Ir ao conteúdo

[Review] HP Pavilion dv6750BR "Tunado" - Atualizando

corte_cor

Posts recomendados

Postado
o fanatismo pela amd ta tomando conta de você......um amigo meu comprou esse note dv6750br quarta feira, só to esperando chegar pra testar desempenho com ele.....apesar que não vai dar pra testar muito, porque a placa de video vai pesar nisso, tinha que ser 2 placas iguais...

Faça o teste e surpreenda-se... pena que você vai testar com um Intel "tunado" contra um AMD "onboard"

Postado
Caro EVERTON_RAMOS...

2) Ao contrário do Bruno... eu sou um pouco chato quanto a limpeza... sempre limpo minhas mãos antes de usar o notebook... (Bruno, não quero dizer que você seja porco... não entenda mal)... he he he...; possuo o DV6750BR à 5 meses e não apresenta nenhuma marca de desgaste nem arranhões... o note "anda" o dia todo junto comigo... levo pro trabalho, pra facu, pro shopping... só não levei ainda pra Igreja (mas é questão de tempo, logo logo vou levá-lo pra comunhão)... he he he... não admito que ninguém coloque o dedo no LCD e brigo com minha noiva quando ela tenta usar o note e está com "migalhas" caindo...

Tenho também um DV6120BR à 19 meses (irmão gêmeo do 6750)... até hoje não apresentou desgaste em nada e o teclado continua firme do jeito que estava quando comprei...

Como o Bruno disse, ele usa a mão engordurada pra digitar no note, daí ele fica com as teclas brilhosas, não quer dizer que está gasto... apenas engordurado...

3) Apesar de diversos erros da HP na descrição desse equipamento, o Wireless está correto... ele é padrão ABG... também me surpreendi, pois é difícil uma placa com as 3 Bandas...

OBS.: Com esse modelo de notebook, existem 2 opções de Adaptador Wi-fi... pode vir o Broadcom ABG ou o Atheros BG... então na hora da compra é só verificar se vem com Chip Broadcom...

Primeiramente obrigado pelas respostas e pela atenção demonstrada por todos vocês aqui do fórum.

2) Que bom saber que o material do notebook é de excelente qualidade. Eu particulamente já desmontei muitos DV's das mais variadas séries e são muito bem projetados e montados. Usam material de primeira tanto internamente quando externamente. A cobertura da tampa dele também é altamente resistente à arranhões (dentro do possível é claro). O cce arranhava só de olhar. Mas quanto ao teclado, devemos levar em conta o quanto digitamos, sabe como é, tem pessoas que abrem um site, ficam lendo, aí abrem outro, uma digitação mais razoável. Já outras, são fissuradas por mensageiros instantaneos e orkut e ficam teclando incessantemente como um louco em cima do teclado. Nessa segunda hipótese imagino que seja tolerável algum desgaste.

3) Que chato isso de uns sairem com A/B/G e outros com B/G. Não que eu vá usar essa frequencia A, mas sabe como é, a gente tá comprando, pagando caro, sempre quer o mais "plus" possível. Quanto a ver na hora da compra, fica díficil, pois comprei pelo Submarino. Mas espero que seja o A/B/G conforme consta na descrição do submarino. (No site da HP consta como A/B/G ou B/G). Se não for, vou encrespar. Outra coisa que não gostei foi na descrição (do submarino) vir dizendo que tem o hd SATA 2 (3G). Dependendo do meu humor vou encrespar com isso também. Já era hora deles atualizarem essa informação lá.

E quanto a briga Intel x AMD, também estou desistindo. Sinceramente, já tive vários computadores, AMD e INTEL, e trabalho com todos eles todos os dias, montando, desmontando, instalando SO e sempre percebi uma vantagem prática na AMD, os computadores com CPU's da AMD são, de fato, mais rápidos no geral. E a teoria nos explica claramente isso. Agora quando vemos alguém falando que intel é melhor nos fóruns o cara sempre tem 4 computadores c/ AMD e 4 c/ INTEL de igual configuração (geralmente a mais porrada possível). E sempre trabalha com os programas mais pesados do universo. E o Intel sempre ganha de 10 a 0. Poxa, aí fica meio díficil de acreditar mesmo.

quanto ao lightscribe, uma vez eu cheguei a comprar uma midia pra testar,

mas peguei a errada, pra gravar em ls tem que ser outra, mais cara ainda (2,20 um cd pra fazer os desenhos em ls, enquanto um comum ta 0,69 centavos, e um dvd-r da sony 2,00)

ai desisti..

heheheh

E onde tu encontrou essa mídia? Nunca prestei muita atenção nas embalagens, mas não lembro de ter visto nada falando em lightscribe nos dvds/cds vendidos aqui em Porto Alegre.

