Ir ao conteúdo

Montando um provedor de internet via radio

cristianojpr

Posts recomendados

Postado

Galera, eu to querendo comprar um link da Brasil Telecom e distribuir via rede wireless, eu gostaria de saber o que eu preciso pra montar meu provedor, e qual o nome do software que eu limito a velocidade pra cada cliente. onde eu encontro pra comprar, obrigado.

Postado

Cara, pra você alugar um link e repassar, se tornando um provedor, você tem que ter em mente uma coisa: não é barato. Se o provedor for Wireless, suas torres têm que ter a assinatura de um engenheiro, e fora isso, seu provedor deve pagar o SCM, que é tipo uma licença pra operar. Se você procurar no site da ANATEL, tem documentação a balde. Infelizmente, se você ler tudo, até desanima de montar provedor.

Equipamento pra distribuir o link, você tem aos montes. muita gente usa o AP2000 da YDI, ou o MicroTik. Se você fizer o controle de banda em um servidor, você pode usar bridges da SENAO pra distribuir, porque são muito boas e agüentam o tranco.

Suas informações foram muito superficiais, por isso não dá pra dimensionar ou mensurar mais dados.

você tem ao menos ideia de qtos clientes quer atender?

Seu equipamento de transmissão ficará onde?

Existem outros provedores concorrentes? (Espectro sujo)

Haverá demanda de clientes suficiente pra você faturar alguma grana?

Abração cara!

Postado

po se eu quiser compartilhar a minha net com uns 4 colegas usando um kit provedor de radio é proibido então??

eu tenho que pagar por cada um colega que eu quiser colocar pra dividir a minha net??

eu li um pouco mas nao sei muito disso... os IPs para a minha rede saem do meu acess point ou eu tenho que pedir alguma coisa pro meu provedor??

valeu abraços

Postado
po se eu quiser compartilhar a minha net com uns 4 colegas usando um kit provedor de radio é proibido então??

eu tenho que pagar por cada um colega que eu quiser colocar pra dividir a minha net??

eu li um pouco mas nao sei muito disso... os IPs para a minha rede saem do meu acess point ou eu tenho que pedir alguma coisa pro meu provedor??

valeu abraços

Postado
Cara, pra você alugar um link e repassar, se tornando um provedor, você tem que ter em mente uma coisa: não é barato. Se o provedor for Wireless, suas torres têm que ter a assinatura de um engenheiro, e fora isso, seu provedor deve pagar o SCM, que é tipo uma licença pra operar. Se você procurar no site da ANATEL, tem documentação a balde. Infelizmente, se você ler tudo, até desanima de montar provedor.

Equipamento pra distribuir o link, você tem aos montes. muita gente usa o AP2000 da YDI, ou o MicroTik. Se você fizer o controle de banda em um servidor, você pode usar bridges da SENAO pra distribuir, porque são muito boas e agüentam o tranco.

Suas informações foram muito superficiais, por isso não dá pra dimensionar ou mensurar mais dados.

você tem ao menos ideia de qtos clientes quer atender?

Seu equipamento de transmissão ficará onde?

Existem outros provedores concorrentes? (Espectro sujo)

Haverá demanda de clientes suficiente pra você faturar alguma grana?

Abração cara!

valeu amigo pelas respostas mais acho que ja desanimei, na minha mente eu ia comprar um modem tissunami e um pc para gerenciar a rede, ai em cima da minha casa eu ia colocar a antena e distriubuir dentro da minha cidade q tem no máximo uns 60 pcs, sendo assim eu iria comprar um link de 8 megas e distribuir por no máximo 30 clientes, eu calculei de equipamento uns 5 ou 6 mil reiais tendo em mente cobrar usn60 reais por cliente sendo assim tendo uma renda inicial de 600 reais, mais eu não entendo nada disso, não sei nem como limitar a velocidade para os clientese nem como nem onde começar a comprar os equipamentos, e outra não sei nem se vai dar certo. se caso você ainda tiver algumas dicas pra mim será de bom proveito mais por hora vou apenas estudar pra montar um provedor regularizadom pois não quero adquirir problemas. abraços

