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Para formar um esquema TN aí precisa que o neutro esteja de alguma forma ligado na caixa metalica, e se a caixa ja tiver ligada ao neutro de outra forma q você nao esteja visualizando e ligue o neutro em outro ponto da caixa, não tem problema algum.

Para ser TN-S é imprencindível que o o neutro esteja aterrado com hastes logo abaixo da caixa metalica, no solo. Se não tiver o esquema será um TN-C-S puro, o que em principio não tem problema, mas para maior segurança era ideal que o neutro estivesse aterrado localmente tb.

Eu trocaria esses dois disjuntores de 60A por 1 disjuntor bipolar de 40A no máximo! 60A em fio 6mm2 está incorreto.

Atualização:

Para saber se esse terra está "ativo", pegue um multimetro e meça uma Fase contra esse terra e veja se dá 110-127V. Se der, é porque o neutro tá atado à caixa. Para ter mais certeza, pegue uma lâmpada ligada num bocal com as duas pontas de fio e coloque um fio numa fase e o outro no parafuso de aterramento, se acender com intensidade normal, esse terra está "ativo".

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Para formar um esquema TN aí precisa que o neutro esteja de alguma forma ligado na caixa metalica, e se a caixa ja tiver ligada ao neutro de outra forma q você nao esteja visualizando e ligue o neutro em outro ponto da caixa, não tem problema algum.

Para ser TN-S é imprencindível que o o neutro esteja aterrado com hastes logo abaixo da caixa metalica, no solo. Se não tiver o esquema será um TN-C-S puro, o que em principio não tem problema, mas para maior segurança era ideal que o neutro estivesse aterrado localmente tb.

Eu trocaria esses dois disjuntores de 60A por 1 disjuntor bipolar de 40A no máximo! 60A em fio 6mm2 está incorreto.

Atualização:

Para saber se esse terra está "ativo", pegue um multimetro e meça uma Fase contra esse terra e veja se dá 110-127V. Se der, é porque o neutro tá atado à caixa. Para ter mais certeza, pegue uma lâmpada ligada num bocal com as duas pontas de fio e coloque um fio numa fase e o outro no parafuso de aterramento, se acender com intensidade normal, esse terra está "ativo".

_rau_ este condutor verde já está aterrado através de uma haste de cobre, com caixa de inspeção. Ligando o Neutro neste mesmo ponto ( no parafuso deste conector de latão onde liguei o Terra à caixa metálica) terei dois condutores independentes ( Terra e Neutro) aterrados num mesmo ponto e indo a partir daí para o interior da residência até o quadro de distribuição. Seria esse esquema um TN-S ?

Que tipo de dijuntor bipolar usar lá no poste de entrada, NEMA ou DIN?

Tirar aquela placa de madeira e colocar placa de aço no lugar fica meio complicado.Vou tentar uma adaptação, aparafusando uma placa metálica sobre aquela chapa de madeira e colocar um trilho pra fixar o disjuntor também. Seria uma maneira de pelo menos reduzir o risco representado pela caixa de entrada com fundo de madeira ?

Muito obrigado _rau_ !

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Sim, TN-S.

Tanto faz disjuntor NEMA ou DIN, se conseguir fixar o DIN, dê preferência a esse.

A placa de madeira não tem problema. A madeira não oferece tanto risco, tem até uma matéria do professor Hilton Moreno sobre isso:

http://www.scribd.com/doc/24462549/Uso-de-madeira-nas-instalacoes-eletricas

Valeu _rau_, assim que possível posto as fotos do TN-S e do disjuntor bipolar. Muito obrigado pela força! Abraço!

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  • 2 semanas depois...
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Aqui em casa vai ser instalado A/C 10.000 BTU 220V na sala, mas faltou o fio terra. O unico ponto que tem o fio terra disponível é no quarto, passando junto com o fio de tefone ate chegar na sala. Tem algum problema passar junto com o fio do telefone o fio terra?? Mesmo eu trocando o fio do telefone (cinza bem fino) por aquele blindado que é usado na parte de fora. A distancia é por volta de 25 metros mais ou menos.

