Ir ao conteúdo

Problema na placa mãe Asus M2N-X Plus

borguezon

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Bem, sendo direto, meu micro vem apresentando sérios problemas na ultima semana.

Para uso comum, ele tem um funcionamento dentro do esperado. Tudo funciona corretamente, windows, office, photoshop, corel, etc. Tenho o micro a 1 ano, e até então nunca tive nenhum problema, e também nunca executei nenhum jogo 3D.

Bem, resolvi instalar alguns jogos tanto mais leves, mais pesados, antigos ou novos. E eis que o desempenho em jogos é horrivel. Há constantes congelamentos na tela, os movimentos tornam-se muitos lentos, até os menus ficam com movimentos congelados, cheios de lag.

Depois de encerrar o jogo o funcionamento do micro continua excelente. Não importa a qualidade dos gráficos dos jogos, tanto faz, em modo Full ou Low, qualquer jogo fica horrivel. Desde um NFS Underground, Fifa 2002, até um NFS Pro Street ou Fifa 2008. Não importa idade ou nivel de gráficos.

A configuração do meu micro é a seguinte:

- AMD Athlon 64 X2 5200+;

- Placa Mãe Asus M2N-X Plus;

- VGA NVidia GeForce 8600 GT - 512Mb;

- 2 Gb Memória 800 Mhz Dual Channel Samsung;

- Fonte Satellite 400W Reais;

- HD 250 Gb Sata, Monitor 17" LCD Wide;

- Sistemas utilizados Vista 32/64, XP Pro 32

Vejam que pra jogos até mesmo mais modernos a configuração dá com folgas.

As tentativas que já tentei fazer que nada deu certo:

- Todos os drivers da Nvidia estão atualizados, tanto da geforce quanto do nforce;

- Limpeza de todos os componentes da placa;

- Formatação e instalação de tres sistemas operacionais diferentes;

- Todas as atualizações feitas, antivirus ok, tudo limpo;

- Atualização de BIOS;

- Configurações com ou sem overclock;

- Desmontagem completa dos componentes para verificar se havia algum curto; (nada encontrado)

- Testei a placa de video em outro micro e a mesma funcionou perfeitamente;

- Testei outras memórias no micro e o problema persiste;

Há alguma ideia do que mais eu possa fazer? Estou perdido!!

Postado
Você está rodando esses jogos no Vista, ou no Windows?

Bem, tentei rodas em ambos os sistemas, tanto no Vista 32 bits, no Vista 64, ou no windows xp pro.

Ainda assim, o que teve o desempenho menos sofrivel foi no Vista 32, mas ainda assim, muito ruim, nao chega nem perto do que se espera da minha configuração. Parece que eu to jogando com uma PCChips on board.

• Administrador
Postado

No caso do VISTA, ele roda liso liso com 4GB de memória para jogos no mínimo, é um sistema muito pesado principalmente quando se ativa seus efeitos AERO, é um Sistema Operacional, que eu não aconselho muito para GAMERS, capaz que o Windows 7 vai dar um banho ainda no VISTA... Já que mesmo em sua versão beta, se saiu muito mais leve...

No caso do XP, seria bom efetuar os testes novamente, e claro, com os drivers atualizados para o mesmo e ver se continuam aparecendo esses lags...

Postado
No caso do VISTA, ele roda liso liso com 4GB de memória para jogos no mínimo, é um sistema muito pesado principalmente quando se ativa seus efeitos AERO, é um Sistema Operacional, que eu não aconselho muito para GAMERS, capaz que o Windows 7 vai dar um banho ainda no VISTA... Já que mesmo em sua versão beta, se saiu muito mais leve...

No caso do XP, seria bom efetuar os testes novamente, e claro, com os drivers atualizados para o mesmo e ver se continuam aparecendo esses lags...

Sim, eu vou tentar novamente ainda reinstalar o win XP.

Eu sempre utilizo os sistemas sempre atualizados e com drivers atualizados, mas vou fazer nova tentativa.

No caso do Vista 64, mesmo jogando, jogos como o NFS Pro Street no máximo dos gráficos, o uso máximo de memória é de 1,3 Gb. Ainda me resta 700 Mb. Com o vista 32, o uso de memória é menor, chega a usar no máximo 980 Mb.

