Ir ao conteúdo

Existe Linux proprietário??

fmax

Posts recomendados

Postado

Olá. estou fazendo um trabalho p facu onde me pedem sistemas operacionais proprietários, gostaria de saber se há alguma distribuição Linux que seja proprietária, já pesquisei mas n consegui resultado, caso haja, por favor me digam qual seria e se possível o link p eu poder baixá-la, desde já agradeço...

• Membro VIP
Postado

Peraí, acho que estamos nos confundindo.. (eu estou)

Proprietária seria uma distro que pertence a alguém, sendo paga ou não, certo ?

Distro paga é proiprietária :D

Anjoed, tem certeza que o RHE é pago somente o suporte ?

O Mandriva pelo que eu vi é pago "tudo".

• Membro VIP
Postado
Peraí, acho que estamos nos confundindo.. (eu estou)

Proprietária seria uma distro que pertence a alguém, sendo paga ou não, certo ?

Distro paga é proiprietária :D

Anjoed, tem certeza que o RHE é pago somente o suporte ?

O Mandriva pelo que eu vi é pago "tudo".

O red hat não é pago....

A distro em si não é paga, mas o update é....(_(

Já o mandriva possui uma versão powerpack, uma versão 'mexida' com pacotes trial ou demo, logo, os pacotes serão pagos caso queira a full...olha só um trecho do contrato de uso:

2. Garantias quanto ao software: A Mandriva Conectiva não garante que o Software atenderá todas as suas expectativas e exigências...

a) O Mandriva Linux é um "software livre", regido de acordo com a licença pública GPL da GNU. Você não está adquirindo o software, mas única e exclusivamente os manuais para instalação e o serviço de suporte técnico disponível. O software é fornecido a você gratuitamente, através das mídias que acompanham os manuais e a documentação contida dentro da embalagem. A instalação e a destinação do software são de sua única e exclusiva responsabilidade.".

Postado

Se puder pesquise por licença GPL.

Como já foi dito, qualquer distribuição linux é livre. Tem seu código aberto, você pode editá-lo.

A Red Hat cobra pelo suporte e atualizações, a Mandriva tem sua versão gratuita e uma versão para que inclui codecs e programas de terceiros já instalados.

Exemplo de Sistema Proprietário: Windows, MacOS, DOS.

• Membro VIP
Postado
Se puder pesquise por licença GPL.

Como já foi dito, qualquer distribuição linux é livre. Tem seu código aberto, você pode editá-lo.

A Red Hat cobra pelo suporte e atualizações, a Mandriva tem sua versão gratuita e uma versão para que inclui codecs e programas de terceiros já instalados.

Exemplo de Sistema Proprietário: Windows, MacOS, DOS.

Inclui nessa lista a da Sun, HP-UX e OpenVMS.

Postado
Olá. estou fazendo um trabalho p facu onde me pedem sistemas operacionais proprietários, gostaria de saber se há alguma distribuição Linux que seja proprietária, já pesquisei mas n consegui resultado, caso haja, por favor me digam qual seria e se possível o link p eu poder baixá-la, desde já agradeço...

Não existe. Há distribuições que cobram ou incluem suporte ou outro tipo de serviços, mas linux foi criado com esse objetivo de ser gratis e livremente distribuído. Sequer é necessário usar uma distribuição.

Qualquer um pode fazer um dowload do último kernel em http://www.linux.org http://www.linuxhq.com/kernel/v2.6/29/index.html hoje e criar seu linux baixando os demais pacotes em sourceforge.net por exemplo

Parece que ninguém se lembra que Linux foi criado pelo sr. Linus Torvalds http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds como uma implementação livre do sistema Unix. E Linux é Unix. E Unix é proprietário.

Há versões de Unix, como o Solaris, da SUN, HP/UX da HP, AIX da IBM, SRV-4 da AT&T. Não sei se ainda existem todas comercialmente hoje em dia, mas são todos licenciados e bem pagos.

Postado

Alô galera..passando para agradecer as dicas, descobri q realmente n existe linux proprietário, existem algumas distribuições que são vendidas mas com o código-fonte aberto, ou seja , quem compra pode alterar como achar melhor.. . valewww..

