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boa noite pessoal, beleza?

_rau_ eu tava pensando no seguinte:

1 - trocar a fiaçao que vai do ramal principal ate o chuveiro;

Pra 40A tem que ser 6mm2 no mínimo do mínimo!

2 - trocar a resistencia do chuveiro para 40A;

Ao usar o chuveiro nao vai sobrar nada pro resto da casa, terá que desligar tudo. porque se o disjuntor for 40A e o chuveiro usar 40A, assim que uma geladeira ligar por exemplo, em poucos minutos o disjuntor desarmará por sobrecarga, foras outras coisas como lampadas, computador... que tarão consumindo tb.

3 - dar uma arrumada no padrão;

Faça o melhor que for possível pra você aí.

4 - troca do disjuntor principal para 40A;

O correto seria uma aumento de carga feito pela CIA Elétrica, mas como tá fora de cogitação, só resta desligar tudo dentro de casa antes de ir tomar um banho! :)

40A pra vida moderna de hj é muito pouco, levando em consideração que uma casa americana típica tem um quadro de força de 200A. No Brasil a média ainda é 35A monofásico. Em minha casa são 105A (35A Trifásico)...

agora o mais complicado:

1 - seria possivel derivar o neutro em um ponto dentro da casa, aterrá-lo e depois derivar um terra dele?

se isso fosse possivel, daria para eu aterrar as coisas dentro da casa, sendo um investimento relativamente barato.;..

Possivel é, recomendado que não é! Qual a vantagem você vê nisso? O neutro tá aterrado no padrão, aquele fio que desce pra terra tá provavelmente ligado numa haste embaixo da terra, se for pra reforçar esse aterramento, que seja feito ligado proximo do lugar do atual e o fio terra em TN-S deve partir do ponto onde o neutro está aterrado tb.

2 - seria possivel colocar um disjuntor para cada eletrodomestico que eu tenho em casa, sem eu utilizaR uma caixa de disjuntor?

Possivel é, mas seria mais fácil colocar uma extensão com fusível. Só que não elimina as chances de sobrecarga. Curto-circuito o disjuntor do padrão vai proteger, mas sobrecarga numa fiação mais fina, ele não vai proteger. Ex:

Você tem uma fiação 2,5mm2 e liga digamos 35A de consumo nessa porção 2,5mm2, isso indica uma sobrecarga, mas o disjuntor do padrão por ser de 40 ou 50A, não vai atuar. Agora se acontece um toque direto entre Fase e Neutro, o disjuntor do padrão vai atuar, na inexistência de outro disjuntor depois dele.

Agora se você pega e coloca um disjuntor pra cada equipamento, digamos que um de 10A pro ferro de passar roupas, outro de 20A pro microondas, outro de 10A pro computador, TV... não resolve nada se tiver tudo ligado ao mesmo tempo numa mesma fiação 2,5mm2, porque teria chegado nos 40A de qualquer maneira e nenhum disjuntor atuaria. O que tem que limitar é o consumo em cada porção de fiação, não tem como você limitar no equipamento a não ser que por vontade propria seja seletivo no que vai ligar em cada momento e nunca ligar muita coisa ao mesmo tempo.

Eu pergunto pra você isso ja que a dona da casa disse que nao vai ajudar na troca e eu tb nao prevejo mudar de casa nos proximos 3 meses :( . E ja diz os sabios :"mais vale prevenir do que remediar". Digo isso tb porque seria fácil levar embora parte do investimento depois :) .

Não tem muita lógica em colocar disjuntor pra cada eletrodomestico como eu expliquei, tem que limitar a corrente pra cada "leva" de fiação. Se uma fiação for 2,5mm2, que se limite a corrente pra proximo de 20A por exemplo e não um disjuntor de 10A pra cada equipamento por exemplo, não tem lógica. Não tem como limitar o consumo dos equipamentos em si, eles consomem X Amperes e ponto final.

Aí eu colocaria aqueles dispositivos DR e DPS, e sei la o que mais, tudo numa caixa certa.

To mandando um novo mapa pra você da casa. Espero que você possa me ajudar nessa solução, ja que ainda vou ficar lá....

Desculpa pela demora e pela torraçao de saco.

valeuwzao e abraço cara.

