Ir ao conteúdo

DG31PR esquentando muito

Lugu

Posts recomendados

Postado

Comprei 1 placa mãe Intel DG31PR e notei tanto no monitoramento do setup qto no everst a temperatura da placa fica em 93 graus. Coloquei 1 ventilador ligado em frente a placa, a temperatura baixou um pouco 70 graus, mas mesmo assim ainda continua alta. quando coloco o dedo sobre o chipset ele nao aparenta estar nessa temperatura, ou seja, aparentemente o sensor esta marcando errado. Ouvi falar q 1 atualizacao da bios resolveria o problema. Ja atualizei a bios para versao PRG3110H.86A.0053.2008.0715.1301 e nao adiantou. Alguem sabe o que pode ser???

Valeu

Postado

aproveitando o topico do amigo, estou querendo atualizar da mesma forma minha bios mas acabei de ver que nao resolveu o problema, então deixo aqui a minha duvida também.

• Membro VIP
Postado

1. Verifique a instalação do dissipador, geralmente é utilizado um thermal pad que possui eficiência baixa. Se você retirar e colocar uma boa pasta térmica o dissipador passa a ficar mais quente, pois torna o sistema mais eficiente.

2. Problema de BIOS / leitura por software. Como a leitura é realizada através do software ele pode estar mal calibrado, assim a temperatura pode estar sendo super estimada.

Todo cuidado é merecido pois sabe-se que o computador tem sua vida útil reduzida com as altas temperaturas.

Obs: Tenho uma G31M-S2L e antes de trocar a pasta térmica o speedfan lia 55ºC em idle, agora fica algo próximo de 44ºC.

Postado

pessoal

retirei a tampa do gabinete e coloquei um ventilador de frente com a placa. a temperatura caiu consideravelmente para 70 graus. após ficar observando melhor percebi q o chipset q esta esquentando é o q não vem com dissipador, da parte inferior da placa. vou comprar 1 dissipador da akasa, modelo ak-210 e ver se melhora, porque se continuar nessa temperatura acho q mha placa nao tera vida longa.

abraços

Postado

minha intel dg31pr nao tem cooler em chipset

assim como acho que outras nao tem

então pergunto pra quem entende

se tratando dessa placa e das possiveis temperaturas de funcionamento e temperatura máxima, é necessário colocar cooler no chipset?

• Membro VIP
Postado

Tem cooler sim (passivo), não tem fan (ventilador).

Eu acho que ainda pode ser problema de leitura por software.

Se for o caso, tente realizar a leitura da placa com um termômetro laser.

Postado

Cara, tenho a mesma placa.. já tem tópico sobre o assunto... tem 500 palpiteiros a todo tempo tentando resolver...

O que acontece é que realmente paree impossível baixar a temperatura dela!! Eu tenho Um tubo de ar 12x12 direto no chipset, outro no processador(que possui um cooler proprio) e exaustores em cima e atrás! a temperatura da minha mobo fica em 65 graus!! Essa temperatura me parece absurda, uma vez que a ventilação seja algo desproporcional ( o computador parece um trem de tanto barulho ). Vou ter de levá-lo na garantia, vou alegar superaquecimento! vamos ver no que dá!

Abraço.

Postado

estou vivendo essa experiência, quando coloco um ventilador na frente da placa ela fica entre 45° e 55°, mas quando fechada ela chega à 75° no máx 78°, isso tem um fan pra fora e um pra dentro, quando não jogo fica em 68°, é só abrir o Assassins Creed vai logo pra 72°

ahuahuahuahuahuaa

tô lenhado, já tô pensando em trocar de placa, pois todo mundo diz q ela trab nessa temperatura mermo

Postado

Estou chegando a msma conclusão q a sua...Coloquei o disspador no chipset mas não adiantou nada. Hoje que esta muito calor ela ta chegando a 100 graus. Dá até medo de usar rs. Ainda bem q tem 3 anos de garantia da Intel. Ela deve trabalhar com temperatura alta mesmo.

Postado

Fala ae LUGU, beleza??/

Como está a temp.da mobo agora??? o q você fez??? entre em contato para agente poder trocar informações...

Tipo... eu fui meio que obrigado a entrar no mundo do casemod pra fazer com q a temp saisse de 98º e fosse para 58º... já é uma queda considerável...

Mas pra isso acontecer eu tive que fazer diversos testes, comprar coisas em vão!

Aqui vai a dica... o ponto que esquenta ne mobo é a ponte norte do chipset.. onde tem o dissipador passivo.. uma coisa que eu estou procurando mas ainda não descobri é uma forma de trocar esse cooler... fazendo isso os problemas estarão acabados

=]

• Administrador
Postado

Ainda deixo a lembrança a todos, que as Placas INTEL, são bem esquentadinhas mesmo, os chipsets INTEL costumam trabalhar em temperaturas mais altas.

Postado
Ainda deixo a lembrança a todos, que as Placas INTEL, são bem esquentadinhas mesmo, os chipsets INTEL costumam trabalhar em temperaturas mais altas.

