Ir ao conteúdo

Barramento 667MHZ e 800MHZ

marinelias

Posts recomendados

Postado

Dúvida! muda a velocidade do processador por exemplo se 2 processadoreres forem de 1.8mhz, mas com barramento diferente, porq quero compra meu note, de até 2900 reais, e queria um note com processador forte, para evitar de fazer up do mesmo, dencosidero placa de video até porque nao é minha intenção joga nele, alguém ai sabe de algum? grato a todos.

• Membro VIP
Postado

você vai usar o note pra que exatamente? Quais aplicativos? Dependendo do que for R$ 2900 vai ser "matar uma mosca com um tiro de canhão" (Alguém aqui do fórum citou isso...kkkkkk)

Postado

Quanto maior for a velocidade do barramento externo FSB, maior é a velocidade de acesso a memória RAM e consequentemente maior o desempenho. Entre 667 Mhz e 800Mhz de FSB logicamente deve se dar preferência ao de 800Mhz.

Abraços,

^_^

Postado
Quanto maior for a velocidade do barramento externo FSB, maior é a velocidade de acesso a memória RAM e consequentemente maior o desempenho. Entre 667 Mhz e 800Mhz de FSB logicamente deve se dar preferência ao de 800Mhz.

Abraços,

^_^

ta e digamos q eu compar um athlon x2 1.8, seria equivalente a um core 2 duo 1.8?????

Postado

na verdade nao muda grande coisa, o q deixa muito mais rápido ou mais lento é o clock mesmo.

então se você pegar um core 2 duo 667 de 2ghz, vai ser bem mais rápido que um de 800 1.83ghz.

esquema é ver e comparar, ai tem quase todas CPUs

http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html

quanto a velocidade de memoria, nao tem nada a ver, quem controla a memoria é o chipset, tanto faz a CPU ser 800, 667 ou 533 num pm965 por ex, que a memoria vai trabalhar a 667 ou 533 dependendo o pente que estiver espetado no slot. e quem vai controlar isso é a ponte norte.

[]'s

• Membro VIP
Postado
na verdade nao muda grande coisa, o q deixa muito mais rápido ou mais lento é o clock mesmo.

então se você pegar um Core 2 Duo 667 de 2ghz, vai ser bem mais rápido que um de 800 1.83ghz.

esquema é ver e comparar, ai tem quase todas CPUs

http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html

quanto a velocidade de memoria, nao tem nada a ver, quem controla a memoria é o chipset, tanto faz a CPU ser 800, 667 ou 533 num pm965 por ex, que a memoria vai trabalhar a 667 ou 533 dependendo o pente que estiver espetado no slot. e quem vai controlar isso é a ponte norte.

[]'s

Não é bem assim que a coisa funciona...

Um processador com FSB de 800MHz consegue ler (e escrever) dados na memória com uma velocidade bem maior do que um com FSB de 667MHz. A velocidade da memória é somente um dos parâmetros que controla isso.

Tem 3 coisas que controlam ao mesmo tempo esta transferência:

- FSB do processador

- FSB das memórias

- Taxa de transferência do chipset (para a plataforma Intel)

Um processador com FSB 667MHz tem (teoricamente) a mesma taxa de transferência máxima de uma memória com FSB de 667MHz (ou seja, o dual para estes casos, na teoria, é desperdício... isso explica porque o dual não faz falta no seu querido Kennex rs).

Se usar um processador com FSB de 800MHz e uma memória de 667MHz (single channel) ai vai ter um gargalo de transferência que é a memória. Em dual channel ai a banda de transferência da memória fica bem acima da do processador, ou seja, o gargalo é o processador (que é o aconselhado).

Se os dois processadores tem o mesmo clock prefira o com FSB de 800Mhz (se a memória for de 800MHz ou se for usar dual channel).

Se for usar single channel com memória diferente de 800MHz ai tanto faz, os dois devem ter o mesmo desempenho.

Taxa de transferência:

- Memória

[FSB] x [banda (single 64 bits)] / [8 bits/byte]

[2 x 400Mhz] x [64 bits] / [8 bits/byte]= 6400 MB/s

se for dual:

[2 x 667MHz] x [2 x 64 bits] / [8 bits/byte] = 10672 MB/s

- Processador

[FSB] x [banda] / [8 bits/byte]

[4 x 200MHz] x [64 bits] / 8 bits/byte = 6400 MB/s

Postado

que adianta ele ler e escrever absurdamente rápido se todo o resto vai estar preso no bus do sistema ?

edit*******

quanto ao querido kennex rs... apesar dele nao fazer dual, ele usa o hyperstreming, e nao é por nada, o sistema trabalha bem mais redondo que meu gateway que usa o seu querido rs... PM965 com dual.

ou seja, pra jogos o gateway detona por causa da placa de video, mas pra abrir trocentos aplicativos na tela e uso de multi-task o kennex detona, alias pra ter igual so mult-task de commodore amiga, apesar da CPU mais lenta 533 , memoria generica de alta latencia, e tal.

sei la o quanto sao fudamentadas estas teorias e quanto so é MKT grosso intel, porque da pra ver nitidamente no uso a diferença.

