Ir ao conteúdo

Asus P5QC - erro IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

brunoheim

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tendo problemas creio que de compatibilidade para rodar na minha placa mãe ASUS P5QC as memorias DDR3 1600 da corsair. Comprei o kit com 2x 2Gb DDR3 XMS3 da corsair porém volte e meia o computador congelava do nada, travava ou reiniciava sozinho, tendo sempre uma performance degradada e sendo Muito lento para utilização. Hoje apareceu tela azul umas 6 vezes com o erro "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL" e reiniciava o micro. Rodei o memtest86 com as duas memorias em dual channel plugadas e logo no inicio do teste o pc reiniciava, então retirei uma das memorias e rodei o teste somente com uma e o teste rodou numa boa. Alternei os slots, sendo que existem apenas 2 disponiveis para ddr3, ambas as memorias funcionavam normalmente sozinhas em qualquer dos 2 slots, porém juntas o teste não prosseguia e se eu tentasse ligar as duas juntas logo dava tela azul ou simplesmente congelava o PC com o erro. Agora estou rodando o pc com somente 1 pente DDR3 e está muito mais rápido que antes, conseguindo eu rodar vários aplicativos ao mesmo tempo. Alguem sabe como corrigir isso? se eu devo configurar manualmente a memoria, latencia, frequencia e tensão? algo que corrija isso ou é problema na placa-mãe? o meu processador é um Intel Q6600 ~ 2.4Ghz com placa de video XFX Geforce 9600 GT de 512mb GDDR3, 2 HDS de 500gb sata 2 e conte Seventeam 750Watts reais.

Se alguem puder ajudar eu ficaria muito agradecido e tenho certeza que a solução para isso ajudaria várias outras pessoas. Já tentei de tudo aqui pra solucionar mas nada até agora.

Abraço a todos. ^_^

• 4 semanas depois...
Postado

Estou tendo o mesmo problema de tela azul, minha confg é: placa mãe p5qc, o meu processador é um Intel Q6600 ~ 2.4Ghz com placa de video XFX Geforce 9800 GTX+ de 512mb, DDR 2 kingston de 2 gb, HD 160 gb sata Samsung,obs: ja troquei a memoria por outras, deu tela azul ou reinicios o pc do mesmos jeito, troquei 3 vezes o HD também e nada de solucionar meu problema, Alguma boa alma ai por favor nos ajude... faz 4 meses q estou tendo dor de cabeça com isso!! esqueci de mencionar a fonte, é uma Satellite 600W Reais! Desde Já Agradeço, abraços =D

• Membro VIP
Postado

Já testou com outra memória? Problemas de memória ram também causam telas azuis com o erro que vocês mencionaram.

Postado
Já testou com outra memória? Problemas de memória ram também causam telas azuis com o erro que vocês mencionaram.

Testei outra memoria também, e nada! Um amigo meu acabou de me dizer q essa placa mãe tem um probema de alimentação e pra ser resolvido tenho q atualizar a bios! mas nunca fiz isso! vou dar uma pesquizada pra ver como fazer... se der certo posto aqui! se alguém souber como atualizo a bios,e se tem algum programa pratico que faça isso... eu agradeço!! ^_^

EDIT:

Bios atualizadas pessoal... agora so uma questão de tempo pra ver se volta a reiniciar e dar tela de novo ou não!! ate mais...

• 4 semanas depois...
Postado

Boa tare, estou tendo problema com a P5QC, acredito.

Adquiri um micro, Proc Intel Core 2 Quad Q8200 2.33 4 Mb 1333 MHz 775,

Placa de Video Gf 9600 Gt 512mb Ddr3 Pci-E,PLACA ASUS P5QC,MEMÓRIA 4 GIGA DDR-2 / 800MHZ.

Estou usando o Windows XP 32 bits, os dois pentes memória estão nos slots pretos, atualizei a bios, já testei instalar o vista e continua um erro:Tela azul e reinicia.

Alguma?

Tem algum macete que precisamos fazer na bios?

