Ir ao conteúdo

APC SurgeArrest P8T3V: Site Wiring Fault

rafaelzrt

Posts recomendados

Postado

Olá,

recebi ontem meu filtro de linha, APC P8T3V. E ao ligar na tomada (qualquer uma aqui de casa), o led Site Wiring Fault acendeu.

Já li os documentos que informam: Building wiring is not properly installed and may pre-sent a potential shock hazard. If this indicator lights at any time, contact a qualified eletrician to correct building wiring.

Mas achei meio vago, não entendi se pode causar algum dano aos equipamentos e/ou se eu não devo utilizá-lo quando este led acender... na dúvida, resolvi não ligar os aparelhos por enquanto nele.

Já enviei um email para a APC porém acho que vai demorar um tempo para receber resposta e o eletricista só poderá vir na próxima semana.

Se alguém souber o que pode significar este aviso (aterramento incorreto, etc), agradeço por responder.

Obrigado, até mais.

Postado

O Led "Building Wiring Fault" significa três coisas que podem estar ocorrendo:

1 - Falta de continuidade do fio terra.

2 - Inversão de polaridade Fase-Neutro

3 - Sobrecarga no condutor neutro

O primeiro caso tá claro, falta do condutor de proteção, o fio terra. A proteção telefônica e coaxial depende desse condutor para funcionar corretamente e esse condutor também protege contra possível choques elétricos por fuga de corrente.

O segundo caso é quando os dois condutores da tomada, o fio fase e o fio neutro, estão em posição fora das padronizadas. Numa tomada 2P+T a posição seria esta:

tomada2ye.jpg

A terceiro caso é quando o condutor neutro está sobrecarregado, apresentando um nível de tensão além de 0V.

O simples fato do LED estar aceso não vai danificar seu hardware, vai apenas fazer com que a proteção não seja 100% e dependendo do caso, haverá riscos de choques como em qualquer equipamento que necessita de aterramento e não tem o mesmo ligado.

O LED só apagará se todas condições forem sanadas, caso mais de uma.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...