Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

Pistolão, para a configuração seguinte da pra ir de Blue Eye Gamer II numa boa?

ASUS P5Q-e

Intel Q9550

HD4870

2x2gb 800

Corsair 550vx

uma gravadora de dvd, um hd

Ta bom um Blue Eye fazendo um duto em cima do processador com o fan original dele de 80, ou eu precisaria furar o acrilico e colocar um fan de 120? Não estou muito interessado em fazer isso pois aqui no interior é complicado achar pessoal para fazer o serviço

Postado
está bom um Blue Eye fazendo um duto em cima do processador com o fan original dele de 80, ou eu precisaria furar o acrilico e colocar um fan de 120?

Amigo acho q isso responde sua pergunta

1º FANs - As ventoinhas ou fans ou coolers de gabinetes, nesse tópico você vai ler como fans ou ventiladores isso que o pessoal chama de cooler de gabiente, pois coolers, é o conjunto de dissipador e ventoinha dos processadores, placa de vídeo e etc..., mas enfim, elas devem ter boa ventilação (CFM) e fazer pouco barulho (dB) e infelizmente somente algnuns modelos de fans de 120mm tem essas características logo, elas devem ser de 120mm e com pelo menos 70CFM de ventilação (CFM = quantidade de ar por segundo que impulsiona) e de baixo ruído (menos que 20dB, no máximo 25dB de barulho)... FANs de 80mm e 92mm são FANs para se colocar em cima de dissipadores dos ciruitos, eles não tem poder de ventilação para alcançar a placa mãe se estiverem na lateral do gabinete e muito menos conseguem retirar com eficiencia o ar quente de dentro do gabinete na traseira pois mal mal conseguem fazer 50CFM e quando conseguem são caros e barulhentos (mais de 40dB), na maioria das vezes fazem de 20CFM a 30CFM apenas. E ainda, os fans de 120mm que já vem nos gabientes, de qualquer marca, na grande maioria das vezes são de apenas 40CFM...
Postado

Ok, vou tentar dar um jeito de trocar o fan de 80 que vem com o gabinete por um de 120, mas e o resto do gabinete, ta tranquilo pra configuração? Ou ele ainda é pouco ventilado? No teste do CDH falam bem dele, mas o teste foi feito em 2007. Por isso fiquei meio em duvida. Obrigado

Postado
Dúvida sobre Argus Zion, aos que possuem esse modelo, ele suporta fan de 120mm traseiro, lateral ou frontal. Procurei o site do fabricante mas não encontrei.Gostei do modelo e do preço no Kabum, algumas recomendações de gabinetes nessa faixa tambem seriam bem vindas.

Pergunte para o dono da loja, mas o zion que eu vi numa loja física só tem aberturas para fans de 80mm nenhuma de 120mm, inclusive na traseira tem 2 de 80mm...

Olá Pistolão, beleza?

Cara, eu to com um problema que eu acho que pode ser aquecimento.

Eu tenho um gabinete furrequinho da porcariaship http://www.soundbox.com.br/kitbareboneGOLDSHIP1066.jpg

Ele só tem local para uma ventoinha na parte de tras, e nao é a de 12.

Tem também uma na parte frontal logo embaixo, onde ficam os HDs, mas como a frente é fechada, nao serve de nada. Na parte superior, o plastico que tem a alça possui uns frisos como se fossem uma saida para mais uma ventoinha, mas na parte interior ela é fechada, e este espaço nao cabe um de 12.

Resumindo: Minha casa é um inferno de quente, bate sol o dia todo e a noite quando esfria a casa funciona como estufa mantendo o calor do dia. Meu gabinete tem um cooler normal no processador, mas so alcança 2500rpm (me falaram que o ideal é 5000) tem uma ventoinha na parte traseira como exaustor desses porcarias de 10 reais e um na parte frontal onde fica o hd que sinceramente nao sei se faz o que deve fazer. as duas ventoinhas rodam a 1700rpm.

O processador fica sempre a 70, 80 graus.

Até aí tudo bem, o problema começou quando minha fonte começou a chiar, da um barulho de sirene constante quando eu ligo o estabilizador, e nao consigo ligar a cpu´. Só depois de alguns minutos quando a chiadeira para, que eu consigo ligar a cpu. nas ultimas semanas minha placa de video começou a dar pau, agora minha tela fica cheia de quadradinhos verdes quando utilizo a placa. Ja atualizei tudo o que tinha para atualizar. acho que a placa de video esta indo para o espaço (se ja nao foi) ou então o barramento da placa-mãe esta ruim.