Pode crer... entrei em contato com a intel e me informaram que essa mobo aguenta até 92 º sem perder performance.... só que se eu consegui baixar a temp. em 33º e ainda da pra baixar ainda mais... então porque eu nao baixarei???

Mandei um novo email pra intel perguntando como funciona o mecanismo que prende o cooler passivo na mobo... agora é só aguardar..

Tive que fazer isso no pc pra conseguir baixar a temp da mobo, segue os processos:

YouTube - Coolers no gabinete

YouTube - Primeiro casemod

YouTube - Casemod Parte 2

YouTube - Casemod Parte 3

Postado

Acabei de receber o email da intel, segue a resposta:

"Prezado Sr. Phelippe,

Obrigada por contatar o Suporte Técnico da Intel®.

Informamos que essa parte da placa não é possível remove-la ou alterá-la, já que ela faz parte da placa e não é um tipo de acessório removível.

Como informamos anteriormente o chipset da placa pode alcançar uma temperatura máxima de 92 °C."

Postado

fala board, td tranquilo!

voce conseguiu baixar a temperatura depois q colocou aquele cooler gigante de frente ao chipset ponto norte?

ficou muito caro para colocar esse cooler? onde posso encontrar?

O meu eu só coloquei o disspador no chipset ponto sul, igual o q você colocou, que tem aqueles leds azuis, mas não adiantou de nada...

Minha placa continua trabalhando com a temperatura nas alturas...

obrigado pelas dicas!

abraços

Postado
fala board, td tranquilo!

voce conseguiu baixar a temperatura depois q colocou aquele cooler gigante de frente ao chipset ponto norte?

ficou muito caro para colocar esse cooler? onde posso encontrar?

O meu eu só coloquei o disspador no chipset ponto sul, igual o q você colocou, que tem aqueles leds azuis, mas não adiantou de nada...

Minha placa continua trabalhando com a temperatura nas alturas...

obrigado pelas dicas!

abraços

Bom... se você quiser ter uma queda de temperatura considerável no seu pc ( colocar a temp em 57º ), recomendo colocar um fan de 12 cm de frente para a ponte norte q nem eu fiz nos videos acima..

Mas se você nao tem as ferramentas necessárias ( serra copo ou serra tico tico ) ou não conhece nenhum lugar que faça o serviço do corte do fan para você, recomendo fazer que nem eu fiz no video 1... que foi prender um fan de 7 cm ( tamanho exato do dissipador ) em cima do dissipador.. com isso a sua temperatura baixará para 70º sem a necessidade de deixar o pc aberto.

Qualquer dúvida entre em contato.

• 4 meses depois...
Postado

e ae pessoal minha Mobo também eskenta, chipset north e south,...

E minha duvida é o seguinte...

- Alguem conhece uma cara que tenha uma placa dessa e ela nao esquente?

- Como eu fixo dissipador ou cooler no chipsetsouth? porque nao vi furos nela...

- É possivel colocar outro dissipador (melhor do que o que vem nela), no chipset north?

Postado

Boa noite a todos.

Continuamos com a briga de temperatura.

Pois bem, vendo esse seu primeiro sistema de ventilação, percebo que há muitos exaustores para somente um ventilador, isso pode ser até prejudicial para diminuir a temperatura, visto que a falta do ar no interior do gabinete proporcionará o vácuo.

Uma solução mais grosseira para quem não possui uma fonte tão robusta, e precisa poupar energia com Coolers, pode ser a que eu optei fazer, seguinte:

3 Coolers:

1 Exaustor traseiro (8 x 8) abaixo da fonte, pois o ar quente tende a subir;

1 Exaustor na fonte (8 x 8) padrão.

1 Ventilador na lateral (12 x 12), para tanto, abri com uma serra um buraco redondo, o qual vedei contra poeira com meia calça de mulher.

A temperatura caiu de 89 º para 60º, no verão de Porto Alegre, normalmente com temparatura de 30º.

Espero ter ajudado, pois para mim solucionou.

Abraço.

Postado
e ae pessoal minha Mobo também eskenta, chipset north e south,...

E minha duvida é o seguinte...

- Alguem conhece uma cara que tenha uma placa dessa e ela nao esquente?

- Como eu fixo dissipador ou cooler no chipsetsouth? porque nao vi furos nela...

- É possivel colocar outro dissipador (melhor do que o que vem nela), no chipset north?

Amigo,

o south brigde da placa não esquenta tanto, portanto nao necessita de cooler, o problema maior dela está no northbridge, pois mesmo com o dissipador gigante que ela possui, consegue ser insuficiente para "dissipar" a temperatura.

No entanto, fixar um cooler (12 x 12) na lateral do gabinete, visando esfriar mais rapidamente o dissipador e aumentar circulação interna do ar pode trazer bons resultados, aqui na minha eu consegui baixar aproximadamente 30º ( a placa está agora em 60º).

E possuo a placa desde junho do ano passado, e realmente, não conheço uma pessoa que não sofra com a placa "esquentadinha", todos ( me incluindo) tiveram que solucionar de formas criativas a porcaria do superaquecimento.

Espero ter ajudado,

Evandro.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...