Abraço

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Tem sim, muito problema!

Em uso normal não há problema porque quando há corrente passando no fio terra, ela é muito baixa numa residência, na casa dos miliamperes, que é uma corrente de fuga natural advinda das capacitâncias das fontes de eletrônicos por exemplo, as quais possuem capacitores referenciados no fio terra. Mas a própria fiação residencial que percorre junto com o fio terra possuem certas características que conseguem também induzir uma pequena corrente no fio terra, mas até aqui sem problema! O problema acontece quando há uma fuga elevada para esse condutor devido uma falha dentro de um equipamento, ou a atuação de um dispositivo protetor contra surtos de tensão. Essa fuga elevada poderá fazer com haja indução no fio telefônico, o que no mínimo vai causar uma interferência no sinal ADSL por exemplo, ou um chiado no telefone por um breve instante, e no máximo ocorrerá uma queima de um modem por exemplo.

De acordo com as normas o condutor terra principal deve vir junto com o(s) fio(s) fase(s) e neutro da rede elétrica, deve percorrer o mesmo percurso até à caixa de disjuntores ou centro de distribuição elétrico e desse ponto em diante deve ser distribuido para os circuitos finais, de forma ideal seria 1 fio terra para cada circuito (disjuntor) e de forma mais econômica e tecnicamente permitida, o fio terra do circuito final pode ser compartilhado com outro circuito desde que a fiação passe pelo menos conduite elétrico e não seja usado por um circuito que apresente grandes fugas de corrente, como ocorre em alguns chuveiros elétricos - felizmente modelos mais novos de chuveiros reduziram bastante esse problema.

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Então vou quebrar a parede mesmo para fazer o aterramento, de la sobe para o telhado por um eletroduto que está sem uso, posso de la de cima distribuir para o A/C e outros aparelhos na sala? Na sala onde tem televisão lcd entre outros aparelhos que estão ligado em um filtro linha APC. Eu vi em uma foto que tem um tipo de distribuidor do fio terra( não lembro o nome direito hahaha), onde o principal chega nesse distruibidor e usa conforme o necessario, posso fazer assim la em cima do telhado com esse distruibor? :D

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Não sei ao certo que distribuidor é esse você você tá falando, mas provavelmente você viu um quadro de disjuntores onde há um barramento de aterramento e outro de neutro. você pode improvisar sim um ponto de distribuição usando um conector de emenda, como esse:

splitbolt.jpg

Existe desse de vários tamanhos, você pode comprar um grande e emendar o fio terra principal nele e os mais finos vão junto saindo do mesmo ponto.

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a sugestão do conector foi para derivar vários fios ao mesmo tempo, emendar um monte de fios juntos só fica bom se soldar todos eles. Pega um fios 6mm2 ou mesmo 10mm2 rigidos e tenta fazer o que esse cara faz ai com alicate e os dedos.

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Como assim Rau? Num entendi sua colocação cara..

Fazer isso ai com fio de aterramento eu já fiz cara.. Até com fio que num era rígido (tipo esse monte de fiapinho). Funciona, vai por mim.

Esse tipo de emenda que eu mandei manda bem até sem solda, dai depois você puxa com força os dois lados e eles se apertam mais ainda.

Mas ai sei lá né, vai muito do gosto do cara.

Agora se o cara for derivar vários fios, ai acho que fica mais fácil partir pra uma solução igual à sua, porque ai fica até mais fácil de tirar um e colocar o outro, em caso de trocas.

Mas também, pra derivação, tem essa aqui ó:

Só que essa eu nunca fiz. A emenda que eu mostrei antes, já usei. Essa desse filme agora, nunca.