Zenao

Colocar DR nessa instalação aí é pra passar dor de cabeça, provavelmente ele vai desarmar constantemente. Tem que ver se o chuveiro é compativel com DR, tem que ver se não tem fuga. O DR não funciona com o neutro aterrado após ele tb, o que caracterizaria uma fuga de corrente.

Nessa imagem você mostra o neutro aterrado do outro lado, longe do padrão, não vejo logica nisso ai, vai gastar a mesma coisa se puxasse la da frente o fio terra. Minha recomendação seria essa:

imagem11.jpg

PS: tenho mais 2 pepinos para você me ajudar a descascar (minha futura casa e a futura casa do meu irmão).

O pepino é a a compra da futura casa? Se for, não tenho como ajudar! :D Mas falando sério, acho que você ia escrever alguma coisa mais e não escreveu. Seria com relação as instalações elétricas da casa, certo?

po mando nas esplicações refente aos tipos de aterramento depois tenho que fazer um aqui (ja que não tem) e mesmo asim cai raio pacas e não quema nada mas os visinhos so sofrem vai ver e porque a maioria dos aparelhos compartilham a mesma tomada (sao aparelhos leves) e tambem pra fazer o pc parar de dar choque basta inveter os polos da tomada ja da uma ajudinha .

valeu

Aterrar um equipamento por si só não é pra proteger contra raios. A proteção contra raios é secundário e depende de protetores específicos. Na proteção contra raios o aterramento é como uma rodovia que pra ser util precisa de carros. Não sei se deu pra entender a analogia...

Aterramento não é pra proteger contra choquinhos, mas "chocões" por defeito de isolação elétrica, apesar de o aterramento eliminar a sensação de choque devido pequenas fugas naturais de corrente.

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eu sei po :)

so foi que tem muita gente que pergunta como reduzir o (choque) que se toma do pc

aterramento aqui tenho que ver se vale a pena fazer e se da pra fazer

afinal vale mas a pena o raio cair na torre de celulares do que casa :)

valeu

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beleza, mas só pra constar aqui, já que não sei se você relaciona uma torre ou para-raios nas proximidades como algo seguro pras casas nas proximidades, eu te digo que é o contrário. Mas primeiro eu te digo que o raio não é "atraído" por para-raios, mas sem dúvida uma torre mais alta na cidade vai ser o ponto mais fácil pra um raio descer em direção ao solo, logo esse ponto receberá muito mais descargas, mas não significa que sendo assim, a região do entorno estará protegida pela torre. Só o fato da dissipação de grande energia por um para-raios predial em direção ao solo pode gerar efeitos negativos em construções próximas, se as soluções de aterramento não tiverem sido implementadas corretamente e equipotencializadas nessas construções. Fora as chances GRP's acontecerem - GRP do inglês significa, elevação de potencial da terra, o que pode gerar diversos disturbios e perigos de choque elétrico. Raio é raio, doma-los 100% ainda tá longe da condição humana, isso é inquestionável. Vi uma vez na TV um especialista em raios dizendo:

"Every rule you make, lightning will breake it" que traduzindo:

Cada regra que você criar, o raio a quebrará.

"Felizmente" mais de 95% das descargas elétricas quando causam algum problema, são apenas efeitos indiretos nos nossos lares e empresas, os efeitos quando diretos são catastróficos.

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mas a torre e um pouco longe de casa e agora que ele nao ta mas fumsionando nei cai mas raio nela mas quando ela tava operacional era toda hora vai ver tinha alguma coisa que chama a "atencao" deles.

valeu

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fala rau beleza?

vou fazer isso aqui:

1 - arrumar o padrão - 50% já feito (tá calafetado, só falta arrumar os fios, pintar e verificar o terra)

1.1 - trocar o disjunto preto de 50A por um de 40 A branco da Siemens (acho que é disjunto de curva B)

2 - troca da resistência do chuveiro para 40A - feito.

3 - troca dos fios do chuveiro - pendente

4 - arrumar as emendas dos fios - pendente

5 - puxar um terra de 6mm do padrão - pendente

6 - arrumar os isolantes da entrada dos fios para dentro da casa - pendente

7 - instalar tomadas de 3 pinos - pendente

8 - deixar tudo bunito e seguro :) - (isso vai ser difícil) - pendente

Assim que eu fizer essas modificaçoes eu posto algumas fotos aqui para você analisar.