Emfim, deixo a cpu aberta para entrar mais ar, mas os problemas continuam.

Se eu comprar um gabinete maior, para as ventoinhas de 12, pode resolver o problema de ventilação? O fato da casa ser muito quente, pode mesmo interferir nisso?

Muito obrigado pela atenção, e tenho lido bastante seus posts.

São muito bons.

cara seguinte o problema que voce está enfrentando deve ser o fan da sua fonte seventeam deve estar com problema e por isso o som estranho dele, e se a fonte super aquece ela fornece menos energia e por isso sua placa de vídeo esta dando artefatos, e ainda se seu processador fica nessa temperatura, tome cuidado... eu recomendo voce verificar se o cooler da fonte esta ok, retire ela do gabiente e ligue ela, só juntar o fio verde com o preto, bem no meior do conector de 20-24 pinos, com um clipes de papel entortado, quando girar veja se o fan esta ok, se não estiver voce pode trocar por uma fan de 120mm... e se mesmo trocanado a sua placa de videa ainda estiver dando problema, pode ser que a fontem ou a placa de vídeo, ou as 2, já estejam com problemas, teste sua placa de vídeo em outro pc com fonte real...

agora seu pc precisa de um gabiente novo urgente, seu processador está soltando fogo, pelo menos um que dê para por uma fan traseiro de 120mm com pelo menos 70cfm (o que importa é o CRM=quantidade de ar ventilada e não RPM=quantidade de rotações por minuto), e um lateral em cima do processador com 120mm 70cfm e duto lateral, isso já é suficiente...

recomendo também trocar a pasta termica do processador e chipset da placa mãe, sua placa mãe já é bastante antiga e a cada ano, voce tem uqe trocar a pasta termica do chipset e do processador, eu recomendo a pasta de prata da ocz ou da noctua.

Postado
Depende do resto da ventilação do seu PC. Se o VRM e o chipset não estão aquecendo (veja pelo Everest, pode estar escrito PWM também ao invés de VRM) não há problema.

Tem algo errado com a minha MB, é a segunda Rampage Formula em menos de tres semanas, a outra o sensor de temperatura estava bugado, e agora fica dando estas temperaturas meio parecida com a anterior, segue a foto, o meu gabinete é um Eureka da Thermaltake e eu estava com o ar - condicionado ligado quando bati a screen, sendo que as temperaturas south e noth chegam a 58c fácil fácil =X.

post-53366-13884950164714_thumb.jpg

Postado

Posso aproveitar, sem problemas, os cooler de 120mm que vem no gabinete Coolermaster Centurion 590 / CM-690????????????? Eu so adicionaria alguns para chegar ao numero de 4 fans. E so para confirmar, se tiver no gabinete 4 fans de 120mm: 1 lateral e 1 frontal como ventiladores e 1 traseiro e 1 superior como exaustores está o suficiente???

Minha futura configuração:

Placa-Mãe : Asus P5Q

Processador : Intel® Core™2 Duo E8400

Placa de Vídeo : Powercolor Radeon HD 4870 512MB

Fonte : Zalman ZM500-HP/Corsair VX550/Corsair TX650/Seventeam ST-620-PAF

HD : Samsung 500GB SATA

Gravador de DVD : Samsung/Sony/LG DOUBLE LAYER PRETO

Memória : Kingston 2 x 2GB DDR2 800MHz

Gabinete : Centurion590(RC-590)/CM690(RC-690)/Clone ATX Ferrari 15078

Ventoinha(s) : Coolermaster 90 CFM Blue LED Silent Fan 120mm (R4-L2R-20CK-GP)

Postado
Posso aproveitar, sem problemas, os cooler de 120mm que vem no gabinete Coolermaster Centurion 590 / CM-690????????????? Eu so adicionaria alguns para chegar ao numero de 4 fans. E so para confirmar, se tiver no gabinete 4 fans de 120mm: 1 lateral e 1 frontal como ventiladores e 1 traseiro e 1 superior como exaustores está o suficiente???

cara acho q as ventoinhas de 120mm vai depender do cfm delas

Postado
cara acho q as ventoinhas de 120mm vai depender do cfm delas

Acho que pegarei o Centurion 590. Pelo site do fabricante as ventoinhas são:

One 120x120x25 mm front fan (blue LED), 1200 rpm, 17 dBA (included),One 120x120x25 mm rear fan (exhaust), 1200 rpm, 17 dBA (included)

Pelo jeito é igual ao modelo de fan que comprarei a mais, pois está escrito "blue led".

