Ir ao conteúdo

5400rpm para 7200rpm em HDs faz Diferença?

igorsk8dias

Posts recomendados

Postado

Primeiramente e aí Galera! :D

Minha Dúvida aqui he o seguinte... Estou interessado em um Novo HD Sata 2 320GB ou 500GB

O de 320GB é 7200rpm 16mb de buffer http://ww2.opcaodistribuidora.com.br...HDOSAG0026.htm

O de 500GB é 5400rpm 16mb de buffer http://ww2.opcaodistribuidora.com.br...HDOSAG0042.htm

Existe mesmo diferença significativa entre os 5400 e 7200 rpm :confused:

Qual vale mais a pena :confused: Ou é melhor Procurar outro HD?:confused:

Sendo a Diferença de preço 25 Reais ``125 R$ 320GB 7200rpm, 150R$ 500GB 5400rpm´´

valeu a todos pela ajuda!

Postado

sim, 7200rpm é mais rápido.

5400 normalmente é usado em notebook por ser mais silencioso e consomir menos energia, fazendo assim a bateria dura mais....

Postado
Não há a possibilidade de comprar um HD Seagate 7200.12?

Eles estão muito bons.

Mas dentre esses dois, eu ficaria com o 7200 RPM.

Posso Olhar um Seagate 7200.12, mas no momento esta mais fácil eu pegar um Samsung...

Postado
sim, 7200rpm é mais rápido.

5400 normalmente é usado em notebook por ser mais silencioso e consomir menos energia, fazendo assim a bateria dura mais....

consOmir xD......

Realmente amizade, 7200 vale mais a pena. Tente conseguir o ja mensionado 7200.12!!

edit: A sim, agora entendi, queres de uma dstribuidora..... Fica com o 320Gb 7200...se possivel compre logo 2 e faça raid 0 :)............ou espere chegar a proxima remessa de produtos.

Postado

No meu caso ocorreu o inverso... no notebook...

Possuia:

HD HITACHI 160GB, 16MB Cache, SATA II, 7200RPM

Troquei por:

HD SAMSUNG 160GB, 8MB Cache, SATA II, 5400RPM

e obtive um ganho de desempenho em aproximadamente 15%...

Hoje estou com um:

HD SEAGATE 500GB, 8MB Cache, SATA II, 5400RPM

que apresenta ganho de performance de aproximadamente 22% em relação ao primeiro do exemplo...

Entrei em contato com alguns fabricantes e me disseram que a velocidade de rotação é APENAS UM dos inúmeros fatores que podem influenciar no desempenho do disco rígido... mas entre os principais fatores estão, na ordem de importância:

1 - Velocidade do cabeçote da agulha

2 - Densidade dos pratos

3 - Tecnologia de gravação (Magnética, Holográfica, Vertical, etc,)

4 - Padrão (ATA 100, 133, SATA 1.5, SATA 3, etc)

5 - Velocidade de rotação dos pratos

6 - Memória Buffer (cache)

Ou seja... de acordo com o suporte técnico (telefônico e por email) da Samsung e da Western Digital (as quais consultei)... a velocidade de rotação dos pratos (RPM) é apenas o 5° fator influenciador no desempenho do disco... inclusive citaram exemplos de HD's dentro do mesmo modelo, mas com diferenças de capacidade (GB) e rotação (RPM) onde os de 5400RPM tem mais desempenho que os de 7200RPM por possuírem mais densidade nas faces dos discos...

Disseram ainda que essa teoria de "quanto mais RPM, mais rápido" era empregada na época dos discos PATA até o padrão ATA 133 e que hoje já não se aplica como regra...

Fizeram até um "paralelismo" com a discussão sobre processadores: "houve uma época onde comparava-se processadores pelo seu Clock Interno, depois passou a influenciar muito o Clock Externo, depois a Cache L2... e hoje vemos que outros fatores podem influenciar para definir superioridade de desempenho entre os modelos de processadores. Assim podemos ver processadores de 1,6GHz apresentando até o DOBRO de desempenho de outros modelos que rotulam 3,2GHz."

São informações antigas sendo empregadas para aquisição de produtos novos...

ou seja... HOJE... é mito!!!

......................