Postado

Nossa tenho uma p5qc e minhas memorias ddr3 1600 estão a caminho (6gb ddr3 1600mhz tri-channel kit / corsair ) vai sobrar um pente de 2 gigas, mas sera que vai funcionar? Eu imagino que não. Pelo menos em auto... heheheh. Mas tenho algum conhecimento em latencias e essa conversa toda.

Meu palpite é se nao funcionar direito e ficar lesma o negocio é baixar a frequencia da memoria para uns 1200 e por latencias do tipo 8-8-8-24 e mude os jumpers da placa-mãe para a posição overclock. Semana que vem com as memos aqui poderei ver se vai funcionar e comparar com as 1333.

Q9550-3.8/P5QC/2 X 1GB DDR3-1333 GENERICAS/BFG GTX280OC/SEVENTEAM 620/SEAGATE 500.

Postado

já tentaram atualizar a BIOS da placa mãe? se ela possui slots DDR2 e DDR3 é porque ela é uma placa que esta iniciando com a tecnologia DDR3, logo, o trabalho dela pode conter algum bug, o que seria corrigido com uma atualização de bios, procurem no forum o tutorial pra atualizar bios

não custa nada e vale a pena tentar

só é arriscado!

espero ter ajudado, abraço

• mês depois...
Postado

Minhas dicas são essas::D

O Windows 32 não reconhece mais que 3gb.Tenta iniciar com distro live,

A placa não aceita memoria com buffer(registrada) E se não me engano o clock de 1600 é só para processador cabendo as memorias os de 800/1066/

1333Mhz. Por isso creio q a atualização de bios é dispensavel.

Vou ver se descubro algo e posto de novo.

valeu?

• 2 meses depois...
Postado

Tenho o mesmo problema descrito acima. Minha placa mãe é a famigerada P5QC com Corsair DDR3 1600Mhz XM3 2X 2Gb, Radeon Saphire HD 4870 1Gb, Processador Q9550, fonte Corsair 650Mhz. A BIOS está atualizada, testei pelo menos outras três marcas que eram DDR2 em Dual ou Single e o resultado foi o mesmo "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL" de sempre. Como comentei antes alguém pensou em mandar um email pra ASUS relatando a falha e perguntado quando será a próxima atualização de BIOS? Agradeço qualquer resposta. Aqui a coisa é só no modo de segurança agora.

Postado
Minhas dicas são essas::D

O Windows 32 não reconhece mais que 3gb.Tenta iniciar com distro live,

A placa não aceita memoria com buffer(registrada) E se não me engano o clock de 1600 é só para processador cabendo as memorias os de 800/1066/

1333Mhz. Por isso creio q a atualização de bios é dispensavel.

Vou ver se descubro algo e posto de novo.

valeu?

Bem lembrado como o amigo disse..

o windows 32 bits so suporta 3 GB de RAM.Tenta trocar o sitema operacional.

E a tela azul quando você trocar o sistema operacional, você tenta colocar um

RAID 0 , OU RAID 1 pois pode dá conflito, tela azul também pode ser isto.

Se persistir fala aqui, que vamos da uma olhada.

• 3 semanas depois...
Postado

Ola caros amigos do Clube do Hardware!!! Montei recentemente meu PC com a asus P5QC e tive grandes problemas com as memorias em dualchanel, vejo q todos aqui estão com o mesmo problema e sem um resposta de como resolvê-lo. Irei deixar minha dica a todos que desejam usufruir de todo o desempenho de suas maquinas. Eu resolvi este problema fazendo a atualização da bios direto do link da asus o mesmo esta aqui > http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=pt-br

