Ir ao conteúdo

[Resolvido]Filtro de linha "régua" como extenção do estabilizador

maxtecs

Posts recomendados

Postado

tenho um estabilizador com 4 tomadas ao todo e já estão todas ocupadas, como preciso de mais 2 gostaria de saber se posso usar uma régua para ser usada como "extensão" das tomadas do estabilizador? se isso é seguro?

se sim qual devo conectar primeiro na rede eletrica o estabilizador ou a régua?

valeu abraço

Postado

Sim, você pode fazer isso.

Se você tiver aparelhos na mesa que quiser ligar sem precisar ligar o estabilizador, ligue o filtro de linha na tomada e o estabilizador nele. Você pode deixar o filtro de linha sobre o estabilizador, para facilitar o acesso às tomadas para ligar uma luminária ou carregar um celular.

Se preferir ligar o estabilizador na tomada, e o filtro nele, sugiro comprar uma extensão simples, com três ou mais tomadas. É mais barato. ;)

Postado

valeu o tok ai ferabreu...

João Gorilão:

Fonte: Seventeam - ST-620PAF (620W)

Estabilizador: Enermax - EXS POWER EXS 1000 B (1000VA)

Régua: SMS - não sei o modelo (umas 4 tomadas se não me engano)

pretendo ligar o gabinete(fonte), monitor lcd, impressora multifuncional jato de tinta, modem, caixas de som.

hunter_tx:

sei q mtos dizem q um estabilizador é totalmente desnecessario, mas eu uso a anos e nunca tive problemas com eles pelo contrario acho q um uma vez um ate me salvou, eu não sei o q houve mas de repente talvez com uma variação brusca na rede eletrica, meu estabilizador simplesmente deu um estouro e queimou já com restante do pc nada aconteceu, por isso me sinto mais seguro com um estabilizador.

se alguem tiver mais algo a acrescentar, seu comentário será muito bem vindo.

valeu abraço

Postado

João Gorilão:

pretendo ligar o gabinete(fonte), monitor LCD, impressora multifuncional jato de tinta, modem, caixas de som.

hunter_tx:

sei q mtos dizem q um estabilizador é totalmente desnecessario, mas eu uso a anos e nunca tive problemas com eles pelo contrario acho q um uma vez um ate me salvou, eu não sei o q houve mas de repente talvez com uma variação brusca na rede eletrica, meu estabilizador simplesmente deu um estouro e queimou já com restante do pc nada aconteceu, por isso me sinto mais seguro com um estabilizador.

Postado

João Gorilão:

pretendo ligar o gabinete(fonte), monitor lcd, impressora multifuncional jato de tinta, modem, caixas de som.

hunter_tx:

valeu abraço

Danirava falou tudo.

Mas olha, você nunca teve problemas, mas também nunca vi ninguém se beneficiar com um estabilizador visto que sua fonte é excelente e com PFC ativo que trabalha em 90V~240V

Postado

João Gorilão:

hunter_tx:

valeu abraço

Cara, tomara q o faller não leia isso... Olha o q ele escreveu num outro tópico:

Essa discussão é mesmo boa. Concordo plenamente que existam por ai na rede uma série de "achismos" que não se sustentariam por mais do que dois ou três porquês.

Para não ficar no "achismo", permitam-me aportar algumas informações.

O estabilizador trabalha numa frequência de 60 Hz. Uma vez detectado uma anomalia ele somente conseguirá "mudar" para mais ou menos a tensão em sua saída, no próximo ciclo, ou no próximo meio ciclo da rede elétrica. Isso significa que no mínimo vai ter que esperar algo em torno de 0,016 ou, se meio ciclo 0,008 segundos.

Belo tempo, vocês dirão. Muito rápido.

Vejamos como se comporta uma fonte chaveada, típica de PC, das medianas. As mais avançadas, mais caras, trabalham com frequências de até 400 KHz. As genérica prá mais de metro, as mais vagabundas possível, trabalham com frequências da ordem de 50 KHz. Para nosso exemplo vamos tomar as medias. Essa nossa fonte típica poderá trabalhar tranquilamente na frequência de chaveamento de 100 KHz (brincando).

