Ir ao conteúdo

UPS - No-breaks

dessang

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Gostaria de saber, se eu comprar um no-break(UPS) com entrada 110v, e a minha rede é 220v, eu poderia botar um transformador antes dele para abaixar a tensão e assim, alimentar o UPS e o PC?

Gostaria também saber se eu tivesse um UPS 780w, e meu pc fosse por exemplo 450w, o UPS estaria gastando 750w ou somente os 450w do computador?

Agradeço desde já.

Postado

Primeiro, sua fonte em teoria é capaz de fornecer 450W, isso não quer dizer que ela gaste 450W continuamente. Não é igual chuveiro que é de 5000W e gasta sempre 5000W. A fonte está ali na dela esperando que os componentes consumam em teoria até 450Watts dela, o que é raro, só configurações muito pesadas puxam isso isso aí.

Segundo, o UPS sendo por exemplo de 780W é a mesma coisa, ele é capaz de fornecer isso, mas não consome isso continuamente.

Terceiro, não recomendo ligar o transformador aí especialmente se não souber o que está fazendo. Se você ligar o transformador de uma forma tal, as duas saidas vão ficar energizadas e pode queimar qualquer coisa que esteja referenciada em cima do aterramento e você esteja sem o aterramento da tomada ligado. Quando as duas saidas do transformador são energizadas, 220V é referenciado em cima de um componente que esteja em contato com o fio terra como um varistor Fase -> Terra. Só recomendo fazer se souber o que está fazendo.

Outra coisa, o transformador precisa ser capaz de suportar carga igual ou superior a do proprio nobreak, por segurança, já que nao se sabe da qualidade dele, mesmo colocando uma potencia menor em cima dele.

Postado

Sim, mas então, se a tomada for aterrada, e um transformador confiável aguentar os 750W do UPS, teoricamente eu poderia fazer isso?

Postado

Não só teoricamente, como na prática. Vou te contar um segredo:

Em 2006 quando comprei meu segundo nobreak decidi comprar um 110V porque era mais barato e comprei com o pensamento em liga-lo num transformador e foi o que fiz, mas quase detono um filtro de linha da mesma marca, um APC que tb é 110V e não existe versão pra 220V no nosso mercado. Simplesmente desconectei o fio terra e um varistor quase estourou, tive que retira-lo e colocar um novo no lugar. Aconteceu o que eu expliquei pra você ai acima. Isso não aconteceu so comigo, mas com esse cara que foi morar na Europa e foi munido de um transformador que detonou seu filtro de linha:

http://www.gson.org/stepdown/

Mas nao adianta so a tomada ser aterrada, é com que você faça as conexoes corretamente. Compre uma chave de teste de fase (chave neon) e ao ligar o transformador, certifique-se que há energia apenas em um dos orifícios do transformador. Cerifique-se tb da polarização das tomadas. Neutro na esqueda, fase direita e terra no pino embaixo. O problema é colocar o terra em um transformador q só vem com dois pinos, Neutro + Fase.

Postado

Nossa, realmente fiquei assustado agora, já penso se isso acontece com um de nós? Mas é uma pena que um produto tão bom como o da APC nao possa funcionar bem aqui...

*pensando em possibilidades*

Tá, eu sei que vou "viajar na maionese" agora, mas nao daria pra conectar o UPS no estabilizador né? xD

Postado

Mas eu não te contei ai acima, aconteceu comigo! Por isso to te alertando! Aprendi do pior modo! :)

Não só dá, como usei assim por um tempo, mas não é uma coisa boa de se fazer porque você estará introduzindo duas correções de tensão na rede que já não é necessária de ser feita e introduz algums problemas - vide tópicos sobre a utilidade dos estabilizadores nesse mesmo forum.

Nada impede de usar mesmo com todas desvantagens, mas é algo que deve preferencialmente ser evitado.

Postado

Bom que eu conheço só APC, mas importado tem os Tripp Lite que tem modelos com LCD na frente.

A Ragtech é uma marca q nao confio, mas tem modelos com um LCD simples na frente.

Quase todos os APC e alguns SMS, vem com um software que mostra varios dados do nobreak, então nao vejo necessidade do LCD. Um exemplo da SMS é o NetWinner 4+ Expert.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!