Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Tópico atualizado!

Como saber se o seu FAN está fazendo diferença na temperatura do seu PC?

Após alguns meses de análise e testes, descobri uma forma de saber se um FAN que coloquei em meu PC está ajudando ou atrapalhando, se realmente é necessário usar ele ou não. Com uma simples fórmula matemática:

R = (P+M+V)/3

Onde:

R - Resultado

P - Temperatura do Processador (FULL)

M - Temperatura da Placa-mãe (FULL)

V - Temperatura da Placa de Vídeo (FULL)

/ - Sinal de Divisão

3 - Número 3 (três) óbvio =D

Exemplo:

R = (35+45+70) / 3

R = 150 / 3

R = 50°c de temperatura média

Aplicação:

A diferença mínima que se deve ter ao instalar um FAN novo é de 5%, se a diferença for abaixo de 5% na temperatura média pode descartar o uso deste FAN, exceto quando 1 destes 3 componentes perde cerca de 10% na sua temperatura, é meio difícil de acontecer isso mas acontece^^.

Exemplo, Usando o mesmo do anterior, instalamos 1 FAN lateral de 120mm e os resultados foram:

R = (32+39+64) / 3

R = 140 / 3

R = 46°c de média

A temperatura mínima aceitável seria:

50 - 5% = 47°c

O resultado foi de 46°c de média após adicionar o FAN.

Então este FAN é útil, porque ele abaixou a temperatura média do meu PC mais do que 5%.

Para fazer os testes rodamos o Teste de Estabilidade no Everest com todas as opções selecionadas para obter as temperaturas em FULL, para obter as temperaturas em IDDLE deixamos o PC ligado por 30min sem fazer nada. Outro detalhe importante, os exemplos foram com as temperaturas em FULL, você pode fazer os testes com a temperatura em IDDLE também, mas o que valerá será em FULL.

OBS.: Arredondei os valores das temperaturas para obter resultados mais compreensivos.

Postado

Kbsssssa.

beleza?

Muito bom o topico.

Eu to dando uma melhorada na refrigeração do meu gabiLIXO.:angry:

E queria ter uma opinião da galera mais experiente.

O pro: E que o meu gabinete tem espaço apenas para 4 fans de 80mm.

Ele possui espaço para dois fans atrás, um na altura da CPU e outro logo abaixo.

E os outros dois se encontram na lateral, um na altura da VGA é outro na altura da CPU.

Só que eu tenho aqui um fan de 120mm e queria dar jeito de usa-lo.(uma gambiarra kkk).

A melhor maneira para colocalo sem precisar furar o gabinete é preso nsa baias do HD.(com a gambiarra)

Mas o outro problema é q a frente do gabilixo não tem uma entrada de ar se quer nem um furinho de 1 nm. Então vale a pena colocar o fan de 120 lá?

Aqui eu tenho um fan de 120(ligado na gambiarra que não ta fazendo diferença) e um de 80 na exaustão.

Por isso to bolando um Jeito de fazer parecido com esse seu sistema(com um de 120 na admisão).

Ou alguem pode medar outra ideia. Posso até compra mais fans, porque se não der jeito troco de gabinete, pego um CM 335, e já guardo os fans pra ele.:D

Desccupla ai se faltou alguma coisa, sou iniciante na area de refrigeração.

Antes de tudo, obrigado galera e conto com vocês.

• Membro VIP
Postado

Sandro, obrigado pelos elogios!

Bom, você pode usar este FAN de 120mm na lateral, coloque ele meio que na diagonal para que possa encaixar 2 parafusos, 1 em cima e outro embaixo, mas incline ele somente o suficiente para prender os 2 parafusos afim de aproveitar o máximo ao entrada de ar.

Faça o teste da temperatura como citado no post anterior e veja se ele realmente está fazendo diferença nas temperaturas do PC.

Postado

Desculpa se eu estiver fazendo uma pergunta já respondida.

Faz muita diferença colocar uma fan como exaustor no topo do gabinete? Eu percebi que acumula muito ar quente na frente da fonte, e aí botando a mão na chapa de cima parece q fica uns 40°C a 45°C.

