Ir ao conteúdo

Nitidez da imagem

kalypso

Posts recomendados

Postado

Ola galera, nao sei se é somente impressão minha, mas as imagens, filmes nao ficam 100% nítidas no meu notebook!! é assim mesmo ou tem jeito de ficar perfeito??

tenho um inspiron 1525, com a plca de intel X3100.... e monitor de 15,4'' com truelife!!

tem como configurar pra ver filmes em widescreen? aguardo respostas!

obrigado

Postado

ummm, pode ser a qualidade do LCD do seu note ou mesmo driver de video, tenta por o driver mais moderno, se nao melhorar é o LCD, so por curiosidade o seu é o fosco ou brilhante ?

[]'s

Postado
Ola galera, nao sei se é somente impressão minha, mas as imagens, filmes nao ficam 100% nítidas no meu notebook!! é assim mesmo ou tem jeito de ficar perfeito??

tenho um inspiron 1525, com a plca de intel X3100.... e monitor de 15,4'' com truelife!!

tem como configurar pra ver filmes em widescreen? aguardo respostas!

obrigado

no meu fica super nitido.

ele mostra em wide, usa o powerDVD ou outro programa qq ou maximiza o windows player.

[]'s

A gente vai entra aqu iICe naquela discussão q uma vez eu fiz sobre DVDs nao ficarem perfeitos na tela ... Lembra ???

Então , eu descobri o motivo : Os videos de DVD são em formato 720 x 480 ... Como a resolução da tela é maior q isso , qunado você coloca o video em tela cheia , se você tiver com o note em cima do colo , você pode reparar claramente q a imagem fica com qualidade pior do q se você tivesse deixado na resolução original de 720x480 ... Mas se você se afasta do note , dai parece q a qualidade esta boa mesmo ...

Isso é normal Kalypso ... Não é problema de driver e você nao pode fazer nada .. você só vai conseguir ver o video com qualidade perfeita mesmo com discos de Blu-Ray nos quais a definição é ultra ... Com DVDs , q a resolução chega no maximo a 720 x 480 , se você colocar em tela cheia , nao vai ficar perfeito mesmo ... ( porque a imagem fica esticada ... ) O Ice fala q fica perfeito no note dele provavelmente porque ele ou senta longe do note pra ver , ou não tem "olho clinico" haha ...

Mas isso é meio obvio : se um video em DVD é 720 x 480 , e você coloca em tela cheia com resolução de 1280x800 ( no caso do meu Emax) , é claro q a qualidade vai cair ... Quanto + você estica um filme para cima e para os lados , mais pixelado ele fica ( qualidade cai ... )

Nas TVs normais isso não da pra reparar porque a resolução delas é baixa , e ai na sua casa você pode ter uma TV gigante q nela vai parecer q a imagem ta perfeita ... Em contrapartida , seu LCD do note pode ser menor q a tela de TV , mas como o LCD consegue resoluções muito altas , vai parecer q nele a imagem fica ruim mesmo quando esta em tela cheia ...

então Kalypso , isso é normal viu ??? :)

Postado

Ceceu, mas e em relação à fotos?? qualquer tipo de foto.. foto que aparece no msn, orkut.... da pra perceber que nao fica totalmente nítida

Postado

Poxa , dai nao sei ... Tipo , depende se as fotos q você ta buscando tem resolução boa mesmo ... É +- como tirar uma foto de 10 centimetros de lado com uma maquina digital de 3 megapixel e depois tirar a mesmo foto com uma maquina de 10 megapixel ... A primeira foto vai ter qualidade muito ruim comparada a da segunda maquina , se ambas as fotos estiverem no mesmo tamanho ...

As vezes você ta olhando pra fotos q foram tiradas com resolução baixa , dai mesmo se a sua tela for maravilhosa, se a imagem foi tirada com resolução porca , dai seu monitor na ovai fazer milagre ....

