Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DualChannel e DDR2 1066 no Phenom


portosoares

Posts recomendados

Caros amigos,tenho uma dúvida sobre a ultilização de 4 modulos DDR2 1006 em uma placa mãe ultilizando um AMD PhenomX4 9950,pois Em algumas no manual de almas placas Asus vem a seguinte OBS:* Devido às limitações do CPU AMD, a DDR2 1066 é suportada apenas pelos CPUs AM2+ apenas em um DIMM por canal.

Gostaria de entender o porque e como se procede a limitação.

Desde já agradeço alguem que leia ou responda a minha dúvida.

:confused::confused::confused::confused::confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Traduzindo a observação para você:

Devido às limitações do CPU AMD, a DDR2 1066 é suportada apenas pelos CPUs AM2+ apenas em um DIMM por canal.

Significa que 1066 só com Phenom (AM2+), e no máximo dois módulos em dual channel (um DIMM por canal, o Phenom tem dois).

Então poderá colocar apenas 2 pentes de 1066, para colocar 4 só baixando para 800, mas quer saber? Pela diferença de preço e desempenho entre a 1066 e 800 o melhor é colocar 4 de 800 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é o que eu tinha entendido,eu só tinha duvidas pois eu não imaginei que esta limitação era mesma veridica .

Pois eu pretendia comprar uma placa para fazer over, e diante dessa limitação eu vou retornar a intel pois com uma mobo p45 e um CPU Q9450 eu terei mais potencial, só perco no aspecto GPU pois terei que usar uma ATI decorrente do Chipset.

E eu não sou muito fã da ATI:eek::eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traduzindo a observação para você:

Significa que 1066 só com Phenom (AM2+), e no máximo dois módulos em dual channel (um DIMM por canal, o Phenom tem dois).

Então poderá colocar apenas 2 pentes de 1066, para colocar 4 só baixando para 800, mas quer saber? Pela diferença de preço e desempenho entre a 1066 e 800 o melhor é colocar 4 de 800 mesmo.

Não acho, 2 pents de 2GB 1066mhz está ótimo.

Alguns dias atrás saiu uma Bios nova pra algumas placa da Asus que melhorava a estabilidade do sistema em geral quando usando 4 pents em conjunto. Pesquisando um pouco na internet lí que com a tal Bios nova eram realmente reconhecidos 4 pents operando a 1066mhz.

Que eu saiba esse "gargalo" em poder usar apenas 2 pents a 1066mhz era problema das mobs, e não do controlador do Phenom.:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não acho, 2 pents de 2GB 1066mhz está ótimo.

Alguns dias atrás saiu uma Bios nova pra algumas placa da Asus que melhorava a estabilidade do sistema em geral quando usando 4 pents em conjunto. Pesquisando um pouco na internet lí que com a tal Bios nova eram realmente reconhecidos 4 pents operando a 1066mhz.

Que eu saiba esse "gargalo" em poder usar apenas 2 pents a 1066mhz era problema das mobs, e não do controlador do Phenom.:confused:

No manual do K-10 ta escrito que ele suporta no máximo dois pentes a 1066, mas nada impede a Asus de colocar circuitos adicionais na placa para melhorar a estabilidade e aguentar 4 pentes nessa velocidade.

Como curiosidade, a IBM fez isso nos servidores x3755 permitindo até 32 pentes a 667MHz, em condições normais esses 32 pentes de memória não passariam de 533MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!