Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
Kdu, configuração :3:MONSTRO pra mim é um pentium 133 MHz com :ahh:"turbo"de 16 e Windows 95 :priv::chicote: que meu pai tinha, :P huahuahuahuahua...:hehehe::crazy::(-*:

Agora falando sério, fala ai quanto você quer gastar nesse gabinete show?

Uma dica é pagar um mouse laser, um da OCZ ou A4Tech seriam bons pra jogar e não custam um absurdo como os da Razer. Você já tem o HD ou vai comprar ainda? Tem um modelo da Seagate com 32 MB cache que tem gravação perpendicular, que dizem ter um melhor desempenho.

Pode ficar sossegado, titio Lulla disse que não tem crise aqui, importa o que você quiser e manda a conta com a diferença pra elle, kkkkk (só rindo pra não chorar :tantan:)

Skullman, tava afim de gastar até R$ 300 no máximo no gabinete.

A respeito do mouse, quanto é esse mouse a laser?É muito superior aos mouses ópticos?

Eu não tenho o HD ainda.Esse HD que você tá falando é melhor (óbvio), mas e o preço dele?Será que é muito mais caro?

Isso aí mesmo "companheiro", vou mandar a conta pro Lula pra ver se ele paga com o dinheiro do mensalão.

Postado
Fiz algo bem parecido para minha irmanzinha... dá uma olhada:

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-irmanzinha-dark/575130

E sobre os mini ar condicionada podem ser sim feitos com pastilhas de peltier, mas vai ter de ligar na tomada, e gasta uma energia sem noção cara... mas não vai precisar não com esse seu case mod ai...

PistolaoBR, esse case mod que tu fez pra tua irmã é bastante parecido com o que eu tenho em mente. Quanto tu gastou nele? Tava até pensando ontem em colocar mais 1 cooler desses aí mesmo no superior para ventilar mais, mas pelo que você disse ele deve ficar bem ventilado.

O que tu achou da config? Será que nesse gabinete cabe aquelas placas da minha config?Não é muito estreito não?

Eu sou meio leigo nisso, mas eu ACHO(não tenho certeza disso, é só um chute) que deveria ser um gabinete de, pelo menos, 50x50x25 pra ficar numa boa.Estou errado ou exagerei muito? Me corrijam por favor(sou meio louco :wacko:)

Estava "vadiando" na net e achei um gabinete: Cooler Master HAF 932. É simplesmente ****!!!Se puderem procurar, deêm uma olhada nele pois eu perdi o link oficial. Só deve ter um precinho meio salgadinho, mas eu adoraria ter um.

Postado
Pistola, seria uma boa fazer um furo no fundo do gabinete na direção da placa de vídeo, melhoraria a temperatura interna? Eu já possuo 2 cooler da CoolerMaster de 120mm 90CFM, estava pensando em colocar esse no fundo do gabinete e outro no teto. Ficaria bom com um no fundo e outro no teto ou apenas um no fundo do gabinete?

Abraço.

Ai entra a lógica amigo, vai ficar bom se e somente se voce não tiver nenhuma placa pci ali para impedir do ar chegar lá, agora é mais negócio voce colocar ele na frente dos hds assim ventila os hds e joga ar frio para sua placa de vídeo mesmo tendo placas pci abaixo dele pois a ventilação vai ser frontal e não inferior, agora um fan desse na chapa superior como exaustor fica supimpa :D

Postado

Totalmente off

Caí na sedução da merdaship enquanto estava me começando a especializar em pc (=B) e comprei um X-game por pouco não compro um dqueles que tem cooler de 22CM (Super-fluxo de 10CFM ^^) mas tudo bem eu fiz uma gambiarra e deixo ele deitado todo aberto com cooler tacando vento em tudo (1 de 8 pras memórias e 1 de 9 pra VGA estou de 8500 mas acho que vou pegar uma 3870 Toxic ) mas tem uns problemas ele vem com uns cooler de 12 uqe você pondo a mão do outro lado não sente nada vou comprar aqueles cooler master a preço de custo na loja onde trabalho mas os do HD a parte "gaiola" é malfeita ela é quase fechada que mal deve deixar o ar entrar tem solução pra isso ? e quero pintá-lo de preto fosco por dentro mas nem tudo se solta qual seria a melhor solução ? tem tuto pra pintar essas coisas ? passa link por favor se souber e outra como faço pra pintar plástico porque tem parte de plástico que convém pintar mas tem parte difícil de chegar aplicar com a ponta de WD-40 resolve ?(o aplicador que fica na ponta de onde solta o spray)