Pra confirmar , faz o seguinte : vai nessa pagina daqui :

http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hdvideo/contentshowcase.aspx#sysreq

E pega o seguinte video : Speed (IMAX)

Pega ele na resolução 1080p

Esse video você tem q ver perfeito no seu notebook , mesmo em tela cheia .. Ai você vai ver se o seu note ta com algum problema mesmo ... porque esse video tem qualidade de Blu-Ray , e mesmo com a cara colada no LCD , a imagem q você vai ver vai ter q ser ultra fina , perfeita mesmo ... ^_^

EDIT : Vou postar um link pra você de uma foto muito boa pra você testar ...Mas você antes tem q me falar quanto é a resolução q você ta usando de tela aí pra eu escolher uma imagem de acordo ...

Postado

ceceu ta viajando, nao é normal nao ficar embassado.

pior q você me deixou preocupado agra, acabei de encomendar um vostro com tela fosca. espero q seja um defeito q os kras troquem ai no seu e nao uma caracteristica dele.

se descobrir qq coisa bota ai.

[]'s

Postado
ceceu ta viajando, nao é normal nao ficar embassado.

pior q você me deixou preocupado agra, acabei de encomendar um vostro com tela fosca. espero q seja um defeito q os kras troquem ai no seu e nao uma caracteristica dele.

se descobrir qq coisa bota ai.

[]'s

To viajando nao ICE ... É a mesmo coisa q você pegar um video no YOUTUBE , q tem resolução original de 320x240 e querer abrir no seu Kennex q tem resolução de 1440x900 ... Vai ficar porco o video em tela cheia , por mais qualidade q o video em 320x240 tenha ... (PS : eu sei q tem uns videos no youtube q ja são porcos mesmo no tamanho pequeno , usei o youtube só como exemplo ... você pode pegar um video de outro site tb ... )

Se você quiser Ice , eu faço um teste com você ... Upo uns videos pra você , em ultra qualidade , porém em tamanho pequeno , so q dai você coloca eles em tela cheia pra ver se não da diferença ... =]

Basta você pensar ICe : como é possivel um video de DVD q tem 720 de largura e 480 de altura , você colocar em tela cheia , onde a sua tem 1440 de altura e 900 de largura , praticamente o dobro de tamanho da imagem original , e aqualidade ficar perfeita ???Nao tem jeito ...

Mas no caso da imagem , vou esperar o Kalypso me passar a resolução dele pra eu passar o link de uma foto pra ele fazer um teste ,...

EDIT : Ice , olha aqui esse video q eu tava editando :

http://br.youtube.com/watch?v=ksKXJSK0Nk8

Tipo q peguei ele em 720x480 ... Peguei na net , e ta com a mesmo resolução usada em DVDs (720x480) , apesar da qualidade dele não estar como em DVDs ...

Ai fiz o seguinte : editei ele pra resoluções de 220x176 ( pro meu celular ) e pra 480x360 ( formato de video do youtube com resoluçaõ melhor , padrão q eles estão usando agora ao invés do padrão antigo de 320x240) ...

O de 480x360 foi o q eu upei no link q passei acima ... Todos os 3 estão eu encodei com a mesma qualidade , codec e bitrate , porém com tamanhos (resolução) diferentes ...

Ai posso t passar o video com 720x480 e o video com 220x176 ... Ambos estão com a mesma qualidade , porém se você colocar eles em fullscreen , você acredita q eles vão continuar com a mesma qualidade???Obvio q nao ..

Me diz se quer fazer o teste q t passo os links ,.,

Postado

cecel video de youtub tem qualidade reduzida.

dvd vem com qualidade boa, fica boa a imagem, mesma coisa q ver em tv de LCD. ja liguei aqui no mode clone o monitor ligando na TV a imagem do monitor, fica ate melhor no monitor por ser menor.

se a sua da manchas pode ser codec, se bem q nao sei o quanto muda o avivo da hd2300 pra x1300.

[]'s

Postado
cecel video de youtub tem qualidade reduzida.

dvd vem com qualidade boa, fica boa a imagem, mesma coisa q ver em tv de LCD. ja liguei aqui no mode clone o monitor ligando na TV a imagem do monitor, fica ate melhor no monitor por ser menor.

se a sua da manchas pode ser codec, se bem q nao sei o quanto muda o avivo da hd2300 pra x1300.

