Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
Olá, primeiramente obrigado pelo belo topico pistolao :D sempre dava uma lida aqui mas nao tinha cadastro, e fiz um principalmente para agradece-lo pelas dicas... ta de parabens mesmo cara!!

:-BEER

Aproveito e digo o que estou pretendendo fazer :cool:

casemall k100 , http://www.3rsys.com/english/products/view.asp?navi=case&idx_num=77

me parece ser uma boa escolha! ainda + que vou querer colocar ai uma ati 4870! q é gigante, acho q teria problemas com o master cooler elite 333 que estava de olho e era + barato!! , é legal tirar os hd's de lado tb hehe

mas enfim, é um bom gabinete ? apesar de que vai me custar 170 mangos, gostei do visual enxuto dele! nada de circo nem holofotes no cpu que vai dormir no mesmo quarto que eu!! hehehe

comprando os cooler master 120mm ai, nao precisarei de parafusos maiores pra segurar as grelhas ??? (pretendo meter o copo no gabinete tb!)

Falou e parabens pelo topico novamente.

O K100 é realmente um ótimo gabinete. Fiquei até com inveja dessas fotos agora, hahaha. Pena que seja tão caro. :(

Enfim, vai ser uma ótima escolha sim, sem dúvida. Pode pegar de olhos fechados.

E bem, eu recomendo o Vortex 752 da Coolermaster, tá na faixa dos 50 reais e tô satisfeito com ele, com + o de 120mm ele tá melhor que o Buffalo num gabinete transformer, que acredito ser mais ventilado que o meu, tem o dobro de tamanho, 4 ventoinhas e muito, MUITO barulho...

Gente, além desse vocês recomendam mais algum cooler horizontal de baixo custo que vá fazer muita diferença em relação ao meu cooler box?

Obrigado.:D

Postado
É mesmo? Será que dá pra tentar fazer um overzinho num Q9300 com cooler de 120 da CM em cima do processador, cooler box e uma pasta termica Noctua?

Off: Vi que você optou por um Q6600 na sua configuração e queria perguntar o que te fez escolher ele a um E8400, por exemplo, que daria pra você fazer um over até uns 5 ghz mais ou menos. Sei que a sua versão é daquelas extreme (carissimas XD), mas será que você podia me dar uma luz aqui pra eu ver se fico com meu Q9300 ou troco por um E8400? Será que mais clock necessariamente significa mais poder?

Valeu.

nossa com um fan de 120mm 90cfm na lateral em cima do seu cooler box do processador com pasta termica de prata faz tranquilo um over para o próximo nível de clock externe, tipo de 200 para 266, ou 266 para 333, ou 333 para 400.

este gb eu paguei 80 reais > Gabinete Gamer Casemod Xblade Acrilico Cooler Neon 4 Baias

agora me fala tem gb q nao cabe cooler personalizado?

tipo gb atual?

Péssima escolha de gabinete amigo, leia com atenção o 1º post desses tópico que voce vai entender.

Olá, primeiramente obrigado pelo belo topico pistolao :D sempre dava uma lida aqui mas nao tinha cadastro, e fiz um principalmente para agradece-lo pelas dicas... ta de parabens mesmo cara!!

:-BEER

Aproveito e digo o que estou pretendendo fazer :cool:

casemall k100 , http://www.3rsys.com/english/products/view.asp?navi=case&idx_num=77

me parece ser uma boa escolha! ainda + que vou querer colocar ai uma ati 4870! q é gigante, acho q teria problemas com o master cooler elite 333 que estava de olho e era + barato!! , é legal tirar os hd's de lado tb hehe

mas enfim, é um bom gabinete ? apesar de que vai me custar 170 mangos, gostei do visual enxuto dele! nada de circo nem holofotes no cpu que vai dormir no mesmo quarto que eu!! hehehe

comprando os cooler master 120mm ai, nao precisarei de parafusos maiores pra segurar as grelhas ??? (pretendo meter o copo no gabinete tb!)

Falou e parabens pelo topico novamente.

