Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Não cyber73, a tensão é somente para estabilizar o processador segundo sua necessidade nada mais.

Se um processador de 2GHz que usa 1.2v ficar estável com 0,5v não mudaria absolutamente nada o desempenho, o que derruba o desempenho, é abaixar o clock.

Se a relação tensão vs desempenho tivesse sentido, os processadores modernos, que usam pouquíssimo vcore, não seriam tão potentes. Compreendido?

cara valeu pela dica xD

uma coisa q eu descobri quando fui aumentar um pokinho a vcore foi só q ele esquentou mais

mais com a vcore original fui tentar rodar o meu x2 á 3.2 e nao de certo

mas não sei direito c isso tem alguma relação ai fui almentando aos poukinhos

mas depois eu voltei ao normal por nao possuir um cooler legal nem um case bem refrigerado

xD

Postado

Montei meu pc esses dias e tenho um Q9300. Ele fica em 31ºc a 33ºc em idle dependendo do clima o máximo em full que ja presenciei nele foi 38ºc/39ºc. To pensando em fazer um overclock com undervolt nele, será que com esse processador da pra conseguir bons resultados?

O resto da minha configuração ta na assinatura ^_^

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Oi pessoal beleza?

Vejam, abaixo na SS, o resultado de um overclock de 50% com Undervolt de mais de 0,2v...

As temperaturas estão muito bonitas não?

post-25444-13884950840066_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Pois é amigo XITA, o processador mostrado acima, trabalha no clock padrão com 0,850mv completamente estável, testado em uma GA-945GCM-S2 que permite tal vcore.

É uma pena que a placa, do teste acima, não libera menos que 1.1v para fazer o mesmo teste, por isso mostrei o Undervolt com Overclock.

Abraço.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Fiz mais alguns testes em overclock com Undervolt, mas desta vez usando um Water cooler caseiro.

Na screen abaixo, vocês podem verificar no gráfico do Everest a queda da temperatura.

Primeiro estava rodando em 38ºC com a bomba do WaterCooler DESLIGADA, tudo parado (teste com água de torneira).

Liguei o a bomba e a temperatura caiu para 24ºC, resolvi então colocar algumas pedras de gelo no reservatório provisório (uma caçarola hehe) e a temperatura dos núcleos despencaram, bateu a casa de 6ºC e só não desceu mais porque não quis arriscar. Não isolei o bloco e a condensação poderia causar algum dano.

http://img56.imageshack.us/img56/7861/tempgelo.jpg

Postado

Ai galera aproveitando o assunto como eu faço um undervolt no meu processador sem usa a bios? porque na minha bios nao tem essa opcao...

• 3 semanas depois...
Postado

Salve galera, beleza? Então, não tenho como fazer esse undervolt via bios, no entanto, consegui fazer um misto de undervolt com "C' n Q" no PC da assinatura. Testei os programas que foram recomendados aqui, mas eles não reconhecem meu PC a ponto de me dar as opções de ativar ou desativar algo. Resolvi testar um programa chamado CpuIdle Extreme, e deu certo. Aqui agora estava marcando 49ºC na CPU, e em questão de 2 ou 3 segundos após ativar o programa caiu para 44ºC, após uns 2 minutos para 39ºC e agora, somente com 2 IE8 abertos + Everest, está marcando 36º. Chipset e HD continuam os mesmos, 29ºC/32ºC respectivamente. Meu Vcore padrão oscila em 1,81 ~ 1,83. Agora marca 1,78 ~1,79. Eu adorei o programa, pena que ele expira em alguns dias. Vou fazer mais testes aqui e posto depois, mas já notei que ao abrir algo pesado, ele aumenta a temperatura e também volta aos padrões de tensão. Em seguida, baixa de novo. Um detalhe: meu cooler tem apenas 3 fios, e mesmo assim ele caiu a rotação de +/- 5400 RPM para +/- 4900 RPM. Isso é normal tendo apenas 3 fios? Pelo menos a diferença de barulho foi bem significativa.

• Membro VIP
Postado

Olá Trovador Solitário beleza?

Agora é que fui reparar no seu processador e no VCORE padrão que ele está/estava trabalhando.

Esse VCORE de 1.81~1.83 está errado, esses processadores não trabalham com esse vcore. Parece ser erro da placa mãe.