A propósito, conhece a Wittech? Uma loja de informática aqui da capital, fica na Eudoro Berlink, vende peças muito baratas, de Note inclusive.

Pena que ando meio descontente com eles. Se tu não pedir eles não te dão nota, te dão um recibo que tu até acha que é nota se não prestar muita atenção. Aí a gente já fica meio assim, sei que os impostos nos comem por uma perna, mas todos nós pagamos - até pra respirar - então não tolero que ninguém "dê um jeitinho".

Outra coisa também é que eles anunciam as peças por um valor e se tu for pagar no cartão tem acréscimo (7% débito e 11% crédito se nao me engano) e isso é ilegal. O certo seria mostrar o valor com o acréscimo e dar o desconto para quem paga em dinheiro.

Mas no mais vale a pena comprar lá, é até mais barato que nos distribuidores (pauta, mazer).

Postado
E onde tu encontrou essa mídia? Nunca prestei muita atenção nas embalagens, mas não lembro de ter visto nada falando em lightscribe nos dvds/cds vendidos aqui em Porto Alegre.

A propósito, conhece a Wittech? Uma loja de informática aqui da capital, fica na Eudoro Berlink, vende peças muito baratas, de Note inclusive.

Pena que ando meio descontente com eles. Se tu não pedir eles não te dão nota, te dão um recibo que tu até acha que é nota se não prestar muita atenção. Aí a gente já fica meio assim, sei que os impostos nos comem por uma perna, mas todos nós pagamos - até pra respirar - então não tolero que ninguém "dê um jeitinho".

Outra coisa também é que eles anunciam as peças por um valor e se tu for pagar no cartão tem acréscimo (7% débito e 11% crédito se nao me engano) e isso é ilegal. O certo seria mostrar o valor com o acréscimo e dar o desconto para quem paga em dinheiro.

Mas no mais vale a pena comprar lá, é até mais barato que nos distribuidores (pauta, mazer).

cara, eu vi no site da digimer..

da uma olhada na parte de midias, tem uma de ls, tá uns 2,00 se não me engano.

quanto a essa loja, eu tinha o site nos favoritos, mas nunca vi nada demais..

uma loja que compro quase sempre é a hardstore, que é pertinho aqui de casa.

finalmente agora no final do ano abre o shopping ali no cristal, e vai ter fnac, e mais lojas com produtos de informatica..

http://www.wittech.com.br/

Postado

eu nunca testei esse lance de imprimir capa no cd, apesar de ja ter tido alguns modelos q tiveram e tem isso.

vocês ai falando ate despertou uma curiosidade de ver como q fica isso ehehheheheh

demora muito como q é o lance ?

vou ver se acho umas midias aqui pra fazer umas artes em capa de CD ehehehhehehehe

é uma boa pra dar cd de presente pra alguem :)

[]'s

Postado

eu fiquei com vontade de fazer também..

vou amanhã de tarde no centro, e vejo se acho uma midia que suporte gravação LS..

fica assim, pelo jeito:

lightscribe_label.jpg

uma coisa mais no estilo de casamento fica legal até.

Postado

Oi

Então fiquei curioso sobre esse lande de impressão nos dvd sera q na santa efigenia eu acho essa midia ?

Não imprime em colorido ?

Abraço

Postado
Oi

Então fiquei curioso sobre esse lande de impressão nos dvd sera q na santa efigenia eu acho essa midia ?

Abraço

Caro ZOIO23...

Você consegue encontrar essa mídia LightScribe na Santa Efigênia aí em Sampa, no Mercado Livre tá cheio de neguin vendendo com preço bom, na lojas Kalunga você também encontra e até no "Shopping Azul" aqui em S.J.Rio Preto você consegue encontrar... he he he...

