Ir ao conteúdo

Excel - comparar valores de 3 células

Pask

Posts recomendados

Postado

Eu estou querendo fazer uma simples comparação de valores entre 3 células (G11, H11 e I11). Se os valores resultarem iguais, aparece a palavra IGUAL; e se os valores resultarem diferentes, aparece a palavra DIFERENTE. Para isso, escrevi a seguinte fórmula na célula J11: { =SE(G11=H11=I11);"IGUAL";"DIFERENTE" }

Infelizmente não funcionou. Por quê? :(

Postado

Tente assim:

=SE(E(G11=H11;G11=I11;H11=I11);"IGUAL";"DIFERENTE)

Assim, se todos forem iguais vai retornar "IGUAL", se qualquer um for diferente, então vai retornar "DIFERENTE".

Postado

Deu certo. Mas, por que a necessidade da função "E" e por que eu não posso fazer do modo direto como escrevi acima?

Postado

Veja bem, eu não coloquei as chaves {} na fórmula do Excel. Apenas coloquei chaves quando postei a mensagem no fórum para que você pudesse identificar a fórmula mais facilmente dentro do texto.

Mas, eu ainda não entendi direito porque não posso usar a expressão abaixo:

=SE ((G11=H11=I11);"IGUAL";"DIFERENTE")

Nesta expressão, se o conteúdo das 3 célular forem iguais, teria que aparecer a palavra IGUAL, e se, pelo menos, um deles for diferente, teria que aparecer a palavra DIFERENTE. Não vejo porque o Excel não considerou essa sintaxe apesar da fórmula não ter sido considerada errada!

Postado
Veja bem, eu não coloquei as chaves {} na fórmula do Excel. Apenas coloquei chaves quando postei a mensagem no fórum para que você pudesse identificar a fórmula mais facilmente dentro do texto.

Mas, eu ainda não entendi direito porque não posso usar a expressão abaixo:

=SE ((G11=H11=I11);"IGUAL";"DIFERENTE")

Nesta expressão, se o conteúdo das 3 célular forem iguais, teria que aparecer a palavra IGUAL, e se, pelo menos, um deles for diferente, teria que aparecer a palavra DIFERENTE. Não vejo porque o Excel não considerou essa sintaxe apesar da fórmula não ter sido considerada errada!

meu amigo, logica matematica funciona assim.

e na realidare a formula funciona com a comparação de condições, não de celulas. uma condição gera um valor que só pode ser ou verdadeiro ou falso.

algum professor seu ja te apresentou alguma equação de primeiro ou segundo grau que possua dois sinais de igual?

a logica é a mesma, sempre, logica matematica.

a questão acima é uma equação, pode ser expressa em de diversas formas. ex: G11=H11 ou G11=(x+y) ou G11=((14/3)+5).

jamais G11=((14/3)+5)=(1+1).

espero ter esclarecido.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...