Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EIA/TIA 568 e 569 - Especificações

leonardomajor2

Posts recomendados

Estou lendo uns tutoriais sobre cabeamento estruturado e tenho notado que sobre a norma EIA/TIA usa-se: 568 e 569. Tentei procurar diferenças mas confesso que nao encontrei diferenças significativas entre as duas. então pergunto a vocês se tem alguma diferença significativa entre eles ou é a mesma coisa.

vou fazer concurso público e nao quero ser pego de surpresa na hora da prova hehehe, agradeço qualquer ajuda. obrigado.

edit: também reparei que existe 568"A". tem diferença entre 568, 568A e 569? sinceramente nao encontrei onde explica essas diferenças, será que é porque nao tem diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, intensifiquei a pesquisa sobre isso e achei o que eu queria:

Normas de Cabeamento Estruturado.

EIA/TIA 568 Especificação geral sobre cabeamento estruturado em instalações comerciais.

EIA/TIA 569 Especificações gerais para encaminhamento de cabos (Infra estrutura, canaletas, bandejas, eletrodutos, calhas).

EIA/TIA 606 Administração da documentação.

EIA/TIA 607 Especificação de aterramento.

EIA/TIA 570 Especificação geral sobre cabeamento estruturado em instalações residenciais.

só nao achei sobre o 568"A"... ainda nao sei pra que serve esse "A". se alguém souber e quiser responder eu agradeço. valeuzz

Link para o comentário

Ola amigo, bem na verdade a nomenclatura EIA (Eletronics Industries Association, cria padroes para produtos eletronicos)/TIA (Telecommunications Industries Associations, cria padroes para produtos de telecomunicoes) 568A ou B destina-se a padronizacao da conectorizacao dos cabos (padrão A ou B).

Temos ate o momento 7 categorias de cabos, sendo que o padrão 568 reconhece apenas as categorias 3, 4, 5 e 5e; porém os padroes 568 A/B destina-se apenas as categorias 5 e 5e. A unica diferenca entre os padroes A e B sao as cores na hora da conectorizacao, da seguinte maneira:

568A:

1) BR/VD; 2) VD; 3) BR/LJ; 4) AZ; 5) BR/AZ; 6) LJ; 7) BR/MR; 8) MR

568B:

1) BR/LJ; 2) LJ; 3) BR/VD; 4) AZ; 5) BR/AZ; 6) VD; 7) BR/MR; 8) MR

Acho que e so, mas se você quiser mais alguma informacao ou debater sobre algum assunto de rede pode perguntar ou colocar em pauta o assunto desejado, beleza, tudo de bom para você e ate mais!!!

PS: Nao sei se você sabe a funcao dos pinos do conector, mas vou te dizer:

1) TX de dados (TD)

2) TX de dados (TD)

3) RX de dados (RD)

4) Nao utilizado para dados, mas pode ser utilizado para voz

5) Nao utilizado para dados, mas pode ser utilizado para voz

6) RX de dados (RD)

7) Nao utilizado (par reserva)

8) Nao utilizado (par reserva)

Obs.: Os pinos 4, 5, 7 e 8 nao serao utilizados apenas em redes comuns, porém a partir de redes Gigabits todos os pinos serao utilizados!!!

Link para o comentário

• 3 anos depois...
Ola amigo, bem na verdade a nomenclatura EIA (Eletronics Industries Association, cria padroes para produtos eletronicos)/TIA (Telecommunications Industries Associations, cria padroes para produtos de telecomunicoes) 568A ou B destina-se a padronizacao da conectorizacao dos cabos (padrão A ou B).

Temos ate o momento 7 categorias de cabos, sendo que o padrão 568 reconhece apenas as categorias 3, 4, 5 e 5e; porém os padroes 568 A/B destina-se apenas as categorias 5 e 5e. A unica diferenca entre os padroes A e B sao as cores na hora da conectorizacao, da seguinte maneira:

568A:

1) BR/VD; 2) VD; 3) BR/LJ; 4) AZ; 5) BR/AZ; 6) LJ; 7) BR/MR; 8) MR

568B:

1) BR/LJ; 2) LJ; 3) BR/VD; 4) AZ; 5) BR/AZ; 6) VD; 7) BR/MR; 8) MR

Acho que e so, mas se você quiser mais alguma informacao ou debater sobre algum assunto de rede pode perguntar ou colocar em pauta o assunto desejado, beleza, tudo de bom para você e ate mais!!!

PS: Nao sei se você sabe a funcao dos pinos do conector, mas vou te dizer:

1) TX de dados (TD)

2) TX de dados (TD)

3) RX de dados (RD)

4) Nao utilizado para dados, mas pode ser utilizado para voz

5) Nao utilizado para dados, mas pode ser utilizado para voz

6) RX de dados (RD)

7) Nao utilizado (par reserva)

8) Nao utilizado (par reserva)

Obs.: Os pinos 4, 5, 7 e 8 nao serao utilizados apenas em redes comuns, porém a partir de redes Gigabits todos os pinos serao utilizados!!!

Notas importantes:

Isso é valido para Ethernet e Fast-ethernet (10Mbps e 100Mbps). De gigabit em diante, todos os pinos são utilizados, ocorrendo transmissão e recepção em cada par.

Além disso, no caso de PoE (Power over Ethernet, ou seja, alimentar um equipamento como um Access Point ou um telefone VoIP), os dois pares reservados são usados para a transmissão de energia.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!