Quero declarar tb que a sua ajuda foi muito valiosa na tomada de minhas decisoes e vai ajudar a melhorar a minha qualidade de vida e a durabilidade dos eletrodomesticos.

_Rau_ gostaria de deixar claro tb que com as suas orientaçoes, eu pesquisei na internet, li algumas apostilas (aquela que você mandou é ótima) e eu pensei bem e VOU FAZER ESSAS MODIFICAÇOES POR MINHA PRÓPRIA CONTA E RISCO. Quero deixar isso bem claro, caso haja alguma problema nisso. :P

Afinal, eu gosto de consertar coisas e tb de fuçar.

PS: como talvez eu va voltar para a casa onde eu morei a minha vida inteira, vou precisar de umas ideias suas para reformar a eletrica dela. Meu irmão quase botou fogo na casa usando um chuveiro de 50A, 5500W numa fiaçao velha e mal dimensionada.

PS2: to escrevendo sem acentos por que estou usando o notebook do meu irmão e nao to acertando configurar o teclado nele XP

Abraços galera e muito obrigado pela ajuda.

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fala rau beleza?

vou fazer isso aqui:

1.1 - trocar o disjunto preto de 50A por um de 40 A branco da Siemens (acho que é disjunto de curva B)

Acho que a Siemens não fabrica 40A Curva B, são todos curva C, mas se voce achar Curva B, não compre pra por no geral, ponha curva C mesmo ou corre o risco dele desarmar em picos de partida, mas como não custam caro, se quiser fazer um teste... Em alguns casos eles funcionam perfeitamente, mesmo com microondas que costuam dar um pico alto de partida. Mas pensando bem, um 40A Curva B suporta no minimo 3x 40A de pico ou seja, 120A, poucas coisas, a não ser motores elétricos maiores, dão um pico tão alto, de geladeira dificilmente dá isso tudo, de microondas tb não.

De nada e precisando só postar!

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_rau_, na casa do meu irmão a tomada do computador tem um terra só pra ele. O que você acha melhor, derivar um neutro pra ele ou deixar de usar ele pra usar um que venha do padrão?

TO com essa duvida porque a casa é velha pra caramba e eu acho que nao tenha aterramento no padrão...

E outra dúvida, 2 terras nao é melhor que 1???????

abraços

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Derivar um neutro? Não seria um terra que você quis dizer?

Aterramento sempre que possível e permitido, deve ser de ponto único, pra tudo, salvo casos específicos.

"2 terras melhor que 1" - depende da aplicação, do local e como o sistema de aterramento foi implementado.

Por exemplo, há locais em que não é recomendado, por diversas questões, principalmente de segurança, se ter apenas um TN-S. Dai adota-se um TT ou IT e TN-S onde for necessário, desde que os dispositivos que esteja aterrados em pontos estejam isolados entre si. Nesse seu caso, é melhor uma malha única, equipotencializada com o neutro na entrada.

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fala galera beleza?

ja estou pondo em prática o plano e isso é o que eu já fiz:

1 - arrumar o padrão - 50% já feito (tá calafetado, só falta arrumar os fios, pintar e verificar o terra)

1.1 - trocar o disjunto preto de 50A por um de 40A da Siemens tipo C. OK

2 - troca da resistência do chuveiro para 40A OK

3 - troca dos fios do chuveiro - 50% (só troquei o fase)

4 - arrumar as emendas dos fios - 50%

5 - puxar um terra de 6mm do padrão - pendente

6 - arrumar os isolantes da entrada dos fios para dentro da casa - pendente

7 - instalar tomadas de 3 pinos - pendente

8 - deixar tudo bunito e seguro - (isso vai ser extremamente difícil (tipo assim, os 12 trabalhos de Hércules :)) - 35%

_rau_ veja só que engraçado, fui trocar os fios do chuveiro e o com o que me deparo? Fios de 6mm emendados com o de 4mm. Cara, quase caí pra trás...

aquelas juntas deviam aquecer pouco. Ah, e quanto as emendas malfeitas e fios desemcapados? Eu fiz nada mais, nada menos que 13 novas emendas com fita isolante. Era só fio descascado no meio, emenda malfeita. Tava uma zona mesmo.

Eu me pergunto, porque os caras nao fazem as coisas certas?