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Primeiro eu quis dizer que ele tá querendo fazer uma derivação de vários fios vindo de um mais grosso, então a emenda a ser usada não é a desses tipos daí mostrado nos videos, a não ser que ele desencape o condutor principal em vários pontos diferentes e faça varias emendas ou caso ele consiga torcer varios fios juntos e depois solda-los... com flexivel é mais fácil. Já com condutor flexivel não fica bom se não for com conector ou soldado. Os "fiapos" não dão pressão adequada na emenda e com o tempo devido a interação dos campos eletromagnéticos e possiveis aquecimentos, a emenda vai frouxando por causa da dilatação do cobre e microvibrações no passar da corrente elétrica. E condutor rigido com flexivel é pior ainda pra fazer uma emenda boa que não seja soldada ou conectorizada.

Quando mencionei os condutores 6mm2 e 10mm2, é difícil torcer os fios com as mãos como ele faz no primeiro vídeo, foi isso que eu quis dizer, na verdade é praticamente impossível de ficar bem bonitinha como mostra, precisa usar dois alicates pra conseguir torcer fios 6mm2 rigido um no outro como mostra o primeiro video, experimenta fazer com a mão.

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Olá rau, tudo bem?

É o seguindo cara Estou precisando de sua ajuda.

Fiz um aterramento aqui assim:

Finquei uma barra cobreada de 2.40m ( tenho espaço só para uma pois se tivesse que colocar mais teria que respeitar o tamanho da barra para fincar outra certo? Elas não podem ficar perto.) Liguei um fio até minhas tomadas e outro até a haste de aterramento da concessionária. De forma que ficou haste da concessionária ligada na minha haste e daí para as tomadas.

Minha dúvida é o seguinte. Este aterramento é o certo? Pois tenho um filtro APC e o LED vermelho tá acesso. Sou leigo nesse negocio mas era para somente o verde acender não? Os dois acenderam. Ou será que as proteções desse filtro já se foi.

OBS: medi a tensão entre fase, neutro e tá os 123V da concessionária. A tensão entre fase terra também tá o mesmo valor. Tensão entre neutro, terra não há. E a resistência entre neutro, terra é praticamente 0.

Se puder me ajudar serei grato.

Obrigado

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A interligação das hastes deve ser feita pelo solo e com condutor do tipo cabo de no mínimo 10mm2.

O LED do seu APC tá aceso porque há uma inversão entre Fase-Neutro na tomada, inverta os fios Fase e Neutro de posição.

A resistência entre as hastes vai dar zero porque estão interligadas diretamente. Na verdade a resistência não é 0 absuloto, é que multimetro não tem resolução alta o suficiente pra medir resistências tão baixas como acontece na ligação "fio a fio", sem corrente passando pelo mesmo.

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A interligação das hastes deve ser feita pelo solo e com condutor do tipo cabo de no mínimo 10mm2.

O LED do seu APC tá aceso porque há uma inversão entre Fase-Neutro na tomada, inverta os fios Fase e Neutro de posição.

A resistência entre as hastes vai dar zero porque estão interligadas diretamente. Na verdade a resistência não é 0 absuloto, é que multimetro não tem resolução alta o suficiente pra medir resistências tão baixas como acontece na ligação "fio a fio", sem corrente passando pelo mesmo.

Bem usei fio rígido de 6mm2. Vou providencia a troca.

Vou inverter a Fase-Neutro amanhã.

Obrigado pelo help..

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A recomendação de usar condutor 10mm2 vem da NBR5410 quando fala de condutores de equipotencialização. Como o que você fez foi equipotencializar as duas malhas de aterramento, deve ser respeitada essa orientação.

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  • 3 semanas depois...
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Olá, eu estou por aqui de novo, gostaria de tirar uma dúvida ( me perdoem se falar besteira ).

Já li, reli, mas não entendo muito bem os gráficos.

Mas, nessa foto: ref_ele_quadro_5.gif

O "Proteção" seria o fio terra, e esse quadro estaria numa ligação TN-S, estou certo?

Estou colocando um ar condicionado por aqui, e estou estudando uma forma de arrumar minha rede elétrica, e quero finalmente arrumar o terra também.

Só quero tirar essa pequena dúvida, que dai abrirei um tópico para mim, com fotos da minha rede atual ( AK: bagunça atual ) e tudo mais.

