Ir ao conteúdo

ATK0110 ACPI Utility - Caso Complicado

Cristus

Posts recomendados

Postado

A princípio não sabia em que tema colocar o tópico, mas pesquisando no Google, a maioria dos sites (em inglês) fazia referência a overclock. Mas este problema envolve muito mais do que processador.

Envolve, celular, processador, modem, velocidade.

Comprei um celular e quando fui passar as imagens dele para o PC, não vi que estáva no modo errado de conexão [serviço de dados] ao invés de armazenamento principal. No momento, estáva conectado a internet, e como uso discada, ele automaticamente fechou a conexão e ficou tentando conectar pelo celular. Até ai tudo bem,,dei Close e tirei o celular. tentei conectar novamente com o modem e ele não funcionava. O mouse travou e a tela começou a ficar branca quando eu tentava mexer.

Tentei resolver nas vezes seguintes e nada. Depois de 1 semana, resolvi formatar. Nessa formatação, depois de instalar o windows, ele começou a pedir esse driver de dispositivo chamado ATK0110 ACPI utility. Sem ele não conseguia conectar. Acabei instalando do próprio CD da ASUS.

Depois disso, o PC ficou devagar demais, a conexão discada que antes eu pegava 54k, agaora fica no valor fixo de 32k [impossível navegar] e todas as vezes que abro algo que carregue muito, o HD faz o barulho típico, porém parecendo forçar muito.

Num jogo que tenho aqui, geralmente depois de 2 horas jogando, acho que pegava o segundo processador e ficava extra rápido, igual naqueles filmes antigos. Depois desse problema, não vi isso acontecer mais. O processador fica lento demais.

tentei mexer e nada, formatei 1 vez. Chamei um amigo que disse entender, e ele formatou pela sgunda vez. Um técnico veio e formatou a 3º. Tudo em um intervalo de 1 semana e até agora ninguém resolveu isso.

Fuçando muito aqui, procurei informações sobre esse ATK0110, mas não fazia referência a nada. Achei nos DETALHES da propriedade dele, o serviço que referenciava apenas MT SENSOR. Nos detalhes do driver, o único arquivo que fazia referência era o ASACPI.sys e abrindo ele no bloco de notas, consegui ver no meio dos simbolos as seguintes informações.

o B I O S - d a - A C P I - i n d i c a - q u e - a -m á q u i n a - s o f r e u - u m - e r r o - f a t a l - e - p r e c i s a - s e r - d e s l i g a d a - o -m a i s - r á p i d o - p o s s í v e l . - C o n t a t e - o -f o r n e c e d o r - d o -s i s t e m a

o - B I O S - d a - A C P I - e s t á - t e n t a n d o - l e r - u m - e n d e r e ç o - d e - p o r t a - d e - E / S - ( % 3 ) - i n v á l i d o , - q u e - e s t á - n o - i n t e r v a l o - d e e n d e r e ç o s - p r o t e g i d o - % 4 . - I s s o - p o d e - c a u s a r - i n s t a b i l i d a d e - n o - s i s t e m a .

o - B I O S - d a - A C P I - e s t á - t e n t a n d o - g r a v a r - e m - u m - e n d e r e ç o - d e - p o r t a - d e - E / S - i n v á l i d o - ( % 3 ) , - q u e - e s t á - n o - i n t e r v a l o - d e - e n d e r e ç o s - p r o t e g i d o - % 4 .

o - B I O S - d a - A C P I - n ã o - c o n t é m - u m - I R Q - p a r a - o - d i s p o s i t i v o - n o - s l o t - P C I - % 3 , - f u n ç ã o - % 4 .

o - B I O S - d a - A C P I - i n d i c a - q u e - u m - d i s p o s i t i v o - g e r a r á - u m - I R Q - % 3 . -E l e - t a m b é m - i n f o r m o u - q u e - n ã o - e x i s t e - u m - I R Q - % 3 - n a - m á q u i n a .

o - B I O S - d a - A C P I - i n d i c a - q u e - o - d i s p o s i t i v o - n o - s l o t - % 4 , -f u n ç ã o - % 5 - e s t á - c o n e c t a d o - a - u m - d i s p o s i t i v o - d e - r o t e a m e n t o - d e - I R Q s - c h a m a d o - % 3 . - N ã o - é - p o s s í v e l - e n c o n t r a r - e s s e - d i s p o s i t i v o .