È tão fácil pow. Se existe um padrão, ele deve ser seguido. Não é verdade?

valeu pela ajuda galera, abraços

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Aqui onde moro, a instalação elétrica foi feita parte meados da década de 80 e parte meados da década de 90 e veio assim, com poucas mudanças até 2007 mais ou menos, quando comecei a mexer aqui e ali e apenas esse ano fiz uma reforma grande onde deu sem precisar quebrar pra passar fios novos - porque os conduites em boa parte tão esmagados por terem usados mangueiras pretas de água ao invés de conduite corrugado.

Pra você ter uma ideia, aqui tenho três fases, cada uma com fio 6mm2 e disjuntor de 35A no padrão e na metade do caminho até o quadro de disjuntor tinham emendado fios 4mm nas três fases até descer ao quadro. Então não me surpreeendo com nada... Antigamente aqui pro chuveiro esquentar direito tinha que abrir a água bem pouco, agora depois da troca de toda fiação eles aquecem bem melhor - os chuveiros todos tinham fios 2,5mm2 e dois deles compartilhava a fiação com outras partes da casa. Só não tá melhor porque a fiação 6mm que percorre por uns 30 metros até ser ligada na rede da CIA Elétrica na rua. To querendo trocar isso, por fio 10mm, mas por enquanto não to muito afim de gastar não, fio 10mm é caro pacas e aqui são 3Fases + Neutro ou seja, são 4 fios, sem contar aterramento...

A coisa não é difícil de fazer, só falta jogar a preguiça de lado e fazer a coisa sem pressa.

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cara, meus parabens! Ótimo post. esclareceu muitas de minhas duvidas sobre aterramento.

e com isso, cada vez mais me da vontade de montar um sistema desse.

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Estas 3 perguntas são corretas ou pode ser acrescentado mais alguma coisa?

Texto Complementar e atividades.

OS EQUIPAMENTOS "QUEIMAM" SOMENTE QUANDO HÁ TEMPESTADES?

Sem dúvida os transientes originados devido às descargas atmosféricas são os que mais tem afetado os equipamentos, mas uma série de outras causas têm originado problemas, e muitas vezes o usuário nem chega a se dar conta de que a causa esteja tão próxima.

Como exemplo destas causas podemos citar: proximidade dos equipamentos sensíveis de cabos alimentadores de potência; proximidade às subestações; chaves contatoras na mesma linha de alimentação ou em linhas próximas; fontes de rádio-frequência, cabeamento de lógica junto a cabeamento de energia,etc.

QUANDO UM ATERRAMENTO É DE QUALIDADE?

Um dos grandes problemas nos sistemas de proteção é referente ao aterramento. Em geral as recomendações vão no sentido de se ter uma baixa resistência, o que não quer dizer necessariamente que o aterramento seja bom. As malhas de aterramento têm a função de escoar correntes de falta quando ocorre um.curto-circuito, ou a de escoar as correntes de surtos - descargas- atmosféricas. Para os dois casos as condições são diferentes, porém, por questões de engenharia, devemos associar as malhas da melhor maneira possível conforme as condições do local.

AS MALHAS DE ATERRAMENTO DEVEM SER SEPARADAS?

Do ponto de vista ideal, as malhas para diferentes sistemas deveriam ser totalmente independentes, porém isto é impossível na realidade da engenharia, pois os diferentes sistemas (elétrico, telefônico, dados, vídeo, carcaças) compartilham o mesmo espaço físico e sempre as malhas de aterramento, mesmo que independentes, são suficientemente próximas para gerarem diversos acoplamentos. Com estas considerações, as normas específicas (ABNT / IEC) recomendam a utilização de uma única malha e a criação de uma ligação equipotencial - LEP - para aterramento dos diversos sistemas.

Poderias acrescentar algo a cada pergunta???

Obrigado

Itamar

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Tá tudo certo aí nas perguntas e respostas, mas acrescento que malhas de aterramendo só devem ser separadas em casos muito específicos e com precauções devidas tomadas, como a instalação de proteções adequadas e medição adequadas dessa malha. Na maioria das aplicações não justifica malhas separadas e até gera outros problemas. O neutro da rede elétrica é aterrado e deve fazer parte da malha única de aterramento local, deve estar em equipotencialidade também.