Para fazer a atualização vocês podem usar o programa que vem no proprio cd da placa mãe chamado Asus Update contudo, leiam atentamente os procedimentos a serem tomados antes de atualizar a bois e faça antes uma cópia da sua bios atual para q você não a percam, caso desejem rotroceder o processo. Outra coisa muito importante que vocês devem levar em conta é o sistema operacional a ser usado isso é muito importante para não haver conflito entre os drivers, no meu caso esta é minha configuração mobo Asus P5QC, pross Intel core2duo 3,0 E8400 6mb lcache2 1600FBS, memos 2x2GB OCZ DDR3 10666 1333FBS 7-7-7-19, video GeForce XFX 9600 GT 512 GDDR3 Fonte Thermaltake 430w real e sistema operacional Win Vista Ultimate 64 SP2 logo, procurei baixar todos os drivers atualizados pro meu sistema e consequentimente a bios tmb, esta tudo funcionando perfeitamente e sem dar tela azul...agora, aconselho aos senhores jamais...repito, jamais usar quaisquer tipo de overclock via software (ntune, powerstrip e etc...) pois sempre vai dar problemas e a tela azul ira volta, não me perguntem o porque mas trava tudo e a tela volta a aparecer mas, reiniciando o PC volta tudo ao normal.

Agora lembrando o que o amigo fiat citou sobre o sistema 32 bits (pois o usei com este PC antes de migrar pro 64, XP Profissional 32bits SP3), ele tmb trava as vzs mesmo lendo somente 3gb de memoria então instalei uma versão da bios compativel e deu tudo certo parou de trava, em resumo: tem q ser feito o update da bios de qualquer jeito.

Muito obrigado pela atenção de todos a aqui fica a minha dica pra vocês espero que todos tenho um boa sorte e possam desfrutar de suas maquinas:lol:

PS:Estou usando o sistema operacional vista ultimate 64bits SP2 e notei drastica diferença no desempenho do PC pois todo o hardware tem suporte 64bits logo ele se torna mais eficiente. Todos os drivers funcionando perfeitamente, aconselho usarem sistema 64bits.

Boa Sorte a Todos!!!

Asus P5QC, Pross Intel Core2Duo 3.0 6mb lcache2 1600 FBS, 4GB dual chanel OCZ 10666 1333FBS 7-7-7-19, GeForce XFX 9600 512 GDDR3 256 Bits, Thermaltake 430W Real, Sata 2 500gb.

• mês depois...
Postado

Meu problema e quase o mesmo...

meu irmão baixo uma parada...

ta ai o site http://qualityupload.com/download.html

ai ele baixo e quando foi abrir deu TELA AZUL...

agora quando vai aparecer aquela barrinha do windows

carregando da tela azul na hora...e da esse erro

irql_not_less_or_equal

bem o resto fala sobre umas paradas q vocês ja devem ter visto muito falando sobre apertar F8 e tal...

Informações Técnicas:

***Stop:0x0000000A (0x00000000,0x00000002,0x0000001,0x804DC11D)

ta aii se alguem poder ajudar cara fico muito grato...agora tenho q entrar no MODO DE SEGURAÇA...

Postado

Galera to com mesmo prob ou parecido, no caso minhas config são essas:

P5QC

Core 2 quad Q9400

4 GB ( 2x 2GB) 800Mhz Kings..

HD 320GB

HD 4870 512MB

fonte Corsair 550

Já testei memoria, Hd, formatei umas 10 vezes ou mais e nada, sempre com o mesmo erro e tela azul, usando ele normalmente sem programas e tal ele nao dava prob, agora se instala um game ou algo parecido é só abrir o game juntamente com outro arquivo que trava e tela azul em seguida, agora so entra em tela azul, nao chega a carregar totalmente o windows, uma coisa engraçada, se tiro o gravador, ele inicia normal, troquei o gravador, para outro sata e um IDE e nada.

logo quando montei o pc, ele fico reiniciando, mudei a memoria de lugar ele ficou e nunca mais deu nada, mais agora semana passada, devido a poeira resolvi tirar todas as peças e limpalas e tal, logo apos formatei e instalei windows vista, deu erro tambem, voltei para o XP e deu erro tambem.

alguem sabe como resolver?

• 2 semanas depois...
Postado

Há uma URL, dentre muitas, que descreve uma pesquisa sobre esse "erro" a abater-se sobre Win XP - curioso 'erro'...

