Ir ao conteúdo

Investir mais no Processador ou Memoria RAM?

Posts recomendados

Postado

Boa Noite galera, tudo bem?

Estou montando um micro pra jogos e queria a ajuda de vocês!

Ele já tem a seguinte configuração:

_Placa mãe: ECS P45T-A

_Placa de vídeo: 9600GT

_Fonte 460w reais

Tenho um orçamento de ainda 700, 750 reais, e queria a ajuda de vocês pra montar a melhor configuração.

Não sei se devo investir mais na memória e menos no processador

Ou o contrario disso.

Não sei se pego um E8400 e uma memória melhor ou um Q6600 e um memória mais simples!

Minha placa mãe é Crossfire e minha placa de vídeo SLI, a memória ajudaria muito se fosse uma SLI ou Crossfire, ou o principal seria a fabricante da memória.

Estou aberto a todas as opções, só quero escolher a melhor!

Ajuda aí galera!

Valeu.

Postado

Joaodota. você tem uma placa mãe com um chip muito bom que é o P45, o que dá até 10% a mais em rendimentos nos jogos.

Sua VGA é fruto de um fenômeno no mínimo surpreendente no que se esperava a nível de evolução das VGAs porque éla tem aproximadamente o dobro da desempenho de sua antecessora(a 8600gt que roda Crysis muito bem, o jogo mais pesado do momento, em médio sem AA e em resolução 1024 x 768); portanto embora sua VGA não seja Top, éla é muito boa, te dará muita alegria e conseguirá rodar os jogos que saírão no ano que vém.

Só que vovê tem um problema. tem muito dinheiro para comprar um processador + memórias simples, e pouco para comprar processadores e memórias fortes ou melhores(como queira) e daí optou para priorizar um dos dois(decisão inteligente).

Minha opinião pessoal é que dê ouvidos ao Khariel quanto à escolha do processador(já que sua mobo não é uma brastemp em over); sobre as memórias recomendo que se esforce para pegar 4gigas (2x2GB) porque os jogos já estão pedindo cada vez mais ram e o Vista vai agradecer demaaaaaais. Pode comprar markvisiom ou v-data sem medo, são memos genéricas que estão se apresentando como muito estáveis, duráveis, e aguentando bem o regaço merecendo minha indicação.

Boa sorte.

Postado

Esse 8400 acabou virando um fenomeno na internet, as pessoas compram PCs pra jogos com ele e VGAs mid range, talvez achando que a CPU vai fazer um milagre na hora de rodar o jogo. Acho que valeria mais uma CPU mais simples e VGA mais potente, mas enfim, agora que ja tem a 9600GT, compre o E8400, assim já te servirá por muito tempo, e no futuro você so precisara trocar a vga.

Postado

Pega o E8400 que sai melhor em jogos do que o Q6600 apesar de ser quad core. Memórias markvision são baratinhas e boas, na empresa onde trabalhava todos eram markvision e nenhuma deu problema sendo bastante estáveis. Depois que você tiver mais grana no futuro vende elas e trocar por Corsair ou OCZ.

Postado

Tipo gente.

Como já disse tenho um orçamento de por volta R$710,00

Daria tranquilamente pra eu comprar o Q6600(530 reais) com mais uma memória (por volta de R$170) dual channel Markivision ou Samsung.

Já o E8400 só consigo por (500 reais) mais memória de até 200 reais

A diferença dos processadores é apenas 30 reais.

O E8400 tem 3.0 GHz, mas o Q6600 tem os 4 núcleos que poderão ser mais aproveitados no futuro com os novos jogos!

Esqueci de comentar também que esse PC que estou montando, é para ficar 3 a 4 anos ou mais sem mexer nele.

Então gente, vocês ainda acham vantagem o E8400?

Sobre a memória tenho apenas entre 170 a 200 reais pra investir nela. Seria melhor pegar 4GB dual channel Markivision ou priorizar a marca dela com uma 2GB da Corsair, OCZ, HyperX, Patriot, por exemplo.

Se tiverem fontes de lojas com preços desses produtos nessa faixa de preço, por favor, dizer-me.

