Ir ao conteúdo

Bateria externa para notebook

Victor_npb

Posts recomendados

Postado

Eu tenho pensado em contruir uma bateria externa para meu notebook para poder usa-lo por muito tempo sem se preocupar em um lugar sem tomadas... eu tenho ate uma pequena bateria aqui que parece ser de nobreak, mas o problema é que ela é de 12v e o meu notebook é 18,5v por 3,5A.

Eu desconheço uma forma de elevar 12volts para 18,5. a nao ser com inversor transformador, mas ai fica mais fácil carregar um gerador a disel nas costas.. hehheh

O que eu pensei foi o seguinte conseguir 2 baterias menores de 12v afim de obter 24v e utilizar reguladores de tensão para reduzir a saida em 18,5v e colocar varios em paralelo para fornecer uma corrente de 3,5A.

nao sei se isto é possivel, então criticas e ideias, é com vocês...

***e antes q alguem venha falar o post ta no lugar certo, na area de fontes ou notebooks ninguem vai saber me ajudar

Postado

:confused: Parceiro não seria mais barato comprar outra igual? ou um carregador para o isqueiro do carro?

:eek: é que assim corre um sério risco de dar um pic na hora de testar e queimar a placa elétrica que controla a tensão de entrada que têm nos note.. isso pode sair caro...

Mesmo com Regulador DC-DC, é pouco provavel que vá ficar a 100%.

***** minha opnião*****

Postado

tem que fazer uma fonte decente além do conversor DC-DC, com capacitores e tudo mais... mas sinceramente, nunca vi bateria dar pico de tensão, muito pelo contrário, até hoje, bateria foi o único meio seguro e que encontrei de testar qualquer aparelho, principalmente quando não se mexe com inversores.

Postado

1 - eu ja tenho um inversor no carro de 12v para 110v, mas a questao nao é essa...

2 - o esquema de reduzir 24v para 18,5 nao funciona? pois eu sei q um conversor dc-dc é muito complexo,será que nao funciona colocando varios daqueles reguladores variaveis ajustados em 18,5 (eu nao lembro o nome mas é LM alguma coisa)

3 - a bateria original custa mais de 500 pratas, e a externa uns 350 mais o frete. Queria algo barato, inclusive consigo baterias de nobreak, e de moto facilmente.

Postado

o problema é que bateria de moto e de nobreak é 7Ah... vai funcionar por 2h seu note e pronto... você precisa de uma bateria de carro.

Conversores DC-DC você COMPRA PRONTO(mas é caro e não é fácil de encontrar, dê uma garimpada na Farnell), é um componente ali bonitinho, compra um de 12V para 30 e depois é só regular... não tem segredo, coloca um filtro com capacitores de 1000uF e ta bom.

Postado

realmente agora vi que é inviavel.

mas tenho outro palpite, se eu comprar 15 pilhas recarregaveis 15x1,2v = 18

elas sao de 4000mha ai colocar 2 conjuntos de 15 pilhas em paralelo vou obter 18v e 8Ah q vai durar 2 horas fica bem menor q uma bateria de nobreak e pelas minhas contas vai dar uns 70-80reais q é bem mais barato q 500 da original. ai fica 3 horas da bateria interna + 2 da externa. total 5 horas.

o que acham? ou estou viajando?

Postado
tem que fazer uma fonte decente além do conversor dc-dc, com capacitores e tudo mais... Mas sinceramente, nunca vi bateria dar pico de tensão, muito pelo contrário, até hoje, bateria foi o único meio seguro e que encontrei de testar qualquer aparelho, principalmente quando não se mexe com inversores.

o colega tem razÃo...pela lÓgica...mas jÁ vi que o colega nunca queimou um note....eu infelizmente...ja queimei..dois de clientes...

Sai-me muito caro..ja nao testo nada em note de clientes...

Mais parabÉns...tens bons conhecimentos..

Postado

E se você pegar um daqueles conversores de carro de 12V para 110/220 e ligar o teu carregador de notebook nele, fica muito ruim?

Postado

Eu preciso fazer o mesmo que você, mas no meu caso porque tenho um vaio muito antigo e não tem mais bateria e uma nova é muito cara, o maior problema não é conseguir a tensão certa e nem as baterias, tua lógica em juntar essas baterias está certa, uma peuqena variação na tensão não será problema, mas elas precisam de um circuito de proteção e as baterias de notebooks originais tem uns circuitos para informar o windows da sua quantidade de carga, então o que pega são esses circuitos....

• 4 meses depois...
Postado

Victor_npb seu palpite é procedente, mas use baterias 18650 de 3,7v (3,7*5=18,5). Certamente sua bateria original é de 5 células de "Lithium polymer"em série. O total de mah da seu projeto será a soma das capacidades de cada célula.

Quanto ao comentário de sambaquy perfeito e procedente, porém a intenção é de fazer uma bateria externa independente da original ou que irá alimentar a original.

O circuito de proteção é destinado apenas para cortar a entrada de carga e evitar explosão, logo só funciona no período de carga.

Assim você "juntar" cinco baterias ou outro arranjo equivalente a 18,5V para supri a bateria original terá sua bateria externa.

Esse procedimento é muito comum em câmeras fotográficas profissionais que usam baterias caras e então os fabricantes vendem um "gripe" para se colocar oito ou tantas pilhas NIMH em série para dar mais vida ao trabalho.

Devo ressaltar que nessa hipótese a bateria original tem que estar ciclada e ponto de bala na carga máxima, senão você perderá um pouco de energia em aquecimento.

A alimentação das baterias 18650 pode ser feita por meio de cargadores comerciais de baixo custo ou com carregadores mais requintados, como os utilizados em modelismo, a disporem de de recursos como carga balanceada, descarga, ciclagem, etc..

Por outro lado se a pretensão é fazer uma bateria interna para receber carga o circuito é impressindível. Fica dica de retirar a placa de uma bateria detonada e fazer a montagem.

Para sua pesquisa veja alguns sites: www.compare.com.br (ou www.1001pilhas.com.br), www.dinizesteves.com.br, www.bantamtk.com, www.mercadolivre.com.br, http://www.summet.com/blog/2008/07/31/laptop-battery-refill-update/ e pesquisar mais nos tópicos do Clube do Hardware nos tópicos de notebook e eletrônica.

Espero ter ajudado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...