A impressão é monocromática, não tem como ser colorida, pois é impressa com o feixe de laser emitido pelo canhão da gravadora...

Postado

Oi

Fala corte_cor beleza irei olhar na santa e no kalunga obrigado pela ajuda e atenção dada abraço t+

Caro ZOIO23...

Você consegue encontrar essa mídia LightScribe na Santa Efigênia aí em Sampa, no Mercado Livre tá cheio de neguin vendendo com preço bom, na lojas Kalunga você também encontra e até no "Shopping Azul" aqui em S.J.Rio Preto você consegue encontrar... he he he...

A impressão é monocromática, não tem como ser colorida, pois é impressa com o feixe de laser emitido pelo canhão da gravadora...

Postado
Oi

Abraço

Cara, na Santa Efigenia tu encontra até o Papa pra vender. dasuihuidash

Aqui em Porto Alegre tudo o que não é muito comum é difícil ou raro de se encontrar.

Postado
cara, eu vi no site da digimer..

uma loja que compro quase sempre é a hardstore, que é pertinho aqui de casa.

Cara, essa hardstore é nova? Eu não conheço, mas por sinal o anuncio dela havia me chamado a atenção no classificados de informática da ZH. Em relação a preços.

E quanto esse shopping novo, tô torcendo pra que abra logo, vai ter muita loja boa lá.

Postado
Cara, essa hardstore é nova? Eu não conheço, mas por sinal o anuncio dela havia me chamado a atenção no classificados de informática da ZH. Em relação a preços.

E quanto esse shopping novo, tô torcendo pra que abra logo, vai ter muita loja boa lá.

que nada, não sei quanto anos tem, mas conheço há uns 3 se não me engano.

classificados da ZH tem umas lojas bem legais, vejo toda semana.

heheh

parece que o shopping novo abre em outubro/novembro

alem de muitas lojas de info novas, que nem existe no RS ainda, vai ser muito bonito.

Postado

AE galera, sou mais um feliz comprador deste NOTEBOOK,

Realmente ele é LINDO, mas nao fica nisso é funcional rpa caramba, o teclado é macio, o touchpad é agradavel, o controle das musicas proximo ao monitor é otimo. A configuração parece ser boa. A placa de video parece suportar a configuração. Ainda nao testei nenhum jogo nele, mas espero q rode ao menos um CS.

O vista incomoda um pouco. o processador parece ser suficiente pra rodar o vista.

Postado

a um ano e meio comprei um hd de 80 e a tres meses mais um hd de 250, a loja é boa. o atendimetno é legal e os preços sao acessiveis. a digimer é meio carera. cobra caro e tal. mas gosto mais da digimer. sei la acho q é custume.

Postado

Realmente ele é LINDO, mas nao fica nisso é funcional rpa caramba, o teclado é macio, o touchpad é agradavel, o controle das musicas proximo ao monitor é otimo. A configuração parece ser boa. A placa de video parece suportar a configuração. Ainda nao testei nenhum jogo nele, mas espero q rode ao menos um CS.

O vista incomoda um pouco. o processador parece ser suficiente pra rodar o vista.

parabéns pelo note, é muito bom mesmo.

e vai rodar CS tranquilo, teste até o CSSource, e rodou de boa, mas o jogo é muito estranho, melhor o CS 1.6.

a um ano e meio comprei um hd de 80 e a tres meses mais um hd de 250, a loja é boa. o atendimetno é legal e os preços sao acessiveis. a digimer é meio carera. cobra caro e tal. mas gosto mais da digimer. sei la acho q é custume.

de fato, a hardstore é confiavel e tal, compro lá as vezes, mas acho que pelo fato da digimer ter propaganda na tv, loja em shopping, etc..

te todo aquele marketing de grande loja, conhecida em toda porto alegre, a torna mais confiavel.

off-topic

alias, temos 3 pessoas de porto alegre, já da pra marcar um encontro quando abrir o novo shopping (se tiver internet wireless) para trocar ideias, conversar, junto com os HPs

heheheheh

Postado

Cara, pode ter certeza que roda CS. Hehe. E quanto ao vista, realmente ele dá a impressão de ser meio pesado, pois carrega uma infinidade de programas (serviços) ao iniciar, mas se você tem 2Gb de memória ou mais (o que é seu caso) o uso é tranquilo. O XP é mais leve com certeza. Mas usar o vista compensa pela quantidade imensa de recursos disponíveis que o xp nem sonha.

