Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei agora pouco o Corsair Link v2.4.5110 e só reconhecia os sensores do WC, instalei o HW Monitor e abrir novamente o Corsair Link e, agora está apresentando todos os sensores (CPU, VGA, HD, WC).

É estranho pensei que o próprio software teria compatibilidade com sensores da placa-mãe

Postado

O HW Monitor é realmente o melhor que eu já usei. Mostra tudo o que preciso em relação à tensão e temperatura dos componentes.

E como está a temperatura do CPU em uso? Faça um teste aí pra ver se está tudo certinho. E posta aqui depois pra gente ver! rsrs

Postado

Pode deixar!

Ainda não tive tempo para testar, dediquei o final de semana para montar e, acredite tive diversos problemas, não em relação a hardware. o Windows 7 estava com problema. Instalei ele 2 vezes, instalei todos os drivers e quando fui instalar o Net Framework apresentava um erro "HRESULT 0xc8000222. Desistir e instalei o 8.1, teimei e voltei a tentar instalar o Windows 7 e, não é que não deu pau?

Corsair Link pode ter varios bugs, mas quando está em total funcionamento, é um software excelente!

A noite faço testes e posto a temperatura!

O HW Monitor é realmente o melhor que eu já usei. Mostra tudo o que preciso em relação à tensão e temperatura dos componentes.

E como está a temperatura do CPU em uso? Faça um teste aí pra ver se está tudo certinho. E posta aqui depois pra gente ver! rsrs

Postado

Configuração que está em minha assinatura

Em idle

dxir.png

Em full (acabei deixando 20min no stress '-'

ikd9.png

Observação: Por algum motivo não conseguir editar meu post e inserir as imagens

Postado

Olha, se só tiver cobre no sistema, não deve dar problema a curto prazo. Mesmo assim, não recomendo de forma alguma colocar água filtrada. O sugerido é colocar água destilada ou então deionizada.

Sobre o tempo de troca, não sei. Quanto litros possui o reservatório?

Postado

hummm.. interessante... trocou o radiador pelo reservatório 'GG'. Na verdade, está funcionando como um chiller improvisado. E o que resfria o reservatório?

É mais ou menos o que penso fazer. Porém, bem menor, ~500ml cilindríco e 'peltierizado'.

Já pensou nisso? um reservatório menor resfriado por um peltier... ou, joga gelo/gelo-seco dentro.

.

Postado
hummm.. interessante... trocou o radiador pelo reservatório 'GG'. Na verdade, está funcionando como um chiller improvisado. E o que resfria o reservatório?

É mais ou menos o que penso fazer. Porém, bem menor, ~500ml cilindríco e 'peltierizado'.

Já pensou nisso? um reservatório menor resfriado por um peltier... ou, joga gelo/gelo-seco dentro.

.

Maior problema disso é se a temperatura da agua for menor que a temperatura ambiente pode ter condensação dentro da sua maquina. É agua do ambiente dentro do seu pc.

Postado

.

Na verdade Já pensei fazer com peltier alimentado por painel solar de 100W esfriando 5litros, mas desisti. O meu reservatório fica escondido do outro lado da parede na lavanderia. Assim que fizer os acababamentos eu posto fotos. Um fato curioso é que a temperatura ambiente de 29 graus a água ao iniciar de manhã estava 22º mantendo o phenon2 955 a 29º em repouso e a água se elevou a 33 no final do dia usando normal. Mas em teste com "apenas" 5 litros em 6hs a água chegou em 42º. Eliminando o radiador menos custo e menos oxidação. Quanto a pergunta "o que resfria o reservatório?" Nada, um pouco do calor se perde no trajeto e o resto dissipa no reservatório.

Minha config é:

http://www.aliexpress.com/item/High-Quality-DC-12V-Electric-Centrifugal-Water-Pump-Free-Shipping-TK0410/803180847.html

http://www.aliexpress.com/item/1-PCS-CPU-Water-Cooling-Block-Copper-Waterblock-Liquid-Cooler-for-Intel-AMD-W16-free-shipping/1207225403.html

Mangueira preta de alta pressão de hidráulica, 2 reais o metro.

Reservatório é um galão quadrado .

Postado

Ae pessoal beleza... então to querendo fazer meu primeiro watercooler montado ja que tenho um h60 pra processador, queria fazer um loop para cpu e 2 vgas... tenho um nzxt phantom.... preciso de ajuda no que comprar gastando o necessario para que ele funcione bem mas nada extravagante

Postado
Ae pessoal beleza... então to querendo fazer meu primeiro watercooler montado ja que tenho um h60 pra processador, queria fazer um loop para cpu e 2 vgas... tenho um nzxt phantom.... preciso de ajuda no que comprar gastando o necessario para que ele funcione bem mas nada extravagante

O bloco que peguei é barato e ficou bom, a bomba está se mostrando boa, nem escuto ela porque é submersa...

Postado
O bloco que peguei é barato e ficou bom, a bomba está se mostrando boa, nem escuto ela porque é submersa...

então o problema é que moro em AP... e dei uma olhada nas temps... num cheguei a fazer teste de stress no meu mas fica nos 45-47(durante o verao) jogando AC4 tudo em high e BF3 tudo no maximo de boa durante o inverno dificilmentele ele chega 45 ta com over de 4.0Ghz o resto vou ter que olhar

Postado

Acho que esse bloco é bom, pois este teste foi feito em dia muito quente e com água morna já. Não tenho radiador, acho que o phenon2 955 é bem quente...

Eu fiz assim para não terar barulho de ventoinha e não ter oxidação de radiador.

