Ir ao conteúdo

(Resolvido)Resistor de 2 ohms divide a voltagem a metade???

User Z

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, após queimar alguns leds, resolvi fazer essa pergunta, pra ver se compreendo o que se passou.

Suponhamos que eu tenha uma bateria de 4Volts, para alimentar um equipamento de 2V, qual resistor que devo ultilizar?

valeu a todos.

Postado

Para saber qual será a ddp (diferença de potencial) num resistor, você precisa saber qual a corrente que o percorrerá. Aí é só aplicar a Lei de Ohm.

Vamos colocar na prática!

Imagine um circuito, onde:

1) Uma bateria o alimente com 10V;

2) Exista uma resistência de 10 ohms, ligada nesta bateria.

Assim, a corrente que circula no circuito será:

I = V / R

I = 10 / 10

I = 1A

Mas e se ao invéz de um nós tivermos dois resistores em série?

A fórmula é a mesma, só que onde entra a letra R, você vai colocar a Resistência Equivalente do circuito. Como as duas estão em série, basta somar as duas.

Assim, você acha a corrente, certo? E para saber qual a ddp em cada resistor?

Basta fazer a conta da Lei de Ohm de novo, desta vez para calcular a tensão:

V = R x I

Só que no valor de R você não vai mais usar a resistência equivalente!

Vamos supor que a corrente seja de 1A, que o R equivalente seja de 10 ohms (2 resistências de 5 ohms em série)

Assim:

V = R x I

V = 5 x 1

V = 5V

Teremos assim 5V de ddp em cada resistor!

Postado

Valeu cabt. veja se eu entendi: pra baixar a tensão deve-se colocar mais de uma resistencia?

uma só não pode baixar uma tensão? só baixa a tensão se for ligada em série?

• Membro VIP
Postado

Sua pergunta foi mal formulada.

O que você quer é alimentar uma carga de 2V com uma bateria de 4V.

No caso do LED, basta limitar a corrente para a corrente do LED que automaticamente a tensão cai.

Ex: Um LED comum consome 20mA e sua bateria é de 4V.

Então 4V-2V = 2V. Divida esta tensão pela corrente que quer no LED que obterá a resistência necessária.

2V/0,02A=100R

Para LEDs ou outros dispositivos de outras tensões basta substituir os valores na fórmula.

Postado
Valeu cabt. veja se eu entendi: pra baixar a tensão deve-se colocar mais de uma resistencia?

uma só não pode baixar uma tensão? só baixa a tensão se for ligada em série?

Eu quis apenas te mostrar a relação que existe entre o valor da resistência, a corrente que nela circula e a ddp que se formará a partir disso (Lei de Ohm).

Se você entender estes conceitos, calcula com facilidade o valor da resistência para qualquer aplicação.

Veja o que o soschip falou:

Ex: Um LED comum consome 20mA e sua bateria é de 4V.

Então 4V-2V = 2V. Divida esta tensão pela corrente que quer no LED que obterá a resistência necessária.

2V/0,02A=100R

Essa é a aplicação prática da Lei de Ohm. A partir dos dados conhecidos (ddp e corrente) você calcula o valor da resistência.

Postado

Ahhh, é a tensão -menos a tensão que quero eliminar, para colocar na formula?

E... comprei um multimetro, nunca tinha usado um desses :D legal :D mas coloquei ele nos terminais duma bateria de 6V com uma resistencia de 570 ohms(o resistor direto na ponta do multimetro) e o multimetro acusou justamente os 6V, como ele sabia da tensão? não deveria acusar uma tensão menor?

Desculpem minha ignorância, sei que a pergunta é bem iniciante, mas quero ver se entendo esse negocio.

• Membro VIP
Postado

Surge ai a necessidade de entender e enxergar mais a fundo! Vejamos.

A bateria de 6V poderia, tranquilamente, ter mais do que 6V(em teoria);

A resistência de 570R permite uma corrente de cerca de 10mA, que a bateria é capaz de fornecer sem grande baixa em sua tensão!;

• Membro VIP
Postado

Acontece que o amigo User Z mediu a tensão depois do resistor, porém sem carga após o resistor ( só a resistência interna do multímetro que deve ser bem alta ), e como não há carga, não há corrente, e sem corrente não ha queda de tensão. Resumindo, está medindo a própria tensão da bateria, só que através do resistor.

• Membro VIP
Postado
Acontece que o amigo User Z mediu a tensão depois do resistor, porém sem carga após o resistor ( só a resistência interna do multímetro que deve ser bem alta ), e como não há carga, não há corrente, e sem corrente não ha queda de tensão. Resumindo, está medindo a própria tensão da bateria, só que através do resistor.

Hum....fiquei na dúvida de como teria feito a medida! Se tivesse um desenho do circuito seria até mais fácil explicar o funcionamento completo com o resistor e mais fácil dele entender! Se habilita a fazer o desenho?:D

Postado
como não há carga, não há corrente, e sem corrente não ha queda de tensão

Sugiro ao User Z que decore esta parte...

Ao que tudo indica, ele ainda não entendeu a relação entre as grandezas

CORRENTE

TENSÃO

RESISTÊNCIA

Postado
Sugiro ao User Z que decore esta parte...

Ao que tudo indica, ele ainda não entendeu a relação entre as grandezas

CORRENTE

TENSÃO

RESISTÊNCIA

Boa! Acho que é isso mesmo que não entendi: relação entre tensão e corrente com o resistor. O resistor reduz a corrente, sem duvida, já percebi isso, mas a tensão cai na mesma proporção da corrente?

Ah, liguei o multimetro com um contato em cada polo da bateria, mas com um resistor entre um dos polos e um dos contato do multimetro.

