Ir ao conteúdo

OC num Core 2 Duo E6300

pain of salvation

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou querendo fazer um over no Core 2 Duo 6300 para poder jogar um pouco melhor Crysis. Nada de extremo, um overzinho básico, só para atingir ou passar um pouco a configuração recomendada do jogo, que exige um Core 2 Duo de 2.2Ghz.

Minha Configuração:

Fonte Zalman ZM-500 (500w)

Asus P5B-Deluxe c/ Wifi

Intel Core 2 Duo E6300 1.86ghz

ECS 8800GT

2Gb RAM Kingston (1Gb + 1Gb de 800mhz em dual channel)

Estava pensando em colocar o FSB para 333mhz, ou quem sabe 433mhz como esse cara fez: http://www.techspot.com/article/13-intel-core2duo-e6300-e6700-overclocking/page2.html

minha dúvida, no entanto, é se só preciso alterar o FBS e o VCore, e quanto colocar no Vcore...

Postado

olha... com o cooler padrão da intel não é recomendado voce passar de 2.8Ghz... logo coloque em 400x7 para dar 2.8Ghz e as memórias em 400x2, deixe o PCI-E em 100 e os as voltagens coloque a memória em 2.0V e o Vcore em 1.375V

Postado

Obrigado pela resposta, vou fazer isso!

Uma última dúvida, de iniciante em over: quando você fala em colocar as memórias em 400x2, o que significa isso? onde posso ajustar isso na BIOS? Quando eu ajusto o FBS para 400 a memória já não fica automaticamente em 400x2?

Postado

não, a memória por padrão vai estar em 3x266mhz = 800mhz (CPU host padrão), quando voce passar para 400mhz ela vai para 1200mhz (3x400) e não vai dar boot, voce tem que tirar o multiplicador do auto para o manual e por em 2x, na mesma pagina da bios que voce for configurar seu over vai ter a configuração de overclock de memória e latencias...

Postado

Fiz o over, mas depois de reiniciar o PC ele não dá boot... Os fans do gabinete icam ligados, mas não aparece nada na tela... como faço para entrar na BIOS e alterar o que fiz? o PC não dá nenhum bip...

Postado

cara, você terá de resetar a bios.

2 modos p fazer isso:

1-abra o seu pc e retire a bateria Cmos. aguarde alguns instantes e pronto.

2-dentro do PC, perto da bateria cmos existe um jumper que pode assumir 2 posições. retire da posição em q ele está e coloque na outra possível

isso "zerará" a configuração da sua bios, fazendo com que ela volte ao padrão.

Postado

as placas asus tem uma tal de cpu parametrer recall... como faço pra usar isso?

Edit: Ok, resolvi o problema com esse tal de CPR... é só desligar o sistema, desligar a fonte, ligar a fonte e ligar o sistema. Agora é saber o que deu errado no over...

Postado

Bom, coloquei o FSB para 320 e as voltagens em auto. O PC ligou, o processador tá rodando em 2239mhz, ou seja, atingi aquele mínimo que queria. No entanto, a temperatura em full chegou a 62º... tá muito alta ou dá pra ficar assim? O quarto tá abafado, talvez por isso esteja tão alta, e quando for jogar crysis, voi ligar o ar condicionado...

OBS: parece que a temperatura se estabilizou em 60º

Postado

Bom pessoal, coloquei o FSB para 400, o processador tá rodando à 2.800.

Deixei 10 minutos no orthos, não deu nenhum problema. Temperatura à 58~60° rodando o orthos.

O vcore tá em 1.35, o vdimm tá em 1.95...

SB vcore tá em 1.60

ICH Chipset voltage tá em 1.215

Será q tá bom assim?

Postado

cara essas temp estão um pouco alta.

e outra , rode ele por mais tempo ( 6 horas é o que o povo do forum costuma indicar )

e qualquer coisa reduza para 2.6 ou até 2.5GHz

é muito melhor perder um pouco na eficiencia e ganhar na segurança do q o contrário.

espero ter ajudado

Postado

mais fácil ainda leva numa casa de case mod e peça para cortar um slot de cooler 120mm na janela lateral em cima do processador, e coloque um cooler da ADDA 120mm de 100CFM, tudo, o corte e cooler, deve ficar por R$40,00 e voce vai cair bastante a temperatura...

Postado

na minha opinião nao e preciso fazer over p rodar o crysis no E6300, joguei o game aqui ate o fim, rodando com velocidade stock e com tudo no high, nao vi nenhum problema...rodou numa boa, liso e tal!

mas se quer fazer over, comeca ai a pensar num bom cooler, boa pasta termica e nem pense por 2,8ghz com cooler stock que seu processador vai ficar esquentado...rs

2,5ghz e o maximo que um cooler box segura e mesmo assim a temp ficara alta...

um E6300 pode chegar a 3,2ghz numa boa...desde que você use um cooler dos bons!

e tb depende de sua placa-mãe, memorias!

Postado

Qto ao tempo citado de 6hrs usado por muitos p estressar a cpu e testar estabilidade, acho exagerado. Até porque normalmente não se deixa a cpu com todo esse "estresse" no uso de aplicativos reais, mesmo jogos ou renderizações, e ainda por tanto tempo. E esses "testers" forçam mais a cpu do q grande parte(senão todos) os programas reais q usamos.