[]'s

Como falei Ice , Youtube eu so quis usar como exemplo ... O Avivo daqui é bom , funciona do mesmo jeito q o seu .. Questão não é isso ...

Como t disse encodei um video com 3 resoluções diferentes , porém todos tem a mesmo qualidade ... Quer q eu upe 2 deles , o maior e o menor em resolução , mas q tem a mesma qualidade visual, pra você pegar e jogar eles em fullscreen e ver q a qualidade varia ??? (no caso do com menor tamnaho , apesar de ter a mesmo qaulidade do maior , vai ficar muito mais distorcido .. )

Postado

cara, funcina assim, o video quando feito é compactado para diminuir o tamanho, ou mesmo a banda quando exibido em stream ou so tamanho de arquvo, um AVI sem compactar de um filme de 1 hora teria mais q uns 100gb provavelmente.

cada cena é comparada com a anterior e a posterior, tuso q repetir nela é arrancado deixando so a parte de movimento, com isso se reduz o tamanho do arquivo, isso é o codec, cada um funciona de uma forma um pouco diferente mas basicamente é isso.

quando você passa esse filme, a cpu vai reorganizar a cena de forma a montar de volta a imagem original. quanto mais baixa a qualidade que foi feitoisso maior vai ser a quantidade de borroes, manchas e defeitos.

da pra ver um pouco disso em imagens jpeg

por ex com boa qualidade

tvij3.th.jpg

e com baixa qualidade

tv2ve3.th.jpg

da mesma forma se o filme tiver baixa qualidade fica pior e se tiver boa qualidade fica melhor.

outro fator é velocidade da CPU de decodificador

supondo que um filme tenha boa qualidade, mas a placa tenha menos velocidade pra decodificar ela vai tentar uma media pra conseguir manter um determinado FPS reduzindo as vezes a qualidade pra conseguir isso.

fora isso tem tb o tamanho da tela do monitor,

quanto menor o monitor menos defeito se ve e quanto maior mais se ve.

a resoluçao que você usa no note nao importa, porque o filme nao vai usar ela, pois ele usa um recurso que chama Overlayer, ou seja, ele cria uma camada sobreposta ao monitor na resoluçao que o filme esta sendo exibido, por ex, coloca ai seu monitor a 1280x800 , coloca um filme e tira uma SS, você vai ver que se conseguir capturar o SS vai ter a medida do filme e nao a do seu monitor, muitas vezes nem sai a SS se você nao usar um programma proprio pra tirar SS de filme ficando so um quadrado preto.

voltando ao problema de embaçar, indiferente a tudo isso, se fosse o caso, as fotos nao poderiam ficar embaçadas, apenas o filme se o q você ta falando foce correto.

[]'s

Postado

você deu mô descrição ICe , mas quer ou não pegar os meus videos pra você fazer o teste ai e ver q influencia sim a resolução original do video, sendo q ambos tem a mesmo qualidade , só diferindo pela resolução deles ??? =] To ocm ele prontinho aqui pra upar ... Se você for dormir cedo , t mando uma MP com os links mais tarde e amanha a gente volta a discutir aqui ... ^_^

Sim , essas imagens q você postou vão ser exatamente o q vai acontecer : no video com resolução 220x176 , se você deixar full , vai ficar q nem na foto q você postou com qualidade ruim ... o Video 720x480 , em fullscreen ,vai ficar como na foto com qualdiade boa .. Questão é q os dois videos tem a mesmo qualidade , ou seja , ao colocar eles em fullscreen , o q era menor vai ficar mais distorcido .. E é isso q ocorre com DVD ,quando você bota ele em fullscreen , ele fica distorcido porque mesmo tendo muita qualidade , a resolução original dele é menor q a resolução do LCD ... Não tem jeito Ice , de um video de DVD q tem resoluçaõ 720x480 você colocar em Fullscreen e ele continuar com a mesma qualidade visual ao ver ele em window de 720x480... .. Se você pensar no inverso , vai ser a mesmo coisa : se você pegar um video meio tosquinho com resoluçao tipo 1024x768 , e dimunir ele pra 640x480 a imagem dele fica muito mais nitida ... (basta você fazer esse teste q você confirma isso tb)

