Ir ao conteúdo

Preciso de Ajuda com um Dell p992,não liga..!!

Carlos_32

Posts recomendados

Postado

Olá Galera....to precisando mt de uma forcinha com um monitor da dell...é o p992 de 19"...ele parou e não dá nenhum sinal de vida...gostaria de umas dicas de quais componentes posso verificar, lembrando que tenho o basico de eletronica,já consertei 2 tvs,rsrs,....mas nenhuma era problema de não ligar...até agora só vi que o fusivel está ok....bem espero que alguém possa me ajudar...fico agradecido desde já..!!

Postado

achei um diodo o d585, que tava conduzindo nos dois sentidos, mas quando tirei ele da placa vi que ele ta ok...é normal acontecer isso...será que a continuidade vem de outro componente...aconteceu também com dois resistores proximos a esse diodo , os resistores um de 100ohm e outro de 120ohm estavam com menos de 5 ohm qndoo estavam na placa mas ao tirá-los ficaram com as devidas resistencias...será que tem relação com o problema ...?

Postado

Para testar um componente como resistor, capacitor, indutor ou diodo você tem que primeiro retirar um de seus terminais da placa, senão o resto da placa irá causar problemas na leitura tal como você acabou de presenciar.

Regra geral - para testar, tem que tirar.

• Coordenador
Postado

Colega Carlos_32, os principais problemas que se vê em monitores que não liga e o fusível está ok!, são: transistor de saida horizontal queimado, flyback ruim, CI do vertical em curto-circuito ou algum diodo no secundário da fonte queimado!, não se pode descartar alguns capacitores no primário da fonte "fracos"..., comece por verificar se há presença de tensão na saida da fonte..., retire da placa o Tr de saida horizontal..., e ai por diante...ok?

Dê-nos retorno...

Postado

Ok, vou verificar esses componentes mas antes alguem pode me tirar uma duvida : posso ligar a placa sem nada conectado no tubo..?...e a chupeta não corre o risco de pular faisca..?

• Coordenador
Postado

Não é aconselhavel não Carlos!, a placa do tubo tudo bem!, mas se ligar a placa principal sem os fios do Yoke você pode queimar o transistor de saida horizontal, e sem a chupeta é arriscado, pois pode "voar" faisca para placa e acabar queimando todos os CI's. Ok?

Postado

Puxa valeu mesmo...eu tava quase sendo otimista e ligando....vou conectar tudo pra fazer os testes de tensão...logo posto td os resultados....abs e o brigado mais uma vez...se tiver mais alguma dica pode mandar....pois não vou sossegar enquanto não consertar esse monitor....mais pelo aprendizado..vocês entendem né.....abs...!!

• Coordenador
Postado

Beleza!, o primeiro suspeito, como já falei é o transistor de saida horizontal, teste-o fora da placa ok?

Postado

Desculpe a ingenuidade....mas qual seria a saida vertical...é um transistor grande no secundario da fonte,no dissipador,com 4 terminais...?...quais os codigos dos transistores mais usados na vertical...?

• Coordenador
Postado

O circuito vertical, geralmente é um CI, creio!, com 7 ou mais terminais, fica preso em dissipador grande também, e o transistor horizontal, geralmente fica bem perto do flyback, e também preso em um dissipador.

Postado

Mil perdoes mas eu quiria dizer horizontal....é que eu tava com vertical na cabeça..rsrs....ok...

Tá difícil, não tenho certeza de qual transistor é a saida horizonta...segue foto...se puder identificar fico muitissimo agradecido...!!..abs

segue mais 2 com zoom nos transistores candidatos à horizontal...quem souber manda ai por favor....ok....abs...

post-567259-13884952038971_thumb.jpg

post-567259-13884952039942_thumb.jpg

post-567259-13884952040591_thumb.jpg

post-567259-13884952041749_thumb.jpg

• Coordenador
Postado

Segue abaixo duas de suas fotos com a indicação de quem é o vetical e quem é o horizontal...

Obs: estes componentes eu ainda não tinha visto!, este monitor é de 17"? ou é 19"!

post-359338-13884952042468_thumb.jpg

post-359338-1388495204324_thumb.jpg

Postado

Brigadão bcpetronzio, só você mesmo...o monitor é de 19" ....então vou tirar primeiro o horizontal...com o multimetro será que dá pra verificar o transistor...tipo se tiver resistencia muito baixa entre terminais pode representar um curto certo...?