K100 é ótimo, pena que custa caro, um ferrari da clone basicamente faz a mesma coisa e custa a metade do preço... E voce somente deve retirar o metal duradinho e usar grelhas em fans que estiverem como exaustores, pois além de aumentar muito o barulho acaba com a exaustão do ar.

acabei de ler o tópico todo, muito bom, deixa eu expressar minha opinião, se for pra comprar gabinetes da leadership, goldship e marcas genéricas é melhor seguir a recomendação do pistolador... todos os gabinetes são fabricados da mesma maneira, a estrutura interna é a mesma pra todos, só muda as chapas (que são pintadas cada uma de um jeito) e o plástico do painel frontal que é basicamente o que diferencia os gabinetes... eu prefiro um gabinete discreto e com painel frontal padrão do que as viadagens que existem por ae, como x-blade, viper, etc

agora, para quem estiver disposto a gastar um pouco mais, recomendo comprar um gabinete de marcas famosas, tais como coolermaster, thermaltake (se bem que acho meio chegay os gabinetes deles, chieftec, antec, etc) esses gabinetes possuem qualidade de contrução superior, chapas reforçadas, etc... e possuem desde modelos estravagantes a modelos discretos até os mais decorados:wub:...

o próprio autor do tópico possui um gabinete de marca, tenho um coolermaster Centurion 534 e não me arrependo de ter comprado, paguei em torno de 300 reais a mais de um ano e não me arrependo...

Outra coisa que discordo é quanto ao uso de filtro de poeira, já tive péssimas experências com gabinetes bonitinhos cheio de furos, mas sem filtro que depois de um tempo ficaram extremamente sujos de poeira, peguei um caso de um verycow como esse que está anexado de um amigo que comprou só porque achou bonitinho e quando abri o gabinete tomei um susto, a entrada de ar frontal estava completamente obstruida de poeira, na lateral até a grelha lateral do fan de 120mm estava encardida de poeira, o fan tinha grudado a poeira (provavelmente por causa da umidade), a placa-mãe estava encrustada de poeira, tive um trabalhão para limpar, não acho válido a sugestão do pistolador de que fans como exaustores irão remover a poeira também, os componentes do computador geram uma eletricidade estática que atrai poeira (li isso em algum lugar), por isso acho fundamental a instalação de filtros, uso dois filtros nos furos laterais, meu computador está há um ano montado e não tive poeira interna praticamente, já o filtro... amnhã posto aqui pra vocês terem noção...

Hmm uso o Centurion pois foi o mais barato de 5 baias que achei, e como queria 3 baias para o baiafan e mais 2 em cima que ficariam na altra da fonte, foi a melhor opção, mas eu comprei baratinho na DHCP foi R$175,00 na época, Obrigado Gilsão :D

E sobre o filtro de poeira, ele diminui e muito a ventilação do fan, o ideal mesmo para prevenir poeira é voce colocar a mesma quantidade de fans como exuastores e ventiladores, assim o ar fica sempre em fluxo... agora para o pessoal que mora em áreas industriais, relamente é uma boa opção, mas ai é melhor e mais barato voce ir numa loja de tecidos e pedir uns 30cm de seda, se possível egípsea, e fazer voce mesmo o filtro, fica bem melhor, diminui muito menos a ventilação e fica mais barato... e voce pode comprar uma caneta de desenha em tecidos e fazer um desenho personalizado :D

Postado
nossa com um fan de 120mm 90cfm na lateral em cima do seu cooler box do processador com pasta termica de prata faz tranquilo um over para o próximo nível de clock externe, tipo de 200 para 266, ou 266 para 333, ou 333 para 400.

Péssima escolha de gabinete amigo, leia com atenção o 1º post desses tópico que voce vai entender.

K100 é ótimo, pena que custa caro, um ferrari da clone basicamente faz a mesma coisa e custa a metade do preço... E voce somente deve retirar o metal duradinho e usar grelhas em fans que estiverem como exaustores, pois além de aumentar muito o barulho acaba com a exaustão do ar.

