Ir ao conteúdo

Poste os defeitos do seu STI AS-1560!

elio_filho

Posts recomendados

Postado
Esse problema aconteceu com todos os fabricantes que usaram certos CHIPSETS da Nvidia que tinham vídeo integrado, todos...

Não sei bem o que você quis dizer acima, mas se estiver falando da gráfica do note (placa de vídeo) o chipset Geforce Go7400 é dedicado e não integrado ou compartilhado.

• Membro VIP
Postado

Bom, o meu morreu definitivamente essa semana. Não liga.

Além do drive de DVD-RW ter parado de funcionar, outra coisa que eu vinha notando eram falhas nas portas USB. Muitas vezes elas paravam de funcionar e era necessário reiniciar o note.

Ainda bem que há cerca de 1 mês já havia comprado um Acer e deixado o STi encostado, para não ter surpresas.

Conclusão: o problema realmente é com aquecimento e a solda BGA. O note vai morrendo aos poucos até que, por fim, morre de vez. Aqui começou com as portas USB que algumas vezes não funcionavam. Chegou a mostrar mensagem no POST da BIOS detectando falhas de tensão na porta USB. Depois, o DVD parou de funcionar e por fim o note não liga mais.

Foi bom enquanto durou, hehe.

Postado

É esse será o fim inevitável de cada As1560G e quem tem o seu ainda em bom funcionamento é bom já se preparar e comprar outro note e, se conseguir, "passar o STi pra frente", hehe...

Na semana que o meu apagou de vez comprei um Aspire 5516, que apesar do processamento gráfico ser bem abaixo do STi, não esquenta nada e tá me servindo muito bem :D

Pra games agora só o desktop mesmo.

Até mais pessoal.

• Membro VIP
Postado

Estou até com medo de deixar o meu Acer muito tempo ligado com alto processamento. Esse lance de BGA me deixou traumatizado hehe... vou montar um desktop já.

Postado
Estou até com medo de deixar o meu Acer muito tempo ligado com alto processamento. Esse lance de BGA me deixou traumatizado hehe... vou montar um desktop já.

Foi isso que eu fiz. Pra trabalho (dia a dia) peguei um note básico, mas bom! Pra desempenho, games, filme, edição, montei peça por peça o Desk da assinatura que não passou de 2600K (tirando o monitor). É como veículo. Pro trabalho da semana você vai na motoca. Pras viagens longas de final de semana, feriados e férias você pega o carrango tunado, coloca todo mundo dentro e vai embora.....Resumindo, é sempre bom ter os dois e nunca sobrecarregar um ou outro, além do que quando um falha você tem o outro pra dar suporte ^_^

• 2 semanas depois...
Postado

Fala galera. To com o mesmo problema que alguns vocês, e meu notebook é o mesmo modelo.

Ele liga, mas a tela não liga... fica tudo preto. Não chega a carregar nem a parte da BIOS, mas os leds e o cooler chega a ligar. Mas não passa disso... não carrega o Windows, nem nada.

Já tentei todas as possibilidades que encontrei na internet. Já resetei a BIOS, já tirei o HD, troquei memória RAM de slot, já pluguei monitor externo... e nada disso funciona. O note liga, os leds piscam... mas ele não aparece nada na tela, nem carrega a BIOS... e não chega a carregar o Windows.

To com ele todo aberto aqui rsrs....

O problema pelo que eu vi que a maioria ta tendo, é que a placa de vídeo esquenta muito, que faz a solda sair e a placa de vídeo se separa da placa mãe. E no caso teria que "ressoldar o chipset da BGA".

Tem muita gente com esse mesmo problema com esse modelo de notebook... e sai procurando pela net. O reparo é caro, teria que trocar ou a placa mãe ou a placa de vídeo, e acaba saindo quase a metade do preço do notebook.... e não vale a pena, já que esse modelo já é antiguinho.

Em alguns sites em inglês, um monte de pessoas estavam tendo o mesmo problema com uns modelos de HP Pavillion e de Compaq... e lá eles tem a solução.

Vou tentar apenas colocar uma memória nova, que foi apenas o que não testei... e se não funcionar vou fazer isto. E se der certo eu posto aqui pra galera.

Lá eles explicam direitinho como fazer, inclusive tem vídeo... e tem também até uma forma de você ressoldar a placa usando o forno da sua casa... (coloca a placa lá dentro em determinada temperatura, com o chipset virado para cima, que ele vai ressoldar novamente... é sério! mas sigam o tutorial certinho).

Vou colocar os links aqui pra quem quiser ver:

http://www.laptoprepair101.com/laptop/2008/06/14/laptop-dead-troubleshoot-the-problem/

http://www.laptoprepair101.com/laptop/2010/04/06/fixing-compaq-presario-v6000-motherboard-no-video-issue/

Abraços.