Atenciosamente,

joaodota

Postado

Se todos os jogos forem otimizados para quad core com certeza o Q6600 seria a melhor escolha, mas na prática isso não é verdade, com exceção de alguns jogos o 6600 ganha. Creio eu que vai demorar um pouco ainda pra tudo ficar otimizado no mundo lesma da programação. Se for usar o pc para outras atividade como edição de vídeo e som o quad tem vantagem.

Segue a diferença em jogos entre E8400 e Q6600 > http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3293&p=8

Postado

Amigos Ele só tem até R$750,00 mangos.

Não dá pra comprar memos fortes e processador forte.

Memos são a última preocupação para quem quer montar uma configuração para jogos. Aí vale a quantidade e não a qualidade. Sendo ddr2 800 tá bom.

Para jogos a prioridade funciona nessa ordem: primeiro VGA > processador > mobo > aí por último memórias.

Postado
Amigos Ele só tem até R$750,00 mangos.

Não dá pra comprar memos fortes e processador forte.

Memos são a última preocupação para quem quer montar uma configuração para jogos. Aí vale a quantidade e não a qualidade. Sendo ddr2 800 tá bom.

Para jogos a prioridade funciona nessa ordem: primeiro VGA > processador > mobo > aí por último memórias.

Cara, discordo de ti.

Memórias são tão importantes pro sistema quanto qualquer outra peça, elas garantem a estabilidade do mesmo.

Não venha me dizer que umas MarkVision se equivalem à um kit OCZ por exemplo, porque isso não é verdade.

O conjunto inteiro tem que ser bom, senão não adianta, ou um A64 x2 4000 + HD 4870 + 2x2gb DDR2 800 Markvision vai render mais do que E7200 + HD4850 + 2x2gb ddr2 800 G.Skill ????

Cada item da config é tão importante quanto outro, não vejo uma escala de prioridades e principalmente de importância em uma config.

Postado
Cara, discordo de ti.

Memórias são tão importantes pro sistema quanto qualquer outra peça, elas garantem a estabilidade do mesmo.

Não venha me dizer que umas MarkVision se equivalem à um kit OCZ por exemplo, porque isso não é verdade.

O conjunto inteiro tem que ser bom, senão não adianta, ou um A64 x2 4000 + HD 4870 + 2x2gb DDR2 800 Markvision vai render mais do que E7200 + HD4850 + 2x2gb ddr2 800 G.Skill ????

Cada item da config é tão importante quanto outro, não vejo uma escala de prioridades e principalmente de importância em uma config.

Concordo com lmello, do que adianta você investir muito em um processador e esquecer-se da memória, quem faz isso esquece que memórias genéricas tem latencias muito altas chegando até a atrapalhar o desempenho do micro em algum processo.

Por isso eu gosto de comparar um pc a uma orquestra sinfonica imaginem se um ou dois componentes desafinam, trava tudo fica uma m...

Quando se monta um pc pense em tudo antes de começar a comprar pois reajustar algum componente pode sair bem caro depois.

Postado

Amigo joaodota reafirmo que pode comprar Markvision despreocupado vá nas lojas e sonde o setor de RMA e veja você mesmo que são as que dão menos problemas pelo volume de vendas (falo isso porque conheço dois distribuidores de memórias aqui em BH). É fato. Indiscutível. Inquestionável. São o melhor custo X benefício do momento. Se ainda restar uma dúvida pesquise na net e verá que a diferença dela para as memórias de latinha é o potencial de overclock em que as memórias de latina se sobressaem (geralmente à custa de overvoltagem); as memórias de "latinha" são destinadas para o mercado de entusiastas( e pela sua grana você num tá com cara de entusiasta não) e as value para uso comum; ambas passam por um rigoroso teste de qualidade antes de serem lançadas no mercado. Falando mais a fundo pesquise também quais são os ganhos práticos em desempenho nos jogos entre uma memo ddr 800 e uma ddr 1066. Pesquise! você é dono de sua máquina e responsável por éla.

Quanto à quantidade de Ram não tem "piriri" nem "pororo" são quatro gigas, é o futuro, tem que ser. Os jogos estão pedindo mais ram. E o Vista agradece muuuuuito.

