Ir ao conteúdo

Ajuda - Overclock Pentium D 915

Marcelo970

Posts recomendados

Postado

Quero pedir a ajuda de vocês para overclocar minha CPU, já que ela dá um belo gargalo na minha 9800GTX+. Tenho plena consciência do que eu quero e sei que qualquer erro pode trazer uma drástica concequência. Sei também que devo tirar fotos porém minha máquina fotográfica é complexa e não sei tirar o flash na hora de fotografar, levando a imagens brilhosas e mal feitas.

Minha fonte é uma Zalman 460W (ZM460B-APS) e ela fornece as seguintes correntes nas seguintes voltagens:

+5V - 30A

+3.3V - 30A

+12V1 - 16A

+12V2 - 18A

-12V - 0.8A

+5V(SB) - 2.5A

Minhas memórias são da Corsair da série Dominator. Elas são de 1066MHz com latências de 5-5-5-18 @ 400MHz e de 4-4-4-13 @ 270MHz (não deveria ter as latências de 533MHz?), e têm capacidade de 4GB em Dual-Channel.

A Placa-Mãe é uma ASUS P5Q com Precision Tweaker e C.P.R., o que já ajuda, e nela funcionam um Pentium D 915 (Rev. C1) @ 2.8GHz e FSB de 800MHz e uma VGA 9800GTX+.

Temperatura CPU: 25~28ºC com CoolerMaster V8 e pasta térmica de prata

Temperatura Placa Mãe: 36ºC

tensão CPU: 1.2v

tensão memórias: 2.1v

Há como elevar a CPU a 3.2~3.4GHz sem problemas? Quanto ao FSB, posso elevá-lo também sem estragar o slot PCI-Ex? Tem como diminuir as latências das memórias?

O sistema está funcionando em 64-bits com Windows Vista Ultimate. Desde já obrigado.

• Membro VIP
Postado

Opa beleza?

Rapaz não tem problema nenhum em não tirar as fotos e postar, mas você terá que entrar na bios e anotar todas as informações sobre over e postar pra nós.

Eu não conheço as opções do bios de sua placa mãe, por esse motivo não sei passar onde e o que você deve alterar para overclocar. Justamente por esse motivo que as informações do bios são importantes.

Você tinha/tem um conjunto HP né?

Abraço.

Postado

O AI Tweaker é uma ferramenta para ajudar no Over e vem com as funções:

- AI overclock Tuner (FSB frequency, PCIE frequency)

-FSB strap to NB

-DRAM frequency

-DRAM timing

-DRAM static read control

-DRAM read training

-Mem. OC chrager

-AI clock twister (light: enhance DRAM compatibility, strong: enhance DRAM performance)

-AI transaction booster

A partir daqui o usuário escolhe o número:

-CPU voltage

-CPU GTL reference

-CPU PLL voltage

-FSB termination tensão

-DRAM voltage

-NB voltage

-SB voltage

-PCIE SATA voltage

Já o C.P.R. (CPU parameter recall) é uma ferramenta para dar o famoso clear CMOS sem precisar virar jumper ou apertar botão.

Sim eu tinha um HP :D, porém já era hora de trocar de PC. Mas fiquei com algumas coisas, como você pode ver na minha assinatura. Eu estava olhando no meu PC e acabei vendo que só o Everest identifica as minha memórias como 1066, todo o resto é 800. Faz alguma ideia do que seja?

Obrigado

Postado

Opa! Consegui dar um over de 12% no meu Pentium (3.15GHz) e o FSB de 800 para 905MHz. Quanto ao timing não consegui menos do que 4-4-4-10. Gostaria de saber se tem como diminuir um pouco mais isto. Se eu aumentar o Vcore eu posso aumentar este FSB também?

• Membro VIP
Postado

Ola Marcelo beleza?

Timings mais agressivos é sua memória que tem de suportar e se ela não suporta, não tem jeito.

FSB maior muitas vezes é necessário mais vcore sim e se for fazer isso, fique de olho nas temperaturas.

As informações que você passou do bios, é necessário que sejam mais detalhadas, detalhar seu contúdo.

Informar o conteúdo dos menus é essencial para sabermos onde e o que mudar. Da forma que passou a gente só consegue entender o título do e não seu conteúdo.

Boa sorte.

Postado

Certo. Então vou te passar mais tarde, porque to meio ocupado agora. E não vai ter jeito vou ter de escrever uma resposta bem grande. 4-4-4-10 é bom não é?

Postado

Vamos lá.