Postado

Pistolão valeu pela resposta, mas eu já possuo um coolermaster 120mm 90 cfm na frente e um atrás do gabinete, aí me deu essa ideia de colocar um no fundo e outro no teto, não tenho nenhuma placa pci instalada só a de vídeo mesmo. Será que ficará uma ventilação boa?

Abraço.

Postado
Pistolão valeu pela resposta, mas eu já possuo um coolermaster 120mm 90 cfm na frente e um atrás do gabinete, aí me deu essa ideia de colocar um no fundo e outro no teto, não tenho nenhuma placa pci instalada só a de vídeo mesmo. Será que ficará uma ventilação boa?

Abraço.

cara não precisa mais nada então, tá bom assim... se voce quiser compra uma baiafan e poe mais um fan na frente, nas baias, jogando ar para dentro em direção a vetoinha do seu tx2...

Postado
Skullman, tava afim de gastar até R$ 300 no máximo no gabinete.

A respeito do mouse, quanto é esse mouse a laser?É muito superior aos mouses ópticos?

Eu não tenho o HD ainda.Esse HD que você tá falando é melhor (óbvio), mas e o preço dele?Será que é muito mais caro?

Isso aí mesmo "companheiro", vou mandar a conta pro Lula pra ver se ele paga com o dinheiro do mensalão.

Kdu, o HD que eu falei é esse modelo aqui: Barracuda 7200.11 SATA 3Gb/s 500-GB Hard Drive

Hoje eu vi a partir de R$ 214,00 no mercado livre, mas com o sobe e desce do Dolar sabe-se lá como vão ficar os preços, tem vendedor que já aumentou em mais de 30 reais o preço da semana passada...

Quanto ao case, tem um CoolerMaster Centurion 590 numa loja da Santa Efigênia, UltraMicro Informática (não conheço, achei na net hoje) que tá vendendo ele a 300 reais, achei ele bom, melhor que os merdaship, mas tá caro, bom é que ele tem seis espaços pra fans de 120mm (eles dizem que tem 8 lugares, eu não achei nas fotos), coisa que elimina a necessidade de furos adcionais - a menos que você queira fazer um OC radical ou queira remover as grades, se bem que os furos perecem ser largos, mesmo assim, acho que tem leaderSHIT mais caro que isso por ai...

A alternativa é o bom e velho ferrari, (to achando que tiraram de linha, não tá mais no site da clone) que é mais indicado pra fazer MOD, já que custa relativamente pouco, e tem lugar comprovado pra aplicar os fans indicados aqui no tutorial do Pistolão (links no post #1), e uns argos, que são mais baratos ainda - afinal o tutorial é montar o melhor case pelo menor preço!

Já quanto ao Mouse OCZ, achei ele entre 90 e 110 reais nas lojas melhor indicadas aqui pelo forum, nesse tópico. Tem um artigo do Clube do Hardware sobre ele, e nos coments tem uma discussão aqui no forum. No mais, um mouse da A4Tech dizem que tem as mesmas qualidades, e regula de preço, sendo que existem dezenas de produtos que se adaptam hoje as mais variadas necessidades sem arrancar o couro, hehehe...(_(

Postado

Bom dia a todos,

Conforme as dicas do PistolãoBR estou fazendo algumas alterações em meu gabinete.

Eu tinha um Athlon X2 3600+ e uma placa de vídeo Radeon HD 2600 Pro e o computador não esquentava, mas agora com o Upgrade que fiz o negócio ta feio!!!

O meu processador fica em idle a 51º e em full jogando passa dos 60 rapidinho.

A minha placa de vídeo (8800GS XXX) em idle fica a 54º e em full passa dos 70º.

