Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
Pistola, amanhã de manhã vou numa serralheria ver o tal cara que diz que consegue fazer buracos redondos sem usar serra copo (coisa em extinção aparentemente XD).

Tenho duas dúvidas e, novamente, ficarei muito grato se você me ajudar com elas:

1) Qual o diâmetro ideal dos buracos? Como ele vai fazer na mão mesmo eu posso escolher qualquer um: 110, 115, 120, etc. Qual tamanho você recomenda?

2) Onde exatamente eu faço o terceiro furo lateral no Ferrari para uma placa mãe P5Q-E? Não entendo nada de hardware, então não sei onde ficarão as memórias quando a placa for instalada. No PC da sua irmã você fez o terceiro furo adjacente ao furo superior. É ali mesmo? Bem coladinho?

Valeu.

1- tamanho ideal mesmo é 118mm

2- não precisa de um 3º fura não, só faça mesmo um na chapa superior... uns 5cm depois da fonte de alimentação.

Olá. Pistolão, estou lendo o seu excelente tópico e tenho este K100 no qual quero instalar mais fans como você menciona.

Mas a grelha "inferior" do K100 tem 12cm de "largura" mas somente "8cm de altura". Assim, sem cortar nada (porque não quero mesmo cortar o gabinete), posso instalar ali um fan de 12cm, mesmo que neste local (grelha inferior lateral) não haja um espaço "aberto" de 12cm x 12 cm???

E ainda, não pretendo fazer over algum (proc., vga, ram), assim um fan frontal, um traseiro e um lateral, usando os locais do próprio K100, já não seriam o suficiente??? Comprei aqueles CoolerMaster que você indicou e também o Duorb para a vga (9600GT). Obrigado.

Ô¿~

mas do que suficientes, k100 é um ótimo gabinete parabens por ter um!!! Eita gabinete difícil de achar :P, somente recomendo voce a trocar a pasta termica do cooler padrão do processador.

e sobre o duto, ele serve para o ar que o fan lateral pega de fora não seja puxado pelo fan traseiro antes de passar por dentro do dissipador do cooler, logo ele ajuda sim e muito, mas ele deve ficar na altura exata do cooler do processador, sem bloquear sua lateral

Postado

Olá,

Pistolão, acabou de chegar o gabinete Gabinete Argus ATX Zion 7730 eu encomendei no KAbum... só q eu fiquei desapontado, pois não cabe o cooler de 120mm traseiro :( ... vou ter q acabar colocando em cima do gabinete ele. Mas tudo bem, só peço pra você alterar la no seu post que não cabe 1 de 120mm traseiro.

Valeu!

link do gabinete https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:121

Agora só uma pergunta, se eu furar a parte de cima e colocar o de 120mm q eu comprei, vou ter a mesma funcionalidade q se colocasse atras?

Postado

sei q aqui nao é o lugar apropriado, mas Aproveitando q eu ví q você é de Vitória, lord_paladin, você conhece alguma loja boa por aqui pelo E.S q vende produtos, peças, num preço bom?

Postado
Olá,

Pistolão, acabou de chegar o gabinete Gabinete Argus ATX Zion 7730 eu encomendei no KAbum... só q eu fiquei desapontado, pois não cabe o cooler de 120mm traseiro :( ... vou ter q acabar colocando em cima do gabinete ele. Mas tudo bem, só peço pra você alterar la no seu post que não cabe 1 de 120mm traseiro.

Valeu!

link do gabinete https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:121

Agora só uma pergunta, se eu furar a parte de cima e colocar o de 120mm q eu comprei, vou ter a mesma funcionalidade q se colocasse atras?

aff foi o próprio kabum que tinha dito que vinha com fan traseiro de 120mm, pede pra eles trocarem, bando de safado...

e sim colocar em cima como exaustão é bem mehor que traseiro...

Postado
mas bem, mesmo assim eu vou colocar um de 80mm traseiro.. so pra nao ficar sem nada... valeu!

Cara, se o Kabum disse que cabia fan traseiro de 120 e não cabe, é obrigação deles trocar o produto! Manda um e-mail pra lá reclamando e mostra a mensagem provando que te disseram isso. Se forem uma loja séria terão que trocar o gabinete e pagar os dois envios (desse aí pra lá e de um outro pra sua casa).

Recentemente duas lojas pisaram na bola comigo também. A Spon mandou 8 grelhas cromadas sendo que pedi 8 pretas, mas disseram que vão trocar. Só que já mandei as grelhas de volta faz tempo e nada...

