Ir ao conteúdo

Excel - Copiar função PROCV alterando o conteúdo

Andbks

Posts recomendados

Postado

Saudações infomaníacos!

Estou de volta com uma dúvida pra arrancar os cabelos, seguinte:

Tenho uma fórmula (procv) para lançar dados de uma planilha para outra. Até ai tudo bem, porém essa planilha que receberá os dados tem mais de 1.500 células à preencher, sendo assim eu não tenho condições psicológicas de digitar a seguinte fórmula célula por célula: =PROCV(O2;correios!A2:F3039;2;FALSO). O drama é, eu devo copiar a fórmula para mais de 1.500 células mas toda vez que uso copiar e colar (que seja colar especial) ou clicar e arrastar preenchendo as células, elas se alteram e eu tenho que manter os seguintes campos inalterados:

- "correios!A2:F3039" que referem-se ao intervalo "matriz_tabela".

Em contra partida os seguintes dados devem ser alterados conforme eu "desço" a fórmula pela planilha ou melhor eles devem assumir suas respectivas células:

-"O2" (este por sua vez refere-se ao dado procurado "Valor_Procurado"). Este deveria assumir O3, O4, O5 ... sucessivamente!

Ta certo eu exagerei um pouco no título mas é que não estou achando solução para esse parto.

Postado

Para manter a referência de algumas células inalteradas, você deve usar a referência absoluta, ou seja, acrescentar o símbolo $ na referência da célula.

Sua fórmula ficará assim:

=PROCV(O2;correios!$A$2:$F$3039;2;FALSO)

O símbolo pode ser colocado "à mão", ou então inserido da seguinte maneira:

Na Barra de Fórmulas, clique na referência da célula que deve permanecer sem alterações. Por exemplo, A2.

Tecle F4 (tecla da parte superior do seu teclado), e o símbolo $ será inserido automaticamente, conforme exemplo acima. Faça o mesmo com F3039.

Nesse caso, tanto a informação da coluna como da linha permanece sem mudanças ao copiar/colar.

Postado

paulosemblano, muito obrigado cara é exatamente isso que eu preciso, essa fórmula automatizou o processo de copiar e colar em mais de 60% da planilha. Os outros 40 por cento não aparecem por erro de digitação dos correios e motivos diversos.

Só estou postando a resposta hoje porque ontem meu pc ficou instável, acho que estou com problema no chipset ou nas memórias, estou no trabalho agora!

Grande abraço e mais uma vez obrigado!

Cara, como eu disse acima a fórmula funcionou direitinho mas me surgiu uma dúvida agora que estou no fim do fechamento, como eu posso substituir o valor de erro #N/D por outro valor ou mesmo deixar em branco ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...