O mais interessante, que nao interessa a qualidade que se põe nos jogos, ele permanece apresentando esses congelamentos... Preferi instalar o Vista 32 por ter suporte ao Dx10, e dessa forma pra jogos mais novos teria um desempenho melhor. De fato, tem um desempenho melhor pra jogos, mas ainda assim é sofrivel.

Eu já to começando a desistir mesmo, e pensando em comprar um novo jogo (placa mãe e VGA), quando voltar a trabalhar (to desempregado :lol:)

Postado

concordo com o amigo acima, acho que sua fonte não esta passando a energia suficiente que sua placa precisa para rodar os jogos, verifica o modelo da fonte e passa pra gente. verifica também as temperaturas.

Postado
concordo com o amigo acima, acho que sua fonte não esta passando a energia suficiente que sua placa precisa para rodar os jogos, verifica o modelo da fonte e passa pra gente. verifica também as temperaturas.

Bem, eu também acho bem provável que o problema seja na fonte.

Formatei mais uma vez por desencargo de consciencia e instalei o XP novamente. Tudo atualizado, drivers, sistema, directx.

O problema persiste, o mesmo congelamento em diversos momentos do jogo, até mesmo no menu dos jogos.

Problema de temperatura não é, pois tenho 3 ventiladores no gabinete, um frontal, um traseiro e um sobre a tampa do processador. A temperatura do processador nao ultrapassa 40º, a placa de vídeo tbem nao ultrapassa os 55º.

O engraçado que testei a placa de video em outro pc com uma fonte genérica e funcionou tudo corretamente. Já testei tbem no meu micro com todos os componentes desligados, somente hd funcionando, e o problema persiste.

Minha fonte é uma Satellite de 400 W reais, nao sei o modelo agora, teria que abrir o micro pra passar o modelo, mas é uma fonte boa, bem pesada, tem um cooler auxiliar em baixo dela, cabos bem grossos.

A nao ser que a 8600 exija mais que 400 W reais (acho pouco provável), tenho quase que certeza que há um problema nessa fonte especificamente.

Um detalhe que meu micro está dando choque, ligado ou nao, se passa energia pelo stab, o gabinete da choque. Suspeito que possa ser algum curto na fonte. O que acham?

Já verifiquei dentro do micro se há algum contato da placa-mãe com o gabinete e não, já isolei ela totalmente, coloquei protetores nos parafusos, e utilizei parafusos de plastico. Ela permanece dando choque.

Bem, minha próxima tentativa agora é comprar uma fonte nova, uma seventeam quem sabe, mas isso nao será estão já, pois o desempenho do micro fora dos jogos é excelente. Se nem assim resolver, ja jogo o kit fora, placa-mãe e placa de video, e renovo isso (ainda mais futuramente).

Bem, obrigado pela ajuda, se tiverem alguma ideia que eu possa ainda fazer, agradeço

Postado

Assim que testar a fonte, poste ai pra gente.

Desconfio da placa-mãe, pois tenho acompanhado vários tópicos de problemas em jogos com esse modelo de placa-mãe, independemente da placa de vídeo utilizada. No seu caso os jogos apresentam um lag à cada 10~15 segundos?

Postado

Obrigado pela ajuda...

O problema que mudei de cidade, to morando bem longe de onde eu morava, então nao conheco ninguem que possa dar essa ajuda de emprestar uma fonte.

Tenho um outro micro que tem uma PCChips A13G+, que tem a mesma configuração do meu micro, inclusive utiliza o mesmo chipset, só não tem placa de video off.

Vou tentar utilizar essa placa no meu micro utilizando a nvidia e a minha fonte. Se o problema persistir, então o problema ta na fonte e morreu o assunto.

Posto o resultado até amanha.

Postado
Assim que testar a fonte, poste ai pra gente.

Desconfio da placa-mãe, pois tenho acompanhado vários tópicos de problemas em jogos com esse modelo de placa-mãe, independemente da placa de vídeo utilizada. No seu caso os jogos apresentam um lag à cada 10~15 segundos?