Já pensou na possibilidade de alterar a ponte da CPU para fixar vcore mais baixo?

Postado

uma duvida estava vendo a tensão do meu quad e achei estranha mente baixa em 1,11 com overclock mas sem mexer em tensão(mesmo em ful lse mantem essa tensão

essa é a tensão padrão dele??porque mesmo assim 60graus em full

• Membro VIP
Postado

Olá.

Processador de 45nm não é gastão mesmo. Muitos desses processadores são verdadeiros V8 bem econômicos, alem do mais, seu over é modesto ( se for o da assinatura) e 1.11v é suficiente para alimentar.

Boa sorte.

Postado
Olá Trovador Solitário beleza?

Agora é que fui reparar no seu processador e no VCORE padrão que ele está/estava trabalhando.

Esse VCORE de 1.81~1.83 está errado, esses processadores não trabalham com esse vcore. Parece ser erro da placa mãe.

Já pensou na possibilidade de alterar a ponte da CPU para fixar vcore mais baixo?

Fala ai, beleza? Então, se fosse possível eu não teria usado esse programa que citei. Minha placa é uma das primeiras, comprei ela nem se quer havia conhecimentos detalhados sobre essa marca, e por tanto, não existe opções de mexer na tensão, multiplicador do processador ou outras coisas interessantes. Outras versões eu sei que tem. Não é fonte, pois já peguei outras e sempre fica assim mesmo. Está marcando agora 37 aqui. Gostei muito do programa, tanto que arrumei ele full. A bios é a última oficial do site para minha versão (2.60). Como assim alterar a ponte? Abraço a todos.

• Membro VIP
Postado

Beleza sim amigo!

Os K7 têm pontes de ligação (no próprio processador) que podem ser manipuladas e têm várias funções.

Abrir ou fechar alguma dessas pontes (no caso a específica para tensão) muda a tensão do processador para mais ou para menos, no seu caso seria para menos.

Dê uma olhada NESSE LINK, mude o VCORE que deseja (primeira opção) e veja como as pontes também mudam...

Esse tipo de modificação é feita diretamente no processador com tinta condutiva ou lápis 2B.

Se desejar executar o MOD e necessitar de mais detalhes avise.

Abraço.

Postado
Beleza sim amigo!

Os K7 têm pontes de ligação (no próprio processador) que podem ser manipuladas e têm várias funções.

Abrir ou fechar alguma dessas pontes (no caso a específica para tensão) muda a tensão do processador para mais ou para menos, no seu caso seria para menos.

Dê uma olhada NESSE LINK, mude o VCORE que deseja (primeira opção) e veja como as pontes também mudam...

Esse tipo de modificação é feita diretamente no processador com tinta condutiva ou lápis 2B.

Se desejar executar o MOD e necessitar de mais detalhes avise.

Abraço.

Valeu, entendi. É o mesmo processo que se usava para transformar alguns Durons em XP. Assim que sobrar um tempo eu meto bronca e faço. Abração.

Postado

no meu pc da assinatura o padão é 1.36 e eu deixo em 1.22-1.23, isso é ocilação da placa mãe, e funciona perfeitamente... mas sem nada de over, fique abismado com os caras q conseguirão fazer over com menos de 1v...

• Membro VIP
Postado

Oi MANOTROLL beleza?

É que nem todo vcore-mod escolhido existe opção.

Primeiro fixe o VCORE padrão de seu processador e vá procurando, na guia o VCORE desejado, até achar qual é o novo VCORE que existe o MOD.

Boa sorte.

• 2 semanas depois...
Postado

Povo,

Muito bom esse tópico!

Só para confirmar: pode-se fazer undervolt sem problemas, pois o máximo que pode acontecer é do sistema ficar instável, porém sem riscos de danos permanentes, correto?

Estou pensando em fazer um undervolt no meu Core i7 para ver se consigo abaixar as temperaturas (meu objetivo é mantê-lo abaixo de 60ºC em full). Qual seriam os programas para testar a estabilidade do sistema? O Prime95 avisa caso ocorra algum erro?

E para ajudar a ter um "ponto de partida": qual seria a menor tensão para um processador de 45nm? Em um teste rápido, Ajustei o Vcore em 1.025V e não vi nenhum problema, porém não o testei em jogos ainda.

[]'s

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...