Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• 2 semanas depois...
Postado

Ótimo tópico! muito bom, me ajudou muito aquie...

mais ai tenho uma duvida...

coolers na frente e atras = -temp no processador

em cima e em baixo - -temp placa-mãe

seu eu por frente traz, cime e baixo vai abaixar todas temps?

:lol:

Postado

Bem, na teoria, quanto mais fans você colocar no seu gabinete, menor será a temperatura dos componentes. Só tome cuidado para colocar os fans nas posições corretas.

Os da frente, de baixo e da lateral jogando ar dentro do gabinete. Os de trás e de cima retirando ar do gabinete.

• Membro VIP
Postado

Correto RicADSI, outro detalhe e saber qual o fluxo de cada FAN, o fluxo de entrada de ar deve ser o mesmo de saida, dessa forma nao se acumula ar quente dentro do gabinete superaquecendo o interior.

Se voce tem 2 FANs jogando ar frio, um de 25cfm e outro de 20cfm, voce precisa colocar ou 1 exaustor de 40 a 50cfm ou 2 exaustores que somados fiquem entre 40 e 50cfm.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Pessoal, tive uma ideia aqui, não sei se alguem teve essa ideia antes, mas de qualquer forma vou postar.

Eu vi um cooler torre que na parte oposta à ventoinha, tinha um pedaço de plastico que conduzia o ar pra baixo, para ventilar as bobinas e capacitores em volta do processador. E fiz algo parecido aqui recortando um pedaço da embalagem de plástico do meu Hyper TX3, confiram as fotos.

foto0272o.th.jpg foto0271l.th.jpg foto0270l.th.jpgfoto0268u.th.jpg

É so recortar um pedaço de plástico da largura do cooler, dobra-lo a 45° e fixar no lado oposto ao da ventoinha, como eu fiz nas fotos. Assim, uma parte do ar acaba direcionada para os reguladores de tensão da placa mãe e ajudando na estabilidade e vida útil da placa.

Postado

Olá, caros colegas do fórum.

Percebo que a grande maioria dos usuários que procuram conselhos e soluções para os problemas de temperatura dos componentes são adeptos de games e por consequência, frequentemente, overclock.

Gostaria de contribuir com o meu relato, sobre como consegui reduzir drasticamente as temperaturas dos componentes com simples aquisições e modificações. Dicas especialmente voltadas para o usuário comum, que utiliza o pc para tarefas corriqueiras (trabalho e estudo).

As configurações simples da minha máquina:

Processador: AMD Athlon 64 X2 Dual Core 5000+ (refrigerado pelo cooler box original).

Placa Mãe: ECS GeForce 7050M-M.

GPU: EVGA GeForce 9500 GT.

Memória: 3Gb Kingston DDR2 SDRAM.

HD: Samsung HD502HJ.

Fonte: Cooler Master 350W.

Gabinete: ATX 'comum', ou seja, sem espaço para Fan 120mm frontal e traseiro.

Como fiz:

Primeiramente, organizei minuciosamente os cabos dentro do gabinete, deixando uma 'grande área livre' dentro do 'pequeno espaço interno disponível'.

O passo seguinte foi a compra dos seguintes Fans: 1 Akasa Viper 120mm (83CFM), 2 Evercool 92mm (48CFM).

O terceiro passo foi modificar de modo simples o gabinete. Usando um simples alicate de corte, eu retirei as 'grades colmeia' na traseira (fan exaustor 92mm) e lateral (fan 120mm). Em seguida, fiz o corte do topo do gabinete para acomodar o outro fan exaustos 92mm. Logo após, usei uma 'fresa' acoplada a furadeira elétrica para dar acabamento, arrematando com borracha em U para dar melhor aparência.

O grande segredo foi equilibrar a potência do Viper 120mm com o desempenho medíocre do cooler box original do processador. O grande fluxo de ar gerado pelo Viper rapidamente se dispersava pelo gabinete e era excluído pelos exaustores 92mm, não sendo aproveitado pelo cooler box do processador.