- AI overclock tuner: prmite selecionar as opções de overclock para aumentar a frequência interna da CPU. Pode ser configurado em [Auto] ou [Manual]

Os 2 seguintes itens aparecem somente quando o primeiro está em manual

- FSB frequency: mostra o gerador de clock para o bus do sistema e o PCIE bus (200 até 800 em 1MHz)

- PCIE frequency: permite ajustar manualmente a frequencia do PCIE (100 até 180 em 1MHz)

- DRAM frequency: permite ajustar a frequencia de operação das memorias (aumenta conforme o FSB e até um ponto do clock do NB)

- DRAM timing control: não preciso escrever né?

- DRAM static read control: não diz nada tanto na BIOS quanto no manual

- DRAM read training: mesma coisa

- Mem. OC Charger: esta melhora a capacidade de OC das memorias

- AI clock twister: permite ajustar a performance da DRAM. [lighter] melhora a compatibilidade e [stronger] melhora a performance

- AI transaction booster: permite ajustar a performance do sistema. Nele há 2 subitens:

-nível de performance comum: alto nível aumenta a compatibilidade e baixo nível aumenta a performance.

-Pull-Im of CHA/B PH1/2/3: bote [enable] para melhorar os canais A e B das memorias e as phases 1 à 3.

- CPU voltage: permite ajustar a tensão do Vcore da CPU. (Vai de 0.85000V até 1.70000V num intervalo de 0.00625V)

- CPU PLL voltage: permite ajustar a tensão da PLL da CPU. (Vai de 1.50V até 2.78V num intervalo de 0.02V)

- FSB termination voltage: permite ajustar a tensão da terminação do FSB. (Vai de 1.20V até 1.90V num intervalo de 0.02V)

- DRAM voltage: permite ajustar a tensão da DRAM. ( Vai de 1.80V até 3.08V num intervalo de 0.02V)

- NB voltage: permite ajustar a tensão do NB. (Vai de 1.10V até 1.76V num intervalo de 0.02V)

- SB voltage: permite ajustar a tensão do SB. (Vai de 1.10V até 1.40V num intervalo de 0.10V)

- PCIE SATA voltage: permite ajustar a voltage do PCIE SATA. (Vai de 1.50 até 1.80V num intervalo de 0.10V)

- Load-Line Calibration: permite ajustar o modo de Load-Line da CPU. Bote [Disable] para seguir as especificações da Intel, bote [Enable] para melhorar o VDroop da CPU diretamente (???)

- CPU Spread Spectrum: bote [Disabled] para melhorar a capacidade de overclock do FSB, bote [Auto] para o EMI controlar

- PCIE Spread Spectrum: bote [Disabled] para melhorar a capacidade de overclock do PCIE, bote [AUto] para o EMI controlar.

Acabou aqui. Algumas opções são meios obvias de se escolher, mas eu gostaria de ajuda nas não tão obvias. Minha Placa-Mãe tem C.P.R. (CPU parameter recall) como eu falei acima, esse recurso da BIOS permite um reajuste automatico na BIOS em caso de falha no overclock. Assim não é preciso abrir o gabinete para dar o famoso clear CMOS, ele simplesmente se desliga e religa o sistema.

Fica aí a explicação dos recursos do AI Tweaker das Placas-Mãe da ASUS. Espero finalmente ter minha ajuda para overclocar ^_^

[EDIT]: andei vendo o tópico do J.Junior 2 e gostaria de saber se vale a pena fazer um Bsel Mod para minha memorias funcionarem a 1066MHz. O que me dizem?

• Membro VIP
Postado

(...) Algumas opções são meios obvias de se escolher, mas eu gostaria de ajuda nas não tão obvias ...

Ola.

Depois dessa sua breve explicação de alguns recursos do AI Tweaker e o, não querer, ajuda tão óbvia, fiquei intrigado e pensando que tipo de ajuda você necessita!

Você diz não querer ajuda com as opções que são tão óbvias, então o que é ajuda não tão obvia?

O que é opção óbvia para você?

Você já tentou overclocar usando as opções óbvias? O que conseguiu?

Para mim, overclock é conseguido após a execução de mudanças óbvias, nada mais. Sinceramente não entendi.

Você quer tentar um over para uso no dia-dia (melhorar a performance) ou quer ser perfeccionista no ajuste de todos os recursos possível para fazer um over camicase?