Postado
valeu amigo pelas respostas mais acho que ja desanimei, na minha mente eu ia comprar um modem tissunami e um pc para gerenciar a rede, ai em cima da minha casa eu ia colocar a antena e distriubuir dentro da minha cidade q tem no máximo uns 60 pcs, sendo assim eu iria comprar um link de 8 megas e distribuir por no máximo 30 clientes, eu calculei de equipamento uns 5 ou 6 mil reiais tendo em mente cobrar usn60 reais por cliente sendo assim tendo uma renda inicial de 600 reais, mais eu não entendo nada disso, não sei nem como limitar a velocidade para os clientese nem como nem onde começar a comprar os equipamentos, e outra não sei nem se vai dar certo. se caso você ainda tiver algumas dicas pra mim será de bom proveito mais por hora vou apenas estudar pra montar um provedor regularizadom pois não quero adquirir problemas. abraços

Amigo, pelo que você, se for somente pra 60 clientes, você ia superdimensionar seu link!! 8 mega p/ 60 clientes é muita coisa! Ainda mas se você tiver um servidor proxy muito bem configurado. Com 2 Megabits, você atende esses 60 clientes com folga! E um Tisunami é bem caro, eu chutei o AP2000 porque pensei em mais clientes, e não somente 60. Com um microtik, ou um linux bem configurado rodando em um PC no alto da torre, você faz maravilha!!!

Infelizmente, a parte de Wireless do Fórum do Clube do Hardware é pouco freqüentada. Posso sugerir o fórum do UnderLinux.org, pois lá tem muita gente nessa área.

Abração!

• 2 semanas depois...
Postado

bom amigos vou ressussitar esse forum pois estou disposto a investir novamente na internet com sinal via rádio, eu gostaria de saber qual a diferênça entre o aparelho ap 2000 e o tissunami, qual a distância q o ap 2000 cobre, se manda um sinal bom? pois o tissunami eu tenho informações que dizem que ele cobre até 50km, mais quero começar com uma aparelhagem pequena por enquando, mais de qualidade, e assim que eu for crescendo colocarei aparelhos mais potentes para abranger mais clientes. ah, e qual a configuração da máquina que eu vou precisar para ser o servidor? espero ansiosamente pelas respostas obrigado, se alguém quiser me add no msn pra gente conversar melhor o meu e-mail é: [email protected], abraços e obrigado novamente.

Postado

cristianojpr, com relação à cobertura de 50Km, dá pra fazer isso até com um "apezinho" xing-ling. Basta usar outro tipo de antena, como uma parábola direcional sólida, por exemplo. Agora, cobertura de 50Km, atuando realmente como provedor, ou seja, sem link ponto-a-ponto, acho que seu sinal ficaria ruim no final da linha. Geralmente, consegue-se tal distância com o uso de amplificadores, o que além de ter o uso condenado pela ANATEL, "sujam" o espectro, causando ruído, e diminuindo a qualidade do sinal. O AP2000 é tão bom qto o Tissunami, digo isso não por ter usado os 2, pois usei somente o AP2000, mas tb por ter ouvido falar muito bem do Tissunami.

No AP2000, você "regula" a potência pelos cartões que o acompanham. No meu caso, troquei os 2 cartões de 100mW Proxim, por 2 de 35mW da Orinoco, o que ficou melhor para o meu sinal.

O que quero dizer, é que potência não é obrigatoriedade de sinal bom. Um sinal forte pode conter muito ruído.

Pro servidor, se tudo for ponderado, você não precisa de PCs ultra robustos. Para dividir os trabalhos de firewall, e-mail, proxy, e servidor web, tínhamos 4 PCs onde trabalhei, sendo que o mais forte deles era um P4 S478 2400MHz c/ 2GB de RAM e HD de 250GB IDE. Tínhamos 2 dessas, e as outras eram AthlonXP 2400+.

Como PC tá bem barato hj, um Core2Duo com núcleos de 1,8GHz, 2GB de RAM, HD S-ATA2 de 250GB estaria muito bom.

O vídeo pode ser onboard. Como serão máquinas que ficarão ligadas o dia todo, recomendaria um casamento Intel-Intel, ou seja, placa-mãe e processador Intel, ou chipset intel e processador Intel. Uma coisa que deve ser EXTREMAMENTE observada, é a fonte do seu equipamento. Nada de fontes genéricas, e tb não recomendo sistema dimensionado, mas sim super-dimensionado. Se vai precisar de 350W, compre uma fonte de 420W.

Espero ter ajudado.

