Ir ao conteúdo

Excel - Função semelhante ao SOMASE mas para multiplicar

cronix

Posts recomendados

Postado

Pessoal... Tenho 2 planilhas no excel.

A primeira segue(é como se fosse um banco de dados de fatores por datas) ex:

A coluna A seriam as datas, a Coluna B fatores.

Coluna A ColunaB

1/1/2009 1,0000045

2/1/2009 1,0000095

3/1/2009 1,0000046

4/1/2009 1,0000098

14/1/2009 1,0000097

04/2/2009 1,0000072

22/2/2009 1,0000025

A segunda planilha é assim(obs. ignorem os pontinhos, coloquei só pra melhorar a visualização da mensagem):

.....A......................B.........................C..........................D

Descrição...........Data_iniciado.......Data_concluido.......Fator_acumulado

ExperimentoA.......1/1/2009..............................................xx

ExperimentoB.......1/1/2009..............14/1/2009....................xx

ExperimentoC.......3/1/2009..............................................xx

ExperimentoD.......04/2/2009..............................................xx

A grande dificuldade minha é que não existe uma função chamada =MULTSE, algo que funciona do mesmo jeito que a função =SOMASE()

Pois nessa tabela o fator acumulado funciona que nem índice acumulado. Daí o certo é se multiplicar todos os elementos que se deseja saber o fator acumulado.

O que quero é que por exemplo:

No experimento B, ele tem que pegar na planilha 1, todos os índices que estão depois da data que o experimento foi iniciado e multiplicar a coluna até o fim. Seria fácil se existisse a função MULTSE. Estou desconfiado que têm que usar =MULT(SE.... algo assim...) mas nao tenho ideia de como implementar a multiplicação condicional.

Existe uma possibilidade que ele têm que testar, que é se o experimento acabou, que daí nesse caso ele não multiplica mais...

Agradeço desde já toda eventual ajuda que vocês poderem me dar. Super obrigado, já fazem dias que estou ficando louco com isso!!

Postado

Pessoal, minha dúvida foi resolvida, pelo osvaldomp. !! Super obrigado!!

Vou postar a solução, pois as vezes pode ser útil pra mais gente...

Esta fórmula multiplica entre si os valores em C1:C5 em cujas linhas estiverem inseridas a palavra “pêra” na coluna A (um critério). =MULT(SE(A1:A5="pera";C1:C5))

Esta outra faz a mesma operação com a coluna C se em A contiver “pêra” e em B contiver “amarela” (dois critérios) =MULT(SE(A1:A5="pera";SE(B1:B5="amarela";C1:C5)))

ps. tem que inserir usando ctrl+shift+enter...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!