Postado

não é não essas ventoinhas de 1200rpm só ventilam 45CFM, é pouco mais que uma de 80mm padrão faz, ventoinha tem que ter pelo menos 70cfm, por isso não pague caro em gabinetes, compra um bom e barato como o tópico já mostra no 1º post...

• Membro VIP
Postado

Pistolão, até concordo em partes com você, mas os CM 590/690 velem cada centavo dos R$300/400 que cobram neles. Têm muito mais espaço interno que qualquer outro mid tower, muitos espaços para fans, fonte localizada embaixo, etc. Realmente para um configuração "parruda" como a do nosso amigo o CM 590 é uma melhor pedida que um gabinete menor e modificado.

Postado

Estou com Argus Zion em mãos e preocupado com sua temperatura interna, ainda não montei a CPU pois nem todas as peças chegaram. Gostaria de algumas idéias para melhorar sua refrigeração além de fans, ja que gabinete só tem fan traseiro e lateral de 80mm, tentei desmontar o gabinete para ver se dava para colocar um de 120mm frontal mas não consegui desmotar por inteiro. e retirar a parte frontal do gabinete.

A config não é parruda mas a VGA esquenta muito, e moro em Campo Grande - MS muito quente e seco. Segue a config para uma análise melhor das opções para refrigerar o gabinete.

Mobo: Ga-g31-s2l

Proc: e5200

VGA: ATI 4850 His modelo Fan

Memo: 2x2gb OCZ

HD: 80Gb veio mesmo

Gravador DVD 1 unidade

Postado

cara seguinte o problema que você está enfrentando deve ser o fan da sua fonte seventeam deve estar com problema e por isso o som estranho dele, e se a fonte super aquece ela fornece menos energia e por isso sua placa de vídeo esta dando artefatos, e ainda se seu processador fica nessa temperatura, tome cuidado... eu recomendo você verificar se o cooler da fonte esta ok, retire ela do gabiente e ligue ela, só juntar o fio verde com o preto, bem no meior do conector de 20-24 pinos, com um clipes de papel entortado, quando girar veja se o fan esta ok, se não estiver você pode trocar por uma fan de 120mm... e se mesmo trocanado a sua placa de videa ainda estiver dando problema, pode ser que a fontem ou a placa de vídeo, ou as 2, já estejam com problemas, teste sua placa de vídeo em outro pc com fonte real...

agora seu pc precisa de um gabiente novo urgente, seu processador está soltando fogo, pelo menos um que dê para por uma fan traseiro de 120mm com pelo menos 70cfm (o que importa é o CRM=quantidade de ar ventilada e não RPM=quantidade de rotações por minuto), e um lateral em cima do processador com 120mm 70cfm e duto lateral, isso já é suficiente...

recomendo também trocar a pasta termica do processador e chipset da placa mãe, sua placa mãe já é bastante antiga e a cada ano, você tem uqe trocar a pasta termica do chipset e do processador, eu recomendo a pasta de prata da ocz ou da noctua.

Postado

Só mais uma coisa... minha placa-mãe só tem conectores para tres fans.

uma do processador, e mais duas... então so vou conseguir colocar o fan traseiro e o do duto lateral, certo? ou tenho como ligar fans sem ser na placa-mãe?

Postado

uma do processador, e mais duas... então so vou conseguir colocar o fan traseiro e o do duto lateral, certo? ou tenho como ligar fans sem ser na placa-mãe?

sim é possivel ligar fans na fonte por exemplo, é so ter ou fazer um adaptador para conecta-la a fonte. (aconselho a compra-los pronto)

Pistolao

só juntar o fio verde com o preto, bem no meior do conector de 20-24 pinos

sempre quis saber o lugar de fechar esse curto =] valeu

tem uma foto pra facilitar?

olha so penso em trocar a ventoinha da minha fonte (ST550P-AM) nao por estar estragado ou fazendo barulho, mais quero colocar o a seguinte fan: Coolermaster R4-L2R-20CK-GP: 90CFM 19dB, e nao sei tb se o stock desta fonte é um bom fan, o que aconselha? a fonte é novinha (2 meses de uso +-)

Postado

ideia para meu gabinete, (Argus Zion) colocar 2fans Cooler Master Fan R4-L2R-20CK-GP na lateral mesmo que não tenha espaço adequado acho que deve ser fácil de fazer os furos com uma furadeira, sendo 1 fan na direção do processador e outro da VGA, e na traseira que colocaria um fan exaustor de 80mm mesmo.

