Ir ao conteúdo

Over em core 2 duo e4500 como faço????

hugog.neto

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Aqui tem um guia sobre como fazer overclock para iniciantes e por coincidência eles demonstram justamente com uma placa mãe gigabyte.

Antes de fazer over tenha em mente que suas peças podem ser danificadas e que para realizar um overclock seguro é necessário ter muita paciência e conhecimento, então apenas faça se tiver plena consciência do que está fazendo, fazer um over bem feito não é tão fácil quanto parece. Eu não estou querendo botar medo, apenas prefiro te prevenir quanto a problemas futuros.

Abraços:D

Postado

Cara vai sem medo, porém com muito cuidado, de olho nas temperaturas sempre, se tiverem mais q 60º aborta, ou compra coolers novos ou para o over.

O mais importante pro over é a placa-mãe!!! e você nao disse o modelo, o seu processado aguenta um over legal.

algumas dicas: deixei memoria unlinked pra nao subir o clock da memoria junto, porque senao, nao ira achar o maximo do seu processador, nao aumente o Vcore ou qualquer tensão por enquanto, nao aumente o multiplicador maximo de fabrica dele ! , over na placa de video vai em outra pagina do forum q lá você obtem mais informações... o seu over tera q ser feito pelo aumento de FSB, deixe LDT x FSB < q 1000 qd tiver achando maximo clock !

flws...

• Membro VIP
Postado

Bem, eu não diria pra ir sem medo, na verdade eu acho que o medo ajuda muito na hora do over, afinal você é levado a pensar bem antes de realizá-lo.

Mas é como eu disse antes: antes de fazer um over leia o que for possível! E lembre-se de ter conhecimento do que fazer caso algo dê errado e como o Ichiii falou: olho nas temperaturas!

O Ichiii deu umas dicas úteis que resumem bem parte do que deve ser feito no over, contudo eu recomendo a leitura do artigo que postei mais acima a respeito de overclock pra iniciantes, afinal quanto mais você souber, melhor!

Abraços

Postado

muitobom esse manual de over que o cara postou....

pelo que eu entendi, ara overlockar esse processador a 3ghz, seria bom reduzir o multiplicador dele pra 8x375, e seta o multiplciador da memoria pra 2x, que daria 750mhz, sendo assim, as memos trablhariam um pouco abaixo da frequencia, DDR2800mhz, mas o ganho, ainda seria válido... adorei

pelo qu eli pela net, da pra fazer nesse processaodr ate 3ghz se aumentar o vcore.

Postado

nodpunk, você tem q fazer testes as vezes ele nao agenta 8x375 e aguenta 10 x 300, pelo jeito você nao quer o maximo do seu processador né?

vai testando opções e benchmarks, eu te daria essa opcao:

FSB 275 x 4 = 1100

275 x 11 = 3025

ldt X4

provavelmente você consegue isso sem aumentar o Vcore !

Ahh goliathvv to pensado em comprar a P35 DS3 pra fazer o over do meu e2140, você recomenda ela?

obrigado...

Postado

me explica uma coisa sobre o Vcore, quer dizer que quanto menos FSB eu utilizar, menor as chances de ter que aumentar o vcore?

Uma dúvida que ainda tenho, é quando devo aumentar a tensão do NB

E, então usando FSB 275, multi 11, deveria usar multiplicador de memo a 2,9(sera que tem essa opção na p35-ds3?), asim as memos ficariam em 797,5... mais proximo ainda dos 800.

Tenho outra duvida.... enquanto a memoria nao sofrer over, nãos era preciso aumentar o vdimm e nem os timings dela ne?

• Membro VIP
Postado
nodpunk, você tem q fazer testes as vezes ele nao agenta 8x375 e aguenta 10 x 300, pelo jeito você nao quer o maximo do seu processador né?

vai testando opções e benchmarks, eu te daria essa opcao:

FSB 275 x 4 = 1100

275 x 11 = 3025

ldt X4

provavelmente você consegue isso sem aumentar o Vcore !