Sobre as queimas, seu equipamentos pode parar a qualquer instante e isso nem sempre é uma "queima" propriamente dita, o equipamento tanto ter dado tudo de si, como qualidade ruim dos componentes que causou falha prematura.

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Excelente Raul, parabens...

É o seguinte Raul, encontrei um artigo sobre aterramento em um site, achei meio estranho e se você puder falar a respeito para esclarecer... Diz o seguinte:

" O eletrodo de aterramento preferencial numa edificação é o constituído pelas armaduras de aço embutidas no concreto das fundações das edificações.

NOTAS

1- A experiência tem demonstrado que as armaduras de aço das estacas, dos blocos de fundação e das vigas baldrames, interligadas nas condições correntes de execução, constituem um eletrodo de aterramento de excelentes características elétricas.

2- As armaduras de aço das fundações, juntamente com as demais armaduras do concreto da edificação, podem constituir, nas condições prescritas pela NBR 5419, o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (aterramento e gaiola de Faraday, completado por um sistema captor).

3- Em geral os elementos em concreto protendido não devem integrar o sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

No caso de fundações em alvenaria, o eletrodo de aterramento pode ser constituído por uma fita de aço ou barra de aço de construção, imersa no concreto das fundações, formando um anel em todo o perímetro da estrutura. A fita deve ter, no mínimo, 100 mm2 de seção e 3 mm de espessura e deve ser disposta na posição vertical. A barra deve ter o mínimo 95 mm2 de seção. A barra ou a fita deve ser envolvida por uma camada de concreto com espessura mínima de 5 cm."

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Estas informações não são estranhas, o problema é que as pessoas confundem isso com o ato de quebrar a parede do apartamento até dar numa coluna do metal e nesse ponto ligar um fio de cobre, o que é TERMINANTEMENTE PROIBIDO E ERRADO!

Primeiro que uma ligação de cobre com outro metal, na presença de pequena corrente elétrica e umidade, causa corrosão eletrolítica, essas conexões só podem ser feita com orietanção profissional. E segundo que no "meio" do caminho da armadura metalica do prédio não é o local correto pra se ligar o fio terra que vai à tomada, isso é feito num ponto específico e estudado para evitar problemas secundários. A armadura do prédio enterrada no solo é interligada com um ponto equipotencial específico no prédio, um quadro elétrico próprio pra isso onde é feita a interligação de todas partes metalicas aterradas, a estrutura metalica do prédio em si passa a fazer dessa forma parte de todo um conjunto de proteção em equipotencialidade e melhorando todo o sistema de aterramento devido á qualidade de contato com o solo que a estrutura favorece a todo o sistema. Então sempre há critérios a se seguir, não dá pra pegar um pedaço de um texto que diz que a estrutura metalica do prédio é um bom aterramento e disso concluir que é só quebrar a parede e meter lá um fio terra na coluna de ferro do prédio, como muita gente faz erroneamente por ai.

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Meu filtro de linha APC p6B tem dois leds indicadores: Verde - indica correto funcionamento da proteção contra surtos. e VERMELHA - indica problemas no aterramento. Minha dúvida é a seguinte: Quando estou com o ambiente iluminado, olho pra ela e o vejo completamente apagado. Agora quando fecho as cortinas e desligo a luz e o monitor, ao olhar pra ele, dá pra notar uma luzinha bem fraca, quase imperceptível. Ligo a luz e deixo de enxergá-la. Será isso uma sobra de luz do led verde ou estou correndo algum risco de estar havendo falha no aterramento:

Tipo de atarremento: Haste dentro do solo, com o fio fixado nela que vai dar direto na minha tomada.

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Isso deve ser sombra do outro LED, o meu aqui é APC P7 o quando liguei ele sem terra o LED vermelho acendeu intensamente (podia percebê-lo acesso de dia com o sol quente) tente fazer o teste no seu, ligue ele numa tomada sem aterramento só para ver a intensidade com que o LED acende.

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Não, não mesmo! Os LEDs dos APC não interferem um com o outro. Quando o LED vermelho acende fraco isso ocorre porque há uma DDP entre Neutro e Aterramento de alguns poucos volts. É normal geralmente ter uma pequena tensão entre esses condutores quando há um consumo elevado de energia dentro de casa, mas quanto maior essa diferença, pior. Cada equipamento tem uma suportabilidade, hoje em dia os informáticos em geral suportam bem essa tensão entre N/T até certo limite. O ideal é que o aterramento seja equipotencializado com o neutro na entrada, pra diminuir essa DDP.