Ora, ela também só conseguirá refletir alguma correção em seu próximo ciclo de trabalho, se detectada uma boa razão para a correção.

Se sua frequência de trabalho é de 100.000 Hz, a duração de seu ciclo de trabalho é de 1/100.000 = 0,00001 segundo (compare com o tempo de resposta da tartarug... digo, do estabilizador)... O que??? quase 1000 vezes mais rápida.

É isso mesmo. Quando acontece na sua casa uma variação da tensão da rede elétrica, (ao ligar o chuveiro, por ex.) algum dispositivo terá que fazer com que essa queda não se reflita nas tensões de 3.3, 5 e 12 Volts que alimentam o seu PC.

A fonte chaveada está ali para resolver essa questão e toma um tempo de cerca de 0,00001 segundos para por tudo em dia novamente. Seu PC está novamente com suas tensões muito boas mesmo que a tensão de rede tenha caído, 10 volts, vamos dizer somente como exemplo. O tempo passa. O problema já está resolvido..... Muito tempo depois, (nesse nosso universo), o problema já resolvido e vem o estabilizador e joga a tensão da rede 10 a 12 volts acima da que estava (lembre-se que ele é lento).

Essa tensão subindo esses 10 a 12 volts que representam a tentativa de "correção" daquele problema antigo (chuveiro) faz com que a fonte que já havia trabalhado para corrigir a queda provocada pelo chuveiro, agora tem também que corrigir a correção do estabilizador derivada, com atraso, da queda do chuveiro.

Ou seja. Sempre que você quiser ver a sua fonte trabalhando o dobro daquilo que normalmente teria que trabalhar, coloque antes dela uma tartarug.. digo estabilizador.

A falácia chamada estabilizador é uma herança maldita. De nada serve na frente de seu micro.

Quero mostrar para vocês, que me lêem agora e não tem nenhuma obrigação de dar crédito a nenhuma de minhas palavras, dizia quero apresentar a vocês uma pessoa em quem vocês acreditam, tenho certeza.

Apresento-lhes vocês mesmos. Vocês passarão a dizer a vocês mesmos para que serve um estabilizador, sob a forma de perguntas/respostas;

1) Pergunta: Picos de tensão, glitches, ruídos elétricos na rede, posso evitá-los com um estabilizador?

R: É muito fácil de entender que esses picos, ruídos etc são de natureza rápida, acontecem e somem, passam para sua fonte e algum tempo depois, mesmo que seja 0,008 segundos seu estabilizador faz tlec-tlec chamando uma tensão menor e logo chamando uma tensão maior. Veja que o pico de tensão apareceu passou para sua fonte e sumiu. Toda boa literatura técnica irá dizer que para remoção de picos, transiente rápidos, ruídos, glitches e outras interferências elétricas há que se utilizar de um bom filtro, ou supressor de transientes, ou filtro de linha, ou régua protegida, etc, de preferência com um bom aterramento que leve a massa todos essas porcarias.

2) Pergunta: Com um estabilizador consigo evitar que a incidência de uma descarga atmosférica passe para o meu computador?

R: Um estabilizador faz a ligação de sua rede elétrica (entrada) com a sua tomada de saída, o tempo todo. De vez em quando, em um desses semiciclos de rede, ele, o estabilizador toma outra derivação de seu transformador, para pegar maior ou menor tensão, mas sua função é garantir que a rede permaneça ligada ao seu computador, quer caia raio ou não na rede elétrica. A literatura também é clara quando diz que tensões maiores, fora de padrões, tipicamente encontradas em situações de tempestades com raios, devem ser drenadas a terra através de dispositivos de proteção que contenham elemento do tipo MOV (metal oxide varistor). Por outro lado o seccionamento da rede de entrada com o restante do PC deve ser providenciado por elemento fusível. Para se evitar a subida rápida da corrente de exceção há que ser colocado em série com a alimentação as bobinas de proteção (aquelas que se vê nos filtros de entrada das boas fontes). Ou seja, todos esses componentes que citei se encontram nas fontes e nas réguas de proteção, nos protetrores de surto nos "surge protectors".