Hmm uso o Centurion pois foi o mais barato de 5 baias que achei, e como queria 3 baias para o baiafan e mais 2 em cima que ficariam na altra da fonte, foi a melhor opção, mas eu comprei baratinho na DHCP foi R$175,00 na época, Obrigado Gilsão :D

E sobre o filtro de poeira, ele diminui e muito a ventilação do fan, o ideal mesmo para prevenir poeira é voce colocar a mesma quantidade de fans como exuastores e ventiladores, assim o ar fica sempre em fluxo... agora para o pessoal que mora em áreas industriais, relamente é uma boa opção, mas ai é melhor e mais barato voce ir numa loja de tecidos e pedir uns 30cm de seda, se possível egípsea, e fazer voce mesmo o filtro, fica bem melhor, diminui muito menos a ventilação e fica mais barato... e voce pode comprar uma caneta de desenha em tecidos e fazer um desenho personalizado :D

essa história de ar saindo vai tirar a poeira não consigo acreditar... hehehe

eu uso aqueles filtros da akasa, devem criar uma restrição gigantesca, mas pelo menos fico sem poeira... um dia vou ver se coloco essa tal de seda egipsea :wub:

seguindo as recomendações do tópico vou fazer a baiafan + corte na lateral, espero que fique legal... vou ver se posto o resultado aqui depois...

Postado

Olá. PistolaoBR, estou para instalar alguns fans no meu K100 e o Thermaltake Duorb que acabei de receber na minha 9600 GT. Comprei dois fans de 12cm "Cooler Master R4-L2R-20CK-GP" para substituir os barulhentos Zalman ZM-F3 que uso como ventilação (frente) e exaustão (atrás). Também tenho um Thermaltake A2368 12cm que vou instalar na lateral do K100 como ventilação.

Também comprei um cooler para chipset "Vizo NBC-101-ALM Sleet" ( http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_318&products_id=2952) para instalar no northbridge da minha Asus P5K-SE. Mas quando abri a embalagem, notei que este cooler é "fechado" embaixo. Minha ideia era instalar este Vizo em cima do dissipador padrão da P5K-SE, mas sendo o Vizo "fechado" isto vai dar certo?

O Vizo também veio com um dissipador para o northbrige e um outro para o southbrige. Mas é um "treco" muito baixo e que deve ser "colado" nos chipsets. Não vou usá-los não.

O que você acha? Instalo este cooler de chipset Vizo sobre o dissipador da P5K-SE (north) ou removo o dissipador da mobo e instalo só o cooler Vizo? Obrigado.

Ô¿~

Ps.: Desculpe se não me fiz entender. :(

Postado

Agora fiquei realmente na dúvida se uso ou não filtros. Moro numa cidade rodeada por uma siderurgica, então tem bastante poeira aqui sim. Entretanto, não queria diminuir muito a ventilação dos coolers só pra filtrar a poeira. Em quantos % mais ou menos será que a ventilação fica comprometida com filtro? Passa de 90 CFm pra quanto mais ou menos?

Pistola, não sabia que era pra fazer furos com serra copo e botar grelha só nos exaustores. Agora já comprei grelha pra furar todos os buracos do Ferrari, até os dois da lateral, hahah. Será que não vai fazer nenhuma diferença então? XD

Off: Não entendi nada desse negócio de "proximo nivel de clock externo". Aliás, não entendo nada de overclock. Existe algum site explicando isso que você recomenda? Será que um iniciante como eu consegue fazer um overclock só seguindo instruções na net ou é muito perigoso?

Valeu.

Postado
Agora fiquei realmente na dúvida se uso ou não filtros. Moro numa cidade rodeada por uma siderurgica, então tem bastante poeira aqui sim. Entretanto, não queria diminuir muito a ventilação dos coolers só pra filtrar a poeira. Em quantos % mais ou menos será que a ventilação fica comprometida com filtro? Passa de 90 CFm pra quanto mais ou menos?

Pistola, não sabia que era pra fazer furos com serra copo e botar grelha só nos exaustores. Agora já comprei grelha pra furar todos os buracos do Ferrari, até os dois da lateral, hahah. Será que não vai fazer nenhuma diferença então? XD

Off: Não entendi nada desse negócio de "proximo nivel de clock externo". Aliás, não entendo nada de overclock. Existe algum site explicando isso que você recomenda? Será que um iniciante como eu consegue fazer um overclock só seguindo instruções na net ou é muito perigoso?

Valeu.

sim faz sim, é bom fazer em todos, todos perdem uns 30% do CFM se tiver com metal furadinho, mas só os que estão como exaustores que FAZEM BARULHO A MAIS...

