Ir ao conteúdo

Overclock nos coolers

Visitante

Posts recomendados

Postado

E aí, pessoal

Coloquei uma fonte externa e liguei meus coolers (6 no total) em 17 V. Ficou uma loucura. O HD não passava de 38°C, O Chipset a 48°C e o CPU a 40°C de média.

Pergunto...Sei que assim eles não durarao muito, visto que apenas o do cpu tem rolamento...em que tensão poderiamos deixar os coolers nem que eles detonassem muito rápido? 13V, 14V, 15V, 16V?

Valeu

Gustavo

Postado

Olá amigo!

Só um detalhe, não existe Overclock pra cooler. Overclock quer dizer aumentar o clock, frequência (ex: Mhz)!

(eu acho)

T+

Postado

Caro colega..Me corrija se estiver errado...

A rotacao do fan é medida em RPM, não?

Ex: 5000 RPM quer dizer que o fan gira a 5000 rotaçoes por minuto, que dá 83.3 RPS, ou seja, rotaçoes ou ciclos por segundo, certo?

E o que é ciclos por segundo? HERTZ!!!

Então, colega, se um cooler gira a 5000 RPM = 83,3 HZ = 0,000083 MHZ.

Elevando a tensão, elevamos a ROTAÇÃO POR SEGUNDO ou os CICLOS POR SEGUNDO ou os HERTZ, como queira, ou seja... dá pra fazer um overclock de cooler SIM!!

Valeu!

Gustavo :cool:  :-DD  :-DD

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Alex Lacerda@16 Oct. 2002,02:20

huahuahua

até cooler vocês tão overclocando, cara***, mas tipo, é só aumenta a tensão q ele gira mais rápido? num entendo muito disso.

Sim. A rotação é proporcional (aproximadamente pois existem perdas) a tensão aplicada.

Exemplo. Se em 12V seu cooler gira a 7000rpm, em 15V, ele irá girar a aproximadamente :  15/12 * 7000 = 8750rpm. Tem as perdas (não foi projetado para rodar nessa velocidade), mas não deveria ficar muito longe disso para variações não muito grandes (25% no caso).

GBarreto, confirme ai pra gente depois as rotações conforme a tensão.

Postado

E aí, pessoal.

Cara, eu não tive coragem de ligar o sensor de rotacao do meu CPU cooler, pois creio não sei como é o esquema de alimentação do sensor de rotacao do cooler...

Mas posso garantir o seguinte..coloquei um potenciometro de 50 OHMS ligado neles, assim posso variar a tensão de 2,5 V (claro que ele não gira) até os 17 V. Bem..Vamos aos dados..

Alimentados a 14 V:

A temperatura do CPU tá 40 graus de média

A temperatura do HD   tá 24 graus

A temperatura do CHIPSET tá 47 graus de média

E olha que o Ceará é quente (deve tá fazendo uns 33 Graus)

Valeu

Gustavo

• Membro VIP
Postado

Onde você está olhando a temperatura?

Tem certeza que é o chipset que está mais quente (confira olhando pela BIOS). Pode ser que o programa trocou a ordem. É difícil de o processador ser tão mais frio (na verdade esse chipset que estaria muito quente, nunca vi tanto assim).

Postado

É isso mesmo.

Ressaltando que a minha placa-mãe é uma M 812. Acho que o chipset dela não esquenta tanto assim..

Ah, um dos coolers (4x4cm) fica em cima dele mas não faz muita diferença..

Do chipset consegui abaixar 6-7° com este esquema da fonte

Valeu

Postado

aí pessoal..... querem uma ideia, faz q nem eu....

eu tenho um gabinete 6 baias, com a fonte na parte de cima.....

então pra quem não intende muito o mais fácil a fazer é catar um transformador(tipo os de disckman, carregador de celular) que seja em media unss 16 volts.....

então você cata a fonte, desmonta, fura  a tampa dela e parafusa o transformador em cima dela.....

aí o cado q supostamente ia na tomada(110v) você poe pra fora do gabinete e liga atrais da fonte, ou melhor...

pra ficar um serviço bom você faz uma burakinho na fonte, passa o fio por dentro e solda no lado interno do terminal de saida 110v da tua fonte.....

fica muito bem feito....

e ainda por cima os cooler funcionam bem mais rápido( porque são ligados na saida 16v do tranformador  e não na saida 12 volts da fonte do pc)

uma boa dica é naumligar os cooler bom e caros no 16v, porque força eles e diminui a vida util deles....

é só ir numa loja de informatica e pedir pro cara umas fontes velhas..... dai você cata os cooler delas, porque são mais resistentes, e se estragarem você vai la e cata mais uns......

o cooler em 16volts transformam o pc num ar condicionado.....(hehehehe)

Postado

Legal !! Mas tipo, mudando d assunto...... to afim de por uma ventoinha no meu hd... se ela fica muito perto num estraga o hd por causa dos imas da ventoinha não ??

falou... :-BEER

???  ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???

Postado
Postado Originalmente por Gbarreto@16 Oct. 2002,00:15

Caro colega..Me corrija se estiver errado...

A rotacao do fan é medida em RPM, não?

Ex: 5000 RPM quer dizer que o fan gira a 5000 rotaçoes por minuto, que dá 83.3 RPS, ou seja, rotaçoes ou ciclos por segundo, certo?

E o que é ciclos por segundo? HERTZ!!!

Então, colega, se um cooler gira a 5000 RPM = 83,3 HZ = 0,000083 MHZ.

Elevando a tensão, elevamos a ROTAÇÃO POR SEGUNDO ou os CICLOS POR SEGUNDO ou os HERTZ, como queira, ou seja... dá pra fazer um overclock de cooler SIM!!

Valeu!

Gustavo :cool:  :-DD  :-DD

Concórdo com você !

Postado

aí Mad, você por aqui...........hohohohohoho

CAra, overclock de ventoinha não existe.............isso na verdade ~e overload..........

beleza........

Postado
Postado Originalmente por dragao@24 Oct. 2002,21:18

Hehehehhe

O que vale é a ideia... esqueçamos os nomes.

Os reguladores de velocidade de ventoinha na verdade fazem isso. Tem gente que coloca potenciômetro...

Abração

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...