Agora as dúvidas:

1 fan de 80mm na traseira da conta de puxar com eficiência o ar quente?

Se o fan não for suficiente será uma boa ideia colocar um exaustor mesmo daqueles de slot em baixo da vga, esses exautores funcionam bem?

Outra ideia é fazer os furos no teto do gabinete e colocar um fan de 80mm exaustor ja que o ar quente que o fan da traseira deixar passar o do teto pode ajudar, além de que estaria ajudando a retirar o calor que a fonte não consegue tirar.

Postado
1 fan de 80mm na traseira da conta de puxar com eficiência o ar quente?

Se o fan não for suficiente será uma boa ideia colocar um exaustor mesmo daqueles de slot em baixo da vga, esses exautores funcionam bem?

Outra ideia é fazer os furos no teto do gabinete e colocar um fan de 80mm exaustor ja que o ar quente que o fan da traseira deixar passar o do teto pode ajudar, além de que estaria ajudando a retirar o calor que a fonte não consegue tirar.

Olha creio q o fan de 80mm na traseira nao é suficiente devido ao baixo cfm, os de 80mm como ja disse o Pistolao no incio do topico é apenas para colocar em conjunto com dissipadores, e quanto a fazer furos so serve se for os dos parafusos, esses furinhos para passagem de ar nao ajudam muito, so aumentam o barulho o correto é você cortar e colocar uma grelha, o mesmo para a fan na parte superior (teto), agora ja nao sei lhe responder sobre os exaustores, mas creio q funcione bem sim.

Coloque sempre fans de 120mm

Postado

Esse é o problema esse gabinete não tem entrada para 120mm traseiro, acho que vou mandar cortar o lado colocar 2 de 120mm na lateral, 1 no teto como sugando ar para fora e um exaustor em baixo da vga mesmo. Vamo ve se funciona ja que não tenho grana pra comprar outro gabinete e fazer o melhor proveito com que tenho em mãos.

Postado
Esse é o problema esse gabinete não tem entrada para 120mm traseiro, acho que vou mandar cortar o lado colocar 2 de 120mm na lateral, 1 no teto como sugando ar para fora e um exaustor em baixo da vga mesmo. Vamo ve se funciona ja que não tenho grana pra comprar outro gabinete e fazer o melhor proveito com que tenho em mãos.

mais nao tem espaço para fazer o corte na parte de tras onde esta localizada a fan de 80mm?

Postado
Estou com Argus Zion em mãos e preocupado com sua temperatura interna, ainda não montei a CPU pois nem todas as peças chegaram. Gostaria de algumas idéias para melhorar sua refrigeração além de fans, ja que gabinete só tem fan traseiro e lateral de 80mm, tentei desmontar o gabinete para ver se dava para colocar um de 120mm frontal mas não consegui desmotar por inteiro. e retirar a parte frontal do gabinete.

A config não é parruda mas a VGA esquenta muito, e moro em Campo Grande - MS muito quente e seco. Segue a config para uma análise melhor das opções para refrigerar o gabinete.

Mobo: Ga-g31-s2l

Proc: e5200

VGA: ATI 4850 His modelo Fan

Memo: 2x2gb OCZ

HD: 80Gb veio mesmo

Gravador DVD 1 unidade

Esquenta não que a sua VGA aguenta, ela pode chegar até 95ºC sem problemas... e o processador pode chegar até 60ºC e a placa mãe até 42ºC, acima disso voce deve ficar preocupado com refrigeração, depois de montar voce dá uma olhada, eu recomendo voce a comprar fans de 80mm da evercool spider, são bons, ventilam mais que os fans de 80mm normais e são bem silenciosos, cuidado que a merdaship fez cópias horríveis deles...

são fans ligue tudo na fonte, se voce não tiver conectores 4 pinos o suficiente compre extensões dessa que tem 1 entrada 4 pinos fêmea e varias saídas macho, isso se os seus fans já não vierem com o extensor...

