Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

Na verdade sou meio contra cooler, pois alem de gerar barulho e consumo, tb jogam muita poeira dentro do gabinete. O ideal era transferir o calor pra fora do gabinete. Tb nao sou a favor dos water... Ja pensou se uma mangueira se solta ou estoura...

Postado

bom primeiro lugar, somene fans acima de 20dB geram barulho mesmo, abaixo disso voce mal escuta eles, segundo lugar, voce somente tem acumulo de poeria se e somente se voce tiver mais fans ventilando do que retirando o ar do gabinete, e ainda, se uma mangueira estoura num water cooler não tem problema nenhum pois o liquido não conduz energia elétrica, somente termica... e o cara so iria ter problema se ele tiver usado pasta de prata, coisa que é meio absudo em water coolers pois pastas de prata trabalham melhor em temperaturas altas, em water cooler voce deve usar pasta de ceramica que além de ser bem melhor que as de prata em temperaturas mais baixas ela ainda é isolante elétrica :P

Entenda que isso é desenhado para funcionar e não te dar dor de cabeça, quem não pensa nisso são alguns fabricantes de placa mãe que usam componentes baratos *cof* *cof* asus *cof* *cof* e acabam por fazer circuitos muito quentes que nem mesmo os dissipadores do proprio produto da conta do recado em paises tropicais como o nosso.

Postado

Aproveitando que você tocou no assunto pasta térmica, tô pra comprar a minha ainda, mas não sei qual é a melhor: Noctua ou OCZ Freeze Extreme. Vi sua lista de recomendações no outro tópico e a OCZ está na frente da Noctua, mas, se não me engano, também li em algum lugar do fórum você dizer que a OCZ funciona pior que as outras em temperaturas muito altas (se viajei na maionese desculpa XD).

Também fiquei intrigado com essa nova (pelo menos segundo o site) coolermaster Nano fusion. Você já testou ela, Pistolão?

Valeu.

Postado

Primeiramente minhas desculpas por ter "abandonado" o tópico, fiquei com problemas estomacais por uns dias, mas já estou de volta :P

Parabéns, Skull. Ficou muito bom. =)

Pergunta: Como você calculou o lugar certo de fazer o furo superior?

Carpa, medi tudo com régua mesmo, inclusive na hora de furar saiu meio do esquadro uns milímetros, mas to mais preocupado com a utilidade do que com a simetria exata. Mas calculei (medi) o tamanho da fonte e espacei uns 3cm, depois medi 6cm (metade do tamanho do fan - 12cm) e marquei o lugar do furo, só isso. Mas se você tiver a grade, marca os 4 furos dos parafusos por ali mesmo, e aproveita pra marcar o furo da BROCA GUIA da serra copo, fica até mais fácil.

Vou por um esquema meia boca desenhado das medidas aproximadas

visosuperiordesenhada.jpg

Não tem mistério nisso, é marcar o furo guia no meio e furar, simples. Garanto que desenhar isso aqui foi 10x pior.

Na verdade sou meio contra cooler, pois alem de gerar barulho e consumo, tb jogam muita poeira dentro do gabinete. O ideal era transferir o calor pra fora do gabinete. Tb nao sou a favor dos water... Ja pensou se uma mangueira se solta ou estoura...

Konkaguais, também fiquei curioso, você usa ou conhece algum tipo de "ar condicionado" ou outro tipo de transferidor de temperatura, como usar o PC submerso em óleo mineral???

...

Também fiquei intrigado com essa nova (pelo menos segundo o site) coolermaster Nano fusion. Você já testou ela, Pistolão?

Valeu.

Pois é Pistolão, por coincidência comprei essa Nano Fusion ai que o Carpa citou, queria saber mais sobre ela, porque acho que no final de semana ou no máximo na semana que vem monto meu novo xodó, hehehe, será que ela é eficiente?

Outra coisa, como se define a qualidade de uma pasta térmica?