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Um transformador Isolador evita duas coisas:

1 - Choque elétrico na carcaça do equipamento

2 - Surtos em modo comum - neutro-terra.

Mas não evita os picos/surtos de tensão em modo normal - fase-neutro, pra isso ele precisa vir com componentes pra isso.

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Não, não mesmo! Os LEDs dos APC não interferem um com o outro. Quando o LED vermelho acende fraco isso ocorre porquê há uma DDP entre Neutro e Aterramento de alguns poucos volts. É normal geralmente ter uma pequena tensão entre esses condutores quando há um consumo elevado de energia dentro de casa, mas quanto maior essa diferença, pior. Cada equipamento tem uma suportabilidade, hoje em dia os informáticos em geral suportam bem essa tensão entre N/T até certo limite. O ideal é que o aterramento seja equipotencializado com o neutro na entrada, pra diminuir essa DDP.

Inclusive pra acrescentar, tem hora que eu olho no escuro e não vejo nenhum sinal de luz no led. Também concordo que os leds do APC p6b não interferem um no outro de ver um tópico do amigo faller, destrinchando o P6B por dentro. Eles são bem separados internamente. Essa DDP pode me causar algum dano _rau_?

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Aqui acontecia muito isso com aterramento TT, chegava à de diferença 3V na medição entre Fase-Neutro e Fase-Terra em algumas horas do dia. Quandoeu ligava uma lampada de 100W entre Fase-Neutro e Fase-Terra, diferença chegava em 9V. O LED ficava aceso bem fraquinho. Logo dava diferença entre neutro e terra tb.

Em princío essa diferenção não dá problema para PC's domésticos atuais, mas indica que o aterramento não está bom e tem muitas chances de DDP's mais altas ocorrerem, especialmente em descarga atmosféricas.

O intensidade do LED varia durante o dia porque depende da carga imposta ao neutro da instalação. Quando há uma carga elevada no neutro, aparece uma tensão nele que em comparação com a tensão do fio terra, vai dar uma DDP entre neutro-terra de alguns volts, o q vai causar o leve acendimento do LED. No dia-a-dia isso não é perigoso pro PC, mas o ideal é que se equipotencialize o aterramento em TT com o terra do neutro na entrada. Basicamente o aterramento deve ser convertido de TT para um TN-S a partir do quadro de medição na entrada.

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Rau parabens pelo topico me esclareceu muitas duvidas, aliás ja ia fazer um topico pedindo ajuda quando vi o seu e resolvi ler:D.

Agora a ajuda que ia pedir no topico que iria fazer, peço a você. Moro em apartamento ( 3 andar - 12 m de altura:eek:), então queria que me ajudasse a optar pela melhor forma de aterramento, olhando também pelo lado do custo que vou ter.

Desde já obrigado

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Basicamente o aterramento deve ser convertido de TT para um TN-S a partir do quadro de medição na entrada.

Sabe de algum tutorial explicando como se faz isso ou tenho que chamar um profissional?

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fala galera beleza?

continuando com a "mini-reforma" em casa, isso é o que eu já fiz:

1 - arrumar o padrão - 50% já feito (tá calafetado, só falta arrumar os fios, pintar e verificar o terra)

1.1 - trocar o disjunto preto de 50A por um de 40A da Siemens tipo C. OK

2 - troca da resistência do chuveiro para 40A OK

3 - troca dos fios do chuveiro - 50% (só troquei o fase)

4 - arrumar as emendas dos fios - OK

5 - puxar um terra de 6mm do padrão - pendente

6 - arrumar os isolantes da entrada dos fios para dentro da casa - OK

7 - instalar tomadas de 3 pinos - pendente

8 - deixar tudo bunito e seguro - (isso vai ser extremamente difícil (tipo assim, os 12 trabalhos de Hércules :)) - 50%

_rau_ descobri que os fios que saem do padrão e vão até a entrada dos fios da casa são de 4mm, o que é pouco, e acho que por isso tb deve estar tendo aquelas quedas de energia quando se liga mais de um aparelho (até a TV quando a gente liga dá uma queda na energia...)

valeu pela ajuda galera, abraços

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