A instabilidade do Vista se dá por conta da falta de compatibilidade de alguns drivers e até programas, mas isso é uma questão de tempo. Falar mal do vista todo mundo fala, mas é o mesmo que falar mal dos processadores AMD, é um pouco infundado.

Bom saber, não trabalho com compra/venda de peças, mas sempre indico alguma loja boa/barata aos meus clientes. Vou começar a indicar esta.

off-topic

alias, temos 3 pessoas de porto alegre, já da pra marcar um encontro quando abrir o novo shopping (se tiver internet wireless) para trocar ideias, conversar, junto com os HPs

heheheheh

Cara, se tu visse as bocas meio brabas que tem ao redor do shopping novo acho que ía pensar duas vezes antes de levar teu note la. Hehehe.

Eis uma dúvida que tenho: aquele shopping tem de tudo para ser um shopping de elites, mas ele está rodeado de vilas, tenho medo que fique como o Iguatemi/Bourbon Country nos finais de semana.

Postado

Alguém sabe me explicar se quando eu instalar o Windows Vista 64 Bits eu vou poder instalar qualquer programa? Tipo, PhotoShop, Illustration, Dreaw, Etc.... e os Normais tb, Antivirus, etc....

Sei que o computador vai ficar mais rápido, mas não entendi ainda esse sistema de programas que pegam e que não pegam.

Estou tentanto pegar um Vista 64Bits por ai e vou colocar o serial que vem no pc, como já disseram, provavelmente da certo, pensei em colocar o Windows XP, mas o Site da HP não disponibiliza todos os Drives para Windows XP, se alguém tiver alguma ideia eu aceito.

Não gostei muito do sistema com Win Vista, achei que trava muito quando estou usando programas como PhotoShop e Bridge, Internet, etc.... O Engraçado é que o sistema começa com uma sobrecarga na memória de 650mb, com o uso chega a mais de 1gb e chegou até travar, mesmo fechando os programas tem vezes que não diminuiu o ritimo da memoria ram. |Já fiz diversas coisas, mas gostaria de instalar o Vista 64 pra ver se melhora pelo menos um pouco. O XP de inicio consome apenas 350MB.

Postado
Alguém sabe me explicar se quando eu instalar o Windows Vista 64 Bits eu vou poder instalar qualquer programa? Tipo, PhotoShop, Illustration, Dreaw, Etc.... e os Normais tb, Antivirus, etc....

Sei que o computador vai ficar mais rápido, mas não entendi ainda esse sistema de programas que pegam e que não pegam.

Claro que pode, mas é sempre bom dar preferência à programas que foram desenvolvidos em 64 bits, pois só assim (tendo o hardware x64, o sistema operacional x64 e o software usado também x64) que você usufruirá da tecnologia 64bits.

Atualmente, boa parte dos programas funcionam na plataforma x64 mesmo não tendo sido desenvolvidos para ela (programas mais antigos inclusive), na verdade, eles vão trabalhar em 32 (uma espécie de modo de compatibilidade), mas o importante é que funcionam... O que geralmente dá problema são drivers, que se não forem para plataforma x64, sem chance. Outra coisa também são aqueles ActiveX's de bancos, o banco Real e a Caixa Economica Federal não tem jeito no Vista x64.

O Windows Vista tem 2 pastas arquivos de programas, uma padrão e uma outra para programas 32bits.

O jeito é tentar, baixar e instalar. Eu uso uma gama imensa de programas aqui. Microsoft Office (2003 em diante), anti-virus, anti-spy, nero, photoshop, coreldraw, todos 32bits entre muitos outros e tudo roda numa boa. Mas não vou mentir, às vezes preciso instalar algo e não funciona, no geral é pouca coisa.