Mas apenas 10 minutos, aí já é pouco demais também p fazer o teste de estabilidade.

Posso estar errado qto a esse assunto, mas é q o penso.

Até mais.

Postado

Bom pessoal, reduzi para 2.6ghz. A temp. em idle fica por volta de 30~32 segundo o Core Temp. Alguns minutos de orthos e a temperatura ficou por volta de 50~52°.

Dexei o orthos ontem a noite toda rodando (umas 6hs), não deu nenhum problema. Deixei o memtest86 rodando por 1h e meia, também não apresentou problemas.

No entanto, quando eu ligo o pc, ele faz que vai ligar, desliga e uns 2 segundos depois liga novamente e roda normal. Será algum problema? Falta de tensão?

Postado

Mas antes do over, o pc não tinha esse comportamento?

Aqui, antes de adquirir minha mobo, eu já sabia q ela fazia coisa semelhante, q ligava, fazia uns testes, e rebootava novamente, e de forma normal, sem q fosse qualquer problema. Pode ser o teu caso.

Postado

Mas pode ser uma definição padrão da mobo, q passou a acontecer se você resetou a bios, entende? Tipo, antes não acontecia, pois por algum motivo, não estaria td em default no setup da sua bios. E após o over mal-sucedido, você resetou a bios, e então voltou pro default, q seria dar o falso boot, e rebootar novamente. É melhor você pesquisar sobre o assunto, pois pode não ser problema algum. Só não sei o nome desse procedimento de ligar, fazer testes, desligar e religar, mas sei q na minha mobo(ABIT IB9) é normal, e em algumas outras também. Se alguém souber o nome disso, poderia comentar, e assim eu passaria a saber o nome, e ajudaria o PAIN OF SALVATION a resolver o seu possível problema, podendo pesquisar se sua mobo faz esse procedimento, ou se é algum problema.

Postado

isso é comum na opção da bios CPU fail warning, que enquanto o cooler da CPU não estiver rodando ela não da boot, e ai ela liga desliga e liga, veja se essa opção está habilitada... e desabilite-a

Postado
Qto ao tempo citado de 6hrs usado por muitos p estressar a cpu e testar estabilidade, acho exagerado. Até porque normalmente não se deixa a cpu com todo esse "estresse" no uso de aplicativos reais, mesmo jogos ou renderizações, e ainda por tanto tempo. E esses "testers" forçam mais a cpu do q grande parte(senão todos) os programas reais q usamos.

Mas apenas 10 minutos, aí já é pouco demais também p fazer o teste de estabilidade.

Posso estar errado qto a esse assunto, mas é q o penso.

Até mais.

acredito que teu pensamento nao ta errado nao, eu fiz o orthos durante 23 minutos aproximadamente com meu over, rodei 3Dmark06 2 vezes...vi que ta tudo beleza...p mim julgo estavel.

porque na verdade o unico fator variavel que pode levar o processador ou o chipset travar, e a temperatura, e a temp e possivel observar ela para ver se estabiliza apos uns 20min de teste em carga maxima, o restante e fator constante, e instabilidade causada por fatores constantes, aparecem logo de cara...

tb penso meio q igual a você!

valeu

Postado
isso é comum na opção da bios CPU fail warning, que enquanto o cooler da CPU não estiver rodando ela não da boot, e ai ela liga desliga e liga, veja se essa opção está habilitada... e desabilite-a

Não, cara. Infelizmente não é esse recurso, não. Pode até ser no caso do pain of salvation, mas não sei..... Nesse caso a mobo faz uns testes, desliga e religa. Mas valeu por tentar ajudar.

acredito que teu pensamento nao ta errado nao, eu fiz o orthos durante 23 minutos aproximadamente com meu over, rodei 3Dmark06 2 vezes...vi que ta tudo beleza...p mim julgo estavel.

porque na verdade o unico fator variavel que pode levar o processador ou o chipset travar, e a temperatura, e a temp e possivel observar ela para ver se estabiliza apos uns 20min de teste em carga maxima, o restante e fator constante, e instabilidade causada por fatores constantes, aparecem logo de cara...

tb penso meio q igual a você!

valeu

Então já somos 2 com pensamento parecido.... certo ou errado...rsrs

Valeu, e até mais.

Postado

Então, fiz o overclock pro processador ficar a 2.8Ghz. Em crysis, não passa dos 48º, sem o ar condicionado ligado.

Mas o jogo tá muito lento, a média é de 17fps, as vezes chega a 12fps, em 1280x1024 tudo no high... até o som fica estalando o tempo todo...

Postado

Galera, essa eu não entendi... se alguém puder me explicar, eu agradeceria, estou começando a acreditar que milagres acontecem.

Cheguei em casa de 0h e fui jogar crysis. Comecei um jogo novo, e agora tá rodando com uma média de 45-55fps!!! Como é que pode?? Tudo no high (só as sombras que estão no medium), em 1280x1024! Pra não dizerem que estou mentindo, tirei até foto:

http://img174.imageshack.us/img174/9948/dsc00541vu1.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...