Pra conseguir que o processador não esquente demais tive que baixar o clock dele para 2.4 GHz. Pois pelo que li a temperatura máxima de trabalho deste processador é 65º e o meu estava chegando a 64º depois de 15 a 20 minutos jogando.

Antes de baixar o clock coloquei o Asus probe pra me alertar quando o processador chegasse a 60º mas isso atrapalha, pois a cada 3 minutos fica voltando pro Windows por causa do aviso do Asus Probe.

Antes que eu esqueça estou usando pasta térmica Noctua no processador e no chipset.

O meu gabinete apesar de meio pequeno da pra cortar a traseira e colocar um cooler de 12x12 cm.

O que eu estou fazendo é o seguinte:

Conforme as dicas do Pistolão eu consegui algéum que fizesse os cortes pra mim e estou colocando um cooler de 12 cm atrás e 2 de 12cm na lateral, sendo um em cima do processador e outro abaixo pra refrigerar a placa de vídeo.

Estava olhando e talvez eu corte a frente também pra colocar outro de 12 cm.

Também comprei um vortex 752 pra colocar no processador.

Será que agora meu computador vai trbalhar mais frio?

Agradeço ao Pistolão pelas excelentes dicas que eu espero me ajudem a baixar a temperatura do meu computador.

Alexandre

Postado

sim está ótimo, eu só aconselho a você não por na frente, e sim mais um em cima, logo depois da fonte, como exaustor assim como o traseiro, ai fica perfeito, e faça um duto lateral ligando o fan da lateral em cima do processador com o cooler dele, ai fica show.

Postado

Pistolão, tvz você saiba me responder.

Usando um gabinete Clone Ferrari é possível usar uma GeForce 9600GT com o Accelero S2 e um desses fanz da CoolerMaster na lateral jogando ar frio em cima ? Tive essa dúvida recentemente e pelas minhas impressões, eu acho q não caberia. Como eu não tenho o cooler, resolvi perguntar ^^

Postado

o que não caberia é o accelero + um fan de 120mm na lateral da placa de vídeo, agora se for o acelero + um fan de 120mm em cima do dissipador do accelero, sem nenhum fan na lateral do gabiente que fica do lado da placa de vídeo cabe sim...

Postado
sim está ótimo, eu só aconselho a você não por na frente, e sim mais um em cima, logo depois da fonte, como exaustor assim como o traseiro, ai fica perfeito, e faça um duto lateral ligando o fan da lateral em cima do processador com o cooler dele, ai fica show.

Eu bem que queria colocar um cooler em cima, mas não cabe.

Mesmo que eu coloque os drives de DVDRW e CD nas baias de baixo só caberia um cooler de 80x80 o que eu acho que não ajudaria muito.

Meu gabinete é um satellite bem antigo (tenho ele a mais de 5 anos).

Na largura ele é tranquilo tem 20,5 cm mas o resto é pequeno (44 cm de profundidade e 40 de altura).

Quanto ao duto eu to pensando em usar uma ideia sua que vi em outro tópico, o do cilindro de cartolina;).

Acho que agora vou acabar com os problemas de aquecimento do meu pc.

PistolãoBR obrigado pela ajuda,

Alexandre

Postado

Ae Pistola, você que conhece bastante de coolers, to procurando esses aqui

Max Orb Ex ( Cobre )

Ou:

Max Orb ( Aluminio )

Já procurei no boa dica e no Spon, mas não acho neles, to procurando no ML mas ainda não achei também

Se você souber onde eu posso comprar, me diz ai.

Sobre o tópico, eu to fazendo um gabinete assim:

3 Fans de 90CFM na lateral, 1 atrás, 1 na frente e 2 em cima

A parte lateral e superior do gabinete eu acho que vou fazer de acrilico, pra ficar legal

Outra coisa que eu ainda não achei foi tinta pra pintar o gabinete, tem algum tipo certo pra eu comprar só a lata de spray e aplicar no gabinete?