Postado

Aproveitando o assunto, se alguém souber de sistemas opercionais proprietários me dá uma ajuda.. até agora baixei o windows 7((_() e estou a procura do Leopard, vallewww...

Postado
Inclui nessa lista a da Sun, HP-UX e OpenVMS.

Acho melhor esclarecer que se Linux de certo modo é UNIX o contrário não é verdade...

HP-UX da HP, Solaris da Sun e AIX da IBM por exemplo são versões de UNIX e não distribuições de Linux. E precedem Linux em anos.

Cabe aqui uma nota para lembrar que existe o Open Solaris, versão open source do Solaris, que não é linux e não é proprietário.

E o velho MacOS, "inspirador" do Windows 3.11, e de certo modo introdutor de coisas como mouse, interface gráfica, impressão em postscript...

E o novo MAC OS X é Linux mas é proprietário, seja qual for o felino da hora, Tiger, Leopard...

OpenVMS nada tem a ver com linux mas é sim um sistema proprietário, que rodava nos VAX da digital e em alguns modelos do PDP da digital.

Para falar em sistemas proprietários, não seria justo não citar os pais de todos, os DOS-VS e OS/MVS da IBM, depois o VM/CMS (maquinas virtuais nos anos 80, com aparelhos físicos alocados a máquinas virtuais dinâmicamente, isolamento entre máquinas virtuais e tudo. Mais uma linguagem shell perfeita e muitas coisas que parece não ser politicamente correto reconhecer que existem há décadas...

Sem tanta importância histórica, incluiria o QNX, um sistema bacana voltado a sistemas que precisam de resposta em tempo real...

E não seria justo não incluir o USCD P-System do final dos anos 70, que foi talvez o primeiro de grande sucesso (ao menos que eu vi) a introduzir o conceito de P-Code, interface/Implementation e coisas assim, muitos anos antes de java mostrar isso como novidade...

O mundo da voltas...

Aproveitando o assunto, se alguém souber de sistemas opercionais proprietários me dá uma ajuda.. até agora baixei o windows 7((_() e estou a procura do Leopard, vallewww...

Talvez se interesse por um post que deixei há pouco neste thread então...

• Membro VIP
Postado
Acho melhor esclarecer que se Linux de certo modo é UNIX o contrário não é verdade...

HP-UX da HP, Solaris da Sun e AIX da IBM por exemplo são versões de UNIX e não distribuições de Linux. E precedem Linux em anos.

Linux é 'derivada' do Unix. Esses 'Unix' que citei, todos são uma variação do Unix. No entanto, todos sabem disso, por isso nem precisava explicar em meu post.

Todavia, qual é a intenção do proprietário do tópico? Lembre-se, não vamos fugir do assunto do tópico, que é Linux.

Postado

a um tempo atrás eu tive aula com o professor Sergio Amadeu, militante do Software Livre, no caso o Linux, mas não podemos confundir livre com grátis, pois software proprietário também pode ser grátis, é só ter exemplo dos aplicativos do Google

Postado

"... não podemos confundir livre com grátis, pois software proprietário também pode ser grátis ..."

Bem lembrado PNF.

Mas não vamos aprofundar neste assunto que é por demais longo.

Acho que o autor do tópico já teve sua resposta.

Postado

E o novo MAC OS X é Linux mas é proprietário, seja qual for o felino da hora, Tiger, Leopard...

O MacOS X é um híbrido de FreeBSD com Mach microkernel (que nesse caso não é mais "micro"). Nada a ver com Linux.

[]'s

DT

Postado
É um Unix. Esse sistema operacional foi gerado do código do Unix.

Sim, mas qualquer SO moderno não tem mais nada do UNIX original, e deriva de um descendente do UNIX original.

UNIX propriamente dito hoje em dia é apenas uma certificação. Se você pagar o processo de certificação e fizer seu SO passar nos testes ele também poderá ser um "UNIX". Dito isso, um sistema como o FreeBSD , por exemplo, é "mais UNIX" que o Linux, pois apesar de também não ter uma certificação, o FreeBSD pelo menos é derivado de um UNIX certificado (BSD Unix), enquanto o Linux foi feito mais ou menos do zero (usando partes do Minix originalmente).

[]'s

DT

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...