Eu vejo muitos dados mas não consigo traduzir em nenhuma informação útil, como nesse exemplo:

• Condutividade Térmica: 7.8 Watts/medidor
  • Resistência: 7.5 x 109 ohm-cm
  • Resistência Térmica: 0.065 °C-cm2 /W@40psi
  • Índice Temporário: <0.05%
  • BLV (Espessura de linha): 0.019 mm
  • Gravidade Específica: 3.25
  • Peso(Composto Térmico): Não informado

Só da pra comparar quando são usados dois parâmetros iguais, mas mesmo assim, nem faço ideia se o melhor é o que tem uma gravidade específica maior ou menor, por exemplo... São uns hieróglifos pra mim!

Você poderia iluminar nossas idéias?

Postado

Fala skull sumidão...

Aproveitando que você tocou no assunto pasta térmica, tô pra comprar a minha ainda, mas não sei qual é a melhor: Noctua ou OCZ Freeze Extreme. Vi sua lista de recomendações no outro tópico e a OCZ está na frente da Noctua, mas, se não me engano, também li em algum lugar do fórum você dizer que a OCZ funciona pior que as outras em temperaturas muito altas (se viajei na maionese desculpa XD).

Valeu.

Carpa seguinte, nunca testei a nano fusion não e a ocz é melhor que a noctua em qualquer caso, as 2 são pasta termica de metal... agora isso que eu falei das temperaturas era no caso da ocz/noctua contra a thermalright chill factor, que vence as 2 em temperatuas abaixo de 30ºC, mas perde feio em temperaturas acima de 40ºc, já que pastas de metais são as melhores para transferir grandes quantidades de calor, mas baixas quantidades elas não são tão boas não... e a thermalright chill factor não tem prata ou cobre em sua composição, ela é branca, só que super ultra duper micro processada, e ai tá o macetão dela, outras pastas brancas possuem particulas de transferencia de calor maiores, a chill factor as particulas são tão quebradas que ela chega quase a ser liquida de tão processada que ela é, assim voce cosnegue não só atingir uma camada mais fina, como também preencher melhor as falhas da face da base do cooler e da face do processador...

Postado

Bom dia pessoal,

ESTOU DESESPERADO, é o seguinte comprei as peças do meu PC, chegam na sexta feira, só que ainda falta a fonte (CORSAIR 450VX) e o gabinete Ferrari Clone 15078.Só que aqui em Brasilia eu não acho pra vender em lugar algum essas peças, gostaria de saber com vocês alguma loja virtual aonde eu possa achá las(sem ser a WAZ), por favor é questão de vida ou morte, rsrs....

Brigadão!

Postado

O problema é que eu n confio no ML, por isso perguntei sobre as lojas virtuais... Por exemplo os cooler do gabinete eu vou comprar na Kabum, vão ser aqueles que você recomendou aqui, da cooler master, gostaria até de uma sugestão, vou colocar dois coolers jogando ar frio em cima do processador e da placa de video um atrás tirando o ar quente, além da fonte, só não vou colocar na frente.

COnfiguração:

Mobo: P5Q E

Processador: Q9550 Cooler: Vortex 752

Video HD4850 512mb

Valeu

Postado

cara mercado pago não tem erro não amigo, voce dá o dindin para o mercado livre que só vai liberar o dinheiro para o vendedor depois que voce disse para o mercado livre que o priduto chegou e esta ok... logo não tem como te passarem a perna...

Postado
O problema é que eu n confio no ML, por isso perguntei sobre as lojas virtuais... Por exemplo os cooler do gabinete eu vou comprar na Kabum, vão ser aqueles que você recomendou aqui, da cooler master, gostaria até de uma sugestão, vou colocar dois coolers jogando ar frio em cima do processador e da placa de video um atrás tirando o ar quente, além da fonte, só não vou colocar na frente.

COnfiguração:

Mobo: P5Q E

Processador: Q9550 Cooler: Vortex 752

Video HD4850 512mb

Valeu

Cara eu comprei no ML a fonte Corsair 450Vx, ou seja, a q você está qrendo...

Comprei com este cara ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82089445-fonte-corsair-450-watts-85-de-eficiencia-cmpsu-450vx-_JM

Paguei na segunda e no sábado estava na minha casa, frete via PAC.

Abraços

Postado

Hum, vou ver se arrumo algum serralheiro por aqui, já pedi os coolers da Kabum, chegam de 5 a 8 dias uteis, falta agora a fonte e o gabinete... eu vou dar mais uma andada em umas feiras que tem aqui em brasilia, se não achar vou comprar a fonte do cara que o colega indicou acima. Mas agora pintou uma duvida, eu já comprei o cooler vortex 752, ele aguente o quad Q9550???