Será que eu peguei no tranco? Se eu repetisse a experiencia com algo ligado após o resistor, consumindo corrente, a tensão medida seria menor: Deve haver corrente para haver queda de tensão(qualquer corrente, ou existe um mínimo?). Isso? ou nada disso.

Valeu pela ajuda que vocês tão me dando!

• Membro VIP
Postado
......Ah, liguei o multimetro com um contato em cada polo da bateria, mas com um resistor entre um dos polos e um dos contato do multimetro.

Será que eu peguei no tranco?........

Procure entender a fórmula V = R x I e suas derivações.

Sobre queda de tensão na bateria devido ao fornecimento de corrente a uma carga, precisa entender que nada é perfeito e assim, pelo simples fato da bateria fornecer corrente, já resulta numa baixa em sua tensão! E porque isso?

Fosse a bateria um equipamento IDEAL, perfeito, não haveria nenhuma queda de tensão quando fornecendo corrente a uma carga, mas........existe uma tal "resistência interna", por onde deve passar essa corrente e assim, corrente passando por resistor implica em queda de tensão(ainda dentro da bateria)!

Quanto ao comentário acima, lembre-se que o multímetro usado como voltímetro, não permite a passagem de corrente através dele(condição ideal). Logo, com o resistor inserido em série com o multímetro, fará a indicação da tensão da bateria, como se medida diretamente em seus polos!

Postado

Considere para os circuitos abaixo os seguintes valores:

V = 18V

R1 = 1 ohm

R2 = 10 ohms

R3 = 2 ohms

R4 = 5 ohms

Circuito em série

associacao-resistores-serie1.gif

Neste caso, a corrente que circula pelo resistor R1 é a mesma que circula por R2, R3 e R4. Ou seja:

i1 = i2 = i3 = i4 = i

Para saber qual o valor, deves primeiro saber qual o valor da resistência equivalente do circuito. Como estão todos em série, basta somar os valores.

associacao-resistores-serie2.gif

Sabendo o valor de Req, podemos calcular a corrente.

Req = 18 ohms

I = V / R

I = 18 / 18

I = 1A

Para saber qual a ddp em cada resistor:

VR1 = R1 x I

VR1 = 1 x 1

VR1 = 1V

VR2 = R2 x I

VR3 = R3 x I

etc...

Num circuito em série, a corrente que circula pelos resistores que o compõe é a mesma, e a soma da ddp em cada um é igual a ddp da fonte!

Circuito em Paralelo

associacao-resistores-paralelo1.gif

1 / Req = (1 / R1) + (1 / R2) + (1 / R3) + (1 / R4)

Note que a resistência equivalente vai ser menor que a menor resistência que compõe o circuito.

No circuito em paralelo, a ddp em cada resistor é a mesma (igual ao valor da bateira) e a soma das correntes de cada resistor será igual a corrente total do circuito (corrente que sai da bateria)
  • 2 semanas depois...
Postado

ahh, arrumei um tempinho pra refazer o experimento desta vez com algo consumindo energia, e deu certo! testei numa bateria de 6V com um resistor de uns 470 ohms ligado a um led, e a tensão no multimetro foi de 1,8V.

Legal pessoal, deu certo!

Agora só falta aprender a fazer o calculo/aplicar a formula,incrivel como estou perdido nesse formula super simples, mas acho que não captei quais são os dados necessários pra usa-la: resist, volt, amp. eu uso a tensão desejada, a da fonte, ou a que o resistor deve dissipar? e os outros dados?

E... valeu pela ajuda cabteixeira com todos os exemplos, e obrigado pessoal pelos comentários, vocês poderiam me passar um exemplo com só um resistor, apenas pra eu ver se entendo a ideia. :eek: ããñññ, tem que ter pelo menos dois pra ter redução de tensão numa medição? um dos resistores deve simular algum consumidor de energia motor, led... enquanto o outro reduz a tensão da medição?

• Membro VIP
Postado

Para operar com led necessita de somente 1 resistor pois a tensão do Led é fixa e dependente do material de sua construção, de sua cor, etc...

Então, se você tem uma fonte de 5 Volts por exemplo e quer nela ligar um led vermelho cuja tensão é de 1,8 Volts, através de um resistor, fica fácil se ver que :

A fonte é de 5 Volts

O led 1,8 Volts

5 - 1,8 = 3,2 Volts ficarão sobre o resistor, que somados aos 1,8 Volts que ficarão sobre o led completam os 5 Volts..

Como calcular o valor do resistor... A corrente que desejo que passe pelo led e também pelo resistor é de 0,02 Amperes (20 mili-Amperes)

Então Tensão no resistor = 3,2 Volts; Corrente no resistor = 0,02A Valor do resistor R = 3,2 / 0,02 = 160 ohms... Se esse valor não existe, colocar o mais próximo que é 150 ohms. A corrente então não ficará em 20 mili Amperes e sim um pouco maior..

I= 3,2/150 = 21,33 mili Amperes..

Abraço...

Postado

Ahh, agora acho que entendi, eu uso a tensão que quero que "suma".? E, eu tenho que saber a corrente do circuito para poder calcular a queda de tensão? ou dá pra calcular sem saber a corrente do circuito?

valeu.

Postado
Ahh, agora acho que entendi, eu uso a tensão que quero que "suma".? E, eu tenho que saber a corrente do circuito para poder calcular a queda de tensão? ou dá pra calcular sem saber a corrente do circuito?

valeu.

1 - sim

2 - sim, e também a resistencia (V = R x I)

3 - não, apenas se você souber a potencia total que o circuito irá consumir

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...