Postado
Fala galera. To com o mesmo problema que alguns vocês, e meu notebook é o mesmo modelo.

Ele liga, mas a tela não liga... fica tudo preto. Não chega a carregar nem a parte da BIOS, mas os leds e o cooler chega a ligar. Mas não passa disso... não carrega o Windows, nem nada.

Já tentei todas as possibilidades que encontrei na internet. Já resetei a BIOS, já tirei o HD, troquei memória RAM de slot, já pluguei monitor externo... e nada disso funciona. O note liga, os leds piscam... mas ele não aparece nada na tela, nem carrega a BIOS... e não chega a carregar o Windows.

To com ele todo aberto aqui rsrs....

O problema pelo que eu vi que a maioria ta tendo, é que a placa de vídeo esquenta muito, que faz a solda sair e a placa de vídeo se separa da placa mãe. E no caso teria que "ressoldar o chipset da BGA".

Tem muita gente com esse mesmo problema com esse modelo de notebook... e sai procurando pela net. O reparo é caro, teria que trocar ou a placa mãe ou a placa de vídeo, e acaba saindo quase a metade do preço do notebook.... e não vale a pena, já que esse modelo já é antiguinho.

Em alguns sites em inglês, um monte de pessoas estavam tendo o mesmo problema com uns modelos de HP Pavillion e de Compaq... e lá eles tem a solução.

Vou tentar apenas colocar uma memória nova, que foi apenas o que não testei... e se não funcionar vou fazer isto. E se der certo eu posto aqui pra galera.

Lá eles explicam direitinho como fazer, inclusive tem vídeo... e tem também até uma forma de você ressoldar a placa usando o forno da sua casa... (coloca a placa lá dentro em determinada temperatura, com o chipset virado para cima, que ele vai ressoldar novamente... é sério! mas sigam o tutorial certinho).

Vou colocar os links aqui pra quem quiser ver:

http://www.laptoprepair101.com/laptop/2008/06/14/laptop-dead-troubleshoot-the-problem/

http://www.laptoprepair101.com/laptop/2010/04/06/fixing-compaq-presario-v6000-motherboard-no-video-issue/

Abraços.

Nossa cara, essa é extremamente nova e útil para os usuários desse note! Como não tenho nada a perder vou testar e ver no que dá! Valeu mesmo pela dica. Se você testar antes posta os resultados ok. Abraços.

Postado

TENHO A SOLUÇÃO LEIA !!

Galera é o seguinte, há um mes atras o meu notebook deu esse problema na solda BGA, liguei em algumas assistencias e o preço varia de 250-300 reais, pois bem não estou disposto a passar isso pra arrumar esse notebook, depois de procurar na internet li meios alternativos de se reparar, pois bem arrisquei não tinha nada a perder:

1- Compre um soprador terminico, custa R$50 reais e papel aluminio..

2- Abra o notebook retire tudo e deixa só a placa mãe( fora da carcaça )

pegue o soprador e passe em toda a placa durante uns 2 minutas a uma distancia de 30-40 centimetros, na primeira velocidade 300ºgraus..

3- Agora enrole papel aluminio na placa mãe( COM A PARTE LAMINADA PAR CIMA), não precisa ficar perfeito, se preocupe mais com as partes de plastico, e deixe só o chipset e a vga amostra. e coloque o soprador terminico na velocidade 2(500º) a uma distancia de 10-15cm em cima da vga e do chipset fazendo movimentos circulares indo de um para o outro, durante uns 3-4 minutos.

4 - depois disso faça novamente o segundo passo por uns 2 minutos.

5 - Espere a placa esfriar e monte o notebook para testar( apenas liguei o monitor na placa mãe para testar ) se funcionou otimo, se não, repita o passo 3 novamente.

BOM FOI ISSO QUE FIZ E FUNCIONOU DE PRIMEIRA.... nem acreditei kkk

PORÉMMM !!!! o notebook a dois dias atras voltou a dar problema, agora a tela fica branca.. tenho q ficar ligando e desligando até que funcione.

DICA: LOGO APOS FAZER ESSE TUTORIAL, ATUALIZE A BIOS, FAÇA O SISTEMA DE REFRIGERAÇÂO FUNCIONAR MELHOR ( TEM UM TUTORIAL AQUI NO FORUM )... acredito que o meu esteja dando esse problema de novo porque demorei 1 semana pra fazer o sistema de refrigeração e atualizar a bios, ALEM de estar jognado starcraft 2 nele( muitos dizem que o jogo tem esse problema de super aquecimento ) o notebook quase frita de tão quente kk.. mas se você for apenas usar internet, word,excel etc. acredito que nunca mais voltará o problema.!!!

ps.. tenho fotos do processo de conserto, porém como disse o notebook ta meio ruim, e as fotos tão no meu celular, se mais gente se interessar eu passo as fotos para outro pc e posto aqui.