Ahh goliathvv to pensado em comprar a P35 DS3 pra fazer o over do meu e2140, você recomenda ela?

obrigado...

Recomendo com certeza! Infelizmente eu não estou usando a placa agora porque minha VGA que não chegou ainda:(, mas conheço pessoas que a utilizam e se dão muito bem com o over, além de ver pelo manual que todas as opções úteis de overclock estão disponíveis lá na bios, além da placa acompanhar junto com o CD de drivers um programa de monitoramento muito útil(o EasyTune) através do qual dá pra monitorar as voltagens, freqüências e velocidade das ventoinhas, inclusive dá até pra fazer overclock por ele se não me engano.

me explica uma coisa sobre o Vcore, quer dizer que quanto menos FSB eu utilizar, menor as chances de ter que aumentar o vcore?

Uma dúvida que ainda tenho, é quando devo aumentar a tensão do NB

E, então usando FSB 275, multi 11, deveria usar multiplicador de memo a 2,9(sera que tem essa opção na p35-ds3?), asim as memos ficariam em 797,5... mais proximo ainda dos 800.

Tenho outra duvida.... enquanto a memoria nao sofrer over, nãos era preciso aumentar o vdimm e nem os timings dela ne?

Calma, vamos aos poucos. O vcore apenas deve ser aumentado quando a tensão padrão não for suficiente para a frequencia que você quer utilizar, dessa forma, ao testar diversas frequencias você deve chegar a um valor que não causa o travamento do sistema, esse valor é o limite de clock para o vcore atual, caso você aumente o vcore, dá para subir mais ainda, MAS CUIDADO! Aumentar o vcore é causa um aquecimento bem maior do que simplesmente aumentar as frequencias utilizando a tensão padrão, então monitore as temperaturas.

E quanto ao multiplicador, a minha recomendação é: deixe o máximo que o processador puder(no caso de um modelo que têm um multiplicador destravado apenas para valores inferiores ao padrão), reduzir o multiplicador do processador serviria apenas para fazer um over muito nervoso nas memórias, já que você acabaria subindo o FSB para um valor que compensase a diminução do multiplicador(por exemplo, o padrão seria 10X300, então você bota multiplicador 6 e para compensar deixa 6X500, o que daria no mesmo, mas causaria um over bem pesador nas memos).

Contudo eu não posso dizer qual seria o esquema ideal para a sua situação por não saber sua config, vou dar um exemplo do que vou fazer para você ter uma ideia mais prática:

Meu processador tem um clock padrão de 333 e um multiplicador de 8, eu vou deixar seu clock em 400 e seu multiplicador em 8 mesmo, isso para manter as memórias com o multiplicador 2(já que as minhas são DDR2 800MHz, ficaria 2X400= 800, ou seja, exatamente a capacidade das minhas memórias) e o processador terá um over bem leve(20%), ou seja, dessa forma eu não preciso aumentar qualquer tensão e não causo desgaste nas memórias.

E respondendo à sua última dúvida: todo componente trabalha a uma tensão padrão, e nessa tensão cada um têm sua frequencia padrão também, contudo é possível aumentar o clock de cada um até um certo ponto(justamente o overclock) mantendo a mesma tensão, dessa maneira, todo componente tem uma frequencia limite para cada tensão sua. Quando chegamos a essa frequencia limite e desejamos elevar mais ainda o clock, então entra o aumento da tensão. Dessa forma, nem sempre que é feito over na memória é necessário elevar sua tensão ou seus timings, apenas quando o over realizado não for suportado pela tensão em questão, ou seja, a memória está precisando de mais energia para trabalhar a uma frequencia mais elevada, então a tensão deve ser elevada também.

Desculpe pelo post longo!:D Abraços

Postado

memoria é difícil conseguir algo muito bom, a nao ser q tenha umas ocz POWER...

tipo se você afrouxar latencias aguenta mais over (frequencia) mas esquenta mais

aumentar Vdimm esquenta mais, como ninguem compra cooler pra memo, e generica vem sem dissipador

o esquema se for memo generica nem mexe, num muda muito do ela veio...