3) Pergunta: É verdade que o estabilizador de tensão é capaz de deixar passar somente a energia limpa para o meu PC?

R: Isso é uma função típica dos filtros e, de novo, de preferência com um bom aterramento para drenar a massa todo o lixo.

4) Pergunta: A tesão em minha casa oscila em valores, já lidos e comprovados, de 95 volts até 150 volts. Tenho que colocar um estabilizador?

R: Tem. Tem sim. No refrigerador. Pois refrigerador algum consegue dar partida com tensão de 95 volts. No seu micro não. Coloque no seu micro, se você gosta mesmo dele, uma moderna fonte com PFC ativo, que lhe proporciona um melhor uso da energia e lhe fornece, de graça, a possibilidade de operação, de modo normal, na faixa de 90 até 270 volts, sem necessidade de selecionar chave alguma.

5) Pergunta: Você não acha arriscado ligar um micro direto na tomada assim como se faz com a TV, o forno de microondas, o videocassete, o DVD, a TV de plasma, o condicionador de ar, o refrigerador, o forno elétrico, o freezer, as máquinas de lavar, a minha TV novinha LCD de 42 polegadas que levei anos para comprar???

R: Sem resposta.

6) Pergunta: Meu pai vai a negócio para os EUA. Posso mandar ele trazer um estabilizador dos bons, dos melhores, para meu micro?

R: Pode. Mas aconselho que espere sentado, pois esse elemento não existe lá no dito primeiro mundo. Tente buscar na Newegg, na ZipZoomFly, na PgCom, na BestBuy, vá pela internet. Vê se você acha??

Você encontra sim distintos tipos de power protection, a saber:

Surge Suppressors (supressores de transientes, filtros etc)

UPS - São os no-break....

Tenta encontrar um estabilizador...Você seria capaz de citar pelo menos uma dúzia de ótimos fabricantes mundiais de fontes, de memórias, de gabinetes, de placas de vídeo, de placas-mãe. Tente encontrar um fornecedor mundial de estabilizador...............

Finalmente, para aqueles que disserem que é bom comprar um estabilizador porque ele tem fusível e também tem filtro. Ora compra uma cafeteira que tem fusível e também tem filtro (de café).

O elemento que tem tudo isso se chama "surge suppressor" , ou régua de proteção, ou filtro de linha ou.....e ai vai. Não ponha esse estabilizador que, você está pensando em comprar, a fazer nada e ainda atrapalhar sua fonte.

Muitas pessoas compram um belo estabilizador e dai, como o dinheiro pode ficar curto compram uma fonte de 700 Watts por R$ 65,00. Os três se merecem, o comprador, a fonte e o estabilizador.

Desculpe pela extensão do tópico. Não aguentei...

Abraço...

Quanto a você ter usado ela muitos anos, isso não significa nada tecnicamente, apenas estatisticamente. E se ela queimou não necessariamente protegeu teu pc no processo, mais provavelvelmente foi porque não suportou o pico de tensão, como ja´foi dito aqui, q uma boa fonte, com PCF ativo corrige brincando.

Postado

é, acho q fiz c... comprando esse estabilizador mesmo...

já to pensando em vende ele e compra um nobreak, pena o problema do espaço de novo só 4 tomadas no nobreak q me interessei

mas e quanto ao nobreak, também faz a fonte trabalhar em dobro?

posso ligar uma régua e ele?

ligando a régua ao nobreak, se eu conectasse tudo na régua, e a régua ao nobreak eu teria umas especie de proteção dupla(primeiro a energia passa pelo nobrak, depois pela rágua e só depois vai pra fonte e os outros perifiericos)?

valeu

• Membro VIP
Postado

Bem, eu tenho uma duvida semelhante mas com uma ideia diferente.

Aqui em Santa Catarina a tensão é de 220v, e estou comprando uma fonte Corsair de 450w, excelente por sinal. O estabilizador está aqui, quietinho, na dele, volta e meia ele dá os tlec tlec dele mas funciona, calma, eu explico, funciona como transformador de 220v para 110v pois o modem, as caixas de som e o scanner operam em 110v, o pc é novo e está com fonte generica d XPC operando a 110v também mas posso chavear pra rodar a 220v. Só não está com a fonte da corsair por que estava em falta quando comprei o pc e a fonte generica veio de brinde no gabinete da XPC.