Os videos eu encodei ate em H264 , mesmo codec de DVD , só pra pra ficar mais ainda certa a comparação .. =]

Postado

então ceceu, se você pegar um filme de 320x200 e um de 640x480, obvio que o segundo vai ficar melhor, nao porque você ta usando 1280x800, mas porque o 320x200 vai assumir sua tela pra preencher ela pra fullscreen e com isso vai pixelizar muito mais q o de 640x480.

mas num DVD de filme a resoluçao é maior que essa e a pixelizaçao é menor, quanto maior sua tela mais você vai sentir a pixelizaçao.

aliado a todos os outros fatores q botei acima isso pode dar uma baita melhora ou queda de qualidade.

ja a TV convensional trabalha diferente, ela tem 30hz entrelaçados, ai a uma velocidade muito grande ela fica alternando linhas, com isso se tem a sensaçao de um lance menos serrilhado, mas se sua placa de video suportar, ela faz isso tb de forma emulada, ai q entram os lances do Avivo.

so nao cato seus filmes porque to com a banda da net no talo, se for pegar 10mb por ex, vai levar uns 20 minutos a 0.xkbps, depois eu cato pra ver.

[]'s

Postado
então ceceu, se você pegar um filme de 320x200 e um de 640x480, obvio que o segundo vai ficar melhor, nao porque você ta usando 1280x800, mas porque o 320x200 vai assumir sua tela pra preencher ela pra fullscreen e com isso vai pixelizar muito mais q o de 640x480.

mas num DVD de filme a resoluçao é maior que essa e a pixelizaçao é menor, quanto maior sua tela mais você vai sentir a pixelizaçao.

aliado a todos os outros fatores q botei acima isso pode dar uma baita melhora ou queda de qualidade.

ja a TV convensional trabalha diferente, ela tem 30hz entrelaçados, ai a uma velocidade muito grande ela fica alternando linhas, com isso se tem a sensaçao de um lance menos serrilhado, mas se sua placa de video suportar, ela faz isso tb de forma emulada, ai q entram os lances do Avivo.

so nao cato seus filmes porque to com a banda da net no talo, se for pegar 10mb por ex, vai levar uns 20 minutos a 0.xkbps, depois eu cato pra ver.

[]'s

Então Ice , é esse ponto q deixei em negrito na sua mensagem q eu to comentando ... E como você mesmo falou , mesmo no DVD vai ocorrer distorções , porém menores q num video de 320x200 ou 640x480 , pois , alem do video de DVD ser em 720x480 , o bitrate dele é gigante , e isso faz a qualidade ser muito boa ... porém , mesmo em DVD , quando você deixar em fullscreen vai ter pixelação , e isso q é a perda de qualidade (nitidez) q eu citei q ocorre quando deixa em full screen ... E eu tenho muito olho pra isso porque vivo vendo filmes em DVD ... Isso por exemplo não vai ocorrer no clipe em 1080p q passei antes porque ele tem qualidade muito maior q o DVD ( bitrate muito maior ainda q o DVD ) e resoluçaõ maior ainda ... ( 2 minutos de 1080p ocupam 130 mega :o )

Eu to upando aqui os videos .. Deposi t passoaqui com os links e na hora q você quiser você pega eles .. =] E a galera q quiser tb ...

Seguinte : vão ser dois videos ... Mesmo bitrate , mesmo codec (H264, q é o codec utilizado em DVDs) , mesmo comprimento ( 3 minutos e 45 segundos ) ... A única coisa q muda é a resolução : um é 720x480 , a mesmo de DVD , e o outro é 240x160 ( um terço do tamanho do video original ) ... Façam o teste : peguem os dois , botem ambos em fullscreen ... vocês vão ver q o video com resoluçaõ menor vai ficar muito mais pixelado/vai ficar com qualidade pior q o video com resolução maior ...