• Coordenador
Postado

Sim, o teste é feito com o multiteste, da mesma forma que se mede um diodo, alguns deles apresentam uma leitura de 40R a 100R entre base e emissor, menor que isso o Tr estará ruim!.

Postado
Sim, o teste é feito com o multiteste, da mesma forma que se mede um diodo, alguns deles apresentam uma leitura de 40R a 100R entre base e emissor, menor que isso o Tr estará ruim!.

O tr horizontal (c568) está realmente em curto !!...será que é só esse o problema ou devo investigar outros componentes antes de fazer a troca...?..tipo será que ele queimou por queimar ou é consequência de avarias em outro componente...?...fico no aguardo agradecendo desde já..!!

• Coordenador
Postado

Ele pode até ter queimado por desgaste natural, mas a falha de alguns componentes pode ter provocado a queima dele!, são eles: os diodos que estão um de cada lado dele, no mesmo dissipador, o capacitor azul que está em frente ele, o próprio flyback ruim e a bobina do Yoke, estes dois últimos você só terá certeza depois que verificar os diodos e o capacitor e substituir o transistor de saida horizontal...ok?

O capacitor, eu sugiro trocá-lo sem testar! "é barato", os diodos teste com o multímetro, na escala de um diodo comum...

Figura abaixo:

post-359338-13884952044399_thumb.jpg

Postado
Ele pode até ter queimado por desgaste natural, mas a falha de alguns componentes pode ter provocado a queima dele!, são eles: os diodos que estão um de cada lado dele, no mesmo dissipador, o capacitor azul que está em frente ele, o próprio flyback ruim e a bobina do Yoke, estes dois últimos você só terá certeza depois que verificar os diodos e o capacitor e substituir o transistor de saida horizontal...ok?

O capacitor, eu sugiro trocá-lo sem testar! "é barato", os diodos teste com o multímetro, na escala de um diodo comum...

Figura abaixo:

Ok, vou testar e substituir os componentes indicados...no maximo até segunda te dou um retorno pois agora to de serviço até domingo...segunda e terça estou de folga, aí entro com meu hobby...rsrs....mas muito obrigado mesmo bcpetronzio...se não fosse você nem sei....brigadão por enquanto....abs..!!..Só por curiosidade:você é tecnico , engenheiro ou hobbysta..?

Postado
Ok! estaremos aguardando...

Resposta da pergunta: Técnico. :)

Estou tendo um contratempo: não acho em loja nenhuma esse transistor do horizontal (c5682)..será que tem algum outro mais popular que eu possa substituir..você conhece algum...?

• Coordenador
Postado

Eu já imaginava isso!, parece que é tudo importado neste monitor!, se você encontrar o BU4540AW, ele é um transistor com caracteristicas um pouco acima do original 2SC5682..., vai te servir ok?

Postado
Eu já imaginava isso!, parece que é tudo importado neste monitor!, se você encontrar o BU4540AW, ele é um transistor com caracteristicas um pouco acima do original 2SC5682..., vai te servir ok?

Com certeza os componentes são importados..o monitor é made in mexico..!!!..aquele na foto que você identificou como diodo..o da esquerda...na verdade é uma resistencia de 1R5,

o dono da loja disse que nunca tinha visto resistencia daquele jeito...o capacitor é de um valor totalmente fora dos padroes ...enfim ...sorte que apenas o horizontal que está ruim ...pesquisei na net e obtive os valores do c5682 : NPN, 1500v, 20A, 95W....o BU4540AW é bem superior, tanto na corrente maxima quanto na potencia.. e com certeza vai servir, tomara que eu encontre na loja de componentes...!!...abs...

• Coordenador
Postado

Ok Carlos!, aquele componente que se parece com um transistor de dois terminais é um resistor?:eek:, na cerigrafia da placa não tem um desenho de um diodo?, não é só o dono da loja que nunca tinha visto uma resistência deste jeito!, eu também nunca vi!:o...

Postado
Ok Carlos!, aquele componente que se parece com um transistor de dois terminais é um resistor?:eek:, na cerigrafia da placa não tem um desenho de um diodo?, não é só o dono da loja que nunca tinha visto uma resistência deste jeito!, eu também nunca vi!:o...

A serigrafia esta meio escondida na placa , mas também tá no componente...amanha coloco uma foto ampliada aqui do componente só pra compartilharmos conhecimento....ok...abs...!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...