Posso pensar que o óbvio para você seria alguém passar as dicas óbvias como, por exemplo: Aumentar o FSB, abaixar a frequência da memória, aumentar um pouco o vcore, alimentar um pouco mais o NB, travar a frequência PCI-E etc. é isso que é o óbvio??? Se for defina a outra opção, por favor, porque fiquei em parafusos.

Postado

É talvez não eu tenha pensado nisso na hora, mas quando digo obvia são as opções como mem. OC charger, AI clock twister e CPU/PCIE speed spectrum que ficam marcadas para melhorar o OC. Apesar de já ter tentado fazer um OC o máximo que consegui foi 900MHz porém queria ver mais, afinal minhas memórias são mais rápidas que o FSB do meu processador e o desempenho em jogos apesar de estar bom eu quero um ótimo ao nível que a CPU pode aguentar sem estragar absolutamente nada.

E outra, o Bsel Mod é muito arriscado?

• Membro VIP
Postado

Certo amigo Marcelo.

Não se esqueça de que nem todo processador overcloca o que a gente quer.

Uma boa placa mãe e um bom processador para over, basta fazer as configurações básicas que o over acontece na maior facilidade.

Seu conjunto é bom mas...

Vamos tentar da seguinte forma.

Resete toda configuração, não padrão, de sua placa mãe e faça o seguinte.

AI overclock tuner= Manual

FSB frequency= Fixe em 300

CPU voltage= Fixe em 1.4v - FIQUE de olha na temperatura. Esse 1.4v é só para teste.

PCIE frequency= Teste com frequências entre 100 até 110, caso necessário.

DRAM frequency= Depois da mudança do FSB frequency, fixe um valor abaixo e próximo da frequência padrão da memória.

Timings= Deixe tudo padrão depois de overclocar a CPU mexe nessas configurações.

Load Line= Ativado

Faça essas mudanças para ver o resultado.

Você disse já ter conseguido 900MHz de over, então o único recurso é ultrapassar os 266 de FSB que você já conseguiu.

As opções extras que a placa mãe oferece nem é necessário usar com esse FSB que é baixo para ela, então, se o over não acontecer é seu processador que não vai.

Caso o processador não suba você vai ter que alimentar o necessário, não se esquecendo de sempre observar a temperatura.

Teste e nos diga o que aconteceu.

Boa sorte.

Postado

Ribeirocross,

O over deu certo dei um teste de estabilidade de 5min só para ver se ele não se auto desligava. O clock do PCIE eu deixei em 100MHz mesmo, foi vapt-vupt. Com relação as memorias você consegue me ajudar? Se sim, só irei responder se deu certo depois das 13h de amanha, tenho aula ^_^. O processador esta em 4.4GHz, muito obrigado! Sua ajuda é divina.

-------------------------------------------------------------------

O over como eu disse acima deu certo. Fiz um teste nos jogos Half-Life 2 Loast Coast (devido a um erro no episodio 2) e TrackMania só para se ter uma ideia. No TrackMania foi de 28fps a 48fps e no Half-Life 2 foi de 43fps a 53~57fps. A temperatura do processador fica na casa dos 41~43ºC em idle e 55~57ºC em full (considerando que ele ficava em 70º em 2.8GHz no outro cooler...). O processador foi para 4.2GHz o que dá um aumento de 50%. Desativei o modo silencioso de funcionamento do cooler então ele fica em 31~35ºC.

• Membro VIP
Postado

Beleza então e que ganho hein.

Vamos então para memória.

Olha a memória é o seguinte: Em 300 de FSB você deve ter várias opções de frequência, escolha uma aceitável, fixe e teste a estabilidade.

Estando estável pule para mudança dos timings, mas esse você vai ter que fazer uma bateria bem grande de teste para garantir a estabilidade. Você pode usar o Memtest para conferir se está tudo OK.

Timings agressivos muitas vezes não é sinal de melhor desempenho, portanto, faça teste com os mais variados arranjos possíveis para verificar isso.

Dependendo da comunicação do conjunto a memória em 1066MHz com timings 5-5-5-15 pode ser melhor que 4-4-4-12 então, mãos a obra nos testes.

Boa sorte.

Postado

O máximo que consegui foi 1000MHz com timings de 5-5-5-11. Mas pelo menos ficou bom, a memória para leitura está fazendo 8548MB/s, para write 6359MB/s, para copy 6869MB/s e a latência ficou em 83.0ns. Meu PC aumento em quase 50% a performance dele. Quero agradecer a atenção de todos, principalmente do ribeirocross. O tópico poderá ser encerrado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...