Abraços

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Sim, está certo, a ligação do aterramento nesse quadro segue o esquema TN-S, desde que o neutro esteja aterrado no "pé" do padrão, onde fica o medidor.

É importante num esquema TN, qualquer que seja, a equipotencialização de superfícies estranhas á rede elétrica que estejam em contato com a terra ou seja, a ligação intencional dessas superfícies à barra de aterramento principal da rede, podendo essa estar localizada dentro do quadro de distribuição.

Só tenho uma ressalva a fazer, é que essa imagem o "Disjuntor" DR está localizado no quadro de medição, o que não é comum no Brasil. Em países europeu entretanto é comum ter um DR de baixa sensibilidade na entrada, especialmente quando se usa o esquema TT de aterramento, e um ou mais DR's de alta sensibilidade no quadro de distribuição. Lembrando que os DR's comumente vendidos no Brasil não fazem o papel de proteção contra sobrecarga e curto-circuito, logo como está mostrado aí nessa imagem não estaria correto, a não ser de fato que seja um DR com Disjuntor termo=magnético integrado, o que é bem incomum de se achar por aí. Apesar de que, na imagem há um disjuntor geral no quadro de distribuição. Mas a CIA Elétrica aqui do DF por exemplo não permite colocar DR no quadro de medição de qualquer forma...

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O normal do quadro de medição que você se refere é esse, correto?

ref_ele_quadro_4.gif

Aqui se não me engano é só um disjuntor simples dos 2 lados, quadro de medição e distribuição.

Basicamente nisso ai só puxaria aquele fio do neutro que dá em lugar nenhum para dentro de casa, e uma outra parte para uma haste aterrada não é? :)

Com essas imagem finalmente entendi o TN-S por inteiro, e agora também vou conseguir passar para o eletricista de forma mais concisa.

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Sim, o "normal" é assim, ou seja, o método típico. Aí no caso uma medição monofásica, mas nessa outra imagem o esquema é um TN-C-S "puro", o terra é separado do neutro no quadro interno.

Dentro do quadro de medição monofásica, chega um fio Fase e outro neutro, o neutro é atado na caixa de metal num parafuso onde será tb ligado um fio que desce ao aterramento abaixo do poste ou quadro de medição chumbado na parede. De dentro do quadro de medição deriva-se o terra do neutro, como na primeira imagem, através de um conector de emendas ou do proprio parafuso da caixa metalica.

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Qual o máximo de fios de 10mm flexíveis passam em um eletroduto corrugado de 3/4 ? Para ser mais claro a ideia é trocar apenas os condutores atuais que são 3 de 6mm por 3 condutores de 10mm e passar no mesmo corrugado de 3/4 do contrário terei que quebrar muita parede e piso também para trocar o conduíte que sai do medidor e vai até o quadro de disjuntores.

Não sei se é impressão minha, mas parece que os fios flexíveis pirelli são realmente mais flexíveis que marcas de segunda linha.

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Existe regras na NBR5410 que auxilia no dimensionamento dos eletrodutos ou conduites elétricos, existe tb uma tabela para facilitar esse dimensionamento.

De acordo com as regras, não mais do que 40% do conduite deve ser ocupado com fios, isso facilita a ventilação do mesmo e a retirada dos fios se um dia for necessário substituidos.

Para condutores de 10mm2 num conduite de 3/4, que seria o de 20mm, só deve passar 3 condutores de 10mm2 e não mais que isso. Isso pra respeitar as normas, mas nem sempre é possível e creio que se os fios passarem com relativa facilidade e não for previsto uso máximo de corrente suportada pelos condutores, pode ser ultrapassada a taxa de 40% um pouco.

Os condutores da Pirelli (PRYMIAN) são de fato mais lisos na capa e mais flexives por usar em encordoamento mais fino e um cobre mais maleavel. A qualidade do cobre dos PRYSMIAN é muito melhor, é um cobre mais puro. Se você já tiver tido contado com os PRYSMIAN da série AFUMEX vai ficar besta como eles são deslizantes, parece que tem teflon na capa, vai perbecer melhor na hora de passar esses fios nos conduites.

