Ir ao conteúdo

Review: Roteador 3G RedeAir

paulogui

Posts recomendados

Postado

Quando ganhei de presente meu N800 há algumas semanas, decidi que precisava compartilhar minha conexão 3G, já que além do novo dispositivo, já tinha um notebook e um EEEPc que eu uso para levar para a faculdade. Pois bem, sondando no mercado, vi que roteadores 3G são sempre caríssimos, além de difíceis de encontrar em geral.

O modelo nacional da RedeAir me chamou a atenção porque vinha com um pequeno tutorial para configurar o dial up para TIM, Claro, Vivo e BRT. Como não sou assim tão experiente na área, provavelmente seria útil se eu não quisesse pedir ajuda de nenhum amigo para configurar a rede. Além disso, o INFOLAB teve boas impressões do alcance e da estabilidade.

Pois bem, o modelo custa R$ 749,00 no Submarino, e isso seria motivo suficiente para minha desistência, mas depois de um tempo pesquisando, descobri que a Nagem, uma grande rede de lojas de informática aqui de Recife, vendia a R$ 499,00 - Eles também vendem pela internet se alguém se interessar - e então fui na loja dar uma olhada no equipamento, e quando descobri que eles parcelavam em 10x sem juros, ficou irresistível.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

O site da RedeAir é meio estranho. Pra começar, ainda não consegui descobrir o nome do modelo do roteador, que até agora é para mim apenas Roteador 3G RedeAir, mas ouvi falar coisas boas do suporte deles, e isso me deixou um pouco mais tranquilo para fazer a compra. Além disso, a loja me garantiu que trocava em uma semana, se eu não ficasse satisfeito.

Pois bem, o visual do roteador parece um pouco retrô se comparado àqueles elegantes da Netgear ou DLink, mas nada que causasse uma impressão ruim. Interessante que ele vem com uma pequena placa que encaixa da parte de baixo, para ser presa na parede. Assim, se eu quiser colocar na parede, posso parafusar a plaquinha lá e tirar o equipamento facilmente. Quando chegar em casa mais tarde, colocarei algumas fotos.

Também achei um pouco estranho o CD que veio junto. Achei que seria um pouco mais elaborado, mas ele só tem um arquivo .doc com o mesmo tutorial que está disponível na internet.

ESPECIFICAÇÕES

Existem algumas dúvidas quanto a quais os modens que funcionam com os roteadores 3G. No site da RedeAir eles dizem que o roteador funciona com PSTN V90, GPRS, CDMA, 3G/3.5G HSDPA e Edge e já testaram a compatibilidade com os seguintes modelos 3G:

HUAWEI E226, GIANT - TRAVELLER - D301, SONY ERICSSON MD300, ONDA - MSA 501 HS, ZTE MF 622, AIKO 76E, AIKO 82D.

Eu utilizo um HUAWEI E226, que eu acho que é o modelo mais popular, pelo menos por aqui.

- Uma (01) porta WAN e quarto (04) portas LAN. Observei que o roteador HUAWEI D100, comercializado pela TIM, é mais barato que a maioria mas não tem porta WAN, e assim funciona somente com a USB.

- Uma porta USB para modem.

- Alimentação︰DC Jack (Bivolt)

- É possível colocar o Dial Up USB como alternativa à WAN. Inclusive ele retorna à WAN quando estiver disponível novamente.

- Suporta WPA2.

- Dimensão︰15 cm x 11 cm x 3.3cm (sem antena).

- LED: Power, Dialup status, WLAN, 1 para WAN Link/Ativo, 4 for LAN Link/Ativo

CONFIGURANDO

A configuração da rede é estupidamente fácil, basta seguir o passo-a-passo de acordo com a operadora escolhida e depois configurar a chave de acesso (que também está contida no passo-a-passo) e pronto. Em 15 minutinhos eu já estava acessando a internet via wireless. Eu fiz a configuração no sábado, e na segunda-feira tive problemas com a conexão. Ela simplesmente parava de funcionar e eu não conseguia acessar o roteador para reconfigurar. Depois de um tempo lembrei que o sinal de celular no lugar onde eu coloquei o roteador não é muito bom, e que isso poderia intereferir no sinal da conexão, então troquei de lugar e passou a funcionar tranquilamente na hora. Até agora não tive mais dificuldades. Inclusive percebi que não é necessário dar nenhum comando para o roteador se conectar, basta ligar a tomada, plugar o modem e aguardar o LED do Dial Up acender.

Vou ficando por aqui, se alguém tiver alguma dúvida pode postar.

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...