Ir ao conteúdo

Mudar transformador 110-220V para 220-110V

live_tnediser

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, bem, tenho um transformador (bem grandezinho por sinal) de 2000W, ele transforma 110 em 220V, aí agora mudei pra uma cidade onde é 110V, e queria usar ele ao contrário, transformando 220V em 110V. Bem, aí que está, alguns me disseram que basta ligar ao contrário... Apenas mudando o conector "macho" pra fêmea e vice versa...

Pensei um pouco e até que faria sentido, afinal é corrente alternada... Mas não quis arriscar antes de certificar... Então queria saber se é só isso mesmo, ou se não, como devo proceder... Grato!!

• Membro VIP
Postado

Existem trafos prontos pra funcionarem assim, sem nenhuma distinção.

Lembre-se de uma coisa ou melhor, equação:

Potência de entrada = potência de saída(perdas desprezadas e simplificações adotadas para o modelo, lógico).

Ve x Ie = Vs x Is

Onde Ve e Ie são grandezas de entrada e Vs e Is são de saída.

Ie = 2000/220 = 9A(aproximadamente), logo

Seus equipamentos não devem puxar mais que 18A em 110V.

Lembre-se, outros detalhes precisam ser levados em conta quando em um modelo real ou mais aproximado!

Postado

Huunn, então posso inverter os plugs simplesmente mas me atentar a corrente máxima do equipamento?? Maas, a corrente depende da potencia (ou vice versa), então se o equip não ultrapassa os 2KW do transformador não teria nenhum problema, teria? Não sei se entendi muito bem o que o Meiraneto quis dizer com "Seus equipamentos não devem puxar mais que 18A em 110V."

• Membro VIP
Postado

É isso mesmo que você entendeu!

São 2000W operando em 220V. Quando do outro lado, a potência também será limitada a 2000W, só que em tensão de apenas 110V(metade) e assim, facilmente chega-se a conclusão de que a corrente será o dobro da encontrada do lado de 220V....no caso, 9A e 18A, consideradas as simplificações.

220 x 9 = 110 x 18 = 2000W(aproximadamente).

Postado

Isso você tem que verificar qual o consumo do aparelho que você vai usar geralmente tem essas informações nas etiquetas no aparelho não ultrapassar 18 amperes se o aparelho for ligado em 110 volts, se não você danifica o transformador..

Postado

Hunn, entendi, mas os aparelhos são 220V, logo as especificações são nessa tensão. Mas então um forninho por exemplo q consome 800W em 220v, daria 3,63A a 220V, portanto a 110V consumiria 7,27A. Não é mesmo?

Mas então fica uma dúvida, se um aparelho consome 2000W a 220V, daria os 9A, e portanto, a 110V consumiria os 18A. Logo, para não ultrapassar os 18A bastaria o aparelho ser abaixo da potencia máxima (2kW) do transformador, não??

Se eu falei alguma besteira, desculpe, meus conhecimentos em eletrônica são limitados. Grato!!

• Membro VIP
Postado
Hunn, entendi, mas os aparelhos são 220V, logo as especificações são nessa tensão. Mas então um forninho por exemplo q consome 800W em 220v, daria 3,63A a 220V, portanto a 110V consumiria 7,27A. Não é mesmo?

Mas então fica uma dúvida, se um aparelho consome 2000W a 220V, daria os 9A, e portanto, a 110V consumiria os 18A. Logo, para não ultrapassar os 18A bastaria o aparelho ser abaixo da potencia máxima (2kW) do transformador, não??

Se eu falei alguma besteira, desculpe, meus conhecimentos em eletrônica são limitados. Grato!!

Sim, isso mesmo! Já tinha afirmado antes...pensei que tivesse entendido de fato!

• mês depois...
Postado

Eu tenho um transformador comum de 220v(entrada) para 12v(saída) e preciso fazer um projeto de ciencias na qual é sobre eletrecidade. Tem como eu inverter esse transformador 12v(entrada) para 220v (saída)? Eu estou precisando dessa informação para fazer um circuito fechado (bateria 12v-transformador-carregador de bateria).]

Obrigado

Postado
Eu tenho um transformador comum de 220v(entrada) para 12v(saída) e preciso fazer um projeto de ciencias na qual é sobre eletrecidade. Tem como eu inverter esse transformador 12v(entrada) para 220v (saída)? Eu estou precisando dessa informação para fazer um circuito fechado (bateria 12v-transformador-carregador de bateria).]

Obrigado

Tem, procure por inversores , aqui tem algo:

http://www.jonasbairros.xpg.com.br/index.htm

• Coordenador
Postado

Colega Live, seu trafo originalmente transf. 110 em 220 como você colocou!, você esta numa cidade que tem 110V onde você quer colocar este trafo em 220V para 110V? não tenho dúvida que funcionará trocando os plug's de entrada com a saida! ele inverterá a tensão! mas sua cidade é 110V!? você não inverteu a tensão de sua cidade anterior?

Tô cunfuso!!! Qual seria a aplicação deste trafo?!!!

se é de 2000W? pode ligar:Geladeira, Freezer,TV, Comput. Juntos!!!... só não ligue chuveiro e ferro de passar roupas! e Hah!, alguns secadores de cabelo proficionais! e micro ondas junto com o resto!!!

esclareca qual a aplicação deste! e te ajudaremos...,

Tô curioso!!!

Grande Abraço,

Bruno.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...