Ir ao conteúdo

Duvida de como criar uma partição extendida

pissquila

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é o seguinte, eu tenho um hd ide instalado nessa maquina de 40 G...

Sem saber de nada sobre partição extendida e tal, q elas tinham limite e tudo mais, criei uma partição de 8G para o Windows; 512Mb de swap p/ FreeBSD; 7,488G para o FreBSD( Na verdade essa de 512Mb com essa de 7,488G acabo virandu uma sóh, a sda2), 512Mb para a swap do Ubuntu; 7,488G para o ubuntu...

Até ae beleza...

Atéh q fui e pensei, agora eu formato o restante do Hd em formato NTFS e poço usa-la com os 3 sistemas operaçionais...

Ai beleza, baixei o Gparted, eu fui formatar o restante, e me deu uma msg dizendo q não podia mais criar partições primarias, ae fui pesquisar sobre, ai fiquei sabendo q eu não podia criar mais de 4 partições primarias, e poderia criar 3 partições primarias e uma extendida, e depois criar partições logicas dentro da extendida...

o que eu quero saber, como faço para criar uma partição extendida???

Eu não tenho a minima noção de como fazer isso...

E visto q pelo jeito vou ter q apagar uma partição primaria para criar uma extendida, acho q vou escolher para apagar a do ubuntu, pois ele é fácil e rápido para mim formatar novamente... Apesar q eu li q tem como apagar sóh a swap e depois volta-la, ai eu não ia perder as informações do Ubuntu...

Alguém sabe como posso fazer isso???

Vou ter q criar essa partição pelo q sistema operacional? Vou ter q baixar algum programa? Realmente tem como apagar a swap do Ubuntu para fazer a extendida, e depois criar uma logica e colocar a swap láh?

Antes q alguém já peça, vou colocar aqui tb, o resultado do comando fdisk -l. =)

Disco /dev/sda: 41.1 GB, 41110142976 bytes

255 heads, 63 sectors/track, 4998 cylinders

Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes

Disk identifier: 0x0f800100

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema

/dev/sda1 1 1020 8193118+ 7 HPFS ou NTFS

/dev/sda2 1021 2039 8185117+ a5 FreeBSD

/dev/sda3 * 2040 2101 498015 82 Linux swap / Solaris

/dev/sda4 2102 3011 7309575 83 Linux

Disco /dev/sdb: 2066 MB, 2066219008 bytes

8 heads, 32 sectors/track, 15764 cylinders

Units = cilindros of 256 * 512 = 131072 bytes

Disk identifier: 0x221e5780

do

Desde de já agradeço!!!

Boa Noite...

Atéh

Abras...

• Membro VIP
Postado

Sim, você pode remover a partição swap e criar a extendida dela, assim dentro dessa extendida você coloca as partições lógicas e uma delas sendo a swap, não tem problema nenhum...

Para criar a partição extendida basta selecionar a opção de criar uma partição lógica na hora da criação de partições, ele automaticamente criará a extendida e a lógica dentro, ai depois disso é só ir criando mais lógicas...

Você pode criar quantas partições lógicas você quiser...

Postado

Como sempre Taylon, você me ajudando, valeu!!!

Uma duvida, quando você diz:

`basta selecionar a opção de criar uma partição lógica na hora da criação de partições´

tenho q fazer o particionamento com algum programa? Pelo LiveCd? Por onde?

E se tiver q usar algum programa. qual o nome dele, pois estou aqui com o GParted, e ele não tem essa opção de criar uma partição logica, pelo menos eu acho!!! Rsss...

Atéh

Abras...

valeu

• Membro VIP
Postado

então cara, você pode criar a partição a partir de qualquer particionador, qualquer um mesmo, pode ser por um liveCD, por um sistema ja instalado, enfim, qualquer lugar onde você tenha acesso a um particionador...

qualquer um deles vai ter opção para criar partições lógicas, o Gparted inclusive tem...

Postado

Deu certo galera!!!

Na verdade num tava conseguindo pelo gparted porque eu num podia criar mais unidades, e n queria apagar nenhuma outra, mais depois q nosso amigo Taylon confirmou q eu podia apagar a partição swap e depois recria-la em uma logica, foi de boa...

Brigadu a todos!!!

valeu

Abras...

Postado

Eu tb consigo criar uma partição logica quando vou formatar o Windows, tipo naquela hora de criar partição, apagar, etc???

Se tiver jeito, como fazer?

Atéh

Abras...

• Membro VIP
Postado

sim, o windows automaticamente já vai criar partições lógicas quando não puder mais colocar primárias...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...