Obs.: Só vou pintar a parte de dentro e de traz do gabinete

Falou

Postado

cara não pega o maxorb não, pega o big typhoon + fan de 120mm 90cfm, ou o big typhoon vx (esse já vem com fan bom), ou então o geminii... o maxorb não é muito bom, só é bonito, e lembre-se que coolers como esses precisam de um fan de 120mm na lateral do seu gabinete com duto para poderem resfriar de forma correta...

Postado

Pistolão, você podia fazer um tutorial ensinando a fazer dutos com cartolina. ^^

Aposto que ia ajudar bastante gente. A menos é claro que eu seja o único tapado que não faça ideia de como fazer sem ver foto ou figura XD

Postado

Li o máximo que eu pude desse tutorial e das respostas... comprei o Ferrarie num primeiro momento não to querendo cortar ele não, talvez no futuro, quando pretendo fazer overclock (um belo upgrade quase sem custo!).

A pergunta é direta: colocando os quatro coolers nos quatro espaços disponíveis no gabinete (dois na lateral trazendo ar pra dentro do gabinete, um na frente e outro atrás como exaustores) está correto? Não comprei grelhas.. posso colocar sem medo de estragar nada de fiação/hardware? Ou as grelhas são necessárias?

E esse cooler frontal não vai ficar soprando ar no meu pé direto? Se for o caso, não tem alguma alternativa pra mudar isso? Considerando que não consigo mudar meu pc de lugar.

Obrigado, me ajudaram muito a fazer o pc caber no orçamento!

(configuração, caso seja necessário para análises:

Placa mãe: Asus P5k Premium

Processador: Q6600

Placa de video: ATI Sapphire HD4850

HDs: 2x 500Gb Seagate

Memória: 4Gb de 800mhz da corsair

Fonte: Corsair TX650W)

* Editando: esqueci de perguntar: posso testar os coolers ligando a fonte com apenas eles conectados? Estou esperando algumas peças chegarem ainda.

Postado
Li o máximo que eu pude desse tutorial e das respostas... comprei o Ferrarie num primeiro momento não to querendo cortar ele não, talvez no futuro, quando pretendo fazer overclock (um belo upgrade quase sem custo!).

A pergunta é direta: colocando os quatro coolers nos quatro espaços disponíveis no gabinete (dois na lateral trazendo ar pra dentro do gabinete, um na frente e outro atrás como exaustores) está correto? Não comprei grelhas.. posso colocar sem medo de estragar nada de fiação/hardware? Ou as grelhas são necessárias?

E esse cooler frontal não vai ficar soprando ar no meu pé direto? Se for o caso, não tem alguma alternativa pra mudar isso? Considerando que não consigo mudar meu pc de lugar.

(configuração, caso seja necessário para análises:

Placa mãe: Asus P5k Premium

Processador: Q6600

Placa de video: ATI Sapphire HD4850

HDs: 2x 500Gb Seagate

Memória: 4Gb de 800mhz da corsair

Fonte: Corsair TX650W)

* Editando: esqueci de perguntar: posso testar os coolers ligando a fonte com apenas eles conectados? Estou esperando algumas peças chegarem ainda.

Amigo, poderia dizer onde conseguiu comprar o ferrari?

Eu não acho em lugar nenhum, nem no site da clone tem mais... :(

Postado

1. A pergunta é direta: colocando os quatro coolers nos quatro espaços disponíveis no gabinete (dois na lateral trazendo ar pra dentro do gabinete, um na frente e outro atrás como exaustores) está correto? Não comprei grelhas.. posso colocar sem medo de estragar nada de fiação/hardware? Ou as grelhas são necessárias?

2. E esse cooler frontal não vai ficar soprando ar no meu pé direto? Se for o caso, não tem alguma alternativa pra mudar isso? Considerando que não consigo mudar meu pc de lugar.

3. esqueci de perguntar: posso testar os coolers ligando a fonte com apenas eles conectados? Estou esperando algumas peças chegarem ainda.

1. Só precisa de grelha mesmo no traseiro se voce retirar o meta lfuradinho, pois quando o ar é jogado ali, pois esse fan fica como exaustor, ele bate e volta, aumenta e muito o barulho do fan, e atrapalha e muito a exaustão... mas grelha é opcional, serve só para proteger seus dedos...