A Hardstore aceitou a compra de uma placa que tava esgotada há dois dias (sendo que no site deles dizia que tava em estoque) e eu só descobri isso duas semanas depois quando liguei pra lá reclamando que não tinha recebido a placa. Esses não tiveram nem a decência de oferecer uma placa melhor a preço de custo pra eu não ficar sem placa nenhuma, já que eles não tem nenhuma equivalente. Definitivamente não recoemndo essa loja a ninguém. :angry:

Postado

sim, porém, no Kabum nao fala nada sobre 120mm traseiro, eu vi no topico do Pistolao, achei ele o mais bunito entre todos e comprei! quando chegou q eu vi =(

Postado

eu liguei pessoalmente e pedi a relação de todos argos que davam para por fan de 120mm na traseira... eles me passaram aquela lista... Aff pode falar que o pessoal do suporte te falou e falou manda eles trocarem...

Postado

Vou tentar, mas o unico problema é q esse processo vai demorar muuuuito... mas eu poderia colocar mesmo assim um cooler de 92mm atras só pra deixar mesmo, e furar em cima e colocar o de 120mm da coolermaster ... ficaria bom também né?

eu só queiro que meu gabinete caiba a HD4850... se couber eu uso ele sem problema.

Postado

sim pode, se voce por um de 92mm atras e o da coolermaster em cima fica muito bom... aproveita e poe pelo menos um da coolermaster na lateral, em cima do processador também, já é o suficiente

Postado

PistolaoBR,

Li todas as mensagens e já ate comprei o gabinete ferrari da clone e os coolers para o gabinete que você indicou. Porém estou com uma duvida, qual o melhor tipo de cooler para minha placa mãe, tenho uma P5Q-E. Eu li a obs que você fez no 1o post e acho que o ideal seria um cooler padrão que joga o ar na placa mãe, mas queria saber de você se esse tipo seria o melhor para mim.

O topico tá muito bom, valeu!!!!!

Abraço

Postado

amigo com um clone ferrari voce pode por um fan de 120mm na lateral em cima do processador, o que valoriza e muito um cooler padrão, logo o recomendado para voce é um bom cooler padrão.

Postado

hehe eu comprei o gabinete e 4 coolers da coolermaster, vou colocar 2 na lateral jogando vento, um na frente, um a tras e um em cima como exaustores.

Postado

Pistolão dá uma olhada na config interna e externa que eu fiz.. essa foi fechada nada mais nada menos

HARDWARE

Gabinete Clone ATX 4 Baias Preto 15096 [189.00 upgrade]

Fonte Coolermaster eXtreme 460W - RS-460-PMSR-A3 [219.00 upgrade]

Disco Rígido 160GB 7200rpm Samsung Sata II[125.90 infobox]

Processador AMD Athlon64 X2 5000+ SKTAM2 Dual-Core[189.00]

Placa Mãe AM2 ASUS M2N-MX SE PLUS[ 199.00 infobox]

Memória 2x1GB DDR2 800MHz Patriot (79,00 cada)[infohouse]

Gravador de DVD-RW LG GSA-H62N Black SATA (66,00)[infobox]

Placa de Vídeo GeForce Point of View 7600GS-V 256MB-128b PCI-X(229,00 upgrade)

Cooler Evercool Base de Cobre EV-C.HPFA-10025 SKT AM2 [68.90]upgrade

6xCooler Fan Coolermaster 120mm Preto c/Luz Azul - R4-L2R-20CK-GP[120]upgrade

5x Grelhas[20]upgrade

+ Custo montagem e corte de 118mm no gabinete para fans

e outra coisa...

Onde está o fan frontal do projeto DARK ICE da sua irmã?

[mudei o gabinete pra um melhor, apesar de mais caro..]

Postado
amigo com um clone ferrari voce pode por um fan de 120mm na lateral em cima do processador, o que valoriza e muito um cooler padrão, logo o recomendado para voce é um bom cooler padrão.

beleza, comprei 4 coolers "Coolermaster R4-L2R-20CK-GP": vou colocar um atras e um em cima do gabinete, um em cima do processador, um em cima da placa de video!

Para o processador estou entre o Gemin II e o MaxOrb.

Veleu a atenção e o topico ta muito bom mesmo!

Postado

É mesmo? Será que dá pra tentar fazer um overzinho num Q9300 com cooler de 120 da CM em cima do processador, cooler box e uma pasta termica Noctua?

Off: Vi que você optou por um Q6600 na sua configuração e queria perguntar o que te fez escolher ele a um E8400, por exemplo, que daria pra você fazer um over até uns 5 ghz mais ou menos. Sei que a sua versão é daquelas extreme (carissimas XD), mas será que você podia me dar uma luz aqui pra eu ver se fico com meu Q9300 ou troco por um E8400? Será que mais clock necessariamente significa mais poder?

Valeu.

• Membro VIP
Postado

Carpa, se não estou enganado o cooler box do Q9300 é um low profile com uma base de cobre com elastômetro, acho que se você trocar o elastômetro pela pasta que você falou e ainda colocar a fan na tampa, dá pra fazer um overzinho sim, apesar de que sempre vale lembrar, existem coolers baratos e bem melhores que o box, tanto tower quanto padrão.