• Membro VIP
Postado

Como o Ichiii disse, over em memória só se for em modelos mais equipados pra isso, como os Corsair Dominator ou OCZ com aquele sistema de dissipação em forma de favos de mel, caso contrário eu nem faria. E além do mais, memória é um item frágil demais, danificar uma memória é fácil, bem mais fácil q danificar o processador, por isso q eu tb recomendo: deixa quieto q é mais negócio...:D

Postado

Bom gente, vou aproveitar o tópico aqui pra tentar me resolver também

como também tenho um e4500 e uma mobo gigabyte gostaria de tirar algumas dúvidas sobre overclock porque eu não manjo nada

1) o e4500 opera MESMO com clocks de 2.2ghz???

a minha aqui opera em no máximo 1.8ghz... isso é normal??

em idle fica assim

e4500idle12ghz.jpg

em load (crysis bench 800x600 window mode, graficos no high, aa 2x)

e4500load18ghz.jpg

pra tentar me aproximar do valor normal de clock do e4500 (os 2.2ghz) eu ajusto um over de 20% pelo EasyTune 5 da gigabyte que é fácil de usar... e eu não sei fazer over de outra forma

em idle

e4500idle144ghz.jpg

em load (mesma coisa de antes)

e4500load216ghz.jpg

pois então é isso... alguem sabe se isso é normal??

2) será que eu consigo fazer um over mais arrumado do que simplesmente esse do EasyTune? queria tentar colocar pelo menos em 2.6, 2.8 ou se possível 3.0ghz

3) será que alguém me daria uma luz pra fazer esse over

valeu gente abração

• Membro VIP
Postado

Iaew BrunoPV, tudo beleza? Cara, eu tenho uma ideia do que deve estar causando esse problema: o multiplicador.

Vai no bios da placa mãe(ao iniciar o PC, quando aparecer a tela do POST, pressione del), e vá no item MB Intelligent Tweaker(M.I.T).

Por aiw você tem controle quase total sobre os clocks e voltagens do PC, ou seja, quando for fazer um over, faça por aiw que é mais interessante, afinal você pode mexer em mais coisas do que é possível mexer através do EasyTune.

Então vamos lá, vou te dizer o que fazer pra deixar seu processador trabalhando em sua frequencia normal:

em CPU Clock Ratio deve haver o valor 9(já que o FSB desse processador é de 800MHz, então fica 9*200= 1800). Processadores que não são modelos extremos têm seus multiplicadores travados para aumento, mas destrvados para diminuição, e multiplicador máximo desse processador é 11, ou seja, modifique o valor desse CPU Clock Ratio para 11, que com um Clock de 200 você terá a frequencia de 2.2GHz.(Você pode estar se perguntando de onde eu tirei esse 200, é que o FSB é o clock multiplicado por 4, ou seja, como o FSB do processador é 800MHz, o seu clock básico é 200MHz, e é com esse clock que todo o PC trabalha, inclusive as memórias).

Pronto, mudando o multiplicador para 11 e deixando o item CPU Host Clock Control em Enabled e deixando o valor em 200 você deixará seu PC em stock, com seu processador trabalhando numa frequencia máxima de 2.2GHz, agora pra fazer overclock você deve mexer justamente no CPU Host Clock Control.

Então os passos básicos pra fazer um over legal são:

Encontrar a frequencia ideal para o processador

Travar a frequencia do clock PCI-E para o valor padrão(100MHz)

Deixar o multiplicador das memórias num valor tal que seu produto pela frequencia não ultrapasse o valor de 800MHz(já que essas suas memórias, assim como as minhas, não são as melhores para overclock)

Como você pode ver, o CPU Host Clock frequency determina tanto o clock do processador quanto o das memórias, então lembre-se de prestar atenção nos multiplicadores dos dois, já que um over tranquilo no processador pode não ser tão tranquilo para as memórias.

Então espero ter ajudado, abraços!

Ah, e eu queria te fazer uma pergunta: como foi que se resolveu o esquema do seu pc aiw? Qual foi a peça problemática?