- http://support.microsoft.com/kb/818501/pt

A VeRdAdE é que Meus PCs nunca apresentaram tal problema. ATÉ que logo após realizar aTuAlIzAçÕeS no site da Microsoft, Windows Update, que se dá também por via IP da famigerada "akamaitechnologies"...

Ocorreu o surgimento do "erro" - IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL !

A 'cUrIoSiDaDe' é que se deu em seguida à atualização no Windows UpDate, TANTO no:

- Meu notebook com meses de uso,

- Como no notebook de minha Mulher, também novo,

- e por último no meu PC Desktop.

Não haviamos instalado nenhum hardware ou software!

Se você cuidou de ter um HD com uma 'imagem' do PC, de reserva e segurança, e voltar a usá-la o "erro" desaparece...

Na web encontram-se dezenas de 'eu acho' - 'tenta isso' - etc!

Na Microsoft há uma análise na URL acima citada.

- Erro??!!! Acho que é bug provocado!

Se seu carro começa a dar problemas.. você o troca, se pode.

Se as atualizações causam tais conflitos.. talvez você pense em 'entubar' a compra de um 'vista'..

Postado

Galera voce deve se lembrar que um super aquecimento na placa-mãe por motivo das memorias ou procerssador , da tela azul e o programa das placas mae o ACPI, hoje ja tem a venda cooler para Memoria, devido a geração de alta Energia, esta enegia e monitorada pelo Programa ACPI, voce pode desabilitar na placa-mãe , mais o ideal e refrigerar o PC , não custa colocar mais ventiladores.

• mês depois...
Postado

Para os amigos que estão com problemas ou tiveram problemas tenho uma dica que pode ser util.

Eu comprei essa placa a pouco, antes meu pc era:

Asus P5VD2-X; Pentium D 820; 2 GB ddr2 533; 9400GT;

Apezar da configuração humilde eu conseguia rodar até Street Fighter 4 no talo.

Comprei a P5QC e so troquei a memoria mative o processador Pentium D 820 e coloquei 2 GB DDR2 667, logo no primeiro boot, a maquina subiu normal em meu HD eu tinha instalado o Vista, 7 64bit e o Ubuntu 9.10, tentei subir primeiramente com o Ubuntu pois com ele eu sabia que mesmo com a troca de placa-mãe ele iria subir e quando o sistema estava carregando a maquina travava e passava um tempo e reiniciava.

Tentei subir pelo Win 7 e a mesma coisa quando estava quase subindo trava e desligava, depois de quebrar um pouco a cabeça encontrei o problema o processador estava super aquecendo ele estava chegando a quas 100ºc, tive que entrar na BIOS e mudar a tensão do processador para 1v , fazendo isso a temperaturo estabilizou em 50ºc e tudo voltou ao normal.

Enfim para conseguir usar o meu processador em sua potencia maxima com alimentação normal de 1,25v tive que trocar de cooler por um maior.

Não sei se é esse o problema de vocês mas aqui agora ta JOIAA =]

Agora comprei 2 pentes 2GB DDR3 1333 da Markvision e a maquina ta rapidinha, so falta chegar meu Quad Q8400 para completar a maquininha =]

Abraço a todos e espero ter ajudado =]

• 3 semanas depois...
Postado

Galera, desculpa ressucitar o tópico, mas bom para quem um dia for ver isso aqui, vai a minha dica também..

comprei essa placa-mãe "Asus P5QC" e como todos aqui, tive problemas com tela azul e reiniciamento, estou usando memórias OCZ REAPERX 1333Mhz que alias no manual da placa, são as memórias recomendadas pela própria Asus para se usar na placa-mãe...bom, sem muito lenga lenga...

resolvi meu problema configurando manualmente as voltagens da memória e latências....a placa reconhecia minhas memórias como DDR3 800Mhz e latências 8-8-8-25...sendo que o original é DDR3 1333Mhz 6-5-5-20 1.9v...configuei manualmente a velocidade e as latências inclusive a tensão e parou de dar tela azul e o pc não ficou mais lento também...

bom quem tiver esse problema, procura saber melhor as configurações da memória como velocidade, latência e tensão e configura manualmente na aba "AI TWEAKER" no setup da placa, com certeza deve ajudar!