ABRAÇO GALERA.

• Membro VIP
Postado

Ótima dica.

Vou mandar minha placa pro forno hoje a noite, vamos ver no que vai dar. Se não rolar tento com o soprador térmico.

Como não tenho nada a perder, vamos ver no que dá. Valeu pessoal.

Postado

Show de bola....o meu vai se aguentando mas já estou sem placa wireless, o DVD de vez em quando n funciona e mês passado fiquei sem um slot de memória, só estou com 1gb agora...

quando parar de vez faço esse tuturial tb, muito bom cara valeu pela dica!!!

abraços

Postado

estou com problema um pouco identico so que meu notebook liga mas trava muitas vezes na hora que liga.

Mandei para altorizada me sugeriram trocar a placa mãe e ficaria em 850 reais.

Como faço para saber se é a minha placa de video esta com problema?

Postado

Comprei o note no Submarino à vista e já deu problema no drive de CD/DVD, wireless, aquecimento e agora estou esperando o orçamento da assistência técnica pois, ele liga mais não está aparecendo nada na tela, creio que seja problema na Placa Mãe. Só estou esperando a facada... porque não vou pagar.

Nunca mais vou comprar notebook da Semp Toshiba, não vale nada!

Edit: Recebi a ligação da assistência, como eu esperava a placa mãe está com problema e custa +- R$ 550,00...

Pois é... caímos no golpe da Semp Toshiba!!!

Fazer o que né, ainda falaram que comprarm ele por R$ 100,00.

huahuahauahua

Agora é desmontar ele e vender as peças...

:-(

• Membro VIP
Postado

Tentei a dica do Renan mas infelizmente não funcionou, levei um tempão até desmontar todo o note, retirar os adesivos de proteção, etc! Trabalhão. Não sei se tento com o soprador térmico ou desisto de vez, porque até desmontar tudo de novo... rs.

Postado

Tô com o meu desmontado aqui em cima da cama e utilizei o secador de cabelo. Apliquei bem próximo (uns 1,5 a 3 cm) da VGA e do chipset ponte sul. Apliquei tanto na parte de cima dos chips como atrás, onde ficam os conectores soldados. Demorei de 5 a 7 minutos e estou deixando a mobo esfriar, por que esquenta pra caramba! Vou já montar e retorno aqui pra dizer se funcionou. Outra coisa, acho que vou retirar o elastômero que tem sobre a VGA e chipset e aplicar uma pasta térmica que tenho aqui, só pra ver no que dá mesmo, pois o note agora é parte desse experimento. Espero que dê tudo certo.

Postado

Achei bem interessante este vídeo sobre com arrumar a BGA.

Apesar de ter sido feito para o DV9000, a parte em que o cara faz a solda e protege a placa, acho que serve para qualquer um.

Boa sorte.

Postado

Não esqueçam que para ligar não vão precisar montar o note todo de volta...

Tv seja mais fácil plugar um monitor externo do que colocar a placa de volta...

Viny, tente montar o seu aos poucos, tv possa ser a fonte tb se puder teste com outra...

você coloocou um papel aluminio em volta da placa pra n torrar o resto? Lí que é mais fácil ter sucesso assim...além da VGA deixa o chipset de fora tb, suspeito que seu problema esteja aí...

Existe algu tutorial bom pra desmontar nosso note?

abraços

Postado

CONSEGUÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍ!!!!!!!!!!!!!!! haha

É muito bom depois de mais de 6 meses ver a BIOS do meu STI novamente! Fiz exatamente (exatamente não, por que resolvi não mexer nos elastômeros) o que descrevi logo acima e, após montar o note (mesmo sem o HD) consegui dar boot e entrar na bios....hiuruuuuuuuuuuu

Vou agora instalar o HD do meu Acer (que digito agora) e ver se consigo entrar no sistema operacional etc etc....Detalhe que não coloquei o processador TL-56 (que eu tinha comprado), mas sim o antigo e bom MK-36....

Vou fazer uns testes e qualquer novidade volto a postar:

Lembrando que o procedimento que eu fiz foi bem simples (mas precisei destroçar o note por completo), usando apenas um secador de cabelo!

Falou pessoal! :D :D :D :D

Postado

Caraca, maneiro! rssss

Não acreditei que o secador de cabelo fosse ressoldar a BGA, rssss

Será que foi o suficiente pra derretar os pontos de solda? pra mim tinha que atingir os 400 graus porque se demorasse muito tempo iria danficar o chipset...