Pronto, matou as duvidas agora.

Fiz conforme disse, coloquei todos os meus componentes do meu micro em uma outra placa mãe que eu tenho, uma PCChips A13G+, que utiliza o mesmo chipset da nvidia inclusive.

Refiz todos os testes de jogos no Windows XP, e ficou perfeito, sem nenhum travamento, liso!!!!

Rodei o NFS Pro Street no máximo de gráficos, resolução 1440 x 900, com todos os itens que mostram na tela... Rodou perfeito, sem nenhum travamento.

Então, podemos concluir que o problema ta na minha Asus M2N-X Plus, pois com a mesma fonte, memória, processador, placa de video tudo ficou perfeito.

Agora eu vou tentar uma troca com quem me vendeu a placa, meio difícil, porque já nao moro mais onde comprei a placa, mas ainda nao vou desisitir.

Obrigado a todos que me ajudaram, e fica a dica pra quem for comprar uma asus, tomar muito cuidado, porque não é a primeira de modelos mais recentes dando tantos problemas.

O mais marcante foi de um amigo meu, que tinha uma com suporte ao fatidico Atlhon 64 Fx, que saiu de linha em um curto prazo de tempo.

Ele trocou tres vezes a sua placa mãe até quando não conseguiu mais trocar porque a placa mãe saiu de linha, junto com o processador. Ai ele comprou uma placa mãe nova (PCChips), um novo processador dual core e memórias DDR2. Ai nao teve mais problemas.

Com essa crise o mundo anda meio estranho, Asus dando dores de cabeça, e PCChips quebrando galhos.

Na proxima compra penso várias vezes antes de comprar um Asus, acho que por causa de crises na empresa, decairam no controle de qualidade, mas sempre (ao menos nas antigas placas) tinham excelentes produtos...

Postado
que bom que resolveu seu problema. quanto a asus, tambem acho que ela já não é mais a mesma, a minha aqui tem uns bugs de temperatura.

Pois é...

Mas o que se tem recomendado para compra hoje em dia? Qual o fabricante que tem mantido produtos descentes?

Postado
Pois é...

Mas o que se tem recomendado para compra hoje em dia? Qual o fabricante que tem mantido produtos descentes?

essa é uma pergunta um pouco difícil de se responder, porém eu estou pensando em trocar para Abit.

Postado

É, a Abit sempre teve bons produtos mesmo.

Vejo muita gente preferir comprar placas da Gigabyte, que se ao menos nao tem os melhores produtos, tem a garantia de não passar por fornecedores genéricos (paraguai), e se ter facilidade para troca, ja que é "fabricada" no Brasil.

A verdade que investir em desktop hoje nao vem sendo estão atrativo, a maioria tem preferido os notebooks

Postado

bom, gigabyte não falo mal, mas falo a verdade, ela tem alguns modelos fabricados aqui na amazônia, na digitron precisamente, porém, qualquer rma(defeito) delas, elas são arrumadas por outra empresa terceirizada até pouco tempo atrás a cybermax, e não trocadas, só trocam quando não conseguem arrumar o defeito, e com sorte, pegando uma revisão diferente da q pegou, o problema não persiste. ao contrário, problema de novo...rs. a grande diferença da asus, q tbém tem a fabricação nacional de até o momento, dois modelos em curitiba, na visum sistemas precisamente, dão a garantia dos 12 meses tbém, mas com uma diferença, quem arruma ou troca é a própria fábrica e não uma empresa terceirizada...o q ao meu ver, é qm entende do assunto né...rs...qr uma coisa bem feita, faça você mesmo, não é assim o ditado??? bom, infelizmente você foi sorteado...mas outros modelos desta placa não apresentam problemas, sou usuário asus e um grande fã, agora estou usando 775 fora minhas outras maquininhas q deixo pra família usar...rs, mas já tive com sockets 462, 939, 478 deles e nunca tive problemas sequer de compatibilidade e ainda as vendi pra conhecidos q as usam até hj. e digo tbém como quem já trabalhou na santa efigênia em sampa, que a maior em problemas é a intel...a segunda...ecs, apesar q tenho duas e tá tudo bem...rs...a terceira a gigabyte...e bem depois a asus...ela tem problemas de compatibilidade conhecidos as vezes, porém costumam consertar com atualizações de bios, por exemplo, ou com atualizações na board como nos modelos que tem o SE(segunda edição) no nome. enfim, como disse foi sorteado...fica minha opinião...abç...t+!