Outra coisa; o futuro é quad; não existe uma tendencia de diminuir o nº de núcleos de um processador; a tendencia é aumentar. A escolha é sua de pensar para frente ou para tráz, você é quem decide. A diferença de um para o outro varia de jogo para jogo ficando técnicamente empatados, e no caso de escolher um quad você ganha de quebra um cavalo de um processador em multitarefas e diversos aplicativos diferentes de jogos; tem até um artigo muito bom, de alto nível, feito aqui no CdH que compara os dois, vale a pena você conferir.

Boa sorte.

Postado
Boa Noite galera, tudo bem?

Estou montando um micro pra jogos e queria a ajuda de vocês!

Ele já tem a seguinte configuração:

_Placa mãe: ECS P45T-A

_Placa de vídeo: 9600GT

_Fonte 460w reais

Tenho um orçamento de ainda 700, 750 reais, e queria a ajuda de vocês pra montar a melhor configuração.

Não sei se devo investir mais na memória e menos no processador

Ou o contrario disso.

Não sei se pego um E8400 e uma memória melhor ou um Q6600 e um memória mais simples!

Minha placa mãe é Crossfire e minha placa de vídeo SLI, a memória ajudaria muito se fosse uma SLI ou Crossfire, ou o principal seria a fabricante da memória.

Estou aberto a todas as opções, só quero escolher a melhor!

Ajuda aí galera!

Valeu.

Joao,

Entendo que você quer um computador para durar 3 a 4 anos... mas o importante é o que você vai mais utilizar o computador.

Se for para jogos com certeza os atuais o E8400 é melhor. Se for mais para aplicaçoes do dia-a-dia como uma compressao DIVX, photoshop entre outros programas um quad-core se beneficia mais. Agora vamos as explicaçoes:

Os jogos atuais tem sido feitos em programação para processadores com dois núcleos e como o E8400 tem o clock maior logo vai ter uma melhora no desempenho para jogos.

Quanto a fonte, uma zalman 360w suporta ambos os processadores e os demais componentes que você citou. Se quer uma mais barata e muito boa também pense numa Cooler Master 460w PMSR-460w(ela oferece 430w reais e suporta sua configuração).

Quanto a memoria, você vai utilizar windows em alguma versao 64 bits? senao for utilizar nem adianta pensar em 4gb porque o limite para o sistema sera de 3,5gb RAM isso se for td isso devido a reserva de memoria logica do sistema e fisica para seus perifericos. Nesse começo como você esta limitado de grana se você achar algum kit 2x2gb pelo 170 otimo. Senao pode comprar apenas uma RAM de 2gb e mais para frente você compra mais 2gb para ter mais ganho de desempenho (esqueça os 4gb se você nao utiliza sistema operacional 64bits).

Quanto aos programas e jogos se for os aplicativos domesticos e jogos o maximo que ele ocupará será de 3gb devido a limitação de instruções para a linguagem 32bits e consecutivamente mesmo os jogos para processadores 64 bits (quando nativo) não está preparado para alem de 3gb também pois a programação de instruçoes 64 bits esta engatinhando normalmente deixando apenas o programa nativo nas duas linguagens.

Abstraction,

Entenda que programação não é ir lá dar dois cliques e ter um programinha lindo na tua frente funcionando que nem uma beleza. É o mesmo que comparar dois carros 2.0 sem ver o que por tras foi feito na mecanica para uma empresa alem de cobrar mais caro por um carro ver o que foi aplicado ao melhor desempenho possivel, o mesmo ocorre com a programação. Essa instrução "multi core" nao é simples de ser introduzida justamente porque muda toda a programação conhecida pelos programadores "gamers" sem contar que isso demanda tempo e gera custos as empresas.

lmello,

você esta dizendo estabilidade das memorias, mas você ja acompanhou a tensão de uma memoria e suas latencias? uma Markivision de 800mhz comparada a uma OCZ, Corsair, GSkill de mesmo clock sem overclock suporta numa boa porque trabalha em cima da tensão especificada (se todas elas tivessem mesma latencia e mesma tensão de operaçao nao muda em desempenho nada com o mesmo clock). Agora se o foco é overclock realmente uma de marca realmente oferecera vantagem devido a estabilidade trabalhando com o clock acima do especificado padrão e sobrevoltagem.