[]'s

• Membro VIP
Postado
que adianta ele ler e escrever absurdamente rápido se todo o resto vai estar preso no bus do sistema ?

edit*******

quanto ao querido kennex rs... apesar dele nao fazer dual, ele usa o hyperstreming, e nao é por nada, o sistema trabalha bem mais redondo que meu gateway que usa o seu querido rs... PM965 com dual.

ou seja, pra jogos o gateway detona por causa da placa de video, mas pra abrir trocentos aplicativos na tela e uso de multi-task o kennex detona, alias pra ter igual so mult-task de commodore amiga, apesar da CPU mais lenta 533 , memoria generica de alta latencia, e tal.

sei la o quanto sao fudamentadas estas teorias e quanto so é MKT grosso intel, porque da pra ver nitidamente no uso a diferença.

[]'s

hehe, até parece que falo tão bem dos chipsets da Intel assim...

É difícil eu comprar / indicar micro com chipset Intel. Só indico para empresas...

Mas se a placa de video for offboard... Praticamente todas as marcas de chipset são a mesma coisa, a diferença é pequena entre eles.

Ps.: Até hoje só tive um micro com chipset Intel, é um notebook com Celeron 600Mhz e um chipset derivado do 440 (não sei qual exatamente). E esse realmente era um bom chipset.

Hoje os micros que mais uso um tem chipset da Ati, outro da Via (em casa) e onde trabalho tem micro com chipset Intel, nVidia, SiS e Via. Computadores de epocas semelhantes (independente da marca do chipset) trabalham de maneira parecida, sem diferença visivel de velocidade (pelo menos nunca vi usuário nenhum reclamando de algum micro lá por causa do chipset).

Postado

Opa, tem mais pontos a ponderar do que simplesmnete bus e clock. Não esqueçam das latências!!

Eu, por exemplo, tinha 2Gb de memória DDR2 800 no meu PC, mas eu setei elas a DDR2 667 e baixei a latência original CAS 5 (Kingston) para CAS 3. O PC era muito mais rápido nessa config 667 do que original na 800, até porque tinha vga geforce 6150 onboard que tirava muito proveito dessa latência baixa e do dual channel.

Agora que o bus 800 permite passar mais dados isso não se discute, mas entre uma avenida de grande largura de banda (ddr2 800) engarrafada (cas 5) e uma largura mais estreita (ddr2 667) sem nenhum trânsito (cas 3), preferi a segunda opção.

Agora em laptop o cas é fixo geralmente em 5 e não tem opção de editar na bios, então é melhor mesmo usar DDR2 800. Agora, se fosse possível mexer nessa latência, a perfeição mesmo seria comprar memórias DDR2 1066 de excelente qualidade e usar a 667 ou até mesmo a 800 com cas baixíssimo (cas 2 ou 3), entre outras settings em tras e etc... ficaria um canhão o PC!

Abraços com cas,

• 10 meses depois...
Postado

Galera, vi a discussao aqui e trago uma duvida:

estou pra comprar um notebook e encontrei duas máquinas pelo mesmo preço e diferentes valores na relação Velocidade de barramento x Memória RAM.

Li que o barramento é a velocidade de comunicação entre os compartimentos de memória, e que a memória RAM é a quantidade de dados que podem trafegar no circuito. Gostaria que me ajudassem a perceber, então, qual desses dois VAIO tem a melhor configuração para minha necessidade.

Trabalho com programas gráficos bem pesados. O ideal seria além disso uma placa de video dedicada, mas não encontrei nenhum note em conta.

Seguem as informações relevantes para comparar:

VGN-CS160A

Processador: Core 2 Duo P8400 (2.26GHz)

Memória Cache L2: 3MB L2

Velocidade de barramento: 1066 MHz

Memória: 3GB

(HDD): 250GB

VGN-CS360A

Processador: Core 2 Duo T6400 (2.GHz)

Memória Cache L2: 2MB L2

Velocidade de barramento: 800 MHz

Memória: 4GB

(HDD): 320GB

O que é melhor: mais velocidade com menos memória, ou menos velocidade com mais memória?

Na primeira máquina ocorre um gargalho?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...