Eis minha ideia, como os filtros de linha parecem ser bons em limpar a tensão muito mais que o talzinho "tlec tlecker" aqui, pensei em de repente ligar um filtro direto na rede que tem um belo aterramento por sinal e ligar o "tlec tlecker" depois do filtro, assim ele continua um mero transformador de tensão, posso ligar o monitor e impressora que são autovolt no filtro de linha e o resto da parafernalha, incluindo o pc no estabilizador que por sua vez vai mandar energia limpa, ja que ele irá receber tambem energia limpa.

O que me dizem?

• Membro VIP
Postado
Eis minha ideia, como os filtros de linha parecem ser bons em limpar a tensão muito mais que o talzinho "tlec tlecker" aqui, pensei em de repente ligar um filtro direto na rede que tem um belo aterramento por sinal e ligar o "tlec tlecker" depois do filtro, assim ele continua um mero transformador de tensão, posso ligar o monitor e impressora que são autovolt no filtro de linha e o resto da parafernalha, incluindo o pc no estabilizador que por sua vez vai mandar energia limpa, ja que ele irá receber tambem energia limpa.

O que me dizem?

Excelente ideia. Tenho pregado isso aqui no fórum. Tenho até um tópico por ai que fala sobre as vantagens de você alimentar seu PC em 220 volts. Para quem quiser dar uma olhada tai: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=234677

Resta a questão de como alimentar seus periféricos que não suportam 220. Recomendo sempre a aquisição de um autotransformador 220 para 110 para resolver essa questão. Claro que se você não fez a coisa certa desde o inpicio você terá que comprar um auttotransformador e aposentyar seu estabilizador. Ora pois, aproveite esse estabilizador como transformador redutor. Você tem algumas vantagens com isso:

- Não necessita dispender mais grana para corrigir o que teria sido uma compra errada;

- Não vai apostar no estabilizador como protetor contra surtos segurando ai toda a sua confug;

- Não vai sobrecarregar esse estabilizador com os equipamentos que mais consomesm ai na sua config, que são o PC e o monitor;

- Os malefícios do estabilizador não são tão graves quando alimenta esses dispositivos de menor consumo..

Então tenho que parabenizá-lo pois essa sua decisão foi complertamente acertada.

Abraço...

Postado
- Os malefícios do estabilizador não são tão graves quando alimenta esses dispositivos de menor consumo..

Nossa.

Grande informação faller.

Então aquela minha fonte do meu teclado se tiver um estabilizador na entrada dela vai ser mais prejudicial ainda, visto que é uma fonte linear.

Sorte que parei de fazer isso.

Postado
é, acho q fiz c... comprando esse estabilizador mesmo...

já to pensando em vende ele e compra um nobreak, pena o problema do espaço de novo só 4 tomadas no nobreak q me interessei

mas e quanto ao nobreak, também faz a fonte trabalhar em dobro?

posso ligar uma régua e ele?

ligando a régua ao nobreak, se eu conectasse tudo na régua, e a régua ao nobreak eu teria umas especie de proteção dupla(primeiro a energia passa pelo nobrak, depois pela rágua e só depois vai pra fonte e os outros perifiericos)?

valeu

O nobreak armazena energia. Só é útil se você tiver quedas no fornecimento de energia com uma frequência considerável, ou se você fizer um trabalho de alta importância, em q seja inaceitável a perda de dados. Ele nao protege nada.

Ele pode ter um estabilizador associado ou não. No Brasil normalmente tem.

• Membro VIP
Postado
O nobreak armazena energia. Só é útil se você tiver quedas no fornecimento de energia com uma frequência considerável, ou se você fizer um trabalho de alta importância, em q seja inaceitável a perda de dados. Ele nao protege nada.

Ele pode ter um estabilizador associado ou não. No Brasil normalmente tem.

Amigo

Quem afirmou que um nobreak não protege nada?

