Ir ao conteúdo

Termometro digital com display de 7 segmentos

Experi

Posts recomendados

Postado

Pessoal to precisando de uma ajuda pra fazer um termometro digital usando convesor A/D, CIs, contador, sensor e display de 7 segmentos. Nada complicado, algo bem simples mesmo.

Postado
Pessoal to precisando de uma ajuda pra fazer um termometro digital usando convesor A/D, CIs, contador, sensor e display de 7 segmentos. Nada complicado, algo bem simples mesmo.
Tem que ser com circuitos integrados discretos (tipo um CI com contador, outro com conversor A/D, etc.) ou pode ser utilizado um circuito integrado único, que já possua todos os requisitos para a implementação do termômetro?

Digo isto porque existe, por exemplo, o ICL7107, que já possui em seu interior tudo o que você precisaria para a montagem...

ICL7107_1.gif

Figura retirada de:

http://www.mspc.eng.br/comp/comp4000.shtml

Postado

da pra fazer um velocimetro digital com este CI? o sensor de velocidade de meu carro emite pulsos em frequencia proporcional a velocidade.

Postado

Fiz um circuito com este CI, o 7107.

Ele é preciso para baixas, e altas temperaturas.

Mas para temp. em torno de 40-60 ele não tem tanta precisão. Marca cerca de 4 a 5 graus mais que outros termometros.

da pra fazer um velocimetro digital com este CI? o sensor de velocidade de meu carro emite pulsos em frequencia proporcional a velocidade.

Ele le voltagens e não frequencia.

Não sei como poderia fazer para transformar esta fequencia em tensão, mas é interessante...

Postado
Se você souber exatamente qual é a relação dos pulsos emitidos em função da velocidade, dá para montar um circuito com contadores comuns...

O circuito, neste caso, seria basicamente um frequencímetro (na realidade, ele funciona da mesma maneira).

frequencimetro-1MHz.gif

O circuito seria algo parecido com este, modificando-se algumas coisas. Mas é indispensável saber a relação dos pulsos emitidos pelo sensor de velocidade.

Outra opção seria montar o circuito com um PIC, mas aí depende de recursos de programação (conhecimentos de programação e um aparelho programador, é claro).

Postado
o programador de pic eu tenho, falta o programa...

ja vi uns projetos parecidos, inclusive tem um otimo de um tacometro para motos, o principio é parecido, mas nao achei como calibrar ele para mostrar a velocidade...

Conforme eu disse, o principal é saber qual a relação entre a velocidade e a frequância gerada pelo sensor de velocidade. Sabendo isto, fica fácil calibrar o equipamento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!