Acho que o caso fica pior se a fonte não tem abertura no lado em que saem os cabos (frente da fonte), pois o ar quente sobe e não tem como sair.

Outra dúvida, meu gabinete tem aberturas laterais (entradas de ar) no lado direito do gabinete, um faixa na parte inferior e outra na superior (+ou- 270mm), isso ajuda ou atrapalha a ventilação?

• Membro VIP
Postado

Cada caso é um caso Bakuryu, vamos ao seu:

Sim faz diferença colocar um FAN como exaustor no seu caso, pois como você citou, sua fonte não tem "furos" para que o ar possa passar e sair do gabinete, você pode "furar" ela então ou colocar um FAN na parte superior para auxiliar na exaustão, lembrando que a Fonte não tem a função de exaustor, os buracos dela são para melhorar a refrigeração dela e não para tirar o ar quente de dentro do PC como muitos pensam.

Essas entradas de ar ajudam, como existe uma superior você pode usar ela para por um FAN como exaustor, claro se esta entrada ficar acima da altura do processador, se ficar de frente ao processador não faça isso.

1 FAN como exaustor instalado logo abaixo da sua fonte, na traseira do gabinete, já vai ajudar um pouco. Lembrando, faça o teste que citei logo acima para saber se o FAN está ajudando ou não.

Postado
Cada caso é um caso Bakuryu, vamos ao seu:

Sim faz diferença colocar um FAN como exaustor no seu caso, pois como você citou, sua fonte não tem "furos" para que o ar possa passar e sair do gabinete, você pode "furar" ela então ou colocar um FAN na parte superior para auxiliar na exaustão, lembrando que a Fonte não tem a função de exaustor, os buracos dela são para melhorar a refrigeração dela e não para tirar o ar quente de dentro do PC como muitos pensam.

Essas entradas de ar ajudam, como existe uma superior você pode usar ela para por um FAN como exaustor, claro se esta entrada ficar acima da altura do processador, se ficar de frente ao processador não faça isso.

1 FAN como exaustor instalado logo abaixo da sua fonte, na traseira do gabinete, já vai ajudar um pouco. Lembrando, faça o teste que citei logo acima para saber se o FAN está ajudando ou não.

valeu pela dica.

Vou fazer uns testes. Minha fonte tem uma abertura sim na parte da frente, mas acredito que o fluxo de ar é saindo por essa abertura. A ventoinha de 120mm embaixo da fonte joga o ar para dentro da fonte, e acredito que boa parte vá para fora do gabinete (parte de trás), mas uma parte acaba ido para frente da fonte, certo?

E como você disse, acho que só resta abrir em cima mesmo. O ruim é arrumar tempo para isso. Quando eu puder tiro umas fotos.

Abraços.

• Membro VIP
Postado
Sinceramente não acredito em performance de maquina refrigerada a ar

Não podemos obrigar você a acreditar, mas como a maioria das pessoas não tem dinheiro ou não querem gastar dinheiro com refrigeração líquida, optamos então pela refrigeração a ar, que é bem barata e viável para qualquer pessoa.

valeu pela dica.

Vou fazer uns testes. Minha fonte tem uma abertura sim na parte da frente, mas acredito que o fluxo de ar é saindo por essa abertura. A ventoinha de 120mm embaixo da fonte joga o ar para dentro da fonte, e acredito que boa parte vá para fora do gabinete (parte de trás), mas uma parte acaba ido para frente da fonte, certo?

E como você disse, acho que só resta abrir em cima mesmo. O ruim é arrumar tempo para isso. Quando eu puder tiro umas fotos.

Abraços.

A fonte não tem a função de exaustor em, não confunda as coisas, é melhor colocar um FAN mesmo logo abaixo da fonte que vai melhorar um pouco.

Postado

O que vocês me recomendam para o meu PC?

O meu gabinete é esse

http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15102

A minha fonte é essa

http://www.c3technology.com.br/index.asp?id_parametro=detalhe_produto&id=66

Sei que na minha fonte tem um cooler para o processador e tem uns buraquinhos do lado e atras tambem,

esses FAN's prestam?