Na base da 'tentativa e erro', eu tive a ideia de adaptar um fan Akasa 80mm (26CFM) que não estava em uso, acoplado num duto de ar e posicionar o conjunto nas baias vazias de CD/DVD. Com o duto de ar completamente estendido e apontado para as memórias e o cooler box, 'grata foi minha surpresa' ao monitorar as temperaturas. Como observação importante, não usei baia fan! O fan extra estava fechado dentro do gabinete redirecionando o fluxo de ar para as memórias e o cooler box (fan e dissipador).

Seguem as atuais temperaturas monitoradas no verão senegalesco que atingiu o Rio de Janeiro na semana passada:

IDLE:

Placa mãe: 28° C

CPU 1/ NÚCLEO 1: 24° C

CPU 2/ NÚCLEO 2: 22° C

MCP: 44 ° C

Aux: 12° C

GPU: 44° C

SAMSUNG HD502HJ: 30° C

FULL:

Placa mãe: 38° C

CPU 1/ NÚCLEO 1: 50° C

CPU 2/ NÚCLEO 2: 49° C

MCP: 49° C

Aux: 34° C

GPU: 49º C

SAMSUNG HD502HJ: 37° C

Todas temperaturas médias aferidas com vários programas e software nVIDIA. Para um gabinete mal projetado e apertado creio que o resultado foi satisfatório.

Abraços a todos os amigos do CDH!

• Membro VIP
Postado

ahlc

Que ideia boa, mano! Deduzo que sua gravadora fica numa baia mais alta, e a base da baia mais baixa (onde voce colocou o duto + fan) tenha furos, certo?

Eu tô querendo comprar um gabinete com a fonte embaixo, é muito bom no geral, pois a fonte esquenta menos (o cooler dela fica exclusivo para ventilar a fonte) e ainda tem 2 lugares em cima para colocar fans exaustores. Esse me agradou muito: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:511&tag=

Postado
ahlc

Que ideia boa, mano! Deduzo que sua gravadora fica numa baia mais alta, e a base da baia mais baixa (onde voce colocou o duto + fan) tenha furos, certo?

Eu tô querendo comprar um gabinete com a fonte embaixo, é muito bom no geral, pois a fonte esquenta menos (o cooler dela fica exclusivo para ventilar a fonte) e ainda tem 2 lugares em cima para colocar fans exaustores. Esse me agradou muito: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:511&tag=

Olá, WMoreira.

Você está correto na sua dedução; o gravador/leitor de CD ficou posicionado na baia mais alta e o conjunto fan+duto de ar ficou acomodado (com adaptação) na base da baia mais baixa. Não existem furos para sucção do ar exterior; o fan 80mm serve apenas para redirecionar o grande fluxo de ar gerado pelo Akasa Viper, na direção das memórias e do cooler box do processador. Todas as tampas das baias estão nos devidos lugares, com exceção da tampa do gravador/leitor de CD, obviamente.

O intuito da minha postagem é mostrar que, mesmo com um gabinete 'ordinário como o meu', pode-se conseguir boa refrigeração das partes vitais.

O gabinete que você postou é show de bola... Certamente, uma boa aquisição!

Abraço!

Postado

Olá, pessoal,

Sou novo por aqui, e não quis criar um tópico novo pra perguntar minha dúvida. Enfim, achei que este ao menos tem relação com o que desejo.

Bom, minha questão é sobre cooler, mais especificamente os com controle de velocidade PWM (4 pinos). Enfim, meu gabinete tem 2 coolers (fora o do processador, obviamente). Um deles eu coloquei na parte frontal, responsável por puxar ar pra dentro do PC. Esse cooler não tem o quarto pino, de modo que sua velocidade é controlada pela placa-mãe, mesmo, que, a propósito, é uma ASUS M4A79XTD EVO. De qualquer modo, eu o conectei na entrada chassis_fan2 da placa, que tem somente 3 pinos, mesmo. O meu outro cooler é o problema. Ele tem 4 pinos, e, na placa, a entrada chassis_fan1 também tem 4 pinos. Ora, era, então, pra eu conseguir ativar a função PWM nesse caso. Ocorre que eu não consigo fazer isso, mesmo no setup da BIOS não há essa opção, embora haja essa opção para o cpu_fan do processador. Minha dúvida é: será que esse setupo não está atualizado? Ou, então, como eu faço para ativar esse PWM para esse meu cooler.

