Ir ao conteúdo

Constante dielétrica, o que é isso!?

marockosu

Posts recomendados

Postado

olá pessoal estou numa cruzada para descobrir o que é "constante dielétrica" :(

eu já dei uma voltona pela net, e ainda não entendi o que realmente é essa costante,

pra resumir doque eu entendi até agora,

a constante dielétrica é a capacidade de que um "material" tem de ser resistente a conduzir eletricidade? ou seria ao contrário, ele seria menos resistente a conduzir eletricidade? :huh:

isso porque eu estou pesquisando sobre a

pasta térmica "ocz freeze extreme" e no site da ocz

diz o seguinte:

"Dielectric Constant@ 1KHz: 10.0"

o que quer dizer isto?

que a 1 kilohertz (1000 hertz) ele teria uma constante dielétrica de 10?

e se for isso? na prática que dizer que ela é mais resistente a conduzir eletricidade?

:wacko:

Postado

:DOutro link que fala sobre a constante dielétrica:

http://fisica.ufpr.br/viana/fisicab/aulas2/a_11.htm

Lá está escrito:

"Faraday, em 1837, descobriu que, quando o espaço entre as placas de um capacitor é preenchido com um dielétrico, sua capacitância aumenta por um fator κ > 1, dito “constante dielétrica” do material."

"Como κ > 1 então o campo no dielétrico é sempre menor do que no ar: o efeito do dielétrico é enfraquecer o campo elétrico no meio. Isso ocorre pois as moléculas no interior do dielétrico são polarizadas pelo campo elétrico (os dipolos elétricos das moléculas se alinham com o campo elétrico externo). Essa polarização acarreta a formação de cargas elétricas induzidas nas superfícies da lâmina dielétrica com sinais contrários aos das cargas nas placas do capacitor, o que diminui o campo resultante dentro do dielétrico, e aumenta também sua capacitância."

Complicado né?:D

Postado

eu penso que entendi, :confused:

a constante dielétrica, então seria a capacidade de "isolar eletricamente" dois materias?

e que a minha concepção colocada no post 1, estaria correta?:huh:

então a constante dielétrica desta pasta térmica, ocz freeze extreme, seria de 10, eu seja ela isolaria (em parte) a condução elétrica entre uma superfície (chip-mosfet-regulador de tensão) e o dissipador (cobre-alumíno)

em frente por exemplo ao ethanol que tem 25, ou seja, o ethanol tem mais capacidade de conduzir que essa placa certo!?

e a porcelana teria quase o dobro de capacidade de isolar do que essa pasta?

acertei!? entendi?

Postado

Na verdade amigo, o dieletrico é um isolante. Não a fluxo algum de corrente entre as armaduras do capcitor (atravessando o dieletrico). O que acontece é que, ao ser ligado a uma bateria, a armadura positiva absorve os eletrons da bateria, enquando a armadura negativa doa eletrons para a bateria, gerando essa aparente corrente eletrica, mas na verdade o circuito nunca se fechou.

Mas para que isso aconteça, o dieletrico tem que se polarizar. O lado do dieletrico voltado para a armadura positiva, se torna negativamente carregado, enquanto o lado voltado para a armadura negativa se torna positivamente carregado (na verdade os atomos que compoem o material dieletrico se reorganizam para gerar este efeito, mas não existe nenhum fluxo de eletrons entre o dieletrico e as armaduras.

Se a frequencia com que o capacitor se carrega e desgarrega for muito elevada, o dieletrico pode não conseguir se reorganizar e perder sua propriedade isolante. Por isso a constante dieletrica está relacionada com a frequencia.

Então sim, a contante dieletrica ou permissividade relativa é a capacidade de uma material se opor ao fluxo de corrente.