E isso é o q acontece com DVDs : como o tamanho original deles é 720x480 , qunado você coloca eles em fullscreen , ocorre tb pixelação/perda de qualidade .. Isso é normal e não tem jeito de "consertar" ^_^

Quando eu terminar de upar edito meu post aqui com os links dos videos ... ^_^

Postado

é, você so esqueceu do lance de entrelaçar a imagem pra reduzir isso q ta no fim do post, ams tudo bem, depois cato os videos pra ver :) e ja sei q o de menor resoluçao fica pior hehehehehhe

[]'s

Postado
é, você so esqueceu do lance de entrelaçar a imagem pra reduzir isso q ta no fim do post, ams tudo bem, depois cato os videos pra ver :) e ja sei q o de menor resoluçao fica pior hehehehehhe

[]'s

Pronto Ice, aqui os videos :

Em resolução 720x480( mesma de DVD) : http://w15.easy-share.com/1699982903.html

Em resolução 240x160( um terço da do video anterior):

http://w15.easy-share.com/1699983094.html

E olha aqui uma explicação em inglês pro problema Ice , citando o motivo de em TVs normais a imagem de DVD muitas vezes ficar "melhor" do que em LCD :

"It depends on the native resolution of your screen as mentioned above. Remeber, DVD's are only 480p, meaning 480 lines of resolution, better than standard TV (425i) but worse than HD (720 or 1080). If you screen is 1920x1200 like mine, you will notice dvd's tend to not look there best in full screen mode because the 480 lines are stretched to meet your high resolution screen..."

Ou seja : sempre vai haver perda de qualidade ao colocarmos um DVD em modo fullscreen , variando a perda de acordo com a resolução da tela e o tamanho dela ( ex : tela de 14 polegadas e tela de 15,4 polegadas ) ...

Ice, você estando tipo a uns 60 centimetros do note , colocando um video de DVD pra tocar , e comparando a imagem do DVD em 720x480(window) e depois em fullscreen você tem a impressao q ta a mesmo coisa ??? porque se sim , toma cuidado então q tu ta começando a ter hipermetropia ou presbiopia ( vista cansada ) ... E nem to agora zuando não , qualquer coisa vai aí num oftalmologista ... ;)

Postado

ta ceceu, então tv de alta definiçao vai ficar com imagem pior tb né, ja q elas tem mais resoluçao.

desisto ehehheheheh q seja, tanto faz :)

[]'s

Postado
ta ceceu, então tv de alta definiçao vai ficar com imagem pior tb né, ja q elas tem mais resoluçao.

desisto ehehheheheh q seja, tanto faz :)

[]'s

então .. Eu tava dando uma lida a respeito ... Pior q se usar um DVD normal , a qualidade cai tb ... O esquema q rola pra evitar isso , unico jeito , é ter um DVD player q faça um tal de UPSCALING , q é meio q um serviço q ele pega a resolução de 720x480 e aumenta ela E isso evita distorcer a imagem como normalmente ocorre se a gente joga em modo fullscreen porque , no fullscreen normal , a resolução vai continuar 720x480, sendo esticado pra resolução do monitor quando em fullscreen, e dai sofre perda de qualidade ...

Isso de upscaling da pra ter em DVDs players q tem já esse esquema de fabrica , ou usar programas pra emular esse efeito .. Isso por exemplo da pra tentar configurar no FFDSHOW , porém nem tentei porque é tanta coisa pra se configurar q é mo chatisse ...

Sério q isso não é pira minha não Ice , dá uma olhada nessas paginas :

http://www.neowin.net/forum/index.php?showtopic=547169

http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=920229

http://www.adrenaline.com.br/forum/programas/149145-videos-de-alta-resolucao-realmente-pesados-7.html

http://forum.videohelp.com/topic341600.html

PS : Ice , descobri um modo de você mostrar pra todo mundo a diferença ou não ai de um DVD no Kennex rodando o filme em resolução normal ( 720x480 window) e em fullscreen :

Normalmente você nao pode dar printscreen num fullscreen do filme porque não aparece nao no print .. MAs achei esse gadget aqui q dá certo :

http://gallery.live.com/liveItemDetail.aspx?li=9aa21ebe-4c6a-4e71-81ea-c015f3bbda95&l=1

Pega esse gadget , instala e liga ele na sua barra lateral ...