Postado
cristianojpr, com relação à cobertura de 50Km, dá pra fazer isso até com um "apezinho" xing-ling. Basta usar outro tipo de antena, como uma parábola direcional sólida, por exemplo. Agora, cobertura de 50Km, atuando realmente como provedor, ou seja, sem link ponto-a-ponto, acho que seu sinal ficaria ruim no final da linha. Geralmente, consegue-se tal distância com o uso de amplificadores, o que além de ter o uso condenado pela ANATEL, "sujam" o espectro, causando ruído, e diminuindo a qualidade do sinal. O AP2000 é tão bom qto o Tissunami, digo isso não por ter usado os 2, pois usei somente o AP2000, mas tb por ter ouvido falar muito bem do Tissunami.

No AP2000, você "regula" a potência pelos cartões que o acompanham. No meu caso, troquei os 2 cartões de 100mW Proxim, por 2 de 35mW da Orinoco, o que ficou melhor para o meu sinal.

O que quero dizer, é que potência não é obrigatoriedade de sinal bom. Um sinal forte pode conter muito ruído.

Pro servidor, se tudo for ponderado, você não precisa de PCs ultra robustos. Para dividir os trabalhos de firewall, e-mail, proxy, e servidor web, tínhamos 4 PCs onde trabalhei, sendo que o mais forte deles era um P4 S478 2400MHz c/ 2GB de RAM e HD de 250GB IDE. Tínhamos 2 dessas, e as outras eram AthlonXP 2400+.

Como PC tá bem barato hj, um Core2Duo com núcleos de 1,8GHz, 2GB de RAM, HD S-ATA2 de 250GB estaria muito bom.

O vídeo pode ser onboard. Como serão máquinas que ficarão ligadas o dia todo, recomendaria um casamento Intel-Intel, ou seja, placa-mãe e processador Intel, ou chipset intel e processador Intel. Uma coisa que deve ser EXTREMAMENTE observada, é a fonte do seu equipamento. Nada de fontes genéricas, e tb não recomendo sistema dimensionado, mas sim super-dimensionado. Se vai precisar de 350W, compre uma fonte de 420W.

Espero ter ajudado.

obrigado amigo, você tem sido muito generoso em suas respostas, vou repassar suas dicas para o cara que está me fornecendo os equipamentos, muito obrigado mesmo por sua atenção, se caso pintar alguma duvida voltarei a postar nesse tópico, obrigado.

Postado

Ok. Entendi perfeitamente as respostas. Agora me diz uma coisa, você irá ter lucro? 60 pc´s ok, fora aqueles que vão tentar compartilhar a mesma, a não ser que amarre pela MAC, essa é a questão terá retorno?

Postado
Ok. Entendi perfeitamente as respostas. Agora me diz uma coisa, você irá ter lucro? 60 pc´s ok, fora aqueles que vão tentar compartilhar a mesma, a não ser que amarre pela MAC, essa é a questão terá retorno?

Meu amigo. Até certo ponto você tem razão. Mas se pensarmos sempre assim, não abrimos empresa, ainda mais no Brasil. Há maneiras de dificultar o compartilhamento de Internet, como amarrar o MAC, ou fazer uma autenticação via WEB. Esqueceu de citar, que uma parte do lucro de um provedor wireless, pode vir de enlaces de longa distância, onde geralmente as operadoras de telefonia não chegam, e o custo para satélite torna-se inviável. Um enlace bem feito, em 5,8GHz, pode dar até uns R$2000,00 de lucro, dependendo de como vai ser projetado.

• 2 semanas depois...
Postado
Meu amigo. Até certo ponto você tem razão. Mas se pensarmos sempre assim, não abrimos empresa, ainda mais no Brasil. Há maneiras de dificultar o compartilhamento de Internet, como amarrar o MAC, ou fazer uma autenticação via WEB. Esqueceu de citar, que uma parte do lucro de um provedor wireless, pode vir de enlaces de longa distância, onde geralmente as operadoras de telefonia não chegam, e o custo para satélite torna-se inviável. Um enlace bem feito, em 5,8GHz, pode dar até uns R$2000,00 de lucro, dependendo de como vai ser projetado.