"Um capacitor é um componente físico constituído por duas peças (placas) de material condutor separados por um material isolante. Esse material isolante é conhecido como DIELÉTRICO. Nenhuma corrente flui pelo capacitor pois o dielétrico é um isolante. Se ele falha e se torna um condutor, o capacitor não pode mais manter uma carga e se torna inútil. A capacidade de um dielétrico manter uma carga sem falhar, é chamada de força dielétrica. A medida da habilidade do material dielétrico armazenar energia é chamada de constante dielétrica. A constante dielétrica é um valor relativo baseado em 1,0 para o vácuo." citação da pagina http://www.novaeletronica.net/curso/cap06.htm

Postado
Na verdade amigo, o dieletrico é um isolante. Não a fluxo algum.........

tá... beleza a questão em sí eu entendi...

agora... e quanto a pasta térmica que diz o seguinte

"Dielectric Constant@ 1KHz: 10.0"

o que seria isto?

Postado

Ah tá... o que significa o @1khz:10.0... Bem isso é um pouquinho mais complicado.

Mas... vamos por partes:

Para sabermos a permissividade absoluta de um material, usamos a seguinte formula fisica:

e = D/E onde D é a densidade do fluxo eletrico e E é a intensidade do fulxo eletrico.

Para definirmos a permissividade relativa (ou constante dieletrica ) usamos a seguinte formula:

er = e / e0 onde e0 é a constante dieletrica do vacuo = 8,85x10^-12 F/m (farad por metos)

Assim a capacitancia final do nosso sistema capacitativo (seja um capacitor ou no seu casso as plaquinhas do regulador e do dissipador) é dada pela formula:

C = er X e0 X (A/d) onde A é a area das armaduras (em metros quadrados) e d é a distancia entre as placas (ou seja a espessura do dieletrico, dado em metros).

Observe que pela equação, a constante dieletrica age como um multiplcador da capacitancia. Ou seja, quanto maior a er maior será a capacitância do sistema.

UUUUUhhhhhuuuuu essa até eu dei cabeçada no começo :muro:. Mas fisica teoria tem disso :lol::lol:

• Coordenador
Postado

Afinal colega Marockosu, sua dúvida é referente a capacitores ou o efeito Dielétrico da pasta térmica!, pois esta, usamos para auxiliar na condução Térmica!... (Dissipação de calor!), não eletricidade!...

Postado

verdade, a pasta termica tem por principal propriedade fisica ser um bom condutor termico, mas ela também é um isolante. Por isso ao ser usada para conduzir o calor da face do regulador para a face do radiador de calor, esse sistema ache como um capacitor (duas armaduras isoladas por um dieletrico)..

Eu tentei explicar o que o dieletrico faz... e como ele age, mas que isso está alem dos meus conhecimentos...

Eu realmente não entendi Amigo Marocksu qual a sua duvida agora????

De modo geral, se o sistema regulador - pasta termica - radiador funcionarem a uma frequencia de 1 kHz a pasta irá multiplicar a capacitancia do sistema por 10.0

Postado

Provavelmente o fabricante da pasta térmica inclui esta informação para que, caso a pasta atinja o circuito eletrônico, como aqueles componentes que vem soldados no suporte dos processadores, o projetista possa saber qual o efeito no circuito.

Postado
Afinal colega Marockosu, sua dúvida é referente a capacitores ou o efeito Dielétrico da pasta térmica!, pois esta, usamos para auxiliar na condução Térmica!... (Dissipação de calor!), não eletricidade!...

certo, é porque eu sou um tanto curioso demais e acabei não sabendo direcionar também a minha dúvida...

mas vamos por partes,

bom, saber o conceito de alguma coisa me ajuda a entender melhor algo que eu procuro, mas isso não apenas com a "constante dielétrica", mas sim com muitas coisas que acabo pesquisando...

eu sei que a função da pasta térmica é transmitir calor, conduzir calor e não eletricidade

quanto a esta pasta térmica em si, eu quero saber se esse fator de constante dielétrica dela vai fazer com que em algum momento ela seja capaz de conduzir eletricidade.

Ah tá... o que significa o @1khz:10.0... Bem isso é um pouquinho mais complicado.

Mas... vamos por partes:

Para sabermos a permissividade absoluta de um material, usamos a seguinte formula fisica:

e = D/E onde D é a densidade do fluxo eletrico e E é a intensidade do fulxo eletrico.

