Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cristais Piezoelétrico


mah_carol

Posts recomendados

Estou montando um projeto para a feira da escola. Eu tenho q consegui gerar uma corrente a partir de cristais piezoeletricos e alem disso associar esses cristais para q ele possa ter um corrente considerável para acender alguns leds ou coisa parecida.

Se alguem puder me ajudar... eu to com o projeto parado por causa disso...

Obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos por partes, pra gerar corrente a partir de um cristal piezoelétrico você precisaria aplicar uam vibração mecânica cuja essa será proporcional a tensão, acredito que vai ser meio difícil conseguir corrente suficiente pra acender um led por esse método, no entanto porque você nao usa um transformador piezoelétrico pra mostrar o principio de conversão, você poderia aplicar uma tensão alternada na entrada , e na saida retificar a tensão e ai sim poder acender um led.

aos amigos do forum por favor confirmem isso pra mim.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe_Eletronic não daria pra usar um trafo piezoeletrico pois o projeto é justamente para a economia de energia... a questão de eu ter q aplicar alguma vibração já foi pensada... o problema é a corrente ser muito pequena, por isso eu tinha q conseguir uma associação desses cristais.

Bcpetronzio, o que seria exatamente essas celulas solares?? dei uma procurada no google mas não achei como elas funcionam, só q elas coletam a energia solar e transforma em eletrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
dei uma procurada no google mas não achei como elas funcionam, só q elas coletam a energia solar e transforma em eletrica.
Sim amiga!, é exatamente isso!, elas transformam energia luminosa em eletricidade... no site abaixo, tem elas à venda...

http://www.lojasvirtuais-br.com.br/engenhariadegaragem/

Click em "células solares" no lado esquerdo do site...

Espero que ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas células solares tem capacidade pra alimentar até pequenos eletroportáteis creio então que seja suficiente pra alimentar alguns Leds como você disse anteriormente.

quanto aos cristais a única forma de associação que me vem em mente seriam em série, mas cada um recebendo a mesma vibração mecânica.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!