E aqui vale uma ressalva ao que eu sempre digo: todos os testes de benchmark que apontam uma vitória da Intel são executados sob sistemas operacionais 32 bits (windows xp geralmente) e com programas 32 bits. A AMD é pioneira na tecnologia 64, sendo assim, acredito que a arquitetura desses processadores mostre vantagem frente à Intel quando trabalhando no modo para que foi desenvolvido. E visto que a Intel também tem capacidade de funcionar em 64bits, não faz sentido testarmos o desempenho de ambos em um modo "quebra-galho".

A Tecnologia x64 não vai mudar nada ao editar uma planilha no MS Exel ou digitar um texto no MS Word, mas, quando se trata de processamento de uma capacidade maior de dados (uma edição de video, compactação de um filme em DIVX, compactação de determinados arquivos, graficos 3D) é esperado que ela seja bem mais rápida. E a maior parte dos resultados dos testes Benchmark é dada por esse processamento de dados um pouco mais "pesado".

Postado
Claro que pode, mas é sempre bom dar preferência à programas que foram desenvolvidos em 64 bits, pois só assim (tendo o hardware x64, o sistema operacional x64 e o software usado também x64) que você usufruirá da tecnologia 64bits.

Atualmente, boa parte dos programas funcionam na plataforma x64 mesmo não tendo sido desenvolvidos para ela (programas mais antigos inclusive), na verdade, eles vão trabalhar em 32 (uma espécie de modo de compatibilidade), mas o importante é que funcionam... O que geralmente dá problema são drivers, que se não forem para plataforma x64, sem chance. Outra coisa também são aqueles ActiveX's de bancos, o banco Real e a Caixa Economica Federal não tem jeito no Vista x64.

O Windows Vista tem 2 pastas arquivos de programas, uma padrão e uma outra para programas 32bits.

O jeito é tentar, baixar e instalar. Eu uso uma gama imensa de programas aqui. Microsoft Office (2003 em diante), anti-virus, anti-spy, nero, photoshop, coreldraw, todos 32bits entre muitos outros e tudo roda numa boa. Mas não vou mentir, às vezes preciso instalar algo e não funciona, no geral é pouca coisa.

E aqui vale uma ressalva ao que eu sempre digo: todos os testes de benchmark que apontam uma vitória da Intel são executados sob sistemas operacionais 32 bits (windows xp geralmente) e com programas 32 bits. A AMD é pioneira na tecnologia 64, sendo assim, acredito que a arquitetura desses processadores mostre vantagem frente à Intel quando trabalhando no modo para que foi desenvolvido. E visto que a Intel também tem capacidade de funcionar em 64bits, não faz sentido testarmos o desempenho de ambos em um modo "quebra-galho".

A Tecnologia x64 não vai mudar nada ao editar uma planilha no MS Exel ou digitar um texto no MS Word, mas, quando se trata de processamento de uma capacidade maior de dados (uma edição de video, compactação de um filme em DIVX, compactação de determinados arquivos, graficos 3D) é esperado que ela seja bem mais rápida. E a maior parte dos resultados dos testes Benchmark é dada por esse processamento de dados um pouco mais "pesado".

Estava com muita vontade de colocar o Windows XP no meu note, que é um 6750, porém por está dificuldade que eu estou vendo o pessoal passar estou desistindo da ideia. No meu outro note antigo o Windows XP ocupa 320mb quando inicia o sistema, o Vista neste meu note novo toma quase 700mb logo que inicia, e depois de um tempo fica mais de 1gb tomado, mas alguns dizem que o vista é melhor porque armazena memória e tal, mas eu acho que muitas vezes fica lento sim, até mesmo trava, já aconteceu comigo e acontece, principalmente quando uso o photoshop, vou usar alguma ferramenta, uso e quando vou ver as ferramentas estão todas travadas e brancas, não sei, só sei que meu note inferior com xp é mais rápido do que esse novo com vista.

Estou pegando os drives do Vista 64Bits, quando eu consegui um eu instalou pra ver o desempenho.

Aos poucos eu vou procurando os drives pra xp, quando tiver tudo eu instalo, mas tb to com a intenção de instalar o Vista 64bits e colocar mais 2gb de memória.

Paz

Paulo

Postado

Oi

Então eu tenho 4gb mais também as vezes trava nessas tarefas de corel, photo etc abertas o vista e pesado mesmo nem tem jeito e de inicio fica quase 1gb com programas abertos etc fica quase 2gb.