Dai inicia o filme do DVD , poe em em fullscreen e aperta a tecla printscreen ... O programa vai capturar a imagem , e vai te mostrar ... Dai você pode clicar no gadget pra copiar a imagem pro clipboard ou pra salvar ela direto ... Salva ela q a imagem vai aparecer fullscreen, mo de boa ...

Dai coloca em resolução normal ( 100% no windows media player , pro video ficar em 720x480) e faz o mesmo processo : aperta printscreen pro program capturar a imagem ...

Dai upa elas e depois pois posta pra gente ver aqui ...

Eu vou por aqui as do filme "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança" ... Detalhe q esse DVD é um dos maiores de filme q eu ja vi : 7,46 GB , dvd camada dupla ....

Window , na resolução nativa do DVD (720x480)

54624742hw5.th.png

Fullscreen, sendo esticado de 720x480 para 1280x800 que é a resolução do meu LCD

76521857hj5.th.png

Coloquei as iamgens em formato PNG ao invés de JPG , mesmo PNG sendo gigante , porque imagens salvas em JPG perdem qualidade e em PNG mantem a qualidade original ... ;)

:lol::lol::lol:

Postado

Opa ceceu, nao catei os filmes porque to sem banda aqui, mas tirei uma foto de um filme qq de dvd, a camera matou um pouco as cores.

nao mandei SS porque você vai ver no seu monitor como ficaria nele e nao aqui, apesar da foto tb ehehehe sei la, mas da pra dar ideia melhor pelo menos

dvdvc7.th.jpg

mas beleza, tanto faz, acho q fica boa a qualidade aqui pra ver filme aqui, particularmente prefiro ver dvd no note do q na tv.

[]'s

Postado
Opa ceceu, nao catei os filmes porque to sem banda aqui, mas tirei uma foto de um filme qq de dvd, a camera matou um pouco as cores.

nao mandei SS porque você vai ver no seu monitor como ficaria nele e nao aqui, apesar da foto tb ehehehe sei la, mas da pra dar ideia melhor pelo menos

dvdvc7.th.jpg

mas beleza, tanto faz, acho q fica boa a qualidade aqui pra ver filme aqui, particularmente prefiro ver dvd no note do q na tv.

[]'s

Ice , tu é muito doido ... :lol: Tanto faz se eu não vou ver aqui no mesmo jeito q você ve no Kennex ... Eu queria uma printscreen sua do DVD em resolução nativa e outra em fullscreen pra comparar ambos ... mesmo se aqui a tela do Emax for pior q no Kennex , ambas as fotos vão perder qualidade ... Mas isso tanto faz : eu queria mesmo era ver as images em resolução 720x480 e em full pra comprar uma com a outra ... Só q você mandou só uma em full e ainda tirada com maquina digital ... Dai você quebra minhas pernas ... :D haha

Mas deixa queto haha ... Faz o seguinte : cata sua mulher ai , coloca o filme normal e depois passa pra fullscreen e pergunta pra ela se a qualidade visual É EXATAMENTE MESMA , se continua com a mesma nitidez o filme ...

Abras doido ... :lol:

EDIT : Repara nas fotos q botei na minha mensagem anterior nesse topico ... Repara na imagem em resoluçao normal e a em fullscreen ... Só me responde isso : pra você a qualidade das imagens esta igual ??? =]

Postado

cara, tanto é full como em janela fica mesmo tamanho a imagem quando tiro o SS to usando olance do powerDVD de tirar a foto do filme. e coland no paint

dvd2xd2.th.jpg

Postado
cara, tanto é full como em janela fica mesmo tamanho a imagem quando tiro o SS to usando olance do powerDVD de tirar a foto do filme. e coland no paint

dvd2xd2.th.jpg

Hahaha , por isso t passei aquele gadget ICe uns posts atras , q dai ele captura em tamanho fullscreen ... mesmo sem o gadget , no Emax aqui se eu aperto PrtSc ( q é o nome da tecla aqui no teclado ) e colo no paint , a imagem q aparece é a fullscreen .. você nao consegue fazer isso ice ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!