E o Q9300 é superior ao E8400 em 95% dos casos, não tem muita lógica essa troca... acontece um certo empate com o E8400 e o Q6600, mas com o Q9300 não é o caso. Mais clock não quer dizer mais poder, nem mais cores, tudo depende do conjunto completo, as instruções suportadas, FSB, cache...

Postado

Valeu pela resposta, Paladin. É que tinha lido no tópico de uma placa de video (acho que a 4870) alguém dizendo a um dono de um Q9450 que o processador dele podia estar gargalando a bichinha e recomendando a troca por um E8400 que tem clock maior. Aí fiquei confuso XD

Quanto ao cooler, você recomenda algum bom e barato pra esse processador? Pra minha mobo não pode ser tower, então andei pesquisando preços dos indicados pelo Pistolão e só achei coisa de R$ 100 pra cima.

• Membro VIP
Postado

Quem recomendou isso tá louco, hehehe, o Q9450 segura até o CF de HD4870, não vai segurar uma só? Essa gargalomania é tensa...

E bem, eu recomendo o Vortex 752 da Coolermaster, tá na faixa dos 50 reais e tô satisfeito com ele, com + o de 120mm ele tá melhor que o Buffalo num gabinete transformer, que acredito ser mais ventilado que o meu, tem o dobro de tamanho, 4 ventoinhas e muito, MUITO barulho...

Postado

este gb eu paguei 80 reais > Gabinete Gamer Casemod Xblade Acrilico Cooler Neon 4 Baias

agora me fala tem gb q nao cabe cooler personalizado?

tipo gb atual?

Postado

Olá, primeiramente obrigado pelo belo topico pistolao :D sempre dava uma lida aqui mas nao tinha cadastro, e fiz um principalmente para agradece-lo pelas dicas... ta de parabens mesmo cara!!

:-BEER

Aproveito e digo o que estou pretendendo fazer :cool:

casemall k100 , http://www.3rsys.com/english/products/view.asp?navi=case&idx_num=77

me parece ser uma boa escolha! ainda + que vou querer colocar ai uma ati 4870! q é gigante, acho q teria problemas com o master cooler elite 333 que estava de olho e era + barato!! , é legal tirar os hd's de lado tb hehe

mas enfim, é um bom gabinete ? apesar de que vai me custar 170 mangos, gostei do visual enxuto dele! nada de circo nem holofotes no cpu que vai dormir no mesmo quarto que eu!! hehehe

comprando os cooler master 120mm ai, nao precisarei de parafusos maiores pra segurar as grelhas ??? (pretendo meter o copo no gabinete tb!)

Falou e parabens pelo topico novamente.

Postado

acabei de ler o tópico todo, muito bom, deixa eu expressar minha opinião, se for pra comprar gabinetes da leadership, goldship e marcas genéricas é melhor seguir a recomendação do pistolador... todos os gabinetes são fabricados da mesma maneira, a estrutura interna é a mesma pra todos, só muda as chapas (que são pintadas cada uma de um jeito) e o plástico do painel frontal que é basicamente o que diferencia os gabinetes... eu prefiro um gabinete discreto e com painel frontal padrão do que as viadagens que existem por ae, como x-blade, viper, etc

agora, para quem estiver disposto a gastar um pouco mais, recomendo comprar um gabinete de marcas famosas, tais como coolermaster, thermaltake (se bem que acho meio chegay os gabinetes deles, chieftec, antec, etc) esses gabinetes possuem qualidade de contrução superior, chapas reforçadas, etc... e possuem desde modelos estravagantes a modelos discretos até os mais decorados:wub:...

o próprio autor do tópico possui um gabinete de marca, tenho um coolermaster Centurion 534 e não me arrependo de ter comprado, paguei em torno de 300 reais a mais de um ano e não me arrependo...

Outra coisa que discordo é quanto ao uso de filtro de poeira, já tive péssimas experências com gabinetes bonitinhos cheio de furos, mas sem filtro que depois de um tempo ficaram extremamente sujos de poeira, peguei um caso de um verycow como esse que está anexado de um amigo que comprou só porque achou bonitinho e quando abri o gabinete tomei um susto, a entrada de ar frontal estava completamente obstruida de poeira, na lateral até a grelha lateral do fan de 120mm estava encardida de poeira, o fan tinha grudado a poeira (provavelmente por causa da umidade), a placa-mãe estava encrustada de poeira, tive um trabalhão para limpar, não acho válido a sugestão do pistolador de que fans como exaustores irão remover a poeira também, os componentes do computador geram uma eletricidade estática que atrai poeira (li isso em algum lugar), por isso acho fundamental a instalação de filtros, uso dois filtros nos furos laterais, meu computador está há um ano montado e não tive poeira interna praticamente, já o filtro... amnhã posto aqui pra vocês terem noção...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!