o - B I O S - d a - A C P I - f o r n e c e u - u m a - e n t r a d a - a m b í g u a - n a - t a b e l a - d e - r o t e a m e n t o - P C I - ( _ P R T ) . - A - e n t r a d a - _ P R T - i n v á l i d a - t e m - o - f o r m a t o - 0 x % 3 % 4

o - B I O S - d a - A C P I -- e s t á - t e n t a n d o - g r a v a r - e m - u m a - r e g i ã o -d e - o p e r a ç õ e s - d e - P C I - ( % 3 ) - i n v á l i d a .

o - B I O S - d a - A C P I - e s t á - t e n t a n d o - f a z e r - r e f e r ê n c i a - a - u m- Í n d i c e - G P E - ( % 3 ) , - m a s - n ã o - e x i s t e m - b l o c o s - G P E - d e f i n i d o s - p e l o - B I O S .

o - B I O S - d a - A C P I - e s t á - t e n t a n d o - c r i a r - u m a - O p R e g i o n - d e - m e m ó r i a - i n v á l i d a , - c o m e ç a n d o - n o - e n d e r e ç o - % 3 - e - c o m - u m - c o m p r i m e n t o - d e - % 4 . - E s s a - r e g i ã o - e s t á- n o - i n t e r v a l o - d e - e n d e r e ç o s - p r o t e g i d o - d a - m e m ó r i a - d o - s i s t e m a - o p e r a c i o n a l .

O - h a r d w a r e - d o - c o n t r o l a d o r - i n c o r p o r a d o - ( E C ) - a p r e s e n t o u - d a d o s - s e m - q u e - h o u v e s s e - s o l i c i t a ç ã o - a l g u m a . - I s s o p o d e - i n d i c a r - q u e - o - B I O S - e s t á - t e n t a n d o - a c e s s a r - o - E C i n c o r r e t a m e n t e , - s e m - s i n c r o n i z a r - o - s i s t e m a - o p e r a c i o n a l . - O s - d a d o s - e s t ã o - s e n d o - i g n o r a d o s .

O - h a r d w a r e - d o - c o n t r o l a d o r - i n c o r p o r a d o - ( E C ) n ã o - r e s p o n d e u - d e n t r o - d o - p e r í o d o - d e - t e m p o - l i m i t e . - I s s o - p o d e - i n d i c a r - u m - e r r o - n o - h a r d w a r e - o u - f i r m w a r e - d o - E C - o u ,- p o s s i v e l m e n t e , - u m - B I O S - m a l - p r o j e t a d o - q u e - a c e s s a - o - E C - c o m - p o u c a - s e g u r a n ç a . - O - d r i v e r - d o - E C - t e n t a r á - r e p e t i r - a - t r a n s a ç ã o - q u e - a p r e s e n t o u - e r r o , - s e - p o s s í v e l .

O - h a r d w a r e - d o - c o n t r o l a d o r - i n c o r p o r a d o - ( E C ) - p a r e c e - t e r - p a r a d o - d e - f u n c i o n a r . - U m a - s é r i e - d e - n o v a s - t e n t a t i v a s - r e s u l t a r a m - e m - s o l i c i t a ç õ e s - d e - n ã o - c o n t i n u a r - o - p r o c e s s a m e n t o . - T o d a s - a s - s o l i c i t a ç õ e s - a o - E C - f a l h a r ã o - a t é - a - r e i n i c i a l i z a ç ã o . -

As únicas informações que consegui obter foram essas. Desculpe se coloquei muita coisa, mas estou desesperado, pois o PC é da minha irmã e se até o fim do mês não resolver, ela vai querer um novo.

• Membro VIP
Postado

Ola seja bem vindo ao fórum.

Nossa é uma situação complicada para você e uma situação que alem de eu não dar conta, na solução, está na área errada, como você pressupôs.

Vou transferir para área que acho mais adequada para uma possível solução ou dica.

Ps1: Quando esse tipo de erro, ou parecido, acontece fazendo overclock, uma atualização do bios geralmente resolve, mas como eu não tenho certeza absoluta vou transferir ok.

Ps2: Desejo que resolva o problema para não ter que comprar um PC novo para sua irmã:D

Abraço e boa sorte.

• 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...