Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, como estão?

Há alguns dias atrás, tive meu HD convertido para o sistema de arquivos RAW. Sim, o indescritível, o que nasce do nada, o bendito formato RAW.

Estava eu, feliz da vida, fazendo uma cópia de uns 20GB, para o HD, vindo de um HD S-ATA, quando do nada, dá uma mensagem de erro, o PC reinicia, e quando inicia, está lá, o HD em formato RAW.

No CHKDSK e no Gparted, reconhecem ele como NTFS, mas o Gparted vê ele igual o Gerenciador de Discos do Windows XP vê, como se tivesse todo livre. O CHKDSK não consegue verificar os erros. No Kurumin ele não abre, também dá erro.

Pra quem não sabe, o formato RAW é usado em fotos, CDs.

Diferente de outros casos que já presenciei, de acontecer a conversão do HD de NTFS para RAW, ou de FAT para RAW, dessa vez eu acho que sei o motivo do tal.

Há alguns meses, o modelo do meu HD teve um recall, no qual só fiquei sabendo por agora. O recall era para atualizar o firmware do mesmo, o que me leva a acreditar que a não atualização levou a isso.

Formatar resolve, disso eu sei, um programa recovery também resolve, já usei em outros casos, o Easy Recovery e o GetDataBack for FAT32, também conheço o GetDataBack for NTFS, que também funciona perfeito.

Mas tem de ter outro jeito pra isso, afinal, os arquivos estão lá, ele tá em NTFS, e alguma coisa (aposto no firmware) não deixa o sistema "entrar".

Fazer a atualização do firmware não é possível, mesmo que fosse, teria de formatar, converter o formato usando os Partition Magic da vida também é besteira, pois vai ter também de formatar.

"Ah, faz backup e cala essa boca!"

É Carnaval, não tem um ser que eu conheça que tem um HD com uns 200GB livres, e na boa, tá **** de tacar esses trem em DVD.

O HD é um Samsung SP2514N, o OS é Windows XP Professional e Kurumin 7.0.

E aí, o que me dizem? Alguma ideia?

Brigadão pessoal!

:)

• 2 semanas depois...
Postado

to passando pelo mesmo problema, e por incrível que pareça, nunca ninguem tem resposta nenhuma pro nosso problema! é só falar em RAW q todo mundo passsa longe..

preciso muito recuperar meus dados!

se eu conseguir acessá-los pra fazer o backup ja fico feliz da vida!

o problema é que nem isso eu to conseguindo!

se você conseguir reverter a situação, por favor me fala como!

http://forum.clubedohardware.com.br/particao-inacessivel-perdi/507665

Postado

Na realidade o formato RAW não é um sistema de formatação como o NTFS ou FAT, mas sim um formato bruto no qual os discos vem de fábrica. Então se o seu HD voltou pro formato RAW alguam coisa está errada....porque discos formatados não deveriam voltar para o formato zerado a menos que exista algum problema.

Ou é algum vírus que formata o HD, ou alguém que invadiu o micro, ou o Hd tem problemas internos, ou o controlador da placa-mãe está com problemas para identificar o Hd e assim por diante.

Tenho computadores faz um bom tempo e nunca aconteceu isso comigo, porém já peguei HD's com partições apagadas do nada, presumo que tenham sido virus ou alguem que invadiu ou coisa do gênero.

• 11 meses depois...
Postado

Galera tive este problema por estes dias e resolvi de uma maneira simples...o acesso ao C: é negado devido a conta de usuario/administrador perder todas as funções, vão e olhem se sua conta de adm tem as permissões, assim você fica bloqueado, o jeito foi criar uma nova conta de usuario dessa maneira o sistema retornou ao NTFS

• 4 anos depois...
  • 2 anos depois...
Postado

Fala galera,

Tive esse mesmo problema a poucos dias... para recuperar os dados eu usei o programa GetDataBack for NTFS. Consegui fazer  toda a cópia dos dados do meu HD. Só tem que ter paciência com o programa...rsrsrs...Agora quero realmente, formatar o meu HD. Se eu achar uma maneira, posto aqui também!

E pelo que andei lendo, ao retirar o HD sem ejeta-lo primeiro ou até mesmo uma queda de luz pode fazer com que a partição MBR se perca e que seu HD volte ao estado de RAW.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!