É claro que protege sim, pois traz componentes e circuitos que visam exatamente isso, apesar de não ser sua função principal....

O estabilizador também protege e pelas mesmas razões.

O que tem-se discutido fundamentalmente é que para a finalidade específica de PROTEÇÃO, melhor seria usar um bom filtro de linha, que é projetado para essa finalidade!

Postado

Sempre vejo as discuções do povo.

E sempre vejo.

Um estabilizador tem uma filtragem sim, nunca vi um varistor, e serve apenas quando se tem uma onde a tensão vaira demais e você não tem uma fonte com PFC ativo que vai de 90V~240V.

Mas um estabilizador seria bom demais se não fizesse os tlec tlec, mas para quem tem PFC ativo, é só colocar um filtro de linha com proteção anti-surto que fica bom.

No-Break nunca abri um para ver, mas deve ter a filtragem melhor e sei lá se tem anti-surto, e tem as bateria contra queda de energia.

Aqui em casa daqui uns dias vou testar para ver qual desliga primeiro, façam suas aposta, porque eu estou apostando na minha fonte com PFC ativo.

• Membro VIP
Postado

Os no-breaks são a melhor forma de proteção de longe. Batem os filtros e é claro os estabilizadores com folga. Mas o filtro ainda sim é importante pois ele protege de anomalias diferentes das que um no-break protege.

Bons filtros carregam o nome de surge protectors. O resto é extensão disfarçada.

E quanto aos no-breaks o melhor deles e que realmente fornece energia limpa ao pc sao os modelos chamados de on line. Esses modelos recebem a energia elétrica e carregam as baterias internas que por sua vez mandam energia limpa pro pc sempre. Assim se qualquer tipo de problema elétrico ocorrer, isso nao afetara o pc pois ele recebe energia das baterias. Os outros modelos de no-break alimentam o pc com energia tratada da rede e tem as baterias em paralelo, se algum problema elétrico ocorre o no-break reage rapidamente pra corrigir o erro mas nao de forma instantânea como nos on line. Mesmo assim são a melhor defesa que existe para sua rede em se tratando de tentar defender a fonte, que é sendo uma boa fonte, é mais eficiente que qualquer destes itens e por isso a gente deve defende-la. Afinal se um filtro custa 50 reais e um no break custa uns 200, justos eles não pagam uma boa fonte que sai de 250 reais pra cima(a minha corsair custou 280 reais), então mais vale queimar um filtro ou até um nobreak do que correr este risco com a fonte, se bem que uma boa fonte se desliga e não queima. A proteção perfeita para um pc é exatamente esta, um surge protector(filtro de linha), com um no-break online depois dela e finalmente uma fonte de qualidade.

So o pobre do estabilizador é que é dispensável pela sua lerdeza em corrigir os problemas da rede.

Postado

eu quero saber o seguinte:

eu tenho uma fonte vagaba, uma satellite LC B500E, e ai uso ou nao uso o estabilizador ja q a minha fonte nao tem nenhuma proteçao extra moderna???

chaveio ela pra 220 ja q minha cidade é toda 220 ou continuo com oestabilizador em 110????

Postado
Os da APC pelo que são sei bons, tem varios varistores, eu queria 1 pra por aqui mas ta feio achar um em 220v. So se acha modelos 110v

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/sms_lf8dpreto.php?codprod=91924

bivolt manual, 8 tomadas, boa marca, bom preço, boa loja...

só um problema, na maioria dos estabilizadores 220 eles tem a tensão de entrada 220 mas a saida 110, esse filtro a saida vai ser igual a da entrada ou seja, no nosso caso entra 220 e sai 220, será q nesse caso não vai ferra alguma coisa...

o q acha?

• Membro VIP
Postado
http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/sms_lf8dpreto.php?codprod=91924

bivolt manual, 8 tomadas, boa marca, bom preço, boa loja...

só um problema, na maioria dos estabilizadores 220 eles tem a tensão de entrada 220 mas a saida 110, esse filtro a saida vai ser igual a da entrada ou seja, no nosso caso entra 220 e sai 220, será q nesse caso não vai ferra alguma coisa...

o q acha?

Leia : http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=234677

Abraço..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...