• 3 semanas depois...
Postado

Opa, desculpem ir me intrometendo assim no tópico alheio, essa é minha primeira mensagem e já venho com uma dúvida.

Minha configuração atual é: MoBo P5N-E Sli / P4 3.0 Prescott / 4 Gb Kingston DDR2800 / HD 80 SATA + HD 80 IDE / XFX 8600GT XXX / Fonte Genérica de 500 W reais

Estou obtendo temperaturas muito altas com esse processador P4 (qualquer jogo faz ultrapassar 70°!) e gostaria de trocá-lo. Minha opção seria justamente o E4500 pelo preço e possibilidades de over. A minha dúvida é: o fato de eu ter memórias DDR2800 vai dificultar alguma coisa já que o clock real do processador é de 200 Mhz? Outra coisa: o processador vai fazer gargalo com a minha placa de vídeo em jogos mais pesados se eu não realizar um overclock nele? E uma última pergunta: esse processador esquenta muito? Porque o meu maior problema atualmente são as temperaturas elevadas.

Desde já agradeço qualquer ajuda!

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Opa, primeiro relaxa, nenhum tópico é alheio no fórum, todos podem postar à vontade desde que diga respeito ao assunto, e é o seu caso!:D

Então vamos lá:

As memórias não sofrerão com o clock inferior do processador, afinal você pode estabeçecer no Bios da sua placa mãe o multiplicador 4 pras memórias e elas irão operar na velocidade padrão.

Não há gargalo desse processador(o E4500) com a sua placa de vídeo, vai tudo rodar filé sem overclock.

E esse E4500 esquenta BEM menos q esse Prescott(que diga-se de passagem, já tem fama de esquentado).

Espero ter ajudado, abraço!

Postado

Pessoal, antes de tudo, vocês tem que informar qual a fonte que estão utilizando, qual a temperatura do computador antes de começar um overclock.

Se fizer um overclock com fonte genérica tem um grande risco de queima de fonte ou outro componente do computador.

Peguei esses dias aqui na loja um caso onde queimou a fonte, o conector da fonte com a placa mãe, e onde encaixa esse conector( na placa mãe) torrou, ou seja, ele teve que comprar placa mãe e fonte nova.

Vejam: http://forum.clubedohardware.com.br/quer-pedir-ajuda/498461

• Membro VIP
Postado

IH! Foi mal! Esqueci de lembrar o cara o detalhe da fonte! Falha minha, mas o recado já foi dado, então apenas acrescento: fonte genérica é um perigo constante! Então providencie um fonte de qualidade com potência real para garantir a saúde do seu PC e do seu bolso!

Mais uma vez malz aiw!

Postado

Eae gente, precisso da ajuda de vocês!

Eu tenho o mesmo problema que o BrunoPV, com a minha E450!

Mas o detalhe é o seguinte, minha Mobo é uma Gigabyte i945g e ela não tem nenhuma opção na bios pra overclockar o meu processador. Opções do tipo, CPU Clock Ratio não tem, mas CPU Host Control tem e tal! Eu gostaria de saber se tem como eu trocar o Clock Ratio por outro lugar ou fazer algo assim!

Eu acho que só posso trocar apenas a freqüência de operação das memórias de acordo com o tipo de memória usada.

Alguém poderia me ajudar!

Desde já agradeço

Postado

Ichii... ola como vai, olha só: 1º você está com ovc de 50% e você trocou ou não seu cooler.

2º como você fez ou faz a relação memórias e proc. pois os dois estão SEMPRE com trok e informações, ai não será nescessário um ouverzinho nas ddr?

Tenho a seguinte config.

-> E4500 2.2 sem OVC

-> P5K SE sem OVC

-> 1Gb da Kingiston 667

-> Hd 160 Samsung

OBS: Essa é a estrela da minha Kza :D

-> 8800 GTS 512 Mb G92 EVGA

Bom estou rodando CRYSIS Tudo em VERY na resolução 1028 x 960, da umas trancadinhas laaa. de vez enquando, mas acho que é por causa da DDR2 que é muito lenta, o q você acha?