Vi em alguns posts que esse vortex aguenta q9450....

Ah e obrigado pelas informaçoes!

PS: Já comprei a fonte me decidi pela Corsair 550VX, alguem conhece? È uma boa fonte?

Postado

sim é uma fonte muito boa... e sobre o cooler, entenda que todo cooler do tipo padrão, que ventila a placa mãe, sempre é mal instalado e por isso os reviews sempre são meio errados, para um cooler como o vortex funcionar direito, voce tem que colocar na lateral do seu gabinete um fan de 120mm em cima dele ventilando, com pelo menos 70cfm, com duto, e outro fan de 120mm na traseira do gabinete, sugando o ar quente que sai dele... assim ele vai funcionar direito... e se possível eu recomendo voce a comprar uma boa pasta termica de prata ocz ou noctua, e colocar nele e no dissipador do chipset nb e sb...

Postado

Olá pessoal!

Sou novo aqui no fórum e não sei se é aqui que devo postar minha dúvida, mas vai assim mesmo rsrs.

Estou afim de montar uma configuração meio "monsto" mas eu preciso da ajuda de vocês pra escolher um gabinete show. Um gabinete que dê pra adaptar 6 coolers de 120mm.Isso mesmo, 6 coolers de 120mm espalhados desse jeito:1 frontal, 1 traseiro, 1 superior e 3 laterais.

Depois explico melhor a quem puder me ajudar(tô no trabalho e o chefe chamou!!!)

valeu

Postado
sim é uma fonte muito boa... e sobre o cooler, entenda que todo cooler do tipo padrão, que ventila a placa mãe, sempre é mal instalado e por isso os reviews sempre são meio errados, para um cooler como o vortex funcionar direito, voce tem que colocar na lateral do seu gabinete um fan de 120mm em cima dele ventilando, com pelo menos 70cfm, com duto, e outro fan de 120mm na traseira do gabinete, sugando o ar quente que sai dele... assim ele vai funcionar direito... e se possível eu recomendo voce a comprar uma boa pasta termica de prata ocz ou noctua, e colocar nele e no dissipador do chipset nb e sb...

Hum então vai dar td certo, só o detalhe do duto que o gabinete da ferrari não possui, mas vai ter um fan em cima do processador, outro na vga, e um atrás, todos da cooler master do review que você fez aqui.

Sem o duto vai ter muita diferença de refrigeração?:huh:

Postado
Olá pessoal!

Sou novo aqui no fórum e não sei se é aqui que devo postar minha dúvida, mas vai assim mesmo rsrs.

Estou afim de montar uma configuração meio "monsto" mas eu preciso da ajuda de vocês pra escolher um gabinete show. Um gabinete que dê pra adaptar 6 coolers de 120mm.Isso mesmo, 6 coolers de 120mm espalhados desse jeito:1 frontal, 1 traseiro, 1 superior e 3 laterais.

Depois explico melhor a quem puder me ajudar(tô no trabalho e o chefe chamou!!!)

valeu

Bem pelo que conheço dos gabinetes, nenhum que eu saiba tem abertura pra esse monte de cooler, você provavelmente vai ter que pedir pra um serralheiro para abrir esses outros buracos. Mas qual seria essa configuração monstro???

Alguém me corrija se eu estiver errado, mas não é exagero não?

Da uma olhada na primeira pagaina desse tópico que lá tem uma lista de gabinetes que poderm ser adaptados.

Postado

Bem vindo, Skull. Melhoras aí ^^

No meu caso também não tenho duto, mas vou colocar 3 coolers na lateral (processador, memórias e vga) + um cooler na frente soprando o ar pra um rocket evercool jogar na vga (tem um switch pra ajustar a velocidade e não fazer barulho e um colega no tópico da 4850 ou 4870 disse que diminuiu 10 graus na temperatura da vga dele sem tirar plástico nem nada, só botando o rocket). Além disso também colocarei dois exaustores traseiros (sendo um da fonte) e um exaustor no topo. Todos os coolers instalados serão os CM de 70 cfm recomendados.