Meu caro amigo Lbarros, eu gostaria de lhe fazer mais uma pergunta, pesquisando pela net, eu encontrei um tópico perguntando se existia algum equipamento que não precisasse da instalação de uma antena, somente a placa wireless, eu encontrei esse aqui este documento em pdf explicando sobre o equipamento que da alcançe de até 64km com 0 de perda do sinal, bom resumindo, existe algum aparelho ou antena que eu possa instalar no meu provedor pra que não haja necessidade de instalar uma antena na casa do cliente, usando somente a placa wireless? ou eu tenho mesmo que colocar uma antena na casa do cliente? e mais uma duvida, como eu poderei impedir que outras pessoas não se conectem na minha rede? como eu poderei liberar o acesso somente para as pessoas que contratarem o meu serviço e empedir que outras pessoas tenham acesso ao meu link? pensso eu que é uma configuração no modem. obrigado mais uma vez e estou no aguardo. abraços... [email protected]

Postado

SE, e somente SE for notebook, não precisa, mas se for gabinete torre comum, vai precisar instalar antena no cliente sim, pois vai ficar numa área muito ruim para pegar sinal por causa do gabinete no chão e por cause do jeito que foi fabricado. Aqui em casa, experimentei ligar sem a antena, não pegava sinal algum. Liguei um fiozinho de 5 cm no conector e pegou um sinal no meu notebook a 2 metros de distância.

Sobre montar o provedor, tem como você colocar autenticação via web, como este

http://201.48.242.33:1881/index.php?pagina=http%3A%2F%2F201.48.242.33%2F

Ele amarra IP + MAC + usuário e senha. Olha, vou olhar melhor esta pagina, pois eu já fui cliente deles, uma vez consegui burlar.

Foi usando o MyAuth Gateway.

Postado
Meu caro amigo Lbarros, eu gostaria de lhe fazer mais uma pergunta, pesquisando pela net, eu encontrei um tópico perguntando se existia algum equipamento que não precisasse da instalação de uma antena, somente a placa wireless, eu encontrei esse aqui este documento em pdf explicando sobre o equipamento que da alcançe de até 64km com 0 de perda do sinal, bom resumindo, existe algum aparelho ou antena que eu possa instalar no meu provedor pra que não haja necessidade de instalar uma antena na casa do cliente, usando somente a placa wireless? ou eu tenho mesmo que colocar uma antena na casa do cliente?

Meu caro, a respeito de sua dúvida com o Tsunami, não posso responder com 100% de certeza, pois nunca usei. Olhando o PDF que me passou, não acho que seja realmente dispensável o uso de antena por 2 fatores:

** O equipamento trabalha em 2,4GHz ou 5,8GHz, o que provavelmente fará necessidade de visada direta, ou seja, sem obstáculos, pois haverá perda no sinal.

** Para um sinal de 2,4GHz, usar uma antena - ou não - é relativo. Se o cliente estiver perto, talvez você consiga espalhar o espectro até ele. Caso contrário, precisará de uma antena.

Não trabalho com Wireless há 2 anos, por isso posso estar um pouco desatualizado. Vi um equipamento que trabalhava praticamente sem visada, mas a freqüência era de 800MHz. Acho que se chamava Canopy, era da Motorola. Bem, há de se entender que, para clientes de "fim de linha", devemos usar painéis setoriais, ou mesmo grades direcionais, para não haver perda de qualidade na transmissão de pacotes.

e mais uma duvida, como eu poderei impedir que outras pessoas não se conectem na minha rede? como eu poderei liberar o acesso somente para as pessoas que contratarem o meu serviço e empedir que outras pessoas tenham acesso ao meu link? pensso eu que é uma configuração no modem. obrigado mais uma vez e estou no aguardo. abraços... [email protected]

Isso você pode fazer de várias maneiras. Autenticação via web, como o exemplo do usuário acima, autenticação por MAC direto na bridge ou em um servidor. Isso previne entrada de terceiros em sua rede. você está certo. É uma configuração no hardware. Com relação a isso, não precisa se preocupar.

Grande abraço,

LBARROS

• 3 semanas depois...
Postado

ola eu queria saber sa algum de vocês conhece o mome desse equipamanto queria fazer uma asperiencia na minha casa me falaram que com esse equipamanto posso melhorar minha net

obs: o equipamento e caseiro

post-416837-1388494842195_thumb.jpg

post-416837-13884948422409_thumb.jpg

Postado

Meu caro, esse equipamento não é completamente caseiro. Muitos provedores de Internet via rádio usam esse tipo de configuração em seus clientes, e na distribuição tb. A caixa hermética protege o equipamento dos raios solares, bem como chuva.

