela, seja ela gerada por videogame, DVD, etc.

O que acontece é que uma imagem "parada", estática, faz com que o feixe de elétrons que produz a imagem na TV fique varrendo sempre uma mesma área da tela, o que acaba marcando a camada de fósforo que fica dentro do tubo de imagem... O Resultado é que mesmo com a TV desligada, pode-se perceber uma "sombra" da imagem na tela... Dá pra notar este efeito naqueles monitores que ficam em caixas de supermercados e lojas, que estão a maior parte do tempo mostrando uma tela fixa e acabam ficando marcados...

Os ajustes de contraste e brilho não tem nada a ver com isto... Para não danificar, é só deixar a imagem em movimento o tempo todo, evitando deixar em pausas muito longas...

• Membro VIP
Postado

Se alguém acredita que video-game danifica tv, deve também cobrir espelhos durante uma tempestade elétrica e não tocar em talheres de metal para não tomar choques... Nossa essa eu escutava quando era moleque!

Postado

O mesmo acontece quando fecha o vertical, e o usuário deixa ligado assim mesmo, dá pra notar de longe a linha horizontal marcada no cinescópio.

CaboTeixeira, "matou a pau" na resposta, é isso aí.

Postado
O mesmo acontece quando fecha o vertical, e o usuário deixa ligado assim mesmo, dá pra notar de longe a linha horizontal marcada no cinescópio.

CaboTeixeira, "matou a pau" na resposta, é isso aí.

Não entendi o que você quis dizer, sou leigo. Você ou alguém poderia esclarecer o que vem a ser fechar o vertical? O que é cinescópio? Obrigado

Postado

Fechar o vertical é quando a etapa osciladora vertical da TV dá defeito. Ela para de funcionar, o que faz com que o feixe de elétrons não seja mais varrido pela tela inteira. Quando isso acontece, fica uma linha branca muito fina no centro da tela, já que o feixe é deslocado somente no sentido horizontal, e essa linha, se deixar a TV ligada por muito tempo, marca o tubo.

Uma imagem de televisão é formada por somente um único feixe de elétrons (um ponto). A velocidade com que esse feixe é deflexionado na TV, é que forma a imagem.

Cinescópio é o próprio tubo.

[]'s

Postado
A unica coisa que pode danificar a TV é uma imagem que fique "parada" durante muuuuiiiito tempo na tela, seja ela gerada por videogame, DVD, etc.

O que acontece é que uma imagem "parada", estática, faz com que o feixe de elétrons que produz a imagem na TV fique varrendo sempre uma mesma área da tela, o que acaba marcando a camada de fósforo que fica dentro do tubo de imagem... O Resultado é que mesmo com a TV desligada, pode-se perceber uma "sombra" da imagem na tela... Dá pra notar este efeito naqueles monitores que ficam em caixas de supermercados e lojas, que estão a maior parte do tempo mostrando uma tela fixa e acabam ficando marcados...

Os ajustes de contraste e brilho não tem nada a ver com isto... Para não danificar, é só deixar a imagem em movimento o tempo todo, evitando deixar em pausas muito longas...

e isso é pior ainda em TVs de Plasma evite jogar Video Game nelas por que é tipo um Gás

e ainda a ociladora vertical é aquela faixa que aparece descendo e subindo quando vemos a TV pela tela de LCD da camera ?

Postado

...ultimamente tem aparecido a que alta resolução em monitor CRT ph*de a vertical do monitor... aí tem medroso usando a tela a 800x600 pra não "forçar"...

Ambos tem um fundo de verdade (A do video-game e a do monitor), mas na prática o excesso de cor/tempo de uso e a resolução só causam problema em aparelho já com um pé na cova, ou de tecnologia muito vagabunda... tempo de uso e temperatura ambiente, ou mesmo qualidade da aliementação são fatores que afetam muito mais a vida desses aparelhos e nem por isso que alguem se preocupa em ter ar-condicionado de 50mil BTU's pra ter temperatura boa pra TV durar mais... não vale a pena o stress.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...