Já tenho uma copia do vista 64 bits fiz o dow via torrent mais o problema e que eu peguei os drive do site da hp para vista 64 e os drive não instala de jeito nenhum achei estranho ai desesti e voltei com os dvd de backup para original.

Abraço t+

Postado

Chegouuuu meu note, conforme prometido, 3 dias úteis. :)

Veio com a caixa lacrada pela HP, muito bem embalado. Quando compramos em lojas fisicas, geralmente a caixa já vem aberta.

Muito bom o note mesmo, sem contar que essa tela de 15.4' wide dá impressão de ser bem maior. Muita gente olhou e achou que era 17'.

Bem, agora vou ficar aqui com meu brinquedo novo, hehe, depois eu posto novidades.

Postado

Cara, se tu visse as bocas meio brabas que tem ao redor do shopping novo acho que ía pensar duas vezes antes de levar teu note la. Hehehe.

Eis uma dúvida que tenho: aquele shopping tem de tudo para ser um shopping de elites, mas ele está rodeado de vilas, tenho medo que fique como o Iguatemi/Bourbon Country nos finais de semana.

cara, aquela vila vai sair de lá parece, porque vai ser usada para o shopping e tal

mas só resta esperar abrir para ver, o projeto parece que vai ficar bem bonito, bem moderno, bem coisa que já tem em SP/RJ, etc..

agora, qualquer shopping fica horrivel de ir final de semana, mas bem melhor ir no iguatemi que no praia de belas.

mas sei-la, só resta esperar e ver como fica..

e aproveita o note, é muito bom ele.

depois se tiver alguns jogos, testa ai com o Fraps ligado.

vou ver se tiro uns prints com o CSSource

Postado

cara, fica o toque ai, para de falar que tu baixou tal coisa, e tal, isso é proibido no forum, e to toda hora vendo tu falar isso.

capaz até de levar infração.

to baixando a demo dele pra testar agora

http://eu.spore.com/whatisspore/creaturecreator.cfm

edit:

o jogo completo ta bem barato:

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000051801632&idDept=4&src=&res=1280

será que é full?

barato demais..

Postado
cara, fica o toque ai, para de falar que tu baixou tal coisa, e tal, isso é proibido no forum, e to toda hora vendo tu falar isso.

capaz até de levar infração.

to baixando a demo dele pra testar agora

http://eu.spore.com/whatisspore/creaturecreator.cfm

o jogo completo ta bem barato:

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000051801632&idDept=4&src=&res=1280

será que é full?

barato demais..

Caro ZOIO23...

O que o BRUNO2546 tá dizendo é pro seu bem!

Aqui no fórum, comentar sobre pirataria é considerado infração e pode inclusive ser punido com suspensão e expulsão da comunidade...

O legal é você baixar apenas programas legais, sejam eles pagos ou gratuítos, mas desde que você possua a licença deles... existem também as versões DEMO ou TRIAL, que lhe permitem experimentar o software antes de adquirí-lo... fica aí a dica, não queremos que ninguém seja punido, pois é sempre bom contar com mais pessoas participando dos comentários...

Caro BRUNO2546...

O link que você postou sobre o SPORE, não se trata do jogo... é apenas o PACK "Criador de Criaturas"... existe ainda a versão FULL que vem o jogo completo e mais o Criador de Criaturas embutido... tem também a versão GALÁTICA, uma caixa especial contendo o Jogo FULL + Criador de Criaturas + DVD Making OFF + Livro de Arte + Poster + Manual Impresso Especial...

Realmente, na primeira fase, joguei o game com tudo no FULL e não tive nenhum LAG... porém ao passar de fase, necessitei baixar um pouquinho a qualidade dos detalhes e a resolução, mas nada que comprometesse a qualidade do jogo...

É um jogo "diferente" de tudo que você já viu... tem gráficos meio infantis, porém é um game bem complexo e serve pra toda a família... mas apesar de ter gráficos melosos, o game é cheio de carnificina, morte, canibalismo, insultos religiosos, estratégia, guerras, armas, monstros, armações políticas, etc... é o jogo definitivo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!