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=24_132&products_id=2022

• Membro VIP
Postado

ebellezza, como disse anteriormente, a fonte não funciona como exaustor, o Cooler que ela tem tem uma unica finalidade que é refrigerar ela mesma.

Este FAN que você citou é de baixa qualidade, procure nesta mesma loja por um da Zalman, ou então, se encontrar, um CoolerMaster R4, nesta mesma loja existe um da Zalman de 120mm por R$22,00 reais que até quebra um galho. Procure usar FAN e 120mm pois faz menos barulho e ventila mais.

Postado

Bom, gostaria de começar agradecendo ao criador do tópico, e dizer que está me ajudando muito na montagem do meu micro, pois sabia pouca coisa de refrigeração, agora sei quase tudo :cool:

MAS TENHO ALGUMAS DÚVIDAS.

Meu micro está apenas com o FAN do processador, amanhã vou comprar o restante dos FAN's pra montar a parte de refrigeração, no caso eu teria que comprar:

Um FAN de 120mm pra por na parte frontal do case jogando ar frio pra dentro.

Um FAN de 80mm pra por na parte traseira do case jogando ar quente pra fora.

E um duto de ar pra conduzir o ar até o FAN do processador.

Até aí tudo bem; mas no tópico diz:

Atualizado em 10/12/2009 > Como saber se o FAN está fazendo diferença na temperatura?.

3 - Coloque 1 FAN de 120mm ou 80mm na parte frontal do gabinete, puxando o ar frio para dentro do PC, conforme a figura abaixo. Atençao para um detalhe importante, a posiçao do HD deve ficar abaixo da direçao do ar do FAN, como na figura, alem de puxar ar frio para dentro, voce diminui a temperatura do HD tambem.

Estava dando uma olhada na onde vou colocar os FAN's pra ver se dá tudo certo e notei que na onde vai o FAN de 120mm da parte frontal não dá pra por o HD completamente ABAIXO da direção do ar do FAN, no caso o HD ficaria tampando um pouco a corrente de ar.

Percebi que dá pra por o HD completamente ACIMA da direção do ar do FAN, nesse caso não ficaria na frente da corrente de ar.

A questão é a seguinte:

Se eu colocar o HD ACIMA da direção do ar do FAN isso atrapalharia em alguma coisa? Nesse caso também resfriaria o HD?

Se eu colocar o HD tampando um pouco a corrente de ar vai prejudicar muito? Nesse caso também resfriaria o HD?

O que devo fazer?

Outra pergunta:

Esse FAN que eu vou por na parte frontal, vai ficar na direção da minha placa de vídeo, a mais ou menos uns 40 cm de distância ou menos; o que eu gostaria de saber é se esse FAN vai ajudar na refrigeração da placa de vídeo.

Desde já grato. :D

• Membro VIP
Postado

Izakee, obrigado pelos elogios, se quiser tirar mais dúvidas é só perguntar =D

Bom, vamos as respostas:

Se eu colocar o HD ACIMA da direção do ar do FAN isso atrapalharia em alguma coisa? Nesse caso também resfriaria o HD?

No seu caso, acho que não vai fazer diferença, anote a temperatura do seu HD sem o FAN instalado, depois de colocar o FAN e mudar a posição do HD veja se a temperatura dele caiu ou não.

Se eu colocar o HD tampando um pouco a corrente de ar vai prejudicar muito? Nesse caso também resfriaria o HD?

Não resfriaria o HD e atrapalharia a ventilação, é como ter uma caixa de papelão na frente do ar-condicionado.

O que devo fazer?

Coloque o HD na parte superior como você disse e instale o FAN de 120mm normalmente.

Esse FAN que eu vou por na parte frontal, vai ficar na direção da minha placa de vídeo, a mais ou menos uns 40 cm de distância ou menos; o que eu gostaria de saber é se esse FAN vai ajudar na refrigeração da placa de vídeo.

Ao contrario do que muitos pensam, o ar frio que o FAN joga para dentro do PC não é puxado pela placa de vídeo, o que acontece é que o FAN joga ar frio para dentro do Gabinete, a placa de vídeo puxa o ar da parte inferior do gabinete, se o ar dentro dele está frio, então a placa de vídeo diminui sua temperatura. O ar não passa do FAN para a placa de vídeo direto não. O FAN resfria o ar, e a placa de vídeo pega este ar já resfriado.