Acha que fica bom assim, Pistola, ou vai precisar do duto mesmo? Ah, e serão ao todo 4 coolers soprando e 3 tirando o ar, só que não sei onde mais colocar exaustor pra ficar o mesmo número. Acha que vai criar muita poeira?

Quanto ao cooler do processador, quero comprar um Vortex e fazer um overclock no meu Q9300, mas não faço a mínima ideia de como fazer overclock e nem tenho quem me ensine. Vou ver se faço um curso de montagem de micro e aprendo, então devo ficar alguns meses rodando ele na frequencia padrão mesmo. Será que durante esses meses o cooler box c/ uma Noctua aguenta legal?

Valeu mesmo pela ajuda. Tá demorando MUITO pra eu comprar esse PC porque as coisas tem dado errado (agora é o maldito dólar...) mas um dia eu chego lá XD

Postado

nossa nem me fale o ***** marditu já tá em 2.3, e eu ia comprar para mim um gemei x760+ ou um smartq T5-II, agora vai ficar pro natal pois nem tem jeito... mas quanto ao overclock, é fácil, dá uma lida no meu tópico da minha placa mãe, tem o link na assinatura, la ja tem o basico...

Postado

Amigos, a ideia seria serrar ele na traseira (tirar o latão furado), na lateral onde for preciso e no superior e adaptar, de alguma forma, a frente para o outro cooler.

Os coolers trabalhariam desse modo: os 3 laterais jogariam o ar pra dentro os outros 3(traseiro,dianteiro e superior) fariam o trabalho de exaustores, jogando o ar quente para fora do gabinete.

Ontem tive uma ideia meio louka de "ar-condicionado para PC", vou ver se rola um jeito de "enfiar" um compressor dentro de um gabinete (meu pai é técnico em refrigeração e eletrotécnica, vou perguntar a ele se existe algum "mini ar-condicionado" da vida por aí...depois o problema vai ser só adaptar).Deve ficar "meio" barulhento :rolleyes:

A config é essa aí abaixo,quem fez ela pra mim foi o nosso amigo lord_paladin:

Placa-Mãe: Asus Rampage Formula

Memórias: 2x 2gb DDR2 1066 ou 800 Corsair Dominator, OCZ Platinum ou G. Skill

Processador: Intel Core 2 Quad Q9550 2.83GHz 12MB 1333MHz BOX Socket 775

VGA: 2x PCI-Express ATI Radeon Sapphire Toxic HD4850 512MB 256-bit GDDR3 para CrossFire

Fonte: Corsair 650TX

Monitor: Samsung LCD 22” 2232BW

HD: SATA II 500GB Seagate 16MB 7.200RPM

Refrigeração: 6x Cooler Coolermaster R4-L2R-20CK-GP

Teclado: Padrão USB preto, multimídia.

Mouse: Padrão USB preto, óptico.

Gabinete: Sem preferência por marca, mas de cor preta, com 4 baias de 5¼” e pelo menos 1 baia de 3½” externa, espaçoso e com boa ventilação em que possa adaptar-se os 6 coolers, de boa qualidade e resistente.

Drives: 2 Gravadores de DVD+-RW DL LG SATA Preto

1 Leitor de cartões de memória para baia 3½” Preto

Fax Modem: PCI 56K V.92

Cabos, plugues, parafusos e outros.

Eu tava afim de importar grande parte das peças, mas a Wall Street não tá ajudando muito :D:D:D

Ele me passou o básico, eu completei com algumas outras coisas.Se tiver faltando alguma coisa, por favor me avisem. Estou aceitando sugestões, idéias, etc.

valeu.

Postado

Pistola, seria uma boa fazer um furo no fundo do gabinete na direção da placa de vídeo, melhoraria a temperatura interna? Eu já possuo 2 cooler da CoolerMaster de 120mm 90CFM, estava pensando em colocar esse no fundo do gabinete e outro no teto. Ficaria bom com um no fundo e outro no teto ou apenas um no fundo do gabinete?

Abraço.