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  • 3 semanas depois...
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Parabéns pelo belo tópico Raul! Minha pergunta é o seguinte, como faço p/ verificar a eficiencia do aterramento que provavelmente tenha aqui em casa.

Outra coisa também, reparei que o chuveiro elétrico aqui de casa o meu pai fez a instalação com o "Terra Neutro", isso nao é perigoso d+?

Muito obrigado por sua atençao e de todos que possam vir a responder!

Abraços!

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Pra se ter 100% de certeza de como está o aterramento local em si ou seja, a eficiência do contato das suas hastes particulares, somente com um terrômetro, mas há um método que eu já condenei um dia, que se usa uma lâmpada de 100W, mas que se utilizando junto com uma calculo usando a lei de Ohm, que é um formula básica usada para diversos calculos elétricos simples, dá pra se ter uma ideia básica da qualidade do aterramento sem uso de terrômetro. Agora to sem tempo pra te explicar, mas depois posto novamente. Só sei que com esse calculo cheguei em valores muito proximos aos medidos com um terrômetro, claro que pra uma medição simples, carga resistiva, 60hz, 110-220V, então não é considerada a eficiência do aterramento em descargas em outras frequências e outros níveis de tensão e com correntes elevadas. Basicamente falando, sem fazer calculo, a medida de tensão tirada entre Fase-Neutro e Fase-Terra ligando uma lâmpada de 100W, não deveria ser superior a uns 2V, ao contrário do que dizem por aí 10 ou 20V, chutando bem mal chutado, essa diferença aí de 2V indica uma resistência do aterramento em torno de 5 - 10 Ohms. Mas o mais importante do que isso aí, é a equipotencialização de malhas de aterramento distintas, no caso de uma residência tipica, seria a malha do neutro com qualquer outra malha separada, formando um esquema TN-S a partir do ponto de entrada.

Sobre ligar o fio terra do chuveiro no neutro da caixa de passagem, isso se caracteriza um esquema TN-C. Dependendo do chuveiro isso pode ser perigoso porque você aproxima a corrente passante no neutro ao usuário, essa aproximação é de poucos centimetros, mas já é uma aproximação. Em chuveiros com corpo de metal isso é condenável de se fazer, em chuveiros em termo-plástico é apenas algo "aceitável", mas não ideal. Se o neutro se romper, toda carcaça do equipamento se tornaria energizada. Chuveiros com resistência blindada tb não é ideal usar o esquema TN-C, já que são inerentemente seguros mesmo sem fio terra, apesar de este ainda ser necessário para qualquer eventualidade, só que nesse caso se você ligar o neutro no fio terra, automaticamente você está jogando corrente na água, onde antes a blindagem da resistência impedia isso. O fio terra de qualquer chuveiro fica imerso na água geralmente em dois pontos, na entrada da água e na saída.

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  • 2 semanas depois...
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Amigos consegui fazer um aterramento com haste cobreada... vou postar os resultados pra vocês darem opiniões...

Primeiro os resultados do terra improvisado na estrutura metálica da casa:

~110v

Fase e Neutro: ~110V

Fase e Terra: ~110V

Neutro e Terra: ~002V

Isso com todos os equipamentos ligados na rede, mas sem consumo alto.

................................................................................

Agora os resultados do aterramento com haste cobreada...

Com os equipamentos ligados na rede, mas sem o sistema de som tocando:

~110v

Fase e Neutro: ~110V

Fase e Terra: ~110V

Neutro e Terra: ~001V

Agora com tudo ligado e o sistema de som tocando alto... consumo máximo do estúdio:

Fase e Neutro: ~105V

Fase e Terra: variando entre ~107V ~108V

Neutro e Terra: Ficou variando entre ~002V e ~003V

O que vocês acham desses resultados? É normal essa queda da tensão quando o consumo aumenta? O resultado do terra variando em 002 e 003 é bom? Não tenho a menor ideia se esses resultados são favoráveis ou não. Por favor... queria a opinião de vocês! Se acharem que o terra precisa melhorar me digam o que posso fazer.

Obrigado!

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