Para definirmos a permissividade relativa (ou constante dieletrica ) usamos a seguinte formula:

er = e / e0 onde e0 é a constante dieletrica do vacuo = 8,85x10^-12 F/m (farad por metos)

Assim a capacitancia final do nosso sistema capacitativo (seja um capacitor ou no seu casso as plaquinhas do regulador e do dissipador) é dada pela formula:

C = er X e0 X (A/d) onde A é a area das armaduras (em metros quadrados) e d é a distancia entre as placas (ou seja a espessura do dieletrico, dado em metros).

Observe que pela equação, a constante dieletrica age como um multiplcador da capacitancia. Ou seja, quanto maior a er maior será a capacitância do sistema.

UUUUUhhhhhuuuuu essa até eu dei cabeçada no começo :muro:. Mas fisica teoria tem disso :lol::lol:

com isso eu queria saber o conceito real da constante dielétrica, e depois de entender este conceito eu joguei a questão da constante dielétrica da pasta térmica que até mesmo se encontra aqui no site da ocz eu até relendo mais umas vezes a explicação do amigo casio está ficando cada vez mais claro a explicação dele...

verdade, a pasta termica tem por principal propriedade fisica ser um bom condutor termico, mas ela também é um isolante. Por isso ao ser usada para conduzir o calor da face do regulador para a face do radiador de calor, esse sistema ache como um capacitor (duas armaduras isoladas por um dieletrico)..

Eu tentei explicar o que o dieletrico faz... e como ele age, mas que isso está alem dos meus conhecimentos...

Eu realmente não entendi Amigo Marocksu qual a sua duvida agora????

De modo geral, se o sistema regulador - pasta termica - radiador funcionarem a uma frequencia de 1 kHz a pasta irá multiplicar a capacitancia do sistema por 10.0

ok ok... o conceito foi bem claro e eu entendi bem o que você explicou...

e segundo esta última explicação, quer dizer que esse sistema terá então "corrente" passando e funcionará como um capacitor?

Provavelmente o fabricante da pasta térmica inclui esta informação para que, caso a pasta atinja o circuito eletrônico, como aqueles componentes que vem soldados no suporte dos processadores, o projetista possa saber qual o efeito no circuito.

pois é... então qual seria este efeito? de funcionar como um capacitor?

deixa eu ver se resumo um pouco mais pra ficar mais claro...

eu comprei a ocz freeze extreme, e no site da ocz diz que a pasta térmica tem uma constante dielétrica 1KHz: 10.0, daí eu entrei na dúvida sobre o que seria a a tal constante elétrica (já entendida) e com isso o que eu direcionei a dúvida para saber o significado prático da parte em negrito pro sistema e com isso tentar descobrir um ponto que fica mais a margem e que entraria depois que é:

"essa pasta térmica, com essa especificação de 1KHz: 10.0 vai conduzir eletricidade ou não?"

e agora eu consegui explicar melhor? desculpa alguma burrada ou bola fora :unsure:

Postado

pois é... então qual seria este efeito? de funcionar como um capacitor?

Sim, só poderia ser este o efeito produzido no circuito. Estes circuitos trabalham com frequências na casa dos MHz e qualquer capacitância por menor que seja pode interferir. Aplique a pasta na quantidade correta para que ela não espalhe e atinja componentes ou trilhas do circuito.

Postado
Sim, só poderia ser este o efeito produzido no circuito. Estes circuitos trabalham com frequências na casa dos MHz e qualquer capacitância por menor que seja pode interferir. Aplique a pasta na quantidade correta para que ela não espalhe e atinja componentes ou trilhas do circuito.

então colocar pasta sobre o circuito regulador de tensão do processador e da placa de vídeo está descartado não é?

Postado

Se você aplicar uma quantidade suficiente para fazer o contato entre o regulador e o seu dissipador, cuidando para que não atinja o circuito e seus componentes, não vejo problema.

Postado

apenas respondendo sua pergunta do ultimo post da pagina anterior:

"essa pasta térmica, com essa especificação de 1KHz: 10.0 vai conduzir eletricidade ou não?"