Postado
Eu olhei cara nesse site, mas só achei serras da starret até 51 mm, n sei se é certo, porque as especificaçoes sao meio estranhas, mas eu vou tentar ir pessoalmente ali em caxias, eu tenho q ir pra la direto mesmo uma hora vou passar la e ver os tamanhos e preços valeu por avisar... falou

Pois é Anjinho, o site da FG é meio fraquinho mesmo, fiquei no escuro e tive de ir até a loja procurar "manualmente" a serra copo, mas acho que é por conta do tipo de máquinas que eles vendem, além das ferramentas, deve ser uma coisa difícil de especificar, ai tem que acabar indo pessoalmente, mas como só conheço a loja de Porto Alegre, não sei dizer se teria a mesma variedade nas outras unidades, creio que sim, acho que terá que ser nosso desbravador da loja ai de Caxias, hehehe, depois conta pra nós como foi.

Olá pessoal!

valeu

Kdu, configuração :3:MONSTRO pra mim é um pentium 133 MHz com :ahh:"turbo"de 16 e Windows 95 :priv::chicote: que meu pai tinha, :P huahuahuahuahua...:hehehe::crazy::(-*:

Agora falando sério, fala ai quanto você quer gastar nesse gabinete show?

Uma dica é pagar um mouse laser, um da OCZ ou A4Tech seriam bons pra jogar e não custam um absurdo como os da Razer. Você já tem o HD ou vai comprar ainda? Tem um modelo da Seagate com 32 MB cache que tem gravação perpendicular, que dizem ter um melhor desempenho.

Pode ficar sossegado, titio Lulla disse que não tem crise aqui, importa o que você quiser e manda a conta com a diferença pra elle, kkkkk (só rindo pra não chorar :tantan:)

Postado
Amigos, a ideia seria serrar ele na traseira (tirar o latão furado), na lateral onde for preciso e no superior e adaptar, de alguma forma, a frente para o outro cooler.

Os coolers trabalhariam desse modo: os 3 laterais jogariam o ar pra dentro os outros 3(traseiro,dianteiro e superior) fariam o trabalho de exaustores, jogando o ar quente para fora do gabinete.

Ontem tive uma ideia meio louka de "ar-condicionado para PC", vou ver se rola um jeito de "enfiar" um compressor dentro de um gabinete (meu pai é técnico em refrigeração e eletrotécnica, vou perguntar a ele se existe algum "mini ar-condicionado" da vida por aí...depois o problema vai ser só adaptar).Deve ficar "meio" barulhento :rolleyes:

A config é essa aí abaixo,quem fez ela pra mim foi o nosso amigo lord_paladin:

Placa-Mãe: Asus Rampage Formula

Memórias: 2x 2gb DDR2 1066 ou 800 Corsair Dominator, OCZ Platinum ou G. Skill

Processador: Intel Core 2 Quad Q9550 2.83GHz 12MB 1333MHz BOX Socket 775

VGA: 2x PCI-Express ATI Radeon Sapphire Toxic HD4850 512MB 256-bit GDDR3 para CrossFire

Fonte: Corsair 650TX

Monitor: Samsung LCD 22” 2232BW

HD: SATA II 500GB Seagate 16MB 7.200RPM

Refrigeração: 6x Cooler Coolermaster R4-L2R-20CK-GP

Teclado: Padrão USB preto, multimídia.

Mouse: Padrão USB preto, óptico.

Gabinete: Sem preferência por marca, mas de cor preta, com 4 baias de 5¼” e pelo menos 1 baia de 3½” externa, espaçoso e com boa ventilação em que possa adaptar-se os 6 coolers, de boa qualidade e resistente.

Drives: 2 Gravadores de DVD+-RW DL LG SATA Preto

1 Leitor de cartões de memória para baia 3½” Preto

Fax Modem: PCI 56K V.92

Cabos, plugues, parafusos e outros.

Eu tava afim de importar grande parte das peças, mas a Wall Street não tá ajudando muito :D:D:D

Ele me passou o básico, eu completei com algumas outras coisas.Se tiver faltando alguma coisa, por favor me avisem. Estou aceitando sugestões, idéias, etc.

valeu.

Fiz algo bem parecido para minha irmanzinha... dá uma olhada:

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-irmanzinha-dark/575130

E sobre os mini ar condicionada podem ser sim feitos com pastilhas de peltier, mas vai ter de ligar na tomada, e gasta uma energia sem noção cara... mas não vai precisar não com esse seu case mod ai...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!