A fan da fonte seventeam 420BKV funciona sim, o cooler do processador tambem, assim como as duas ventoinhas de 80mm (giram mas nem da pra sentir o vento). Reparei que, colocando a mao atras da fonte seventeam, onde sai o ar, nao sinto quase nenhuma pressao da exaustão que ele deveria fazer. Concluo que, se o cooler da fonte que é de 120mm nao esta ventilando bem, provavelmente ele esta com problemas. Tem como trocar somente a fan da fonte, ou ela inteira deve estar comprometida?

Estou pensando em comprar um gabinete que vi hoje de R$65,00 com buraco para fan traseiro de 120mm, fan lateral de 80mm e duto quadrado lateral. Aí eu colocaria o fan na parte traseira, e no duto quadrado colocaria outro fan de 120mm, e no fan do processador, colocaria uma peça que veio com a placa-mãe para colocar em cima do cooler do processador. voce acha que funcionaria? Eu pensei em comprar o cooler que voce indicou da CoolerMaster R4..naoseioque..., eles servem para isso certo? E no mais, de repente eu compro outra fonte de 500 ou 550 da seventeam para trocar a minha que ja bichou.

1. Não precisa trocar o fan da fonte se ele estiver rodando, ele somente roda rápido quando a fonte esquenta muito e a 420bkv esquenta pouco, não se preocupe, e no futuro, se voce precisar trocar o fan, sim dá para trocar é só desmontar a chapa da fonte e trocar o fan, o conector é o de 3 pinos padrão de placa mãe... euinclusive troquei o da minha seventeam 550PAG pois tinha parado...

2. Não compre outro gabinete, faça o seguinte, compre uma baiafan de 120mm e coloque na frente, nas 3 baias mais a cima, e deixe seu dvd na baia de baixo, e coloque na frente um fan de 120mm de 70cfm como exaustão, jogando ar para fora... isso é o suficiente para compensar o fan traseiro de 80mm... e leve a lateral do seu zion em uma serralheria e peça para o caramada fazer um slot para faz de 120mm bem em cima de onde vai ficar o processador... isso já é o suficiente...

Postado

Pistolao

só juntar o fio verde com o preto, bem no meior do conector de 20-24 pinos

sempre quis saber o lugar de fechar esse curto =] valeu

tem uma foto pra facilitar?

olha so penso em trocar a ventoinha da minha fonte (ST550P-AM) nao por estar estragado ou fazendo barulho, mais quero colocar o a seguinte fan: Coolermaster R4-L2R-20CK-GP: 90CFM 19dB, e nao sei tb se o stock desta fonte é um bom fan, o que aconselha? a fonte é novinha (2 meses de uso +-)

Postado
mais nao tem espaço para fazer o corte na parte de tras onde esta localizada a fan de 80mm?

Hehe pensei nisso, mas não tem espaço.

Achei uma oficina que mexe com som, dai perguntei pro cara se eles tinham ferramentas adequadas para cortar aluminio ou latão, falei que era pra corta o lado do gabinete e pra minha supresa o cara perguntou: Pra coloca cooler?

Espantei com isso parece que ja sábia ou provavelmente ja fez isso pra algum cliente.

Fiquei de levar o gabinete pro cara fazer o orçamento, ele iria usar um tico tico pra cortar, vamo ve se o serviço do cara é bom.

Sou de Campo Grande - MS se alguém mais estiver interessado e for daqui depois que o cara fizer o serviço do um feedback aqui pra fala se presto ou não.

OBS: O link do cooler de 120mm de 90CFM da loja spon da 1 página leva para outro modelo, um modelo semelhante só que com essa especificações Ruído: 25.4dB(A)

Fluxo de ar: 46.92 CFM.

Segue a lista de lojas em que achei o Fan da Cooler Master de 90CFM e 19dB, a lista de lojas pesquisadas são da seção de recomendações de lojas e serviços.

http://www.umpoukodetudo.com.br/produto/detalhe_produto.aspx?id_prod=3382

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_308&products_id=3297

http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/cooler-gabinete-cooler-master-r4-l2r-20ck-gp-120mm

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=86_24_132&products_id=1503

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!