Não a pasta não vai conduzir. Os eletrons do radiador de calor NUNCA chegaram até o Regulador de Tensão e vice-versa. O que acontece é que os eletrons na face do reguladores vão se acumular, provocando uma reorganização nos atomos do dieletrico (Do grego Di - dois, então substancia que apresenta DOIS estados eletricos ao mesmo tempo).

Essa reorganização vai provocar um movimento nos eletrons na face do radiador, Essa reorganização cria um APARENTE corrente, mas não existe em momento algum um fluxo de eletrons entre o regulador e o radiador, afinal tem um ISOLANTE entre ele...

Postado
apenas respondendo sua pergunta do ultimo post da pagina anterior:

Não a pasta não vai conduzir. Os eletrons do radiador de calor NUNCA chegaram até o Regulador de Tensão e vice-versa. O que acontece é que os eletrons na face do reguladores vão se acumular, provocando uma reorganização nos atomos do dieletrico (Do grego Di - dois, então substancia que apresenta DOIS estados eletricos ao mesmo tempo).

Essa reorganização vai provocar um movimento nos eletrons na face do radiador, Essa reorganização cria um APARENTE corrente, mas não existe em momento algum um fluxo de eletrons entre o regulador e o radiador, afinal tem um ISOLANTE entre ele...

beleza... mas quanto a bobina de ferrite?

se houver contato entre a pasta térmica e dois fios dela?

será que vai dar algum problema?

Postado

Hããããã? de onde você tirou uma bobina de ferrite? nós não estavamos falando do provavel efeito capacitor num regulador de tensão????

Mas de qualquer forma, a pasta é isolante, MAAAAAS é sempre bom evitar que os materiais no circuito se toquem... Isso vale para tudo, não só para a pasta termica^^.

Postado
Hããããã? de onde você tirou uma bobina de ferrite? nós não estavamos falando do provavel efeito capacitor num regulador de tensão????

Mas de qualquer forma, a pasta é isolante, MAAAAAS é sempre bom evitar que os materiais no circuito se toquem... Isso vale para tudo, não só para a pasta termica^^.

desculpa eu acho que viajei

acho que esta imagem aqui é da mobo que comprei

Foxconn-Blackops-4b.jpg

aquele "cubos" ao lado dos capacitores seriam o que? as bobinas de ferrite só que cobertas não? nela eu poderia aplicar a pasta térmica sem problemas correto? até mesmo aquelas que são condutivas, a base de prata?

mas e se fosse daquelas descobertas? eu poderia aplicar a pasta?

e aqueles chips entre os "cubos" seriam os mosfets?

pois é neles eu não poderia colocar esta pasta térmica? a da ocz.

Postado

Realmente eu não sei o que os 'quadradinhos' são, mas mesmo que sejam indutores... por que você quer passar pasta termica neles????

A pasta é para usar em equipamente que usam o 'radiador de calor', ela serve para aumentar o calor (energia termica em movimento) entre as partes metalicas do componente e do radiador...

A pasta sozinha, não 'refrigera' o componente, então apenas passar em cima de um indutor não vai diminuir sua temperatura... embora eu nunca tenha tido problemas com aquecimento de indutores ou bobinas...:lol:

Postado
Realmente eu não sei o que os 'quadradinhos' são, mas mesmo que sejam indutores... por que você quer passar pasta termica neles????

A pasta é para usar em equipamente que usam o 'radiador de calor', ela serve para aumentar o calor (energia termica em movimento) entre as partes metalicas do componente e do radiador...

A pasta sozinha, não 'refrigera' o componente, então apenas passar em cima de um indutor não vai diminuir sua temperatura... embora eu nunca tenha tido problemas com aquecimento de indutores ou bobinas...:lol:

não não.. eu não vou apenas passar pasta térmica.. hehehe nem louco eu pensaria nisso...

é que ali em cima vai um dissipador com heat-pipe cheu ver se acho uma foto pra colocar aqui

achei

20.jpg

e analisando melhor o dissipador não vai nos cubos

imageview.php?image=24482

a minha dúvida realmente é sobre esse regulador ali por debaixo da ponta mais a direita do dissipador que seria o cubo, só q ali sem capa

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...