Abraços

Postado

Notícias

Voltando só pra inteirar. Consigo dar boot e entrar no BIOS do note, dá pra configurar todos os parâmetros normalmente, salvar e tal. Contudo, quando troquei o HD o windows seven até iniciou, mas encontra um erro e tenta se recuperar. Nisso o note reinicia e aí não dá vídeo. Tá instável: Hora ligo e dá vídeo, entro no BIOS e tal, hora ligo e não dá vídeo. É como se a solda BGA tivesse meio frouxa, mas de toda forma o procedimento é válido. Acho que se eu tivesse ficado mais tempo com o secador a coisa estaria mais estável.

abs.

• Membro VIP
Postado

mingau,

O problema do meu é que, mesmo antes de desmontar para tentar esse procedimento, ele não dava sinal de vida. Ou seja, quando eu ligava, os leds sequer acendiam. Parece ter tido um problema além da BGA, pois é como se não tivesse fonte ou bateria conectada.

Postado

Viny pode ser a fonte sim mas se for a bateria é só ligar o note sem ela que resolve....a fonte é fácil você checar se tiver um multímetro...se n tiver pega alguma coisa de consumo baixo na tensão que a fonte gera e pluga na saída...como deve ser de 20V você pode ligar 2 coolers de 12V em série (em paralelo queima, cuidado...)

Pode ser tb no circuito regulador de tensão no notebook, se souber como dá uma checkada...

abraços

Postado

Fala galera!

Tentei fazer a ressolda da BGA mas não deu muito certo.

Tentei com um soprador término, igual a este:

solda.jpg

Ele assopra temperaturas altíssimas, mas infelizmente nesse modelo ele não dizia a que temperatura estava... e então tive que tentar várias vezes cada vez aumentando mais a temperatura. Esse não é o acessório correto, como eu vi no vídeo, mas achei que daria pra fazer com ele também.

Na quarta tentativa, o notebook ligou, apareceu a tela do STI... fiquei todo feliz... já ia até montar o note, mas aí resolvi fazer mais um teste... e pra minha tristeza o bixo não ligou! E daí ficou assim, as vezes ligava, as vezes não ligava... quando apertava a placa perto da placa de vídeo, ele ligava mais vezes, como se tivesse algum mau-contato por ali.

Depois disso tentei mais uma vez com a potência quase no máximo, mas ficou na mesma.

Bom... pelo menos antes ele nem ligava, agora ele liga de vez em quando rsrs...

O vídeo que eu vi era exatamente esse que o amigo postou ali atrás, acho que eu coloquei o link que não tinha ele... mas foi esse que me baseei.

Amanha vou tentar o método do forno e aí digo aqui no que deu...

• Membro VIP
Postado
Viny pode ser a fonte sim mas se for a bateria é só ligar o note sem ela que resolve....a fonte é fácil você checar se tiver um multímetro...se n tiver pega alguma coisa de consumo baixo na tensão que a fonte gera e pluga na saída...como deve ser de 20V você pode ligar 2 coolers de 12V em série (em paralelo queima, cuidado...)

Pode ser tb no circuito regulador de tensão no notebook, se souber como dá uma checkada...

abraços

Montei ele com todo cuidado mas não ligou. Não sei o que pode ser. Testei a fonte e segundo as medições parece estar boa, mas o notebook não dá sinal de vida. Só com a bateria também não vai. Existe algum ajuste/ligação referente a energia que eu possa ter esquecido na remontagem?

Quando conseguir pelo menos uns leds piscando ao ligar, vou tentar o método soprador térmico. :D

Postado
Montei ele com todo cuidado mas não ligou. Não sei o que pode ser. Testei a fonte e segundo as medições parece estar boa, mas o notebook não dá sinal de vida. Só com a bateria também não vai. Existe algum ajuste/ligação referente a energia que eu possa ter esquecido na remontagem?

Quando conseguir pelo menos uns leds piscando ao ligar, vou tentar o método soprador térmico. :D

Olha testa na entrada de energia do laptop se tem algum fusível, se tá queimado, testa os capacitores tb, ve se tem algum componente que possa estar visivelmente estragado ou algum capacitor eletrolítico estufado...

A testa tb o botão de desligar as vezes é só ele que tá ******...faz um jump manual pra ligar o lap...

estou achando que teu lap estava bom era só problema no fornecimento de energia...

Se tiver dúvidas como testar é só Googlar...

abraços

• mês depois...
Postado

fui mais um premiado com problema de video do STI 1560, falha grave da semp toshiba com este equipamento. Ela não assumiu este problema como fabricantes de carros vem fazendo com os automoveis. Mandei email para a info exame para mostrar o que ta acontecendo, se souberem de contatos de outras publicações de informatica me mandem. Por enquanto não vou mexer em nada e muito menos ir na assisTência da sti(que em BH é somente uma)... Ja penso em pegar uma outra marca..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!