Postado

Ola pessoal, eu sou novo por aqui, e bem na hora que iria abrir um tópico sobre esse assunto vi de cara esse e resolvi perguntar aqui mesmo, já que vi dizer que não tem problema em fazer perguntas em tópicos relacionados.

Vamos lá.

Comprei uma P5N-E SLI e tem um E4500 também, a placa não chegou ainda mais creio que o mais tarda semana q vem.

minha dúvida é a seguinte: sobre pasta térmica, que nesse tópico ainda não vi ninguem falar, e cooler quais os melhores custo/benefício?

Sabemos que os coolers que custão R$ 250,00 a 300,00 ou até mais são muito bons, mas aqueles que custão R$ 60,00 a 100,00, no casso do Bufalo e outros que vi no ML, afinal ele prestão ou não? E a pasta a Akasa ou a Arctic Silver?

• Membro VIP
Postado

Em primeiro lugar quero dizer que você fez o correto: postou num tópico já existente com uma dúvida igual ou semelhante à sua, então pode relaxar!:D

A agora às perguntas: Buffalo é um cooler muito bom, tem um excelente custo/benefício pra sua faixa de preços. Não posso falar de outros por falta de experiência mesmo, então dá uma olhada lá na seção de Coolers e Dissipadores que eles podem te encaminhar melhor lá. Quanto à pasta térmica eu ficaria com a arctic silver 5, inclusive porque é ela que utilizo e devo dizer q ela cumpre muito bem o seu papel.

• Membro VIP
Postado

w/m.c é a condutividade térmica do material(W/m.c quer dizer Watt por metro por grau celcius, eu até estranhei esse valor porque o padrão utiliza é W/m.K, que seria Watt por metro por Kelvin, mas no fim das contas dá no mesmo, já que a escala kelvin utiliza a mesma variação que a escala celcius), e quanto maior a condutividade térmica melhor. A arctic silver 5 tem uma condutividade de 8,89W/mK, ou seja, mais de duas vezes a condutividade da AK460. E alguns dados apenas por curiosidade: o ar tem uma condutividade de 0.026 W/mK, enquanto a prata pura tem uma condutividade de 429 W/m.k e o cobre puro tem uma condutividade de 401W/mK, ou seja, o ideal seria não utilizar a graxa térmica e que a base do cooler(no seu caso acredito que seja de cobre) ficasse com 100% de contato com a superfície do processador, CONTUDO, na prática existem fendas microscópicas que aprisionam o ar(que é um péssimo condutor térmico) e tornam a condutividade entre o processador e o cooler uma porcaria, então é por isso que nós aplicamos a pasta térmica, e por isso que o melhor materia para fabricar uma é a prata, já que já uma perda enorme na condutividade térmica ao se adicionar os óleos polissintéticos. Bem, mas isso não é tão importante para a sua decisão, foi apenas a título de curiosidade mesmo.:D

Mas no seu caso eu acho que valeria à pena investir um bocado a mais numa arctic silver 5, se quiser eu te indico uma loja da Paraíba que vende(foi lá onde eu conprei a minha), e como é perto do Recife demora pouco tempo pro produto chegar via carta registrada(no meu caso levou uns 2 ou 3 dias).

• Membro VIP
Postado

Então beleza! É uma loja muito boa, inclusive eu tinha pedido uma seringa de arctic silver 5 e por engano me mandaram duas!:D Chegou uma aiw deu uns 2 dias chegou a outra, foi uma surpresa muito legal!:lol:

Mas é bem organizada a loja, tá começando a disponibilizar mais produtos agora, mas é uma alternativa interessante praqui pro nordeste onde a falta de lojas que vendam produtos de qualidade é um problema sério(tente comprar uma fonte que não seja genérica por aqui... no máximo você consegue uma seventeam420bkv por uns R$220,00, o negócio é sério!)

E qualquer coisa tamos aiw!:cool:

Abrass

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...