Overclock basicamente é um aumento do clock externo do seu sistema, seu processador tem o clock interno, que é o que voce conhece, e o interno, que é 1/4 do fsb em que ele funciona, e ai o clock interno é na verdade o clock externo multiplicado... Ex.: Um Q6600 é de FSB 1066 (1066/4=266 clock externo) e tem 2.4Ghz ou seja possui 2.4Ghz de clock interno (266x9=2.4Ghz) logo ele pega o clock externo e multiplica por 9 para conseguir o seu clock interno, e esse multiplicador NÃO PODE SER AUMENTADO, somente diminuido, logo se voce quer aumentar o clock interno do seu processador voce aumenta é o clock externo a ser multiplicado, MAS... a placa mãe deve aguentar esse FSB novo, vamos supor que sua placa mãe seja de FSB 1066mhz e aguente aumentando a tensão do chipset até 1333mhz de FSB, logo se voce quiser fazer um overclock no seu Q6600 voce pode no máximo chegar até 333x9=3Ghz apesar do Q6600 chegar tranquilo até os 3.8Ghz, mas sua placa mãe não vai conseguir fornecer o fsb necessário para isso, e o que o pessoal sempre esquece é que quando voce aumenta o clock externo, voce aumenta a base de clock de todo sistema, inclusive do PCI-E e das memórias, logo voce deve reconfigurar os 2 também para conseguir estabilizar, Ex.: Se voce pega um Q6600 com memórias de 800mhz e aumenta ele de 266x9=2.4Ghz para 400x9=3.6Ghz, voce também aumenta as memórias de 3x266=800mhz para 3x400=1200mhz logo voce deve diminuir o multiplicado das memórias para 2x, 2x400=800mhz, e claro, todo aumento de clock deve ser seguido num aumento de tensão... e quem controla esse aumento são os reguladores de tensão, que super aquecem com facilidade, disperdiçando energia tanto na placa mãe como nas memórias e processador se superaquecidos, com exceção dos PWMs digitais, logo voce deve refrigerá-los também se voce quiser um over estável e de baixas temperaturas...

Eu aconselho o uso de filtros, segue umas fotos do meu gabinete, na terceira foto vocês podem ver como não existe poeira dentro do gabinete...

tá ai, porque tu colocou filtros ali, eles devem ser postos somente em fans que estão jogando ar para dentro do gabinete, voce nem tem fans alí e ainda seu cooler é um buffalo, que é tower, ele nem chupa ar do duto lateral :P

Postado
nada, no máximo só o fan dele mesmo, se for remover o dissipador original só faça para trocar pasta termica por uma de prata..., o dissipador original é bem melhor...

Olá. Obrigado pela informação. Estava mesmo em dúvida do que fazer. Vou trocar a pasta do chipset pela "Zalman ZM-STG1" e usar só o cooler Vizo com o dissipador da ASUS mesmo. Valeu.

Ô¿~

Postado

olha só o meu projeto (tá foi no paint e tá feio, mas serve como esboço hehe)

k100uc9.jpg

pretendo colocar 4 daqueles cooler master recomendados ai pela galera, e deixar 1 dos 2 originais no teto dele ali como exaustor, ou talvez na frente dos hdd's , nao sei ainda! o que acham da ideia? tá legal, nao, sugestao de realocar os lugares ? a fonte serve como um exaustor tb, certo? (corsair 650) fiquei na duvida se conseguirei colocar um cooler entre a tampa do gabinete e aquele duto de ar pro processador..ou melhor até, sera q uso o duto?! :P ( e assim vai acabando meu dinheiro do mes do trampo e surgindo +1 entusiasta hehehe )

Postado

bom uma corsair 550W já está de bom tamanho, somente compre 650W se voce for fazer crossfire sli, e no caso do seu case mod, eu recomendo voce usar só usar o fan original no lugar ali dos hds, os 2 da lateral ventilando, e o traseiro e superior como exaustor, use da coolermaster, e outro coisa, que lateral que vai ficar alí em baixo, ele deve ventilar não só sua vga mas também seu chipset central da placamãe, logo ele tem que ficar logo abaixo, 1cm, do fan lateral que fica em cima do processador.