• 3 semanas depois...
Postado

Meu problema foi resolvido atualizando a BIos para versao 0507 que é recente: é de final de janeiro deste ano 2009

Version 0507

Description M2N-X Plus BIOS 0507.

Fine-tune the algorism of CPU temperature detection.

File Size 486.51 (KBytes) 2009/01/24 update

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=M2N-X%20Plus

Meu processador é X2 6000+ e a placa-mãe é a mesma. Jogos como Farcry 2, soldier of fortune payback, fallout dava tipo uma travada por alguns segundos e depois ficava normal, depois novamente dava a travada.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde galera, tenho um micro com Placa mãe Asus M2N-X Plus com Proc. Athlon X2 4200, 2GB kingston 800, Video Radeon X1650 de 512, HD Maxtor 250 Sata, Bom minha maquina sempre funcionou muito bem, mas resolvi colocar + um pent de 2Gb identico o que eu ja tinha que seria Kingston 2Gb/800. mas ocorreu que meu micro nao entra nop vista com os 4 GB e no Xp entra e depois de 3 minutos a maquina trava, ja testei as memorias separadas e nenhum erro foi detectado, somente da problema se plugar as duas (obs: ja testei essas memorias em outra maquina e funcinou beleza) Alguem sabe o porque disso? Outra coisa estranha que percebi, que as 2 memorias estão com a numeração identicas, passei o everest e as 2 memorias estão identicas, Nº de serie, data de fabricação e tudo, estranho isso né? nesses links estão o print das 2 pra vocês verem q estou falando

http://www.dinieu.com.br/imagem/memoria_01.jpg

http://www.dinieu.com.br/imagem/memoria_02.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

amigo. tenho a mesma placa mãe que você e os mesmo problemas acontecem comigo (lags em jogos), porém o problema só para depois que eu removo as 2 ta tampas do gabinete e deixo o ar entrar. assim ate q consigo jogar legal. estou pensando em outra opção para placa mãe. Alguem tem sugestões?

Meu processador

Atlhon 5000

Geforce 9600Gt

memoria 2GB.

valeu

Postado
Boa tarde galera, tenho um micro com Placa mãe Asus M2N-X Plus com Proc. Athlon X2 4200, 2GB kingston 800, Video Radeon X1650 de 512, HD Maxtor 250 Sata, Bom minha maquina sempre funcionou muito bem, mas resolvi colocar + um pent de 2Gb identico o que eu ja tinha que seria Kingston 2Gb/800. mas ocorreu que meu micro nao entra nop vista com os 4 GB e no Xp entra e depois de 3 minutos a maquina trava, ja testei as memorias separadas e nenhum erro foi detectado, somente da problema se plugar as duas (obs: ja testei essas memorias em outra maquina e funcinou beleza) Alguem sabe o porque disso? Outra coisa estranha que percebi, que as 2 memorias estão com a numeração identicas, passei o everest e as 2 memorias estão identicas, Nº de serie, data de fabricação e tudo, estranho isso né? nesses links estão o print das 2 pra vocês verem q estou falando

http://www.dinieu.com.br/imagem/memoria_01.jpg

http://www.dinieu.com.br/imagem/memoria_02.jpg

bom, vamos as perguntas padrão:

-a bios de sua mobo tá atualizada?

-o windows xp e o windows vista, estão atualizados?

-tem desfragmentado o disco?

-usa programa CCleaner para dar uma limpada no sistema? (arquivos temporários, entradas no registro inválidas, prefetch antigos, arquivos da inicialização desnecessários...por exemplo: acrobat, ctfmon, java, nerofiltercheck, googletalk, enfim, essas m****s q iniciam junto com o windows sem precisar), pois quando qr usar, você simplesmente clica neles né...rs.

garanta q tudo isso foi feito, e veja se melhora a performance ok...poste aqui depois...abç...t+!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...