Abraços,

Edson

Postado

Bom comentário eds2008.

Só faltou comentar sobre o citado artigo daqui do CdH comparando os dois processadores em jogos. Talvez tire muitas duvidadas da galera e do joao.

Como você disse atual mente. E no futuro vai ser dois ou quatro núcles para jogos?

Se estiver enganado me corrija por favor ma Crysis já se benificia de 4 núcleos Intel ou dos 8megas de cache campartilhado do q6600(que em minha teoria é usado por dois núcleos em jogos, colaborando para aumentar os FPs mínimos e se aproximar do e8400)

Postado
Bom comentário eds2008.

Só faltou comentar sobre o citado artigo daqui do CdH comparando os dois processadores em jogos. Talvez tire muitas duvidadas da galera e do joao.

Como você disse atual mente. E no futuro vai ser dois ou quatro núcles para jogos?

Se estiver enganado me corrija por favor ma Crysis já se benificia de 4 núcleos Intel ou dos 8megas de cache campartilhado do q6600(que em minha teoria é usado por dois núcleos em jogos, colaborando para aumentar os FPs mínimos e se aproximar do e8400)

Bom... tudo indica que o futuro da programação seja feita em cima da instrução "multi core" então se beneficia sim um quad core muito mais que um dual core. Quanto a memoria cache eu nao sei se o valor de armazenamento do Q6600 pode ser considerado pois analisando o Q9300 que tem "apenas" 6mb e consegue ainda ter um desempenho pouco superior indica que houve melhoras de processamento na litografia de 45nm (mas também há mais transistores ativos).

Sim Crysis, Flight Simulator X entre outros que realizam calculo fisico utilizam processamento grande e com isso foi possivel inserir as instruções multi core e sim o Q6600 fica superior nesses jogos do que o E8400. ( e nesses casos o FPS aumenta porque a atividade de quatro núcleos fica muito maior e superior ao de dois núcleos e que nesse caso vale lembrar que 4 núcleos a 2.4ghz é muito superior que 2 núcleos de 3.0ghz)

Abraços,

Edson

Postado

E ae pessoal!

preferi ficar mesmo com o Q6600

ele vai ser por volta de R$550,00

muitos me recomendaram o E8400 mas pensando no futuro vou comprar o Q6600

Agradeço as recomendações

Quanto a memoria

as opiniões me deixaram em duvida

Devo comprar uma memoria de 4gb (2x2) da Markivison, sem informaçao sobre latencia, por R$160,00

ou uma memoria da G.Skill, Patriot, Crucial 2gb (2x1), com latencia 4-4-4-12 por R$180,00

Valeu ae!

abraços.

Postado

Joao dota; as latências da markvision são 5-5-5-18 é padrão pra éla. E essas latências da G.SKIll não são as latencias padrão pra éla; se quiser que ela alcançe essas latências vai ter que faver uma overvoltagem nelas pela bios.

Já te adiante que os ganhos, em números, apresentados em overckock ou redução de latências se referem somente e unicamente as memórias e não ao desempenho de sua máquina.

O desempenho de sua máquina é resultado de uma boa fonte, o chip set de sua Placa mãe, a qualidade da sua placa mãe, do processador escolhido, da sua VGA, e da memória.

Por isso citei que para jogos se deve escolher a VGA uma vez que os testes te mostram qual o tipo de jogo que ela consegue rodar e em qual qualidade; depois escolher um processador que não irá dar gargalo em sua VGA e oferecer o maior "FPS minimos"; depois escolher uma mobo que te atenda e consiga de maneira eficiente gerenciar todor os dispositivos espetados dela; e daí escolher as memórias que acompanhará seu sistema. E é por isso que em uma configuração a diferença de desempenho em jogos é simplesmente ridícula entre memórias operando em 800Mhz ou 1000Mhz, com latências entre 5-5-5-18 ou 4-4-4-12. Entendeu porque no seu caso(que parece estar pensando no futuro) eu disse que o que importava éra a quantidade e não a qualidadade?

Boa sorte!

Edson valeu pelo esclarecimento. Acredito que tenha sido importante para joao se decidir e me tirou uma baita dúvida.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...