Postado

nao vai ficar muito fragil cortar muito perto 1 furo do outro ?

dica anotada, o original fica nos hdds então os outros 4 vão ser cooler master mesmo :D

alias, nunca fiz um casemod proprio, sera que qualquer mobo tem tantos conectores de 3 pinos pra ligar tanto cooler ?! será q precisarei de adaptador daqueles do tipo Y ?

agora vou correr atras de umas borrachas em U pra dar um melhor acabamento nos cortes, um fio de silicone ou algo assim tipo branco ou azul pra agrupar os fios lá dentro, complicado agora vai ser achar dai uma luz negra pra colocar ali dentro, junto com um interruptorzinho pra gerenciar todos esses leds!!!:wacko: é, quero deixar ele todo escuro e as vezes todo ligado, isso vai ser difícil mas vou procurar por ai alguma solução! valeu novamente as dicas ae!!!

Postado

Nossa, Pistola Obrigado pela explicação, mas não entendi muito bem esse negócio de clock. Porém, melhor não me estender muito no assunto, pois aqui não é lugar disso. Depois procuro me informar melhor no Google. De qualquer forma valeu mesmo a intenção. :lol:

Poxa vida, cara. Faz mais de um mês que tô pra montar esse PC e ta esbarrando na placa mãe. Quando eu finalmente achei uma boa e na faixa pra comprar na tal hardstore e pensei que a coisa ia andar, os caras fazem cagada e eu fico sem placa. Agora to tentando achar outra, mas tá fogo. Pior que nesse meio tempo eu fico só lendo, lendo, lendo e lendo... Não me leve a mal, acho muito saudavel uma pessoa se informar bastante antes de comprar algo. Todos deveriam fazer isso. Mas chega num ponto que você começa a ficar obssecado e querendo mudar toda sua config a cada critica que lê a respeito dela XD

Enfim, numa dessas leituras descobri que aquele CM690 de 400 pau tem dois exaustores no teto. Será que dá pra por dois desses no Ferrari entre as baias e uma fonte Corsair 550vx? Fica bom? Você falou que é bom ter o mesmo número de cooler soprando e puxando, então preciso de um exaustor extra XD

valeu.

Postado

tá ai, porque tu colocou filtros ali, eles devem ser postos somente em fans que estão jogando ar para dentro do gabinete, voce nem tem fans alí e ainda seu cooler é um buffalo, que é tower, ele nem chupa ar do duto lateral :P

tem 2 fans de 80mm na lateral, um por filtro (sei que não é o certo...)

quando eu instalar o baia fan vou instalar também com filtro... (só que dessa vez vou tentar usar a tal seda dos faraós)

Postado

Enfim, numa dessas leituras descobri que aquele CM690 de 400 pau tem dois exaustores no teto. Será que dá pra por dois desses no Ferrari entre as baias e uma fonte Corsair 550vx? Fica bom? Você falou que é bom ter o mesmo número de cooler soprando e puxando, então preciso de um exaustor extra XD

valeu.

deixa eu me intrometer um pouquinho, o CM690 pode usar dois fans de 120mm como exaustores no teto porque possui uma organização de componentes diferente de gabinetes normais, nesse gabinete a fonte fica embaixo da placa mãe, assim onde deveria existir a fonte tem um fan como exaustor...

Com gabinetes comuns isso fica quase impossível de ser feito... a menos que você queira colocar o fan em cima da baia de cd

post-162779-13884948349738_thumb.jpg

Postado

Cara, ta muuuuuuuito difícil achar alguem q corte isso, ninguem tem serra-copos, fui em umas 10 serralherias e nada... achei só uma q tem a serra copo tamanho 110mm só q ele ta cheio de trabalhos hj e só amanha ele fura, ta realmente complicado aqui em Vila Velha... pensei em cortar com a serra-marmore, mas ai nao vai ficar redondo e sim quadrado... será q tem problema?

Postado

Pode deixar pistolão valeu! o Gabinete q eu comprei não vou ficar muito tempo! depois vou passar pra um maior, então eu acabei cortando com a serra-marmore mesmo ficou como um polígono de seis lados, o acabamento nao ficou dos melhores mas deu certo!

Valeu pela ajuda!

Postado

Pelo visto o problema não é só da minha cidade então. XD

Acho que só o Pistola no Brasil inteiro que tem uma serra copo de 120 mm hahaha.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!