Postado

Valeu pela ajuda cara !

Comprei o FAN e já sei onde vou por, mas ainda restam perguntas.

Eu tenho aqui o HWInfo32 pra instalar, mas me disseram que as temperaturas dele são imprecisas. (_(

Queria um que monitorasse todas temperaturas, inclusive da Placa de vídeo.

Quais você me indicaria?

Outra pergunta, o FAN de 120mm frontal fica bem próximo ao "chão" do case, e forma uma pequena corrente de ar frio por baixo da placa de vídeo, nesse caso então o ar frio está mesmo que pouco chegando nela?

valeu a atenção ae cara !

• Membro VIP
Postado

Recomendo o Everest, baixe ele no Baixaki ou no SuperDownloads.

Você não entendeu amigo, não é o ar frio que o FAN joga na placa de vídeo que faz ela abaixar a temperatura e sim o ar que está em volta dela em geral, se dentro do seu gabinete a temperatura interna é de 40°c, a temperatura de todos os componentes serão afetados caso você abaixe essa temperatura interna para 35°c, o FAN frontal tem essa função, abaixar a temperatura interna do gabinete, e posteriormente abaixar a temperatura tanto do processador quanto da placa de vídeo e demais componentes dentro do gabinete.

Postado

Bom, agora acho que eu entendi.

As configs do meu PC:

Intel Celeron 450 @2200MHz

2x Kingston 1GB DDRII PC667

HD Samsung HDJ161HJ

nVidia GeForce 8400GT

As temperaturas:

(De acordo com o HwInfo32 e o Everest)

Idle / Full

Placa mãe 36 / 40

Processador (Core0) 54 / 58

Processador 45 / 48

GeForce 8400GT 42 / 52

Uma coisa que eu percebi é que a placa de vídeo full fica 52C e quando eu fecho o jogo, em menos de 5 segundos ela volta a temperatura de 44C

Isso é normal?

Eu não tinha feito o teste antes de instalar os FAN's pra ver,

mais eu acho que ajudou e muito.

Essas temperaturas estão boas?

valeu cara pelas dicas e pela paciencia, :D

• Membro VIP
Postado

Izakee, isso é normal acontecer tanto quanto a placa de vídeo quanto o processador, pense em uma panela com água fervendo, enquanto ela esta no fogo ela esta fervendo, se você tira ela do fogo ela para de ferver, o mesmo acontece no processador e placa de vídeo, se você esta usando ela esquenta, se para de usar ela esfria.

As temperatura estão ótimas!

Postado

Ah, eu esqueci de postar a temperatura do HD, em IDLE ele fica 26C e deixei ele zipando arquivo por ~2 minutos e a temp. dele subiu pra 28C apenas.

Acho que a temperatura dele está boa. :lol:

Eu queria saber se aquele duto de ar que a gente coloca pra conduzir o ar no processador ajuda muita coisa, se você me aconselha a instala-lo no meu micro. ^_^

Postado

Olá Pessoal!

Estou com muitas dúvidas ainda.

Tenho um gabinete Wisecase 220D Com Usb Frontal. Quem montou colocou um cooler de 8 frontal ( mas esse gabinete não tem ventilação. está correto o cooler? Se não, como posso modificar? ).

Mesco com uma fonte real, o cp está esquentando muito. Nem precisa do Everest, pois é só colocar a mão na torre. Até o leitor de Cd está fervendo ( o mesmo nem está mais lendo as mídias).

Tenho uma Placa da Gigabyte e Placa da Vídeo Off da GeForce.

O que faço para ficar melhor?

Deveria pegar esse gabinete e jogar pela janela e comprar outro??

Grata pela ajuda!!!!!

• Membro VIP
Postado

Olá migotinha, você veio ao local certo para resolver seu problema.