Postado

Possuia:

Troquei por:

Hoje estou com um:

que apresenta ganho de performance de aproximadamente 22% em relação ao primeiro do exemplo...

Entrei em contato com alguns fabricantes e me disseram que a velocidade de rotação é APENAS UM dos inúmeros fatores que podem influenciar no desempenho do disco rígido... mas entre os principais fatores estão, na ordem de importância:

2 - Densidade dos pratos

Ou seja... de acordo com o suporte técnico (telefônico e por email) da Samsung e da Western Digital (as quais consultei)... a velocidade de rotação dos pratos (RPM) é apenas o 5° fator influenciador no desempenho do disco... inclusive citaram exemplos de HD's dentro do mesmo modelo, mas com diferenças de capacidade (GB) e rotação (RPM) onde os de 5400RPM tem mais desempenho que os de 7200RPM por possuírem mais densidade nas faces dos discos...

Disseram ainda que essa teoria de "quanto mais RPM, mais rápido" era empregada na época dos discos PATA até o padrão ATA 133 e que hoje já não se aplica como regra...

Fizeram até um "paralelismo" com a discussão sobre processadores: "houve uma época onde comparava-se processadores pelo seu Clock Interno, depois passou a influenciar muito o Clock Externo, depois a Cache L2... e hoje vemos que outros fatores podem influenciar para definir superioridade de desempenho entre os modelos de processadores. Assim podemos ver processadores de 1,6GHz apresentando até o DOBRO de desempenho de outros modelos que rotulam 3,2GHz."

......................

ÉÉ! Cada pessoa fala uma coisa mesmo...

Mas outra pessoa concorda Com essa informação? Minha dúvida é exatamente sobre esse rpm ;)

Postado

Possuia:

Troquei por:

Hoje estou com um:

2 - Densidade dos pratos

......................

sim, faz sentido, realmente a tecnologia dos discos nao fica restrita apenas a rotaçao, então para comparmos o desempenho mediante sua rotaçao, temos q ver antes se eles tem a mesma tecnologia (densidade, quantidade de pratos, etc)

Postado

Mas Galera, se eu comprar um desse 500GB Sata II posso usa-lo junto com outro HD 160GB Sata I sem perder a performance?

li em alguns topicos que você perde performance sim dependendo da placa mãe(Neste caso o HD Sata II vai rodar com a velocidade do Sata I)

A minha motherboard é uma ASUS M2N-X, Será que vai ter algum Problema???

• 9 meses depois...
Postado

Revivendo o tópico.

Dados:

1) HD Samsung 1.5tb modelo HD154UI 5400rpm e Buffer 32 MB - R$ 255,00

2) HD Seagate 1.5tb modelo ST31500541AS Barracuda LP 5900rpm e Buffer 32MB - R$ 290,00

3) HD Seagate 1.5tb modelo ST31500341AS Barracuda 7200.11 buffer 32MB - R$ 305,00

* Minha configuração: intel DG43GT, C2Q Q9400, Radeon HD 4870, HD seagate 500gb 7200 para o sistema operacional, HD seagate 500gb 7200 para dados, HD seagate 1Tb 7200 para e gravadora de BD

Vou estar me desfazendo do meu HD de 500gb que uso para dados e vou colocar no lugar um de 1.5Tb, mas estou na dúvida dos 3 acima... na verdade seria entre o 1 e o 3, pois é aonde tem a maior diferença de valores (R$ 50,00).

Como todos os meus jogos e programas ficam instalados na mesma partição do Win 7 64bit, não vejo perda de desempenho no OS.

No entanto, transfiro muitos arquivos grandes de um lado para o outro (.iso BD de 50GB) e também converto muitos BD de 50gb para 25gb e geralmente a conversão é de um HD para o outro.

A minha taxa de transferência atual de um HD para outro é de ~72mb/seg.

Minhas dúvidas:

I) Vou ter muita perda de velocidade na taxa de transferência de um HD para ou outro (5400 para 7200 e vice versa)? Sabem quantos porcentos?

II) Vou ter perda de desempenho nas conversões de videos?

III) Vale a pena instalar os jogos em um HD diferente do HD do OS? Se instalado em um HD de 5400rpm, terei perda? Vale dizer que tenho rodado todos os jogos em 1920x1080 com tudo no máximo.

[]´z

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...