Abraço a todos, espero que muita gente aproveite a dica..valeu

• 5 meses depois...
Postado

Já montei 3 máquinas com P5QC. Posso dizer que ela exige muito da fonte. Ideal é colocar as que fornecem acima de 600 watts reais. Algumas placas de vídeo necessitam que sejam colocados um soquete extra (fora a alimentação pelo slot pci-e. Até funcionam em vazio mas, é abrir algo pesado que aparecem os problemas. Até mesmo rodar um dvd já começa o "fuzuê". Posso dizer que foi a melhor placa para trabalhos com dvd que já tive. Com o Windows 7 então! Não trava, não dá rro algum. É ótima.

• mês depois...
Postado

olá, mim desculpem por dar um ress no tópico, mais para não criar outro resolvi postar aqui, tenho uma P5qc também, como ja tinha postado nesse mesmo topico a algum tempo. o problema do IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL ainda dá, sem contar com outras telas que aparecem as vezes (windows encontrou um problema, BAD_POOL_READER, etc), ja formatei com vista, windows 7 64 etc, e só fica dando essa tela, ja com o windows XP não aparece, aparece alguma tela azul so quando instala algo errado e tal (normal), ja instalei os drivers do window 7 64, verifiquei e não tem nada faltando no gerenciador, não entendo o que pode estar acontecendo, se alguem tiver alguma dica do que fazer agradeço.

OBS: a memoria não é mais a da assinatura, a memoria é 2 GB DD2 800mhz (1 'pente", marca kingston).

• 1 ano depois...
Postado

Pessoal,

Revivendo esse tópico aqui, pois eu sou proprietário da famigerada ASUS P5QC. Hoje uso a placa com dois pentes DDR3 de 4Gb da Corsair. Quando fiz a troca ja havia passado maus bocados com telas azuis e quando coloquei as novas memórias ja configurei tudo manualmente na BIOS. No entanto após uns bons 6 meses de alegria comecei a ter tela azul no W7 64bit ultimate, chegou a um ponto que começou a corromper todos os meus arquivos.

Resolvi então dar aquela zerada formatando tudo e reinstalando o W7 64bit novamente.

O resultado bizarro agora é que não consigo mais instalar o windows, ja tentei várias cópias, num ponto da instalação "TELA AZUL". não é o HD ... as memórias não dão erro no memtest. Olha ja estou entregando os pontos e comprando uma placa nova, se alguem aqui desse tópico ja fez isso e puder me indicar uma placa legal que não tenha mais essas PARTICULARIDADES eu agradeço.

Quero aproveitar todo o resto

Minha config: Intel Core 2 Quad Q9550, dois HDs samsung 500Gb, 2x4Gb DDR3 1333 Corsair, placa de video NVIDIA GeForce GTS 250 1Gb, fonte seventeen 550W reais.

Acredito que hoje em dia essa placa não deva ser vendida muito mais. No entanto se alguem tiver dúvidas :angry:NÃO COMPRE:angry:. É sempre útil achar alguem falando isso depois de outros N usuários terem sofrido com a placa, tem muitas funcionalidades ótimas mas esse problemas de tela azul tira todo brilho do produto.

Sei que o tópico é antigo mas ainda devem existir muitos usuários dela por ai, e é sempre bom ter mais um relato, se você tem a placa minha dica é: configure tudo manualmente na BIOS e seja feliz enquanto a TELA AZUL não chega.. kkk pois ela SEMPRE chega com sua P5QC....

Postado

GALERA!!!

Andei trocando figurinhas com um colega proprietário de uma Asus... diz a lenda... que atualizar a Bios pelo Windows gera falhas... experimente atualizar pelo EZ Flash (acho ke escreve assim) apertando Alt+F2 no POST... comigo até então tá funfando!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...