A título de curiosidade, o cooler é um da APACHE. Resumindo: ele tem 4 pinos, a placa-mãe também, mas não consigo ativar a função PWM nele, de modo que ele acaba girando bem mais devagar do que o recomendado, pois o PC tem aquecido um pouco além do normal.

Abraços,

Eduardo

• Membro VIP
Postado

Se tiver algum outro cooler PWM aí, experimenta testar na saida chassis_fan1, pode ser o circuito PWM do fan que não está funcionando. Uma atualização de bios também poderia resolver. Lembrando que, no seu caso (AMD), a opção do PWM na bios chama-se Cool'n Quiet. Em último caso, voce poderia cortar o fio do cooler correspondente ao PWM.

Postado

Valeu, WMoreira,

Cortar o fio do cooler é uma ideia. A questão do Cool'n'quiet é estranha porque, no caso do chassis_cpu, aparece uma opção para alternar entre pwm e dc (imagino que tenha a ver com corrente contínua, ou seja, alimentação e controle de velocidade passando pela própria placa-mãe). E essa opção de alteração aparece tanto na bios quanto num software da asus que pode ser instalado (vem no pacote AISuite, acho). Mas, quanto ao chassis_fan, não é possível fazer essa alteração. A placa-mãe tem dois chassis_fan: 1 e 2. O 1 tem 4 pinos, mas o 2 tem apenas 3, de modo que eu imaginei também que talvez por isso seja necessária uma atualização da bios, a fim de que se possa controlar separadamente o chassis_fan 1 e 2, já que eles têm número de pinos diferentes.

De qualquer modo, eu até tentei colocar esse fan da akasa num conector de 3 pinos da placa, mas aí ele fica mais devagar ainda. A princípio, eu acho que o controle desse fan é assim mesmo, e confesso que não gostei muito desse fan. A menos que, como você disse, o fato de o circuito pwm do fan estar comprometido faz com que se perca a qualidade do fan no geral, o que poderia ser resolvido cortando-o. O fan de que falo é o seguinte:

http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Fans&type_sub=PWM%20Control&model=AK-FN057

Ele é "bonito", mas não achei bom, não...

Abraços,

Eduardo

• Membro VIP
Postado
Valeu, WMoreira,

Cortar o fio do cooler é uma ideia. A questão do Cool'n'quiet é estranha porque, no caso do chassis_cpu, aparece uma opção para alternar entre pwm e dc (imagino que tenha a ver com corrente contínua, ou seja, alimentação e controle de velocidade passando pela própria placa-mãe). E essa opção de alteração aparece tanto na bios quanto num software da asus que pode ser instalado (vem no pacote AISuite, acho). Mas, quanto ao chassis_fan, não é possível fazer essa alteração. A placa-mãe tem dois chassis_fan: 1 e 2. O 1 tem 4 pinos, mas o 2 tem apenas 3, de modo que eu imaginei também que talvez por isso seja necessária uma atualização da bios, a fim de que se possa controlar separadamente o chassis_fan 1 e 2, já que eles têm número de pinos diferentes.

De qualquer modo, eu até tentei colocar esse fan da akasa num conector de 3 pinos da placa, mas aí ele fica mais devagar ainda. A princípio, eu acho que o controle desse fan é assim mesmo, e confesso que não gostei muito desse fan. A menos que, como você disse, o fato de o circuito pwm do fan estar comprometido faz com que se perca a qualidade do fan no geral, o que poderia ser resolvido cortando-o. O fan de que falo é o seguinte:

http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Fans&type_sub=PWM%20Control&model=AK-FN057

Ele é "bonito", mas não achei bom, não...

Abraços,

Eduardo

Creio que a opção DC fará o cooler ser alimentado diretamente por 12V, ou seja, rotação máxima. Vi no site as especificações, e esse cooler é devagar mesmo, entre 600 e 1300 RPM, porém tem um bom fluxo de ar.