Acho que já trabalhei com o equipamento mostrado na foto. Parece um APzinho da Ovislink, compatível com 802.11b+g, ou seja, 2,4GHz e até 54Mbps. A única coisa que fizeram, foi desmontá-la da carcaça original, com exceção da base, pra evitar aquecimento excessivo.

A antena parece ser uma omnidirecional, o que sugere que esse equipamento da foto tem seu uso destinado à transmissão, ou seja, funciona como um Access Point, e não como um Client.

Só o hardware dentro da caixa, você pode achar em média por uns R$300,00.

A respeito da sua pergunta, se pode ou não melhorar sua internet em casa, primeiramente você tem que dizer qual tipo de acesso você usa: ADSL, rádio, satélite, discado, etc...

Se você usa um ADSL, esse link de nada adiantaria a você. Se você usa rádio, até poderia servir, mas não seria tão simples instalar, já que você precisa saber alguns dados do seu provedor, tais como: SSID, canal, modo de operação, endereço IP, e ainda acima disso tudo saber se eles usam autenticação por MAC...

Bem, acho que é isso. Espero ter ajudado.

Aquele abraço.

Postado

EU, mas EU iria compar uma placa atheros e colocaria num servidor linux, como modo ad-hoc. Até porque, dependendo da placa, dá para aumentar o txpower dela.

Sobre amplificadores, também estou interessado em um, porque aqui em casa, onde eu quero que pegue não funciona, mas se andar 1 metro em direção ao servidor, pega.

Postado
EU, mas EU iria compar uma placa atheros e colocaria num servidor linux, como modo ad-hoc. Até porque, dependendo da placa, dá para aumentar o txpower dela.

Sobre amplificadores, também estou interessado em um, porque aqui em casa, onde eu quero que pegue não funciona, mas se andar 1 metro em direção ao servidor, pega.

Meu caro, não entendi suas colocações, principalmente no que tange o modo Ad-hoc, modo que é usado em um peer-2-peer, e não para transmissão, como da foto acima.

E sobre amplificador, acho que no seu caso, seria um tiro no pé. O amplificador amplifica o sinal e, conseqüentemente, o ruído. você vai conseguir o alcance desejado, mas com um espectro de freqüência "sujo". Aconselho você aumentar a potência da sua antena no linux.

Abração!

Postado

Vamos ver se explico direito, o modo ad-hoc é só para falar que não é um roteador de verdade, o usuário conecta normalmente achando que é um AP comum.

Ah, então nada de rede wireless por enquanto aqui em casa.

Postado

Meu amigo, acho que lhe explicaram errado. Os conceitos de roteador e AP são distintos. Um AP pode ser configurado como roteador ou não. A principal caraterística de um roteador, é fazer NAT, ou seja, trocando em miúdos, tradução de uma rede para outra.

Quando configuramos um AP em modo infraestruturado, ele recebe conexão de vários clientes, analogicamente como um switch de rede.

O modo Ad-hoc é usado para conexões ponto-a-ponto, e em alguns casos, pequenas variações para conexões ponto-multi-ponto. Em resumo, o modo Ad-hoc, analogicamente seria um cabo crossover, ligando um PC ao outro.

O modo como o cliente irá enxergar o AP não mudará, mas sim o modo de conexão:

AP com modo infraestruturado;

AP em Ad-hoc;

AP como bridge (transparente na rede).

Bem, esses serão os modos mais comuns que encontraremos em enlaces de rádio.

Espero ter esclarecido. Se houver dúvida, poste à vontade! :)

Postado
Ah, obrigado, ainda estou começando em wireless.

Bom, aqui em casa, a rede AD-HOC é reconhecida como uma rede infraestruturada pelo cliente windows e linux.

Entendi. Talvez esse "reconhecimento" da rede em que você fala, seja por AD-HOC ser o nome (SSID) dessa rede, correto?

Postado

Olha: Quando o usuário vai se conectar a rede criada pelo servidor (não é AP), ele identifica a rede como se fosse uma rede infraestruturada. Ou seja, o cliente nem sabe que está conectando a uma placa no modo AD HOC, ele acha que está se conectando a um AP comum.

• 3 meses depois...
Postado

Amigo, pode me informar quanto custa um Link de 1 mega da embratel ou oi ou outra qualquer? Pois quero colocar um link aqui na minha ciade , mas têm apenas uns 25 PCs queria saber se vale a pena!!! Grato!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...