• 3 semanas depois...
Postado

Tenho visto em foruns americanos o povo falando pra não usar fluido, que só agua destilada com anti alga/bactéria (no caso dead water junto com o killcoil de prata) é a melhor solução e que com metais como cobre(block) e (provavelmente) níquel(fittings) juntos não trariam muito problema de corrosão galvanica já que eles são elementos proximos na tabela de séries galvânicas e que muito provavelmente o loop ficaria obsoleto antes da corrosão ser significativa.

Acham que posso ignorar um fluido com anticorrosivo no meu futuro loop? http://www.frozencpu.com/products/20837/ex-wat-261/XSPC_Raystorm_AX240_Universal_CPU_Water_Cooling_Kit_w_D5_Variant_Pump_Included_and_Free_Dead-Water.html

Postado

Tenho visto em foruns americanos o povo falando pra não usar fluido, que só agua destilada com anti alga/bactéria (no caso dead water junto com o killcoil de prata) é a melhor solução e que com metais como cobre(block) e (provavelmente) níquel(fittings) juntos não trariam muito problema de corrosão galvanica já que eles são elementos proximos na tabela de séries galvânicas e que muito provavelmente o loop ficaria obsoleto antes da corrosão ser significativa.

Acham que posso ignorar um fluido com anticorrosivo no meu futuro loop? http://www.frozencpu.com/products/20837/ex-wat-261/XSPC_Raystorm_AX240_Universal_CPU_Water_Cooling_Kit_w_D5_Variant_Pump_Included_and_Free_Dead-Water.html

A informação que você encontrou é correta, a agua é o melhor liquido para "water"cooler, a informação sobre corrosão galvânica também bem como aos aditivos, mas... como já foi citado anteriormente pelos colegas, "nuke" (anti algae) é venenoso e pode matar então cuidado....

Poder ignorar sim e não, depende do seu gosto alguns achao bunitinho o liquido colorido e gostam do bla bla bla dos rótulos eu pessoalmente já usei e deixei de lado, agua sim destilada de boa qualidade e um bom nuke e pronto "job done"

• Curtir 1
Postado

Muito Obrigado BetoUK, quanto a ficar bonitinho, eu li que o melhor é usar tubulação colorida, e no reservatório utilizar leds pra deixar a água colorida, isso resolve o "problema". O problema mesmo era a corrosão, que poderia ser maior do que o esperado e causar problema de performance no loop depois de alguns meses.

Postado

Não normalmente a corrosão galvânica é mais acentuada quando se usa metais sucessíveis a ela como cobre + alumínio no caso do kit que você citou ela é praticamente inexistente, mas devo salientar que com o uso de micro filamentos na grande maioria dos blocos um pequeno índice de corrosão pode sim prejudicar o bloco, mas sinceramente caso você não utilize metais sucessíveis a ela essa vai ser a sua menor preocupação, caso opte por líquidos coloridos limpar os blocos periodicamente para retirar resíduos sólidos vai ser uma das suas maiores.

Sim utilizar tubulação colorida e iluminação apropriada é hoje a solução mais popular entre os entusiastas.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Bom dia.

Estou muito interessado em montar um sistema WC pro meu PC, de maneira que refrigere minha GPU e CPU.

Segundo meus planos necessitarei:

1º Blocks: GPU

CPU

2º Radiador e coolers

3º Bomba

4º Reservatório

5º Mangueiras e conexões

Minha duvida é, o que eu preciso saber para escolher a melhor bomba (que atenda satisfatoriamente esta configuração).

existe algum calculo de potencia, vazão, pressão ou perda de carga que precisa ser feito para o dimensionamento correto,

se sim, como faço?

Desde já grato :D

Postado

Galera to dando uma olhada em alguns kits na Performance PCs qual dos 3 vocês acham que seria o melhor custo beneficio

XSPC Raystorm Extreme Universal CPU Watercooling Kit w/ AX240 Radiator/D5 Pump/Res

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_202_972&products_id=39025

XSPC Raystorm Extreme Universal CPU Watercooling Kit w/ EX240 Radiator/DDC Pump/Res

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_202_972&products_id=33662

XSPC Raystorm Extreme Universal CPU Watercooling Kit w/ AX240 Radiator/750 Pump/Res

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_202_972&products_id=39024

Postado

beleza, Stahl?! Sumiu..

Comecei a angariar material pra minha gambiarra. Nada demais, um reservatório inox, alumínio ou cobre (difícil achar) resfriador por peltier.

Só estou em dúvida se não vou gerar a "pilha galvânica" com o sistema bloco cobre - fluido - reserv. inox/alumínio.

.

Postado

@ eu comprei o primeiro link. Estou esperando chegar. Ele tem a D5, é bom pra um futuro upgrade no wc.

O 2º link usa  o EX240, pelo que eu li o acabamento desse radiador é ruim, inclusive com gente tendo problema com furação errada pra colocar no gabinete.

o 3º é igual o primeiro, mas com uma bomba mais fraca, se você pensa algum dia em aumentar o loop pra outros componentes ele não vai resolver. Se pretende manter só cpu, ele tem um custo x beneficio melhor.

------

@Dalai_Brahma Eu perguntei ai a trás sobre corrosão galvânica, se você utilizar um reservatório de alumínio com certeza terá. Inox tem pouca corrosão e cobre não vai ter nenhuma(desde que tudo seja de cobre, desde fittings até alguma parte de metal na bomba).

http://2.bp.blogspot.com/_Gi8PSpJPL_o/TE2h2f35YPI/AAAAAAAAAB4/VZFaOL6uzjs/s1600/Corrosao%2Bgalvanica%2B003.jpg

Quanto mais pra baixo nessa lista, menos corrosão possui(pelo menos é o que falam nos foruns gringos).

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!