Você ainda pode tentar ligar esse cooler na saida CPU FAN, que tem PWM. E ligar o cooler do processador em outra saida, assim saberemos se o fan esta com problema no PWM ou é a placa mãe que tá desatualizada.

Postado

me respondam uma coisa por favor ... No caso de gabinetes que não possuem entrada de ar frontal (que é completamente fechado na frente) tem algum modo de colocar cooler frontal? Por exemplo na parte onde coloca o leitor de dvd ?

Postado

Tem sim jhon. Basta voce comprar uma "baia fan" e colocar. Muitas pessoas fazem isto quando não há abertura frontal para fans.

Espero ter ajudado!

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Caramba, nunca vi um gabinete que não tivesse nenhuma, mas nenhuma abertura frontal ou pelo menos um buraco embaixo dele na parte da frente. E se não tiver suporte de cooler na frente, voce pode usar um daqueles arames "de plastico" (que costumam vir amarrando saquinhos de quitanda, biscoitos caseiros etc) para prender o cooler na gaiola dos HDs igual eu tinha feito no meu antigo gabinete aqui.

post-329069-13884961537688_thumb.jpg

Postado

O problema é que se não tiver nenhuma abertura no painel frontal pro ar entrar, o fan vai apenas circular o ar quente dentro do gabinete! Com a baia fan, o fan vai puxar o ar de fora e jogar pra dentro do gabinete!

Creio que o gabinete dele deva ser assim!

• Curtir 1
Postado

Agradeço muito pela ajuda !! Eu tava querendo fazer o modelo 3 de refrigeração que tava la no primeiro post, pois minha placa de vídeo é overclocked e tá travando meu pc, pois ele não tem nem um coolerzinhu se quer !! Os unicos coolers sao os do proc. da placa de vídeo, e da fonte (corsair 430 CX ) Mas no gabinete não tem nenhum cooler, nadinha !! Aí colocando um frontal, e um lateral será que dá jeito? =]

Muito obrigado mesmo !!

• Membro VIP
Postado
Agradeço muito pela ajuda !! Eu tava querendo fazer o modelo 3 de refrigeração que tava la no primeiro post, pois minha placa de vídeo é overclocked e tá travando meu pc, pois ele não tem nem um coolerzinhu se quer !! Os unicos coolers sao os do proc. da placa de vídeo, e da fonte (corsair 430 CX ) Mas no gabinete não tem nenhum cooler, nadinha !! Aí colocando um frontal, e um lateral será que dá jeito? =]

Muito obrigado mesmo !!

No seu caso, o melhor seria um fan traseiro (exaustor) e um lateral ou frontal (ou os dois) soprando pra dentro. O cooler da fonte não é suficiente pra expelir todo o ar quente, por isso a necessidade de se ter um cooler adicional na traseira puxando o ar pra fora.

Postado
No seu caso, o melhor seria um fan traseiro (exaustor) e um lateral ou frontal (ou os dois) soprando pra dentro. O cooler da fonte não é suficiente pra expelir todo o ar quente, por isso a necessidade de se ter um cooler adicional na traseira puxando o ar pra fora.

então você me aconselha um traseiro pra puxar o ar pra fora... um frontal pra puxar o ar pra dentro e um lateral pra puxar o ar pra dentro? ou seja, 3 coolers? Valeu pela resposta amigo

• Membro VIP
Postado
então você me aconselha um traseiro pra puxar o ar pra fora... um frontal pra puxar o ar pra dentro e um lateral pra puxar o ar pra dentro? ou seja, 3 coolers? Valeu pela resposta amigo

Sim, mas o principal aí vai ser o cooler traseiro (exaustor), porque o principal problema aí é a falta de exaustão do ar quente, só o cooler da fonte é pouco. O cooler lateral jogaria um vento frio na placa de video e chipset, e o cooler frontal injetaria ar frio embaixo, contribuindo pra correta circulação do ar e tambem ventilando o HD.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...