2. cooler frontal pode ser colocado como ventilação ou exaustão, depende da sua placa de vídeo... no caso da sua deve ser posto como exaustão pois ela joga o ar quente dentro do gabinete...

3. Esse cooler é super silencioso, eu recomendo que voce ligue todos na fonte para rodarem em 100% de rpm...

Postado
cara não pega o maxorb não, pega o big typhoon + fan de 120mm 90cfm, ou o big typhoon vx (esse já vem com fan bom), ou então o geminii... o maxorb não é muito bom, só é bonito, e lembre-se que coolers como esses precisam de um fan de 120mm na lateral do seu gabinete com duto para poderem resfriar de forma correta...

Mas eu acho que esses são grandes demais e não vai caber aqui no gabinete...

O duto de ar eu vou pedir pra fazer na casa de acrilico e fazer tipo aquele seu canhão de ar mas só que pelo lado, entendeu?

Tem algum do tamanho do Max Orb que tenha heat-pipes e seja bom?

Eu ia comprar um Zalman, mas percebi que é bem carinho e não é tão bom assim

valeu ae

Postado

Comprei desse cara aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82186038-gabinete-atx-clone-preto-c-vermelho-cooler-frontal-_JM

Veio tudo em ordem.

valeu pelas respostas Pistola. Quero saber ainda:

1 - Coloco o cooler de costas mesmo, no espaço frontal? (ou seja, com o efeito luminoso voltado para dentro do gabinete?). Gostaria de não perder esse efeito (e não encontrei nenhuma "alavanca" que permita mudar a direção de rotação dele)

2 - Posso já ligar os coolers na fonte pra testar? Ainda não tenho mais nada do pc montado.

Postado
Comprei desse cara aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82186038-gabinete-atx-clone-preto-c-vermelho-cooler-frontal-_JM

Veio tudo em ordem.

valeu pelas respostas Pistola. Quero saber ainda:

1 - Coloco o cooler de costas mesmo, no espaço frontal? (ou seja, com o efeito luminoso voltado para dentro do gabinete?). Gostaria de não perder esse efeito (e não encontrei nenhuma "alavanca" que permita mudar a direção de rotação dele)

2 - Posso já ligar os coolers na fonte pra testar? Ainda não tenho mais nada do pc montado.

1. não se preocupe com o efeito luminoso, ele ilumina dos 2 lados, e não existe alavanca, voce apenas vira e parafusa na face/direção que voce quer que o ar seja movimentado.

2. Sim pode e aconselho voce a ligar todos na fonte, para testar voce apenas ligue todos na fonte, e ligue com clipes de papel o fio verde ao preto, no meio no conector que vai na placa mãe, que a fonte liga sem precisar montar...

Postado

Boa tarde pessoal, é o seguinte vou comprar o gabinete pelo Mercado Livre, só que o vendedor disse que o gabinete clone ferrari 15078 só cabe um cooler de 120 mm na lateral e tem um duto de ar para o processador, esse duto existe mesmo? se sim é de fácil remoção?

Postado

nada, o quadrado furadinho em baixo na altura da vga tem furação para por outro fan de 120mm, não se preocupe o cara que é anta mesmo... mas o duto é de fácil remoção sim...

Postado

Boa noite pessoal, mais uma vez obrigado pistolão pela resposta.

Agora é o seguinte, quando fui comprar esse gabinete, tive muita dificuldade em achar fotos dele, as unicas que achei são aquelas do google, que aparece ele apenas de frente.... pensando nisso gostaria de postar aqui no fórum fotos do gabinete quando ele chegar (comprei ele hj pelo ML e chega daki uns tres dias). Fotos de dentro dele, de lado, de trás, com os coolers da cooler master.... só to numa duvída, é preciso pedir autorização para alguém aqui pra postar essas fotos???? ou eu posso postá las sem restrição???

Ps: é pra ajudar a galera que ta interessada em comprar , ter uma vista de como ele é. Lembrando que foi difícil pra baralho achar esse gabinete, aqui em Brasilia não houve lugar que tivesse, por isso pedi de Sp.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!