Este gabinete não tem entrada lateral correto? Não encontrei furos na tampa lateral ao menos uma entrada de ar frontal. Seria mais aconselhável comprar um outro gabinete mesmo, pois este peca e muito quando o assunto é refrigeração. Procure por um gabinete com uma grande entrada frontal, pelo menos 120mm, não ligue para aparência e sim para eficiência!

Caso não queira comprar outro gabinete, você pode fazer furos neste gabinete atual para poder melhorar a refrigeração dele.

Tome cuidado também com estas temperaturas, por hora recomendo que evite ao máximo usar aplicativos pesados, como jogos, Photoshop, entre outros, pois se continuar usando o PC nestas temperaturas pode danificar gravemente seus componentes.

Se puder postar umas fotos do seu Gabinete, como localização dele no seu quarto e do interior dele podemos ajudar com mais precisão ok?

Postado

Poxa, obrigada pela dica!!!! Qual gabinete você me indica?

E... enquanto não compro outra torre, você acha q devo colocar um cooler na lateral mandando o ar p/ dentro e um menos colocando o ar quente p/ fora?

( Estou com um cooler de 12 e outro de 8 sobrando).

Cara eu só fiquei navegando na internet e instalando progs ( a placa queimou e tive q reinstalar tudo no pc).

Obs: Sei que vou sair um pouco do assunto, mas... Estava copiando uns arquivos de uma mídia de DVD e começou a travar. Foi ai que percebi que a torre estava muito quente. Agora danificou quase todos os meus arquivos. São meus estudos. Temalguma forma de recuperar? Já usei o CD Recovery Toolbox Free. Ele recupera os arquivos, mas quando abro dá erro. Tem alguma forma de recuperar esses arquivos?

Obrigada pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

Pode ser qualquer Gabinete desde que seja mais ou menos neste estilo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123248774-gabinete-fortrek-mystiq-kj6690-4-baia-fan-120mm-blue-nf-_JM

Dando preferência à entrada de ar frontal e não a beleza dele =D, você pode encontrar até na sua cidade mesmo.

Pode colocar 1 exaustor auxiliar de 120mm abaixo da fonte para ajudar a remover o ar quente, não vai ajudar muito mas quebra um galho.

Qual placa queimou? Você perdeu os arquivos que estavam na mídia correto? Já tentou abrir eles em outro PC? Se tiver perdido os arquivos da mídia não tem como recuperar, pois uma mídia danificada não é a mesma coisa que um HD danificado.

Postado

kbssssssssssaaaaaaaaaa !

Tenho uma dúvida pra ti (de novo*)

Seguinte, hoje troquei meu:

Celeron 450 @2.200MHz (512K Cache)

por um

Core 2 Duo E2140 @1.600MHz (1MB Cache)

(Não sei se fiz um bom negócio, mas o computador ficou muito mais rápido nos meus jogos)

Vamos lá, quando eu tinha o Celeron 450 as temperaturas ficavam assim:

PS: Fiz esse teste ao meio dia, e tava um pouco de calor.

idle/5 Minutos full

Processador (Core0) 54 / 58

Processador 45 / 48

Agora com o Core 2 Duo:

PS: Fiz o teste as 02:00 AM, e a temperatura ta agradavel

idle/5 Minutos full

Processador (Core0) 49 / 61

Processador (Core1) 49 / 60

Processador 45 / 47

Quando eu tinha o celeron, eu usava um FAN (daqueles quadrados mesmo) de 80MM como cooler, ja veio nele assim; e esse fan ficava em torno dos 2700~2800 RPM, agora o do core 2 duo (original da intel que veio junto) chega no máximo aos 2500 RPM

Mais a duvida é a seguinte, o Celeron 450 Trabalha em IDLE em 54c ?

As temperaturas do meu Core 2 Duo E2140 estão certas? tem alguma coisa de errado com meu cooler?

Grato.

• Membro VIP
Postado

Sim, o Celeron trabalha em uma temperatura alta, pois o cooler que ele usa não é de boa qualidade.

Já o seu novo C2D, está nas temperatura normal, verifique se a pasta térmica está bem aplicada no processador, pois as temperaturas dos Núcleos estão um pouco acima do Processador, nada para alarmar, apenas um pequeno detalhe.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!