Ir ao conteúdo

Permissão a usuários para não excluir

rogeriolima

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde, Pessoal

Tenho o seguinte esquema no meu servidor:

--SETOR[DIRETORIO RAIZ] - acesso total - GRP TODOS.

----ESTATISTICA[sUBDIRETORIO] - modificar/leitura/ler/gravar&executar - USUARIO 1,2,3 e n

-------CONTROLEDIARIO[sUBDIRETORIO] - permissoes herdados do diretorio acima

----RECEPCAO[DIRETORIO] - modificar/leitura/ler/gravar&executar - USUARIO 1,2,3 e n

----n..n..n....

Tenho usuarios que tem excluido informações "arquivos" e/ou pastas deste diretorio raiz. Determinadas informações sao dados importantes e ja tentei diversas formas de evitar o usuario excluir. Na guia avancado desmarquei a opcao excluir e excluir pastas, apos confirmada a opcao, ele desmarca a opcao MODIFICAR e ao tentar salvar algum arquivo diz a mensagem "Acesso Negado. Contacte o Administrador."

Tem como evitar de excluir arquivos do CONTROLE DIARIO, por exemplo? Posso permitir apenas ao administrador excluir arquivos?

Tenho feito backup diariamente, mas nao posso passar o resto da vida restaurando o backup.

Alguem pode me auxiliar neste caso.

Postado
Boa Tarde, Pessoal

-SETOR[DIRETORIO RAIZ] - acesso total - GRP TODOS.

--ESTATISTICA[DIRETORIO] - modificar/leitura/ler/gravar&executar - USUARIO 1,2,3

--RECEPCAO[DIRETORIO] - modificar/leitura/ler/gravar&executar - USUARIO 1,2,3

--n..n..n....

Tenho usuarios que tem excluido informações "arquivos" e/ou pastas deste diretorio raiz. Determinadas informações sao dados importantes e ja tentei diversas formas de evitar o usuario excluir. Na guia avancado desmarquei a opcao excluir e excluir pastas, apos confirmada a opcao, ele desmarca a opcao MODIFICAR e ao tentar salvar algum arquivo diz a mensagem "Acesso Negado. Contacte o Administrador."

Posso deixar autorizado apenas ao administrador excluir arquivos.

Tenho feito backup diariamente, mas nao posso passar o resto da vida restaurando o backup.

Ola amigo,

Ja verificou se está marcada a opção de "Herdar do diretório Pai"? Ja que é um diretório Raiz, é importante verificar essa opção, pois poderá estar herdando as permições da unidade de compartilhamento. Tenta deixar marcado apenas a opção de Leitura em Propriedade do diretório guia Segurança para o grupo de usuários restritos. Dica:

Você deve primeiramente faze um bom esquema de segurança, pois à medida que os diretórios forem crescendo ficará mais difícil de acertar as restrições. Uma dica é você criar grupos de usuários e controlar os acessos de cada diretório por grupos como: grupo administradores, grupo de usuários restritos, grupo recepcao, etc.

Postado

bom dia,

a opcao "herdado do pai" dos subdiretorios estão desmarcadas... para cada subdiretorio foi removido esta opcao e add o usuario corrente da pasta...

você diz para trabalhar com grupos... ao efetuar as permissoes ao grupo... tb nao terei a mesma situação?

Postado

Bom dia rogeriolima.

Trabalhando com grupos e inserindo cada usuário ao seu grupo, vocë conseguirá permitir acesso ao raíz somente a quem tem necessidade. Suas estações estão logando em um domínio? Poste a versão dos sistemas e de preferência sua topografia.

• 3 anos depois...
Postado
Bom dia rogeriolima.

Trabalhando com grupos e inserindo cada usuário ao seu grupo, vocë conseguirá permitir acesso ao raíz somente a quem tem necessidade. Suas estações estão logando em um domínio? Poste a versão dos sistemas e de preferência sua topografia.

Amigo o meu é o mesmo problema, igual não muda nada do nosso amigo la em cima,

respondendo a sua pergunta que fez a ele, sim minhas estação estão todos em um dominio, todos os usuarios logados nos seus devidos setores,

estou usando o windows server 2008 r2?

Postado
Boa Tarde, Pessoal

--SETOR[DIRETORIO RAIZ] - acesso total - GRP TODOS.

----ESTATISTICA[sUBDIRETORIO] - modificar/leitura/ler/gravar&executar - USUARIO 1,2,3 e n

-------CONTROLEDIARIO[sUBDIRETORIO] - permissoes herdados do diretorio acima

----RECEPCAO[DIRETORIO] - modificar/leitura/ler/gravar&executar - USUARIO 1,2,3 e n

----n..n..n....

Tem como evitar de excluir arquivos do CONTROLE DIARIO, por exemplo? Posso permitir apenas ao administrador excluir arquivos?

Além de remover a herança, verifica se existe algum usuário além do administrador se possue permissão de controle total.

Depois, verifica as permissões de COMPARTILHAMENTO. Será que não está liberado para "Todos" modificarem e excluírem.

verifica também se não tem algum usuário com permissões especiais, lá pode estar definido que ele pode excluir também.

outra coisa.

habilite a auditoria do servidor de arquivos...

esse explicativo é bem bacana, pode te ajudar a descobrir quem anda excluindo coisas ai.

http://www.juliobattisti.com.br/fabiano/artigos/auditorias.asp

um abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...